segunda-feira, 17 de abril de 2017

Bispo de Garanhuns faz desabafo sobre violência durante missa na Semana Santa


Desabafo foi feito durante missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro de Garanhuns 
Foto: divulgação/Prefeitura de Garanhuns


NE10 Interior


O bispo diocesano de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Dom Paulo Jackson, fez um desabafo sobre a violência na região, durante a missa da Sexta-feira Santa (14) na igreja Matriz de Santo Antônio, que fica no centro da cidade.


Durante a celebração, o bispo perguntou quais dos presentes já tinham sido assaltados. "Quem de vocês já foi vítima ou que na família tem alguém que já foi assaltado, que já foi vítima de violência? Tenho certeza que uma imensa maioria levantaria as mãos", questionou.




O bispo também afirmou que Pernambuco estava "entregue às baratas, porque segurança não há", sobretudo Caruaru e o Agreste Meridional. Ouça no áudio, obtido pela Rádio Jornal Garanhuns:


Dados


De janeiro a março deste ano, 21 homicídios foram registrados em Garanhuns, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Nesse domingo (16), dois homens foram mortos no bairro do Magano. Já em relação a crimes violentos contra o patrimônio (roubos, furtos e extorsões mediante sequestro), foram 111 casos registrados, desde o início do ano


Jovem é morto e outro é baleado em Toritama



De acordo com informações de testemunhas, o crime aconteceu por volta das 23h, no Bairro Cohab, quando os jovens foram surpreendidos com vários tiros de espingarda calibre 12.

Por G1 Caruaru

O fim da noite de domingo foi de violência na cidade de Toritama, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, dois jovens foram alvejados à bala. Um deles, que tinha apenas 18 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O outro foi socorrido e está internado no Hospital Regional do Agreste, Caruaru.


De acordo com informações de testemunhas, o crime aconteceu por volta das 23h, no Bairro Cohab, quando os jovens foram surpreendidos com vários tiros de espingarda calibre 12, um dos disparos atingiu na cabeça da vítima.


O segundo jovem , de 20 anos, foi atingido no peito e braço e socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. O estado de saúde dele, segundo o Hospital, é estável


Sem Controle - Pernambuco soma 497 casos de estupro de janeiro a março deste ano

Na Região Metropolitana foram 160 crimes do tipo. A capital, Recife, teve os maiores registros: 82 casos nos três primeiros meses do ano

Por: Diario de Pernambuco

Um total de 497 casos de estupro foram registrados em Pernambuco de janeiro a  março deste ano. Foram 165 casos em março, outros 155 em fevereiro e 177 em janeiro.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR) a polícia soma 160 crimes do tipo, sendo 54 em março, 49 em fevereiro e 66  em janeiro. A capital, Recife, teve os maiores registros: 82 nos três primeiros meses do ano, 22 em março, 26 em fevereiro e 34 em janeiro.

As demais cidades do Grande Recife que tiveram destaque neste ranking foram Olinda, com 38 estupros; Jaboatão dos Guararapes, com 37 casos; Paulista com 29 crimes; Cabo de Santo Agostinho, com 19 e Itamaracá, com 11 estupros.

Um total de 246 estupros aconteceram no interior do estado, sendo 89 em março, 80 em fevereiro e 77 em janeiro. Caruaru, no Agrestem foi o município com maior registro: 17 crimes. Em segundo ficou Ipojuca, na Zona da Mata Sul, com 12 casos e em terceiro, Garanhuns, no Agreste, com 11 estupros.

Os números foram divulgados pelo governo do estado por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS).


Panelas volta a receber água nas torneiras nesta segunda-feira


Barragem São Sebastião conseguiu se recuperar e apresenta 25% da capacidade de armazenamento
Foto: divulgação/Compesa


NE10 Interior


A cidade de Panelas, no Agreste de Pernambuco, voltará a receber água nas torneiras a partir desta segunda-feira (17). O município estava em colapso desde fevereiro deste ano.


De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), graças às chuvas registradas na região nos últimos dias, a Barragem São Sebastião conseguiu se recuperar e apresenta 25% da capacidade de armazenamento, que é de 250 mil metros cúbicos de água.




Ainda segundo a Compesa, com o volume acumulado, haverá uma vazão de 10 litros de água por segundo, o que garantirá o abastecimento de Panelas por um período de 60 dias, com regime de distribuição de três dias com água e 10 dias sem.


