terça-feira, 11 de abril de 2017

Comando da PMPE proíbe notícias ruins em Pernambuco

COMANDO DA PMPE ORDENA SÓ DIVULGAR NOTÍCIAS BOAS




Uma notícia no mínimo curiosa surgiu na manhã de hoje em todo Estado de Pernambuco, tendo repercussão nacional: a ordem do Comando da PMPE para que suas organizações só repassem notícias boas para população através da imprensa.

Um ofício circular (foto) assinado pelo coronel José Flávio de Morais Santana manda que os militares só repassem fatos positivos para serem divulgados, omitindo os fatos que possam passar a sensação de insegurança ou descontrole da violência à população.

A medida, considerada por especialistas em segurança, como bizarra, é entendida como uma ação desesperada de tentar reverter a baixa popularidade do governador Paulo Câmara, que tem na segurança pública seu grande calo.

A curiosa notícia já teve sua veracidade confirmada em nota pelo comando da PM. Diz a mensagem:

A Polícia Militar informa que, como qualquer instituição militar, possui normas e regras a serem cumpridas em função do seu bom funcionamento. Esclarece, no entanto, que o documento produzido pela Dinter 1 (Diretoria Integrada do Interior) tem como objetivo normatizar e alinhar a divulgação de notícias, como acontece em todas instituições públicas e privadas. Nenhuma informação, desde que consolidada e segura, seja negativa ou não, deixará de ser repassada para a imprensa por meio da Assessoria de Comunicação e de porta-vozes da PM. Tal cuidado, como explica a própria circular, visa proteger vítimas, acusados e testemunhas que têm constitucionalmente seus direitos garantidos, além de evitar que as investigações ou prisões sejam prejudicadas. É importante ressaltar que a Polícia Militar rejeita qualquer tipo de censura e relação que não seja de transparência com a imprensa e sociedade.

TRANSFERÊNCIAS - Como notícia ruim nunca vem sozinha, militares lotados no batalhão de polícia de Garanhuns, e que trabalham em toda região, estão apreensivos com as mexidas no efetivo, pois muitos deles estão sendo transferidos para outras unidades militares, e denunciam esse deslocamento como uma retaliação por não aceitarem aderir ao Programa de Jornada Extra de Segurança, o PJES.

O PJES é o serviço extra que deveria ser preenchido por um novo policial, só que não pagando o soldo oficial. O policial que vende sua folga para aderir ao projeto acaba às vezes não recebendo por isso, existindo alguns casos onde o abono está atrasado.

Houve em Pernambuco um aumento salarial em cascata, onde as altas patentes receberam um percentual e as baixas, percentual inferior. Com isso, os comandos são estimulados a obedecer cegamente às instruções impostas pelo governo. Exemplo do que vem acontecendo em todo o território nacional, o povo mostra que não aceita mais a forma como o policial vem sendo tratado. Sabemos que a polícia, não é santa e imune a erros, mas estão na linha de frente entre o cidadão e a violência. –Declarou um militar do 9BPM.

GATI - Um dos grupos de elite da Polícia Militar, o GATI – Grupo de Ações Táticas Itinerante, que têm seus membros treinados para grandes ações nos centros urbanos e rurais, como protestos, seqüestros, assaltos a bancos, rebeliões em unidades prisionais foi desmobilizado aqui em Garanhuns pelo atual comandante do 9BPM, tenente-coronel Paulo César Gonçalves, fato que deixou a população do Agreste mais apreensiva quanto à segurança.

Segundo militares da região, o comandante do nono batalhão disse que uma nova turma (do GATI) será formada, porém, existe o receio de que sem a devida formação e com um efetivo inexperiente na função antes exercida pelo grupo que existia há dez anos, a criação dessa nova unidade seja simbólico.

Tememos que apenas uniformes pretos serão entregues aos militares, sem o devido treinamento. Disse o militar.

