segunda-feira, 17 de abril de 2017

Número de acidentes em rodovias federais de Pernambuco sobe 10% na Semana Santa, diz PRF



Balanço, divulgado nesta segunda-feira (17), revela que ocorreram 69 colisões,entre a quinta-feira (13) e o domingo (16). No ano passado, foram 63 batidas. Polícia notificou três mortes, mesmo número de 2015.

Por G1 PE



PRF contabilizou 69 acidentes em rodovias de Pernambuco (Foto: Divulgação/PRF)

Entre a quinta-feira da Semana Santa (13) e o Domingo de Páscoa (16), 50 pessoas ficaram feridas e três morreram em 69 acidentes registrados em rodovias federais que cortam Pernambuco. O número de colisões é 10% maior do que o computado no mesmo período de 2015, quando foram contabilizadas 63 ocorrências. No ano passado, houve 49 feridos e o mesmo número de mortes. Esses dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado, que divulgou, nesta segunda-feira (17), o balanço da ‘Operação Semana Santa’.


A operação realizou milhares de ações nas vias para tentar diminuir a incidência de acidentes. Ao todo, 4.571 pessoas e 4.672 veículos foram fiscalizados. Os patrulheiros fizeram 1.623 autuações por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Desse total de infrações, 62 foram pelo não uso do cinto de segurança, 58 por ultrapassagens em local proibido, 26 pelo não uso do capacete e 10 pela ausência das cadeirinhas para crianças. Também foram registradas 481 imagens de radar por excesso de velocidade.


Ao todo, foram recolhidos 101 veículos irregulares, além de apreendidos 50 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e 38 Carteiras de Habilitação. Em uma das fiscalizações realizadas em Toritama, no Agreste, foram apreendidas 26 motocicletas irregulares.


A Operação Lei Seca realizou 1.629 testes de alcoolemia, sendo autuadas 38 pessoas. Um motorista acabou preso por dirigir sob efeito de álcool.


Sete pessoas foram presas sob suspeita de praticar crimes como uso de documento falso, receptação de veículo roubado, corrupção de menores, contrabando e com mandado de prisão em aberto.


Três homens e um adolescente de 14 anos foram detidos na BR-232. O adolescente estava ao lado do padrasto dele e dirigia um carro de luxo que havia sido roubado na sexta-feira (14), no Recife, conforme informou a PRF


Mãe e amigos de Marcolino Júnior lembram do jornalista com saudade e pedem justiça



Morte do jornalista completa um ano. Mãe de Marcolino Júnior fala sobre a saudade do filho. "Era a minha vida, um bom dono de casa, um bom filho".

Por G1 Caruaru



Marcolino Junior (Foto: Reprodução/Facebook)

Neste domingo (16) completou um ano da morte de Marcolino Júnior. Na data, o corpo do jornalista e colunista social foi encontrado na zona rural de Sairé, no Agreste de Pernambuco. O inquérito do caso apontou que ele foi morto a facadas dentro de um quarto de motel, em Caruaru, também no Agreste do Estado.


A mãe de Marcolino, Luzinete Adelina, lembra do filho com carinho e com o sofrimento que não diminui. "Era a minha vida, um bom dono de casa, um bom filho. Tudo era ele. Acabou o meu filho. A saudade é grande, não posso esquecer meu filho, porque era uma joia que Jesus me deu. Quando eles fizeram essa maldade com meu filho, deveriam ter pensado em mim, que eu era a mãe, era a dor que eu ia sentir. Era a dor que eu ia ficar para sempre", lamenta.


Os amigos próximos ainda sentem falta do colunista. A jornalista Jaciara Fernandes, que substituiu Marcolino no Jornal Vanguarda, onde ele assinou uma coluna por 17 anos, diz que não foi uma missão fácil.


"Foi uma tarefa árdua. Um ano se passou e essa dificuldade vem aumentando. Ele é muito presente na vida das pessoas que fazem a sociedade em Caruaru e Região. A cada edição do jornal eu tento dar o mesmo padrão de qualidade que ele dava a coluna", comenta.


