quarta-feira, 12 de abril de 2017

Governo emite nota sobre morte de jovem baleado por PM

GOVERNO SE POSICIONA SOBRE MORTE DE Edvaldo SILVA




A morte do jovem Edvaldo da Silva Alves, de 19 anos, baleado por um policial militar durante um protesto no município de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, repercutiu negativamente hoje em todo o Estado, o que levou tanto o governador Paulo Câmara quanto a bancada de oposição na Assembleia Legislativa a lamentarem o fato.

Edvaldo morreu na madrugada desta terça, no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde se encontrava internado. O rapaz foi baleado por um PM durante um protesto pela paz, realizado no último dia 17 de março. 

O jovem foi baleado na virilha e arrastado para a viatura da Polícia Militar. 

NOTA – “O Governo do Estado de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento de Edvaldo da Silva Alves. O Governo reafirma o seu firme compromisso de desautorizar e impedir qualquer abuso de força por parte das polícias do Estado. Toda ocorrência será tratada com a firmeza e responsabilidade necessárias. A apuração do ocorrido está em andamento, estando os policiais envolvidos no caso sendo devidamente investigados. Por meio da Secretaria de Saúde do Estado, foi prestada toda assistência médica qualificada a Edvaldo desde o momento do seu atendimento. O Governo do Estado se solidariza com os familiares e os amigos de Edvaldo. E fará o que estiver ao seu alcance para que todo o episódio seja esclarecido e que a Justiça seja feita”, diz a nota divulgada pelo Palácio das Princesas.

OPOSIÇÃO COBRA – Já a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco lamentou o falecimento de Edvaldo cobrou celeridade nas investigações sobre a atuação da polícia naquele dia, além de esclarecimentos sobre os motivos que levaram à demora no socorro à vítima e rigor na apuração e punição à autoridade policial que deu a ordem, assim como para o policial que efetuou o disparo.

“É importante ainda registrar a responsabilidade do Estado, da Secretaria de Defesa Social e do Comando da Polícia Militar por enviar para o atendimento ao chamado policias sem o preparo técnico necessário nem equipamentos adequados para a ocorrência em questão, uma manifestação da população”, registrou a oposição.

 “Além do caso envolvendo o jovem Edvaldo Alves, e guardadas as devidas proporções, a Oposição lamenta que o uso da força contra manifestações populares estejam se tornando corriqueiras no estado de Pernambuco.  São exemplos dessa postura a apreensão de fantasias da troça carnavalesca Empatando Tua Vista, durante o Carnaval, e a retirada de faixas e cartazes fixados pela população da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, com cobranças ao Governo, durante agenda do governador Paulo Câmara no município, no último fim de semana”, finaliza a nota dos deputados que fazem oposição na Assembleia Legislativa.

*A foto é da Folha de Pernambuco. Segundo o jornal, Edvaldo recebeu um tiro à queima roupa

Grupo denuncia obras paralisadas em Garanhuns

GARANHUNS: O maior canteiro de obras paradas e atrasadas do interior do nordeste



A Central de Abastecimento de Garanhuns se encontra em total esquecimento e abandono por parte da prefeitura da cidade.

É impressionante o número de obras públicas paradas e atrasadas em Garanhuns, vai desde as creches municipais até a UPA 24hs (Unidade Pronto Atendimento), passando por escolas municipais e o campo do Parque Euclides Dourado. Um verdadeiro Festival de Obras Paradas e Atrasadas. Na cidade dos Festivais Culturais e Musicais, mais um festival, o Festival da incompetência e da irresponsabilidade com o dinheiro público e com o povo.

INFRAESTRUTURA - As instalações antigas da CEAGA estão totalmente precárias e sobre risco de acidentes, os dois galpões existentes não oferecem o mínimo de conforto e segurança aos feirantes e a quem ali comercializa. No inverno é um Deus nos acuda, a lama toma conta das ruas da CEAGA, pingueiras e vazamentos têm por todo lado, a cobertura da CEAGA mais parece uma peneira com tantos buracos no telhado. E em várias áreas a cobertura está sem telhado. Infiltrações e vazamentos podem ser vistos em quase todo o prédio, os banheiros em estado de total insalubridade.


ILUMINAÇÃO – A precariedade e a insuficiência da iluminação existente na CEAGA são de causar pavor a quem por ali passa, ou precisa transitar todos os dias.