Sobre o fim do GATI, o diretor da Associação de Cabos e Soldados do Agreste, soldado Lenido, se pronunciou a respeito. Disse o militar:

É um absurdo que homens que sempre estiveram no enfrentamento ao crime organizado, estejam sendo perseguidos por reivindicar seus direitos. Homens que durante a madrugada não combatiam apenas crimes comuns, mas, ocorrências de grandes proporções, lidando com quadrilhas que evoluíram e agora estão com uma nova modalidade de arrombamentos e explosões a bancos. Para que a paz, a ordem e o sossego da população não fossem perturbados, eles arriscavam suas vidas. Entramos nessa luta convocando a tropa não somente por busca de maiores salários, mas para sermos valorizados. Uma valorização que vai desde as condições de trabalho até o planejamento, onde exista uma melhor capacitação de todos os profissionais. Nós que estamos neste movimento, que é um movimento dentro dá legalidade, não promovemos nenhum tipo de movimento paredista que venha instaurar uma greve. Queremos, no entanto aproximar a sociedade, para que tomem ciência do momento difícil que o profissional responsável por sua segurança está vivenciando.

Como não poderia deixar de ser, a determinação do comando da PM foi entendido por alguns órgãos de imprensa como censura, e o assunto repercutiu em toda imprensa. O ABTV, jornal da afiliada da Globo na região, TV Asa Branca, falou sobre o assunto, que você pode ver aqui, como também no site JC Uol, matéria que você pode acessar aqui.

*Clicando na foto acima do texto, você poderá ler o ofício circular da PMPE

Roberto Almeida

Ladrões assaltam e roubam 90 mil reais no Centro de Garanhuns nesta tarde

Elementos tomam de assalto cerca de 90 mil reais na tarde desta terça (11) no Centro de Garanhuns/PE.




Garanhuns/PE, registra mais um assalto a mão armada na tarde deste desta terça-feira 11 de abril de 2017, por volta das 15h00.

De acordo com as vítimas que são funcionários de um escritório de contabilidade, que fica na Rua, Dr: Jardim Cetro de Garanhuns, eles chegaram em um veículo do banco, ao escritório com cerca de 90 mil reais, em dinheiro para realizar os pagamentos dos funcionários, momento este que as vítimas foram abordados por dois elementos a pé e amardos de pistolas, que anunciaram o assalto  aos dois jovens subtraindo todo o dinheiro, e o celular de uma das vítimas.

Ainda de acordo com as informações os elementos deixaram uma moto na rua do conjunto residencial Úrsula de Moraes, para fugar após o assalto, de acordo informações de testemunhas a dupla estavam de capacetes preto, e dos elementos tava com camisa de mototaxista, e fugiram em uma moto de cor preta e de dados não anotados, tomando destino ignorado.   

A Polícia Militar foi acionada onde confeccionaram o B.O, e orientram as vítimas prestar queixa na primeira delegacia de Garanhuns/PE. 


Agreste em Alerta


Lista de Fachin tem 7 pernambucanos investigados

Magno Martins

IstoÉ

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra nove ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais, entre eles os presidentes das duas Casas. As 83 decisões do ministro foram obtidas com exclusividade pelo “Estadão”.

A seguir a lista completa:

Senador Romero Jucá Filho (PMDB-RR)

Senador Aécio Neves da Cunha (PSDB-MG)

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL)

Ministro da Casa Civil Eliseu Lemos Padilha (PMDB-RS)

Ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab (PSD)

Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE)

Deputado Federal Paulinho da Força (SD-SP)

Deputado Federal Marco Maia (PT-RS)

Deputado Federal Carlos Zarattini (PT-SP)

Deputado Federal Rodrigo Maia (DEM-RM), presidente da Câmara

Deputado federal João Carlos Bacelar (PR-BA)

Deputado federal Milton Monti (PR-SP)

Governador do Estado de Alagoas Renan Filho (PMDB)

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Wellington Moreira Franco (PMDB)

Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS)

