segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mobilização nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira



A campanha deste ano inclui, pela primeira vez, os profissionais de educação no grupo prioritário

Por: Agência Brasil 


Idosos são vacinados contra a gripeFoto: Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil


Começa nesta segunda-feira (17) a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. A campanha deste ano inclui, pela primeira vez, os profissionais de educação no grupo prioritário. Cerca de 2,3 milhões de professores de escolas das redes pública e privada devem ser imunizados nos postos de saúde de todo o país.

Nos dias 2 e 3 de maio, os docentes serão vacinados nas escolas. Idosos, trabalhadores do setor de saúde, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A(H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.

Cerca de 60 milhões de doses serão distribuídas aos postos da rede pública de saúde. O Ministério da Saúde espera que pelo menos 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. O dia D da mobilização será em 13 de maio.

O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Em 2016, o país registrou a maior incidência dos casos de gripe desde a pandemia iniciada em 2009. Mais de 2.200 pessoas morreram no ano passado por problemas relacionados à gripe. De janeiro a abril deste ano ocorreram 48 mortes.

Apesar de a incidência de casos estar num ritmo bem menor do que o registrado no ano passado, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de se vacinar o quanto antes e garantir que a proteção seja efetiva no período de maior vulnerabilidade, o inverno. Além de buscar a imunização, o Ministério recomenda que a população lave as mãos várias vezes ao dia, cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evite tocar o rosto, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha os ambientes bem ventilados e evite a permanência em locais com aglomeração

Duplo homicídio de Garanhuns pode ter motivo passional

Em noite sangrenta em Garanhuns, dois homens morrem após serem alvejados por cerca de 40 disparos de arma de fogo em bar no bairro do Magano



Duas pessoas morreram assassinadas na noite deste domingo, 16 de abril, na Avenida Santa Terezinha, no bairro do Magano, em Garanhuns. De acordo com informações, eles estavam em um bar na localidade, que populares conhecem por Bar de Mané Cabaré, quando, por volta das 22 horas, um veículo estacionou na frente do estabelecimento comercial. Testemunhas disseram que no carro estavam 04 homens, que ainda contaram com o apoio de uma moto.  Dois dos indivíduos desceram, do veículo e passaram a atirar na direção de um um homem, identificado como Alcindo Júlio Caetano da Silva, 39 anos, vulgo Galo da Índia. ex-presidiário, que morreu instantaneamente após ter seu corpo crivado por balas. 

A segunda vítima tentou correr quando da abordagem do atirador, mas também foi atingida por disparos de arma de fogo na frente do bar,vindo a óbito no local. Trata-se de José Germano da Silva, um padeiro de 33 anos que residia na Rua Serra Branca, no Magano. 

Ainda sobre a segunda vítima, testemunhas disseram que ela, ao correr para tentar escapar da morte, teria gritado que era inocente.  O veículo utilizado na ação de execução, segundo populares, teria sido um Grand Siena branco. Cerca de 40 disparos de arma de fogo, foram efetuados por pistola 380 e revólver calibre 38.

Corsa que estava estacionado ao lado do bar foi atingido pelos disparos
Foto-crédito: Portal Imprensa do Agreste

Após o crime, a PM foi acionada e, após diligências, prendeu um suspeito de participação no crime. Ele foi identificado como Luiz Fernando Leandro de Melo, de 20 anos. residente em Palmeirina. O jovem teria sido reconhecido por uma testemunha como um dos autores do duplo homicídio. Ainda segundo informações, a primeira morte pode ter tido motivação passional, pois, de acordo com relatos, Alcindo estaria tendo um caso com a companheira de um ex-presidiário.

Com mais estas duas mortes, chega a 25 o número de assassinatos em Garanhuns em 2017

V&C Garanhuns

domingo, 16 de abril de 2017

Duplo homicídio agora a noite em Garanhuns

DUPLO HOMICÍDIO NO BAIRRO DO MAGANO EM GARANHUNS





Na noite de hoje (16.04.17), um duplo homicídio foi registrado na Avenida Santa Terezinha - Bairro do Magano - Garanhuns.

De acordo com as informações as vítimas estavam em um bar, conhecido como Bar de Mané Cabaré, quando foram alvejados com vários disparos de arma de fogo, uma dos homens morreu dentro do estabelecimento e o outro em via pública.


                          Informação extra-oficial, que uma das vítimas conhecida por ALCINDO, é ex-presidiário.