Para Jaciara, o desaparecimento de Marcolino Júnior ainda é sentido com muita dor e a solução do caso é aguardada por todos. "É como se fosse hoje, ele está nos corações e nas mentes dos amigos e das pessoas que gostavam dele. Quanto à justiça, existe uma ansiedade para desvendar esse mistério. Sempre penso nos pais de Marcolino, como é o dia deles? Eles ficam aguardando em vão a chegada do único filho em casa e ele não chega", disse a jornalista.


A editora do Jornal Vanguarda e amiga, Léa Renata, lembra de Marcolino com alegria. "Parece que está viajando e que qualquer hora ele vai entrar na porta e falar com a gente com aquele bom humor dele. Quando ele chegava aqui era um alto astral, uma alegria. Isso faz muita falta".


Detalhes que envolvem a morte de Marcolino Júnior ainda não foram totalmente esclarecidos. Não houve o julgamento de nenhum dos dois suspeitos apontados pela polícia como responsáveis pelo crime, mas promotoria e defesa seguem elaborando estratégias para o momento do tribunal


PF alerta sobre perigos de jogo que tem levado a automutilação e suicídio



Desafio "Baleia Azul" começou na Rússia, em 2015. Três mortes que ocorreram no Brasil são investigadas; veja orientações da PF

Por: Portal FolhaPE


O desafio começou na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos tirou a própria vidaFoto: Divulgação/Polícia Federal


A investigação de mortes de adolescentes relacionadas ao jogo "Baleia Azul" em três estados brasileiros motivou alerta, nesta segunda-feira (17), aos pais das crianças, que são os principais alvos. O jogo começou na Rússia e vem se alastrando por todo o mundo. No Brasil, três casos são investigados pela Polícia Civil. No Mato Grosso, uma menina foi encontrada morta em uma represa com sinais de mutilação nas mãos. Em Minas Gerais, um menino morreu de overdose de remédios após publicar comentários sobre o jogo no WhatsApp. Na Paraíba, a polícia investiga uma classe inteira de alunos que praticaram automutilação por conta do jogo.

O chefe de comunicação social da Polícia Federal (PF), Giovani Santoro, explicou que os alvos são, especialmente, crianças com idades entre 11 e 17 anos. “Essas crianças são atraídas principalmente nas redes sociais, como Facebook e até grupos fechados no WhatsApp e em uma rede social Russa que tem 33 milhões de usuários, a "VK". Eles pegam informações como gostos e preferências pessoais e passam a intimidar essas crianças forçando elas a fazer essas 50 tarefas que o jogo impõe. Com informações sobre itinerários de parentes dessas crianças eles fazem ameaças, dizem que se eles não entrarem nesse desafio os parentes correrão risco de morte e aquela criança seria responsável por não ter finalizado o jogo”, detalhou. 

Santoro explicou que, entre as tarefas impostas no desafio, estão a determinação de que os jovens assistam filmes de terror por horas, que saiam de casa na madrugada, se mutilem e registrem tudo. Por último, eles ordenam que os participantes tirem a própria vida. 

Confira as recomendações da Polícia Federal:

O jogo Baleia Azul

A referência do nome do jogo não é por acaso. As baleias são popularmente conhecidas por comportamento suicida ao forçarem o encalhe na praia. Uma das teorias é a “hipótese do integrante doente”, quando uma baleia doente procura águas rasas e tranquilas em busca de segurança, outras baleias a seguem e acabam encalhadas também.

Tudo na internet se espalha muito rápido, mesmo as coisas mais inacreditáveis. Neste caso não é diferente. O fenômeno ganhou visibilidade e vem se alastrando pelo mundo e tudo começou na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos tirou a própria vida; dias depois, uma adolescente de 14 anos, Rina Palenkova, cometeu suicídio na cidade de Ussuriysk. Depois de investigar as causas, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida. A partir daí aconteceram cerca de 130 suicídios de crianças ocorridos na Rússia de novembro de 2015 a abril de 2016 e que de acordo com eles, quase todos eram membros do mesmo grupo na Internet. 