Ministro das Cidades Bruno Cavalcanti de Araújo (PSDB-PE)

Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB)

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Antônio Pereira (PRB)

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Borges Maggi (PP)

Ministro de Estado da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB)

Senador Paulo Rocha (PT-PA)

Senador Humberto Sérgio Costa Lima (PT-PE)

Senador Edison Lobão (PMDB-PA)

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Senador Jorge Viana (PT-AC)

Senadora Lidice da Mata (PSB-BA)

Senador José Agripino Maia (DEM-RN)

Senadora Marta Suplicy (PMDB-SP)

Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

Senador Dalírio José Beber (PSDB-SC)

Senador Ivo Cassol

Senador Lindbergh Farias (PT-RJ)

Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Senadora Kátia Regina de Abreu (PMDB-TO)

Senador Fernando Afonso Collor de Mello (PTC-AL)

Senador José Serra (PSDB-SP)

Senador Eduardo Braga (PMDB-AM)

Senador Omar Aziz (PSD-AM)

Senador Valdir Raupp

Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE)

Senador Eduardo Amorim (PSDB-SE)

Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE)

Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)

Senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES)

Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM-BA)

Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB-BA)

Deputado Federal Mário Negromonte Jr. (PP-BA)

Deputado Federal Nelson Pellegrino (PT-BA)

Deputado Federal Jutahy Júnior (PSDB-BA)

Deputada Federal Maria do Rosário (PT-RS)

Deputado Federal Felipe Maia (DEM-RN)

Deputado Federal Ônix Lorenzoni (DEM-RS)

Deputado Federal Jarbas de Andrade Vasconcelos (PMDB-PE)

Deputado Federal Vicente “Vicentinho” Paulo da Silva (PT-SP)

Deputado Federal Arthur Oliveira Maia (PPS-BA)

Deputada Federal Yeda Crusius (PSDB-RS)

Deputado Federal Paulo Henrique Lustosa (PP-CE)

Deputado Federal José Reinaldo (PSB-MA), por fatos de quando era governador do Maranhão

Deputado Federal João Paulo Papa (PSDB-SP)

Deputado Federal Vander Loubet (PT-MS)

Deputado Federal Rodrigo Garcia (DEM-SP)

Deputado Federal Cacá Leão (PP-BA)

Deputado Federal Celso Russomano (PRB-SP)

Deputado Federal Dimas Fabiano Toledo (PP-MG)

Deputado Federal Pedro Paulo (PMDB-RJ)

Deputado federal Lúcio Vieira Lima (PDMB-BA)

Deputado Federal Paes Landim (PTB-PI)

Deputado Federal Daniel Vilela (PMDB-GO)

Deputado Federal Alfredo Nascimento (PR-AM)

Deputado Federal Zeca Dirceu (PT-SP)

Deputado Federal Betinho Gomes (PSDB-PE)

Deputado Federal Zeca do PT (PT-MS)

Deputado Federal Vicente Cândido (PT-SP)

Deputado Federal Júlio Lopes (PP-RJ)

Deputado Federal Fábio Faria (PSD-RN)

Deputado Federal Heráclito Fortes (PSB-PI)

Deputado Federal Beto Mansur (PRB-SP)

Deputado Federal Antônio Brito (PSD-BA)

Deputado Federal Décio Lima (PT-SC)

Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT-SP)

Ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo Filho

Governador do Estado do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD)

Governador do Estado do Acre Tião Viana (PT)

Prefeita Municipal de Mossoró/RN Rosalba Ciarlini (PP), ex-governadora do Estado

Valdemar da Costa Neto (PR)

Luís Alberto Maguito Vilela, ex-Senador da República e Prefeito Municipal de Aparecida de Goiânia entre os anos de 2012 e 2014

Edvaldo Pereira de Brito, então candidato ao cargo de senador pela Bahia nas eleições 2010

Oswaldo Borges da Costa, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais/Codemig

Senador Antônio Anastasia (PSDB-MG)

Cândido Vaccarezza (ex-deputado federal PT)