INSEGURANÇA – O medo de quem comercializa ou compra na CEAGA é permanente, seja em qualquer horário do dia ou da noite, pois a ação de delinquentes e criminosos naquele local é constante, uma vez que a CEAGA não conta com uma guarita nem da Policia Militar e nem da Guarda Municipal. Não há se quer um guarda municipal patrulhando a área, a vigilância noturna fica por conta de um vigia contratado pela prefeitura e armado com uma faca peixeira e um cassetete. Essa ausência de segurança faz da CEAGA um local propício a toda sorte de atos delituosos e criminosos. Os feirantes e comerciantes da Central de Abastecimento de Garanhuns denunciam que é constante o uso de drogas ilícitas nas dependências da CEAGA por marginais que ali frequentam. Roubos, assaltos, arroubamentos e até trafico de drogas, faz parte do cotidiano desse importante centro comercial de Garanhuns.

MORADORES E TRANSEUNTES – Quem mora nas imediações da CEAGA convive o com medo constante, principalmente quando chega à noite, pois é aí que mora o perigo e aumenta a insegurança do local. São ruas e vias totalmente às escuras. Quem precisa transitar nas adjacências anda apavorado com tamanha escuridão e aspecto esquisito daquele local.

OBRA ATRASADA – A obra de reforma e ampliação da CEAGA está atrasada desde julho do ano passado, a obra começou em 2014, no segundo ano do primeiro mandado do prefeito Izaías Regis, na metade do seu primeiro mandado. A obra estava prevista para ser entregue em junho de 2016, e custou até agora aos cofres públicos quase 6.000.000.000.00 (seis milhões de reais). Se falar dos transtornos que o atraso dessa obra causa aos feirantes e comerciantes. Desde o inicio das obras de reforma que os feirantes e comerciantes reclamam do descaso da prefeitura com eles, pois muitos tiveram que muda de um ponto para outro mais de uma vez, indo de lá pra cá e de cá pra lá.



PREFEITURA – Até outro dia veiculava nas rádios da cidade um áudio institucional do governo municipal onde dizia que, as obras da Central de Abastecimento de Garanhuns estavam de vento em popa. Mas como, se as obras estão atrasadas há um ano, e por várias vezes foi testemunhado pelos feirantes e comerciantes que as obras paravam e depois de algum tempo recomeçavam.

Ainda de acordo com a publicação no grupo do facebook, O prefeito de Garanhuns, Izaías Regis, em quatro anos de mandado não conseguiu concluir uma obra se quer de infraestrutura de médio porte na cidade, as obras que o seu governo consegui concluir até aqui se resumem apenas as obras de pavimentação de algumas ruas, reformas de pequenas praças, e de todas elas com atraso. Ele não pavimentou e nem saneou nenhum bairro por completo em quatros anos de mandado. Os bairros que foram contemplados com obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais tem rua sim rua não, mas nenhuma por completo, ou seja, não tem um bairro se quer na cidade que tenha recebido na sua totalidade uma intervenção de infraestrutura urbana e saneamento.

Todas as informações e imagens:

Grupo eu amo Garanhuns no Facebook

Ministério da Agricultura identifica 45 marcas de azeites fraudados



POR EQUIPE DO BLOG



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificou 45 marcas de azeite que fraudaram seus produtos por meio da utilização de técnicas inadequadas de fabricação e armazenamento.


A equipe do Mapa analisou 279 amostras de 214 lotes de azeites. Entre as fraudes mais comuns utilizadas pelas empresas, está a de misturar óleo vegetal com azeite lampante, impróprio para o consumo, na fabricação. As análises foram feitas em 140 marcas ao longo dos últimos dois anos.


Aquelas que apresentaram irregularidades são: Astorga, Carrefour, Almeirim, Conde de Torres, entre outras.


Entre as aprovadas pela fiscalização estão Andorinha, Aro, Apolo, Borges, Belo Porto e outras.


As empresas fraudadoras foram multadas em até R$ 532 mil por irregularidade encontrada. Os produtos irregulares foram apreendidos para serem descartados. O Ministério Público denunciou as empresas pelas irregularidades


Ex-prefeito de Nazaré da Mata é multado por irregularidades




Pernambuco Conectado


Uma auditoria especial realizada no município de Nazaré da Mata apontou diversas irregularidades na gestão do ex-prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho, referente aos exercícios de 2010 e 2011. O processo teve como origem uma demanda encaminhada à Ouvidoria do TCE, que descrevia problemas na administração municipal.