Polícia Militar no local, aguardando a chegada da Polícia Civil

Mulher morre após levar choque em chapinha de cabelo



TV Jornal


Reprodução/TV Jornal

Foi liberado na manhã desta sexta-feira (14) o corpo da técnica de enfermagem de 28 anos que morreu após receber um choque elétrico durante o manuseio de uma chapinha de cabelo, no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, no Grande Recife. A vítima chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, mas já chegou na unidade médica sem vida.

De acordo com parentes, Maria Kamylla Santana Silva estava sozinha em casa se preparando para uma festa da família quando morreu, na noite da quinta-feira (13). Eles acreditam que a técnica de enfermagem não teria percebido um defeito no equipamento. O corpo foi encontrado pela mãe da vítima, que estranhou o fato da filha não atender os telefonemas.



Na manhã de hoje, os familiares fizeram a liberação do corpo no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro. Maria Kamylla era casada e estava concluindo o curso de enfermagem. Ela deixa dois filhos de 10 e 14 anos. O enterro será na tarde desta sexta-feira no Cemitério de Santo Amaro.

Morte durante o uso de chapinha reacende alerta para cuidados com eletrodomésticos

Violência explode, e PE regride uma década com 16 assassinatos por dia




LEANDRO MACHADO
DANILO VERPA
ENVIADOS ESPECIAIS AO RECIFE



Quem vive em Pernambuco tem a sensação de que o Estado voltou dez anos no tempo quando o assunto é violência. Esse sentimento é confirmado pelos números.

Nos meses de janeiro e fevereiro, foram registrados 974 homicídios -quase 17 por dia. Isso representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2016. O Estado de São Paulo, com população quatro vezes maior, contabilizou 622 assassinatos nesses meses.

O índice alto acendeu um sinal amarelo nas autoridades pernambucanas, que estão recontratando até policiais aposentados para tentar investigar os crimes.

Recife também sofre com assaltos a ônibus. Levantamento do sindicato dos motoristas e do "Jornal do Commércio" aponta mais de mil roubos neste ano -o governo Paulo Câmara (PSB) contesta e diz que não passam de 500.

De fato, Pernambuco vive um retrocesso: desde 2007 não se registram tantos assassinatos. Naquele ano, o primeiro de Eduardo Campos (PSB) como governador, o Estado implantou um programa de redução de mortes que foi premiado: Pacto Pela Vida.

O projeto tinha como meta reduzir os homicídios em 12% ao ano. Para isso, apostava na integração das polícias para melhorar a investigação, bônus a policiais que resolvessem mais crimes e participação popular na criação de políticas públicas de prevenção e combate à criminalidade.

Em 2007, foi criada a primeira delegacia especializada na resolução de homicídios. O Estado foi dividido em 26 áreas, e os responsáveis eram cobrados em reuniões semanais com o governador.

Nos anos seguintes, as mortes violentas caíram. Em 2013, Pernambuco teve 3.100 assassinatos, o menor número desde que começou a contabilizar esses crimes.

"Havia grupos de extermínio responsáveis por grande parte dos homicídios", diz José Luiz Ratton, professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco e um dos idealizadores do Pacto Pela Vida. "Quando você investiga e prende esse pessoal, você manda um recado às ruas de que matar não está compensando mais."

Ratton foi assessor de Eduardo Campos na área de segurança pública até 2012. Na avaliação dele, o Pacto perdeu força por não conseguir manter a integração das polícias, melhorar o precário sistema prisional nem fomentar projetos de prevenção duradouros. Muitos dos avanços, como os bônus para policiais, não têm força de lei.

EXTERMÍNIO

Autoridades e pesquisadores pernambucanos dizem acreditar que a maioria das mortes tem relação com o tráfico, mas não há notícia da atuação significativa de grandes facções criminosas.

Existem, porém, guerras pelo domínio de pequenos territórios. Quando há um assassinato em um grupo, liga-se um sistema de vingança que parece não ter fim.

Um morador da Várzea, periferia do Recife, explica o motivo dos sete assassinatos nos últimos dois meses no bairro: "Aqui tem dois grupos [de traficantes]. É uma diferença de duas ruas entre um e outro. Um cabra chamado 'Cabelo' falou que mataria todos que entrassem no ponto dele para vender. Matou um, matou dois. Aí foram lá e revidaram. Já são sete mortos".