Causas do suicídio

As autoridades dizem que as causas principais são amor não correspondido, problemas familiares, dificuldades na escola, luto na família, saúde mental, falta de oportunidades, desemprego e abuso de drogas.

Cibercriminosos coagem adolescentes

Jogos com apelos de riscos letais têm virado moda entre os adolescentes como o jogo da asfixia, desafio do sal e gelo e jogo da fada. Os adolescentes e pré-adolescentes estão em uma fase em que ainda não percebem as consequências de seus atos. E esse jogo pode atrair não só aqueles em situação vulnerável, mas também outros, pela sedução da emoção que os desafios propõem. Pessoas fragilizadas por eventos traumáticos, isoladas emocionalmente, que possuem dificuldade em confiar ou que se sentem cobradas e exigidas em demasia são mais propensas a desenvolver quadros depressivos que as tornam alvos fáceis para esse tipo de manipulação. Então, utilizando-se da inocência, da paranoia e da neurose de suas vítimas fazem elas a acreditar que estão à mercê dos administradores; 

As vítimas

Normalmente, os alvos dos criminosos são crianças e adolescentes, já que são facilmente impressionáveis e por isso são coagidas a participar do jogo no Facebook ou Whatsapp em virtude de terem acesso ao banco de dados do Serasa e Cadastro Nacional (com dados pessoais como nome completo, escola em que estuda, média de notas escolares, cidade, endereço, IP e nome de amigos próximos) onde passam a assustar as vítimas menores de idade ao mostrar dados pessoais e fazer ameaças. A criança se sente pressionada e amedrontada e passa a interagir com eles! As ameaças de seguem com perguntas tais como: “Desenhe uma baleia com estilete no braço, depois tire uma foto quando estiver sangrando e me envie. Você, seus amigos e sua família correm perigo, espero que você salve a eles. Dez minutos para a conclusão, fico no aguardo."

Fragilidade

Através de informações pessoais deixadas pela própria criança como problemas em casa, brigas com os pais, notas baixas na escola, tristeza por ter acabado um namoro, morte na família – então eles se aproveitam desta fragilidade sentimental para incentivar a participar do jogo! Acontece que esses cibercriminosos estão entrando em grupos até de autoajuda, de superação da depressão, discussão sobre transtorno de ansiedade generalizada e aconselhamento pró-vida no Facebook para encontrar e atacar suas vítimas.

Onde se joga

Através de links em grupos contidos no Facebook, numa rede social russa chamada VK atualmente com mais de 33 milhões de usuários ou até mesmo em grupos do Whatsapp criados para essa finalidade.

Como se joga

Os adolescentes são previamente selecionados para participar de 50 desafios macabros, onde alguém por trás da tela (curador-é a pessoa que convida os jovens para o jogo e comanda e entrega os desafios para serem cumpridos o tempo todo) manipula e dá as ordens para serem cumpridas pelo jogador. As tarefas que incluem escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços e com queimaduras, bater fotos assistindo a filmes de terror de madrugada, ficar doente, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas, na última "missão" tirar a própria vida. 

Vítimas no Brasil

Houve vítima em ao menos em três Estados brasileiros: Mato Grosso e Minas Gerais (com mortes de uma menina em uma represa e de um menino de overdose de remédios - indícios de cortes no braço e no Whatsapp comentários sobre o jogo, respectivamente) e na Paraíba (a Polícia Militar está investigando casos em que uma classe de alunos já estariam no procedimento de mutilação). 

Como se proteger

1- Denuncie nos grupos. Se você perceber algum amigo postando fotos e mensagens estranhas nas redes sociais, talvez ele esteja jogando o “Baleia Azul”, não ignore, denuncie. O próprio Facebook possui ferramentas de denúncia.