Guido Mantega (ex-ministro)

César Maia (DEM), vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro e ex-deputado federal

Paulo Bernardo da Silva, então ministro de Estado

Eduardo Paes (PMDB), ex-prefeito do Rio de Janeiro

José Dirceu

Deputada Estadual em Santa Catarina Ana Paula Lima (PT-SC)

Márcio Toledo, arrecadador das campanhas da senadora Suplicy

Napoleão Bernardes, Prefeito Municipal de Blumenau/SC

João Carlos Gonçalves Ribeiro, que então era secretário de Planejamento do Estado de Rondônia

Advogado Ulisses César Martins de Sousa, à época Procurador-Geral do Estado do Maranhão

Rodrigo de Holanda Menezes Jucá, então candidato a vice-governador de Roraima, filho de Romer Jucá

Paulo Vasconcelos, marqueteiro de Aécio

Eron Bezerra, marido da senadra Grazziotin

Moisés Pinto Gomes, marido da senadora Kátia Abreu, em nome de quem teria recebido os recursos – a38

Humberto Kasper

Marco Arildo Prates da Cunha

Vado da Famárcia, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho

José Feliciano

João Paulo diz que Lula vai visitar Pernambuco, em breve





jamildo

O presidente do PT Pernambuco, Bruno Ribeiro e o ex-prefeito João Paulo estiveram reunidos com o ex-presidente Lula e o ex-ministro Luís Dulce, assessor do ex-presidente, em São Paulo, nesta segunda-feira. Depois do encontro, eles estão divulgando que entrou em pauta uma visita que Lula fará a Pernambuco. A data ainda será definida.

“No encontro realizado no Instituto Lula, em São Paulo, o ex-presidente mostrou-se satisfeito com o ambiente, a unidade e a mobilização no PED [Processo de Eleição Direta], em Pernambuco e nos deu boas sugestões sobre os próximos passos”, afirmou Ribeiro Ribeiro.

De acordo com o dirigente, além de discutirem a mobilização realizada para o PED Municipal – que ocorreu no último domingo(09) em todo o Brasil, mobilizando os petistas, o grupo debateu ‘a unidade que vem sendo construída no PT Pernambuco

Silvio diz que ministros agridem Pernambuco


Magno Martins


A decisão dos ministros pernambucanos do governo Temer (PMDB) – Mendonça Filho (DEM); Bruno Araújo (PSDB); Fernando Filho (PSB) e Raul Jungmann (PPS) - de retornarem à Câmara Federal para votar a favor das reformas da Previdência e Trabalhista é uma afronta sem precedentes ao povo de Pernambuco, disse, há pouco, o deputado federal Silvio Costa (PTdoB). "Esses ministros ajudaram a derrubar o governo da presidente Dilma e foram premiados com os seus ministérios. Agora, participam de uma articulação política pesada para aprovar projetos que retiram direitos históricos conquistados pelos trabalhadores do Brasil", afirmou. 


Ele disse que como vice-líder, vai enfrentar - ao lado dos demais deputados federais da oposição - o rolo compressor articulado no último domingo (09/04) entre Michel Temer, Rodrigo Maia (PMDB) e Eunício Oliveira (PMDB), na residência oficial da Câmara dos Deputados, "com o objetivo de atropelar os parlamentares oposicionistas e aprovar, de todo o jeito, esses projetos que agridem a classe trabalhadora brasileira". 


Lamento que os ministros pernambucanos tenham participado de ardilosa manobra política para defender os interesses de um governo cuja marca é penalizar os menos favorecidos do país. 


Fiat promove recall para Fiat Toro



Picape pode apresentar defeito no sistema de desligamento do motor em emergências


Editoria de Veículos



Unidades envolvidas são da versão 2.0 Diesel anos 2016/2017
Divulgação

Começou esta semana o agendamento do recall que a Fiat está promovendo para a picape Toro. Os carros envolvidos utilizam a motorização 2.0 diesel, ano/modelo 2016 a 2017. A Fiat pede que os proprietários compareçam às concessionárias para que seja providenciada, gratuitamente, a configuração do sistema eletrônico de controle do motor dos veículos. No total, 9.343 unidades da Toro precisam fazer o reparo.