O tráfico também mata quem não paga. Ratton, que pesquisa o mercado de drogas no Recife, diz que usuários de crack, por exemplo, vendem a pedra para pagar dívidas. Viciados, usam a mercadoria que deveriam repassar e acabam mortos por traficantes.

O próprio governo aponta outro fator: os grupos de extermínio ligados a ex-policiais. As quadrilhas fazem segurança particular, cobram taxas de comerciantes e "prestam serviços" de pistolagem.

Um deles, o Thundercats, foi desmantelado em 2008, mas um de seus líderes continua solto. Ex-soldado da Polícia Militar, Marcos Antônio da Silva responde à Justiça por 25 assassinatos. "Nós temos, sim, milícias armadas atuando no Estado, isso não é novidade", reconhece Angelo Gioia, secretário de Defesa Social (segurança pública).

Danilo Verpa/Folhapress

Homicídio de Gleibison de Souza Rodrigues, 28, no bairro da Macaxeira, periferia do Recife. Homem levou três facadas e tiros

PADRÃO

Desde dezembro, a PM faz operação padrão, diminuindo o número de homens nas ruas. Os policiais reivindicam que seus salários sejam equiparados aos dos policiais civis -cerca de R$ 6.000.

Para aumentar os agentes nas ruas, o Estado paga uma remuneração extra para que trabalhem durante as folgas. Agora, durante a operação padrão, os policiais se recusam a fazer esse "bico" oficial.

Também não deixam os quartéis se houver problemas de estrutura. "O PM não pode sair às ruas com coletes e munições vencidos, armamento que trava na hora de atirar, nem viaturas sem condições de rodar", diz Nadelson Leite, vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados.

O governo afirma que a operação padrão é um dos fatores que contribuem para o aumento dos crimes. O governador tem se recusado a negociar salários com a associação -diz que só negocia com os comandantes da tropa.

A Polícia Civil também reclama da falta de efetivo e precariedade. Uma portaria do governo previa que o Estado deveria ter 10 mil agentes em 2015: dois anos depois, há cerca de 5.000. Algumas delegacias foram interditadas pela Justiça por falta de estrutura.

Com a explosão das mortes, a gestão Câmara anunciou a recontratação de 800 policiais aposentados para atuarem em serviços internos e liberar agentes efetivos para investigações. O salário é de R$ 1.800 por 40 horas semanais.

OUTRO LADO

Angelo Gioia, secretário de Defesa Social de PE, culpa operações padrão das polícias Civil e Militar como uma das principais causas do aumento de crimes no Estado.

O secretário, ex-delegado da Polícia Federal, assumiu o cargo em outubro do ano passado, a convite do governador Paulo Câmara (PSB).

"Tivemos paralisações brancas da Polícia Civil, da Científica e, depois, da Polícia Militar. Evidentemente, isso traz um custo operacional."

Gioia critica a forma como são negociados reajustes salariais das polícias. Para ele, governos estaduais não devem negociar diretamente com associações de policiais, e sim com comandantes.

"Essa negociação com associações trouxe um grande prejuízo para a tropa, porque você tira o comando dos oficiais. Isso enfraquece a relação hierárquica e de disciplina."

Eduardo Campos (PSB), que governou PE entre 2007 e 2014, costumava se sentar à mesa com associações de PMs para negociar reajustes.

Sobre o aumento dos homicídios, Gioia afirma que os dados "preocupam Pernambuco". "Estamos num trabalho intenso, seja a Polícia Civil como a Militar, focados na redução desses números. Nós precisamos focar as investigações em grupos de extermínio e quadrilhas de tráfico de drogas, de maneira a reduzir a criminalidade, prendendo essas pessoas".

O secretário afirma que 89 pessoas envolvidas com tráfico e com grupos de extermínio foram presas -mais de 20 operações da Polícia Civil foram realizadas neste ano. Ele diz que a PM vai aumentar o policiamento em áreas com alto índice de assassinatos.

Gioia alega que cerca de 16% dos assassinatos são esclarecidos em Pernambuco. "Ainda é pouco, mas estamos acima da média nacional".

O secretário diz que o programa Pacto Pela Vida segue valendo como forma de reduzir os homicídios. "Ele existe e avança, mas ele permite também ajustes e correções. É isso que está sendo feito."