2- Você poderá lavrar um boletim de ocorrência em uma delegacia e caso você tenha acesso às conversas trocadas entre o mentor e o jogador, pode comparecer a um cartório de notas onde será lavrada uma ata notarial, dando fé pública ao conteúdo das mensagens (essa ata será importante fonte de prova caso as mensagens sejam apagadas).

Alerta aos pais

1 - Os pais devem atrair a confiança dos filhos através do diálogo franco e aberto sem qualquer tipo de repressão para que no primeiro sinal de perigo a criança possa sentir-se à vontade e procurar sua ajuda, confidenciando-lhes o que está acontecendo; 

2 - Observe o comportamento estranhos dos filhos tais como isolamento, tristeza aguda, decepção amorosa, comportamentos depressivos, atitudes suicidas;

3 - Preste atenção no corpo de seu filho se não existe sinais de mutilação ou queimaduras e se ele de repente está usando camisas de mangas compridas para evitar a exposição de tais marcas;

4 - Há tempo para tudo. Evite que seus filhos fiquem expostos há altas horas na internet e assistindo filmes na televisão pela madrugada. 

5 - Observe se ele não está saindo de casa escondido em horários pela madrugada com o objetivo de cumprir tarefas impostas pelo jogo;

6 - Os pais devem supervisionar os acessos dos filhos de uma forma discreta; A vida moderna exige que os pais tenham pelo menos conhecimento básico de internet – peça ao seu filho para ser adicionado nas redes sociais deles, fazendo isso você poderá saber o que está se passando com ele e com quem eles estão interagindo. Caso os pais não tenha idade para aprender a conviver com este mundo virtual eles devem delegar tal tarefa para um parente mais próximo (irmão, primo, sobrinho) a quem o adolescente seja próximo e confie; 

7 - Quando possível deixe o computador num local comum e visível da casa; 

8 - Se vetar alguma página explique as razões e os perigos da rede; 

9 - Evitar expor informações particulares e de dados pessoais em demasia: (telefones, endereços, CPF, horário que sai de casa e para onde está indo, localização acessível o tempo todo, etc);

10 - Evitar colocar fotos tais como: locais onde frequenta (clubes, teatros, igrejas), carros (a placa localiza o endereço), casa (mostra onde a pessoa mora); 

11. - Nunca incluir desconhecidos nos contatos; 

Outras formas de obter ajuda

1 - Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

1 - E, por fim, não custa lembrar que o CVV (Centro de Valorização da Vida) presta um serviço incrível por meio do telefone 141 e você sempre pode buscar órgãos apropriados como a SaferNet e autoridades locais.

Tipificação penal

A conduta dos mentores do Baleia Azul é criminosa. "Induzir (criar a ideia de suicídio em alguém), instigar (incentivar alguém que já estava pensando em suicídio) ou auxiliar (ajudar materialmente o suicida) o suicídio de outra pessoa é crime, de acordo com o artigo 122 do Código Penal, punido com pena de 02 a 06 anos de prisão caso o suicídio se consuma ou de 01 a 03 anos de prisão caso a tentativa de suicídio resulte em lesão corporal grave. Caso tais pessoas sejam menores, as condutas criminosas que praticarem entram como ato infracional, estando sujeitos às penalidades instituídas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A indenização cível deverá ser paga pelos seus responsáveis legais.

prev

next

Menina morta em uma represa em Mato Grosso suas mãos tinham sinais de mutilaçãoFoto: Divulgação/Polícia Federal

Gás de cozinha vai subir de novo

Gás de cozinha poderá ficar mais caro em todo o Brasil


A Petrobras vai reduzir o subsídio do GLP, fazendo com que o valor final aos revendedores e consumidores suba consideravelmente


Estadão Conteúdo



O botijão de gás GLP, está presente em 59,5 milhões de residências, ou 96% do total de famílias do País
Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

A Petrobras, detentora de praticamente 100% do abastecimento do insumo no mercado brasileiro, vai reduzir o subsídio do gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo, GLP), fazendo com que o valor final aos revendedores e consumidores suba consideravelmente.


Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a Petrobras já está recalculando o valor e definindo o real aumento do preço do gás GLP, o popular gás de cozinha, vendido em sua maioria em botijões de 13 quilos. Por conta disso, a empresa está estudando o impacto que será causado no preço final aos consumidores brasileiros, já que o mercado acabou fazendo seus reajustes por conta própria, já causando efeitos diretos ao consumidor final. O entendimento é de que, após vários anos de uma política de subsídio que manteve o preço do gás da estatal sem aumento significativo, esse cause maiores efeitos.

O botijão de gás GLP, está presente em 59,5 milhões de residências, ou 96% do total de famílias do País e para cada um vendido, a Petrobras fica com, aproximadamente, 24% do valor. Já as distribuidoras e revendas ficam com um percentual médio de 57% e, segundo dados da estatal, outros 15% são destinados ao ICMS e 4% ao PIS e COFINS.
Entenda o que aconteceu:

De acordo com o histórico de reajustes, entre os anos de 2003 e 2016, quase treze anos, foi acumulado um reajuste médio de 89%, já que o aumento realizado pela estatal nesse período foi de apenas 16,4% Neste mesmo período, o preço final do gás cobrado pelas revendedoras saltou de R$ 29,35 para R$ 55,60 o botijão.

Somente em 2015 é que viria o primeiro aumento pela estatal, de 15%. No mesmo ano, o aumento repassado pelas revendedoras ao consumidor chegou a 22,6%. No ano passado, a estatal fez um novo aumento, de 1,4%, ante 2,1% feito pelo mercado.


Ou seja, a Petrobras, a pedido do governo, segurou o máximo possível o aumento, tentando segurar a real inflação do período, mas o mercado fez o seu próprio reajuste.

No segundo semestre do ano passado (2016), a Petrobras já tinha reajustado em 12,3% o GLP destinado aos usos industrial, comercial e granel às distribuidoras, mas não aumentou o preço para os consumidores residenciais. No mesmo período, a estatal alterou o preço do diesel nas refinarias em 9,5%, em média, e o valor da gasolina em 8,1%.

Na avaliação dos técnicos da Petrobras é necessário recuperar ao menos uma fatia do preço, por conta da defasagem que se acumulou nesses anos e não apenas por causa da inflação, mas do próprio valor que o mercado adaptou.

VARIAÇÃO DE PREÇOS

De acordo com dados da empresa Preço do Gás (https://www.precodogas.com br), que divulga valores médios do botijão de gás GLP praticados em todo o país, a variação atual de preços do gás de cozinha chega a mais de 78%, ficando entre R$ 44,90 e R$ 80,00, na entrega ao cliente.

Os dados se baseiam em informações de mais de 500 revendedores cadastrados em todo o Brasil. O valor mais barato foi encontrado no Espírito Santo, enquanto o mais caro é cobrado em Mato Grosso.
Website: https://www.precodogas.com br/

Pernambuco receberá 201 milhões em investimentos, Garanhuns nada

PERNAMBUCO RECEBERÁ R$ 201 MILHÕES EM NOVOS INVESTIMENTOS NA ÁREA INDUSTRIAL


AGRESTE CONECTADO
 

Realizada, a 97ª Reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) anunciou a aprovação de 42 novos projetos no Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), que concede incentivos fiscais para atrair investimentos para o Estado de Pernambuco. Os municípios contemplados são: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Ipojuca, Escada, Cabo de Santo Agostinho, São José do Egito, Araripina, Lagoa do Itaenga, Arcoverde, Abreu e Lima, Pombos, Carpina, Tabira, João Alfredo, São Lourenço da Mata, Goiana, Orobó e Petrolina.