Atualmente, a cidade recebe água por meio de seis estações de abastecimento, alimentadas por carros-pipa. A Compesa informou ainda que há uma obra em execução, com investimento de R$ 4 milhões, para ampliar o abastecimento de água no município


Escritório é invadido e tem R$ 12 mil furtados em Garanhuns



Além da quantia em dinheiro os suspeitos levaram notebook, computador e bolsa de couro e whisky. Arrombamento foi no domingo (16).

Por G1 Caruaru


17/04/2017 09h06  Atualizado há 20 minutos

Um escritório de um agropecuarista de 52 anos foi invadido e furtado no domingo (16) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A ação criminosa aconteceu na Rua Conselheiro João Francisco, no Centro.


De acordo com a Polícia Militar, os criminosos levaram uma quantia no valor de R$ 12 mil reais em dinheiro além de notebook, computador de mesa, uma bolsa de couro e uma garrafa de whisky.


A polícia foi acionada até o local, fez buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas até a publicação desta matéria nenhum criminoso havia sido encontrado. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil local para investigação.


Motorista morre após colidir contra parada de ônibus na Avenida Boa Viagem


Por: Diario de Pernambuco

Motorista morre após colidir contra parada de ônibus na Avenida Boa Viagem. Foto: Reprodução/ WhatsAppUm homem de 42 anos morreu, na madrugada desta segunda-feira, depois que o carro que conduzia chocar-se contra uma parada de ônibus na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 4h e quando a equipe chegou ao local já encontrou o motorista sem vida, com o corpo preso às ferragens.

Segundo a Companhia de Trânsito e Transportes Irbanos (CTTU), nenhum pedestre foi atingido e o veículo ficou parado na calçada, não impedindo o fluxo de veículos na via


Tiroteio em show de MC Troinha deixa um morto e três feridos




TV Jornal


Reprodução/TV Jornal

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas durante um show de MC Troinha em um clube na Praça da Bandeira, no Centro de Moreno, Grande Recife, na noite deste domingo (16). De acordo com a polícia, um homem entrou atirando para matar um rapaz que estava próximo ao palco e houve reação do segurança do cantor.

O suspeito de ter feito o primeiro disparo foi identificado como Micaias Francisco de Lima da Silva, 22 anos. Ele teria chegado ao clube com arma em punho e atirado contra Luiz Aguiar dos Santos, 37, que morreu na hora. O segurança de Troinha reagiu e baleou o suspeito. Micaias Francisco foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife, onde está custodiado pela Polícia Militar.

Durante o tiroteio, Adailton Lima da Silva, 20 anos, e uma mulher, que não foi identificada, foram atingidos por balas perdidas. O jovem foi levado para o Hospital da Restauração e a garota para o Hospital Beron Uchôa, em Moreno. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciou as investigações.



Alta médica

A confirmação do show de MC Troinha em Moreno foi dada pela produção do cantor, após ele ser internado em um hospital particular na noite do sábado (15). O MC recebeu alta médica e seguiu para quatro shows, nos municípios de Toritama, no Agreste, Moreno, Itapissuma e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

De acordo com o produtor do artista, MC Troinha, fenômeno do brega pernambucano, contraiu uma virose por conta da rotina de shows e por isso precisou ser atendido.

Pernambuco registrou 548 homicídios em março. Mais da metade no interior


Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Enfrentar crimes contra a vida tem sido tarefa difícil por parte da Polícia. Foto: Julio Jacobina/DP
O interior de Pernambuco registrou mais da metade dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) de Pernambuco no mês de março. A Secretaria de Defesa Social (SDS) contabilizou um total de 548 assassinatos no estado do dia 1º ao final do mês de março. Desse total, 295 aconteceram no interior do estado, onde estão inclusos os municípios das zonas da Mata Norte e Sul, do Agreste e do Sertão. Na Região Metropolitana ocorreram 157 homicídios. Já o Recife contabilizou 96 assassinatos.

Os números foram revelados pelo governo do estado neste domingo e deixam a população apreensiva. Somente nos três primeiros meses deste ano, Pernambuco já traz a soma de 1.522 crimes de homicídios em sua conta. No mês de janeiro, o estado somou 478 assassinatos. Em fevereiro, o total foi de 496 mortes. Os números têm tirado o sono da cúpula de segurança do estado e mostram que o reforço do policiamento precisa ser feito não somente no Grande Recife. O interior não está no alvo apenas das quadrilhas especializadas em explosões a agências bancárias e caixas eletrônicos.

Veja mais no Blog de Segurança Pública.