Na quarta-feira (12), o governo anunciou um investimento de R$ 280 milhões em segurança pública nos próximos dois anos. Também informou que 4.800 novos PMs serão incorporados até 2018


quarta-feira, 12 de abril de 2017

Estudante baleado por PM durante protesto contra a violência será sepultado hoje


Será sepultado às 13 desta quarta-feira em Itambé, Mata Norte de Pernambuco, o estudante e músico Edvaldo da Silva Alves, que morreu após ser baleado por um PM durante protesto contra a violência no município. Edvan faleceu na madrugada de ontem, após 25 dias internado. O manifestante levou um tiro na coxa e estava hospitalizado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde vinha apresentando melhora lenta no quadro respiratório, mas febre derivada de quadro de infecção.

O protesto, realizado em 17 de março na PE-75, foi organizado porque a cidade registrou 15 assaltos em 24 horas. Em meio ao ato, Edvaldo foi alvejado pela PM, arrastado pelos policiais, agredido e jogado em uma caçamba da viatura. A cena foi registrada por celulares e foi parar na internet. A família promete entrar na Justiça contra o estado, pedindo reparação. “Até agora, ninguém entrou em contato com a gente. É revoltante”, comentou o irmão da vítima, o auxiliar de serviços gerais José Roberto Silva, 27.

O governo do estado determinou que a Procuradoria Geral estabeleça medidas de reparação à família da vítima. Em nota, o governador Paulo Câmara lamentou “profundamente” o ocorrido. “Sabemos que nada pode reparar a perda de uma vida, mas determinei a busca de meios jurídicos para encontrarmos a indenização adequada, junto à família. E, ao mesmo tempo, já cobrei, no âmbito da Polícia Militar e da Secretaria de Defesa Social (SDS), que a apuração deste lamentável episódio seja finalizada”, afirmou.

O procurador-geral César Caúla explicou, na nota, que independentemente do andamento do inquérito, a Constituição permite ao governo indenizar a família. “O Estado pode ser responsabilizado com culpa ou sem culpa. O que importa é que um agravo, um prejuízo, tenha decorrido de uma ação dele. Neste caso, o que nós vamos estudar é exatamente qual a possibilidade, diante dos parâmetros que a jurisprudência já estabelece, de reparação à família”, esclareceu. Segundo ele, o diálogo com a família visa realizar a reparação sem necessidade de aguardar o fim das investigações. “Desde o primeiro momento, foram abertos os procedimentos de investigação, tanto no âmbito da Polícia Civil quanto na investigação disciplinar”, destacou Caúla. Um inquérito policial e outro militar foram abertos, assim como um processo administrativo pela Corregedoria da SDS. O caso também é acompanhado pelo Ministério Público, que instaurou procedimento para apurar supostas ameaças à família da vítima.

Em nota, a Corregedoria informa que está em investigação da conduta dos três PMs envolvidos. Eles foram citados para início de ouvidas, coletas de provas e perícias. No caso do soldado que efetuou o disparo, foi instaurado processo de licenciamento, com prazo de 90 dias para conclusão. O oficial que comandou a operação responde ao Conselho de Justificação, que deve ser finalizado em 50 dias. Eles estão trabalhando em atividades administrativas. O inquérito deverá ser finalizado neste mês. O caso foi denunciado à Comissão Nacional de Direitos Humanos pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

FONTE: Diario de Pernambuco

Alvaro Porto arregaça as mangas na oposição




Álvaro Porto e Izaías Régis já estiveram distanciados politicamente, principalmente quando da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, dois anos atrás. Mas qualquer divergência parece estar superada e este hoje o deputado e ex-prefeito de Canhotinho não somente elogia o gestor garanhuense, mas faz sua defesa nas críticas que recebeu por políticos ligados ao governador Paulo Câmara.

O parlamentar destaca que Izaías tem popularidade, ao contrário do que acontece com o governador do Estado. Este é o principal ponto de um discurso feito por Álvaro ontem na Assembleia Legislativa, conforme matéria enviada por sua assessoria. Confira:

A importância do Festival Viva Dominguinhos para a economia e a vida cultural do Agreste foi destacada em discurso na tarde desta terça-feira (11.04) pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSD), na Assembleia. O evento, que entrou para o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco por meio de projeto de lei de autoria de Porto, terá sua quarta edição entre os dias 20 e 22 deste mês, em Garanhuns. No discurso, o deputado fez também questão de ressaltar o empenho do prefeito daquele município, Izaías Régis (PTB), em manter o festival mesmo sem apoio do Governo do Estado. E salientou que a aprovação do petebista, sempre por volta dos 80%, responde as recentes críticas destinadas a ele por governistas.