Na área industrial, há uma previsão de investimentos de R$ 201.215.649,77 para projetos de natureza de implantação, ampliação com nova linha de produtos e isonomia, com geração direta de 1.030 empregos. Os incentivos anuais somam R$ 59.246.432,50 para a produção de insumos como arroz, descartáveis, papel higiênico, compostos de PVC, sacos e tecidos de ráfia, refrigerantes, picolés e sorvetes, blocos de concreto, entre outros. Para o diretor-presidente em exercício da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Aymar Soriano, “continuar a atrair investimentos para Pernambuco, em tempos de crise, torna-se essencial para que o Estado possa se reestabelecer e criar importantes políticas que fortaleçam a economia da capital e dos municípios do interior”.

No setor de importação, onze empresas receberão o aporte de R$ 463.556.692,55 para ampliação e implantação de novas linhas de produtos, com faturamento previsto de R$ 557.199.063,59. As companhias que receberão os investimentos são: Akross Representação de Comércio LTDA, Antares Comercial Importadora e Exportadora de Mercadorias LTDA, Exxonmobil LTDA, Jorney Comércio de Eletrônicos LTDA, Lyns Comércio de Peças e Equipamentos S/A, Mixfoods Indústria e Comércio LTDA, Plury Química LTDA, Sain Marie Importação e Exportação LTDA, Spectrum Brands Brasil Indústria e Comércio de Bens de Consumo LTDA, Thork Trading LTDA e Valeriano Valente de Oliveira e Cia LTDA.

Já na área de logística, serão implantados dois novos Centros de Distribuição: o da Ibrap Indústria Brasileira de Alumínio e Plásticos S/A, em Goiana, e o da Tangará Importadora e Exportadora S/A, em Arcoverde. O Centro de Distribuição da Dampeças LTDA, em Petrolina, será ampliado. O faturamento anual previsto é de R$ 47.406.566,16 e a estimativa de compras e transferências anuais é de R$ 34.430.266,18.

Da Assessoria

Filho de ex-vereador de Belo Jardim sofre tentativa de homicídio

EM BELO JARDIM, PE - FILHO DE EX-VEREADOR SOFREU TENTATIVA DE HOMICÍDIO.





O filho do ex-vereador da cidade de Belo Jardim/PE, Agreste, conhecido por Zuquinha, foi alvejado a bala na noite da última sexta-feira (14/04), por volta das 22:30, na Praça Amélia Soares Paes, próximo ao Hospital Júlio Alves de Lira, quando dois elementos utilizando uma motocicleta se aproximaram e efetuaram 04 (quatro) disparos de arma de fogo, atingindo a vítima, em seguida os elementos fugiram tomando destino ignorado.

Segundo informações, a vítima Jeferson correu e entrou no hospital onde foi socorrido e em seguida transferido para o Hospital Regional de Caruaru/PE.

Não se sabe a autoria nem as motivações para o ato criminoso. Até o momento ninguém foi preso

Augusto Cesar

É provável que alguns ministros deixem cargos, diz Temer



Presidente acredita que inquéritos no STF podem fazer alguns ministros se afastarem voluntariamente, mas reforçou que só os afastará temporariamente quando houver denúncia formal do Ministério Público




Temer também admitiu que de fato as delações são estarrecedoras e preocupantesJosé Cruz/Agência Brasil


O presidente Michel Temer afirmou que alguns ministros podem se sentir desconfortáveis e deixar voluntariamente o governo, tendo em vista as revelações das delações da Odebrecht, que colocaram oito ministros de seu governo como alvos de inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. A afirmação foi feita em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan na manhã desta segunda-feira (17).

Temer reforçou, no entanto, que só vai afastar temporariamente os ministros quando houver denúncia formal do Ministério Público. Já o afastamento definitivo só acontecerá no caso de os citados se tornarem réus. "Não vou demitir simplesmente porque alguém falou, é preciso provas robustas. Se vier a denúncia, não significa culpabilidade completa, mas terá fortíssimas indicações de que essa delação é correta", disse.

O presidente ainda disse acreditar que dificilmente as eventuais denúncias vão demorar para serem apresentadas. "A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está entrando com representação hoje (segunda-feira) para acelerar as investigações. Por isso, não creio que as denúncias venham só no ano que vem. Acho que virão rápido. E o governo está interessado em que tudo seja feito da forma mais rápida possível", afirmou.