As irregularidades foram constatadas após análise feita pela equipe técnica do Tribunal de Contas. O relatório emitido pelos auditores aponta para problemas como doação de peixes na Semana Santa sem a devida comprovação de recebimento pelos supostos beneficiados, no valor de R$ 137.589,84; despesas indevidas com refeições no valor de R$ 12.578,00; contrataçãoirregular de atrações artísticas por meio de inexigibilidade de licitação e de pregão presencial; inexistência de justificativa para os preços dos serviços contratados; ausência da inscrição de artistas e empresário em órgão oficial; pagamento por intermediação irregular no valor de R$ 99.720,00; realização de despesas sem justificativa no valor de R$ 184.800,00, entre outras.

O relator do processo (TC nº 1204613-9), conselheiro substituto Marcos Nóbrega, acatou o parecer do Ministério Público de Contas e julgou irregular o objeto da auditoria, imputando débito e multa ao ex-prefeito, no valor de R$ 444.687,84. O voto também determina pagamento de multa ao membros da comissão de licitação do município à época, Ednaldo Miguel de Santana, Adja Márcia Nascimento e Nilma Cristina da Silva.

O voto do relator recebeu aprovação unânime na sessão da Primeira Câmara do TCE, realizada nesta terça-feira (11). O Ministério Público de Contas teve como representante, o procurador Gustavo Massa.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Homicídio registrado agora há pouco em Garanhuns

HOMICÍDIO REGISTRADO EM GARANHUNS, JOVEM É ASSASSINADO A TIROS




Por volta das 20h00 de hoje (11.04.17), foi registrado um homicídio Rua 08 Vale do Mundaú - Bairro Boa Vista - Garanhuns.

De acordo com as primeiras informações a vítima identificada como FOFO, estava nas proximidades de uma fábrica de café localizada na comunidade, quando foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, por 02 elementos não identificados que estavam em uma moto.

O socorro foi acionado, porém a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local.

A Polícia Militar foi acionada, realizou o isolamento da área e aguarda a chegada da Polícia Civil, para realizar o levantamento cadavérico.

O corpo deverá ser encaminhado ao IML de Caruaru.


Arlete Santos

“Sempre atuei em prol de interesses coletivos”, diz Bruno




Por Bruno Araújo*


De acordo com a legislação eleitoral, solicitei doações para diversas empresas, inclusive a Odebrecht, como já foi anteriormente noticiado.


O sistema democrático vigente estabelecia a participação de instituições privadas por meio de doações. Mantive uma relação institucional com todas essas empresas.


Em todo o meu mandato, sempre atuei em prol de interesses coletivos. Atuei de acordo com a minha consciência.


*Ministro das Cidades e deputado federal licenciado 


FBC se diz à disposição da Justiça



Nota oficial


"A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho, representada pelo advogado André Luís Callegari, afirma que não foi oficialmente comunicada, tampouco teve acesso à referida investigação. Fernando Bezerra mantém-se, como sempre esteve, à disposição das autoridades a fim de prestar quaisquer esclarecimentos que elas possam necessitar. A defesa do senador observa que nestes 35 anos de vida pública de Fernando Bezerra Coelho não há qualquer condenação em desfavor do parlamentar.


Betinho esclarece nome na lista de Fachin




Nota à imprensa


O deputado federal Betinho Gomes se mostra tranquilo em relação à notícia divulgada pelo jornal Estado de São Paulo, relatando a aparição do seu nome entre os parlamentares que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), teria determinado a abertura de inquérito no STF.


O parlamentar reafirma não ter cometido irregularidades e destaca que irá pedir acesso às informações desse possível inquérito com o objetivo saber do que realmente está sendo acusado. O deputado é o maior interessado nesta apuração e quer ter acesso ao teor das denúncias para poder se defender.


O tucano, no entanto, reitera ter a consciência tranquila, com a responsabilidade de quem sabe que não haverá nada que tenha feito que seja ilegal.


O deputado reafirma seu compromisso e apoio à Operação Lava Jato. 


Assessoria do deputado federal Betinho Gomes (PSDB)