Régis foi atacado por governistas não ter recebido, na semana passada, o governador Paulo Câmara (PSB), em Garanhuns. O socialista promoveu, na cidade, reuniões de mais uma etapa do programa Pernambuco em Ação. O prefeito encaminhou secretários aos eventos e afirmou não ter condições de comparecer para não constranger Câmara. Disse que, caso fosse, teria que fazer ao governador cobranças pelas falhas da gestão. E argumentou que esse era a vontade dos garanhuenses.

Porto disse que Régis dispõe de um patrimônio que está bem escasso pelas bandas do Palácio do Campo das Princesas. “O prefeito tem um governo bem sucedido e, principalmente, tem reconhecimento e apoio popular. Foi reeleito em outubro de 2016 com 68% dos votos válidos e mantém índices de aprovação sempre em torno dos 80%”, afirmou. “Já o governador, cujos aliados atacam Izaías, tem a gestão desaprovada por 74% dos pernambucanos. Ou seja, diante da verdade imposta pelos números, as críticas se perdem na vala das declarações que ofendem o próprio ofensor”, completou.

O deputado lembrou que, mesmo sem apoio do governo, Régis tem conseguido engrandecer o Viva Dominguinhos. “Além de ressaltar a relevância da obra do sanfoneiro e compositor, o festival movimenta a economia, o turismo e a vida cultural do Agreste. Mais de 110 mil pessoas lotam os shows e hotéis, bares e restaurantes registram crescimento de movimento. Isso só confirma que investir na preservação do legado e da história de Dominguinhos atrai público e aquece serviços e comércio. Só o governo não vê isso”. 

CARREIRA DE SUCESSO - Falecido em 2013, Dominguinhos tinha como nome de batismo José Domingos de Moraes. Foi considerado o mais importante herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, a quem conheceu aos 8 anos. Foi “seu Lua”, inclusive, quem deu a ele a primeira sanfona. Aos 13 anos já estava morando no Rio de Janeiro. Apadrinhado por Gonzagão, foi em busca do seu sonho. 

De lá para cá, a história é conhecida. Dominguinhos brilhou por onde passou. Transitou na cúpula da MPB e fez produtivas parcerias com nomes consagrados nacionalmente, a exemplo de Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan. Fez sucesso em rádio, em novelas e em shows sempre lotados e elogiados em todo o país. Um dos momentos mais expressivos da sua trajetória ocorreu em 2002, quando recebeu o Grammy Latino pelo CD “Chegando de Mansinho

Álvaro hoje participa dá Caravana dá Oposição na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

ROBERTO ALMEIDA

Não duplicação de BR denunciada pela oposição


Magno Martins


Nas entrevistas que os deputados da caravana da oposição concedem, neste momento, em Santa Cruz do Capibaribe, a primeira denúncia formal diz respeito à paralisação das obras de duplicação da BR-104, que liga Caruaru a Pão de Açúcar, no trevo de entrada para Santa Cruz. Segundo os deputados Silvio Filho (PRB), Augusto Cesar (PTB), Álvaro Porto (PSD), Joel da Harpa (PTN), Socorro Pimentel (PSL) e Julio Cavalcante (PTB), a duplicação só foi feita de Caruaru até Toritama.


"Trata-se de uma promessa de mais de dez anos", disse o deputado Augusto Cesar, informação reforçada pelo líder Silvio Costa Filho. Os deputados disseram que o governador autorizou em 31 de outubro do ano passado as obras da duplicação do trecho entre Toritama a Pão de Açúcar, investimento da ordem de R$ 90 milhões, sem que tenha aparecido uma só máquina no local.


Na parte da tarde, a caravana de oposição visitará a estrada e também a PE-160, que liga Pão de Açúcar a Santa Cruz, com apenas 9 km. Também estarão na Rodoviária e no prédio abandonado no centro em que foram instaladas câmeras de monitoramento para registrar ocorrências policiais. Também estarão na Compesa, para levantar informações sobre o abastecimento de Santa Cruz, através do Sistema Pirangi, em Catende. Hoje, o abastecimento de água da cidade é muito precário. Água nas torneiras só dois dias por mês