RECALL

Foi detectado que o dispositivo que permite o desligamento do motor sem que a alavanca de câmbio esteja na posição P (estacionamento) pode não funcionar em alguns modelos. Esse recurso só pode ser utilizado em velocidades abaixo de 8 km/hora e em situações de emergência, como em um incêndio, quando é preciso desligar o carro em movimento. Segundo a Fiat, em caso de tentativa de utilização, pelo motorista, do dispositivo, o seu não funcionamento conforme previsto, poderá aumentar o risco de colisão com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.

O tempo estimado de reparo é de 30 (trinta) minutos, podendo variar conforme o fluxo de atendimento na concessionária escolhida. Para consulta dos números de chassis envolvidos ou mais informações, contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 ou consulte www.fiat.com.br

Após expulsão, Marcos ameaçou processar Emilly, diz jornalista



Médico foi expulso do BBB 17 na noite desta segunda-feira (10)


JC Online



Marcos Harter, ao saber da expulsão, ameaçou processar Emilly por prejudicá-lo.
Foto: Twitter/@RealitySocial/Reprodução

Ao saber que foi expulso do Big Brother Brasil 17 por agredir Emilly na noite desta segunda-feira (10), segundo informações do jornalista Maurício Lima, da revista Veja, o médico Marcos Harter disse em alto e bom som que poderá processar a menina por prejudicá-lo na disputa.


O anúncio da expulsão foi feita por Tiago Leifert na edição de ontem. O apresentador leu uma nota do programa sobre o caso:

"O BBB, como vocês sabem, é um programa de entretenimento, que a gente faz para divertir vocês. Só que muitas vezes o programa reflete a vida como ela é. E, como na vida, decisões fortes e firmes precisam ser tomadas quando os fatos as justificam.

Hoje de tarde, a gente recebeu a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher que nos solicitou as imagens das discussões entre Marcos e Emilly. A delegada instaurou inquérito para apurar uma possível agressão física.

Com base nesse inquérito, tivemos uma nova conversa profunda com Emilly, inclusive com exame médico.

Desde o primeiro momento, desde que tudo aconteceu, a Globo agiu firmemente, incansavelmente. A gente envolveu advogados, especialistas, psicólogos, conversamos muito para tomar uma decisão correta, uma decisão justa.

Na conversa de hoje, ficaram comprovados indícios de agressão física.

E, no BBB, agressão gera expulsão.

A decisão foi tomada. Marcos está eliminado do BBB17."

GRANDE FINAL

Com uma prova que definiria o primeiro finalista e um paredão previsto para esta terça-feira (12) descartados depois do ocorrido, Emilly, Ieda e Vivian são as finalistas do BBB 17, que termina na próxima quinta-feira (13)

Garanhuns - Feiras de peixe amanhã em 3 locais

Em Garanhuns, feiras de peixes será realizada em três locais nesta quarta-feira


por EDMÉA UBIRAJARA




A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns informa que feirantes de três localidades estarão comercializando diversos tipos de peixes nesta quarta-feira (12).  A partir das 6h, serão realizadas as feiras no bairro Severiano Moraes Filho (Cohab 1), Mercado 18 de Agosto e Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), com oferta de bacalhau, camarões e outros produtos típicos da época. As feiras acontecem dois dias antes da Sexta-feira Santa, celebrada pelos católicos,  dia em que muitas famílias consomem pratos que tem o peixe como ingrediente principal. Vale lembrar que a Secretaria mantém em todas as feiras uma balança para conferência de peso dos produtos comprados e qualquer consumidor pode ir até o local, na própria feira, para fazer a contraprova do que foi aferido pelo vendedor