Temer também admitiu que de fato as delações são estarrecedoras e preocupantes, principalmente porque transmitem uma imagem ruim do Brasil para o exterior. "Sob esse ponto de vista é péssimo." Mas ele disse que o País precisa seguir em frente. "O Brasil não pode parar. Temos reformas pela frente. Então (as delações) são estarrecedoras, mas não podem ser fator de paralisia. Agora precisamos deixar o Judiciário trabalhar", reforçou o presidente.

Sobre um possível acordão para paralisar com a Operação Lava Jato entre ele e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, Temer negou mais uma vez sua participação em qualquer pacto desse tipo. "Não tem conversa na direção de um possível acordão, FHC já negou. Fazer acordão para problema que está no Judiciário é inviável. Não participo e nem promovo", disse.

Reforma da Previdência

O presidente Michel Temer admitiu que, devido às mudanças no projeto de revisão da Previdência enviado ao Congresso, talvez seja necessário fazer uma nova reforma em 10 ou 15 anos. O projeto como concebido pelo governo era para durar de 30 a 40 anos, mas pode ser necessária uma nova reformulação em período menor.

Mas o presidente reafirmou que a reforma da Previdência será aprovada e que as adaptações são necessárias e são fruto da negociação com o Congresso. Ele ainda reforçou que as mudanças no projeto original não significam recuo.

Temer reconheceu, na entrevista, que o País vive um momento difícil por causa do conteúdo das delações da Odebrecht e aos inquéritos autorizados pelo STF, mas afirmou que seu governo está mobilizado para dar resposta positiva para o País. "Lava Jato faz seu trabalho, mas, na cabeça de alguns, pode indicar paralisia do País. Mas todo o governo está mobilizado."

Diante de perguntas sobre as dificuldades enfrentadas também no âmbito econômico, o peemedebista disse que assumiu o País depois de um "episódio traumático", o impeachment, e durante uma forte recessão.

O presidente então enumerou conquistas econômicas alcançadas em quase um ano de governo, como a aprovação da PEC do Teto, e voltou a citar a queda da inflação. "Brasil tinha 10% inflação e até o final do ano estará abaixo do centro da meta." Ele ainda garantiu que a reforma trabalhista será aprovada, principalmente porque foi resultado do diálogo entre trabalhadores e funcionários.

O presidente ainda rebateu a ideia de uma nova constituinte devido ao escândalo de corrupção, já que, segundo ele, as instituições estão funcionando normalmente. Ele, no entanto, defendeu uma reforma política. "O que vale é uma reforma política, que sairá invariavelmente e é fundamental para o País", disse

Jovens morrem em acidente ao sair de motel

JOVENS VÃO PARA O MOTEL E NA SAÍDA SÃO ATINGIDOS POR UM CAMINHÃO. OS DOIS MORREM NA HORA


 Cláudio André o Poeta



Dois jovens tiveram fim trágico após saírem de um motel localizado às margens da AL 220, próximo a cidade de São José da Tapera, sertão de Alagoas. Segundo informações,Jéfersson José Oliveira Andrade Santos e Marciana Santos de Melo, morreram no local do acidente. 

O motorista do Celta, na pressa, ao sair do motel, por volta das 04 horas da manhã dessa segunda-feira, 17/04, não prestou atenção e foi atingido por um caminhão que passava em frente ao motel.

A pancada foi tão forte, que o veículo que era ocupado pelos jovens, foi arremessado para fora da pista. Os dois jovens, com idades não reveladas, residiam no Bairro da Cohab de São José da Tapera e o caminhão Mercedes Benz, é da cidade de Senador Rui Palmeira. 

Segundo o motorista do caminhão, identificado pelo nome de Gilvan Caetano, foi inevitável o choque entres os veículos, pois, o motorista do Celta entrou de uma vez na pista de rolamento