terça-feira, 18 de abril de 2017

Cunha rebate Temer sobre impeachment de Dilma



Deputado cassado diz que Temer não falou a "verdade" sobre o ocorrido em encontro dois dias antes da abertura do processo de afastamento da petista




Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo

Em carta escrita do próprio punho, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba, afirma que o parecer do processo de impeachment de Dilma Rousseff foi submetido, antes da abertura, ao presidente Michel Temer. Cunha diz que Temer não falou, em entrevista no sábado (15), a "verdade" sobre o ocorrido em encontro dois dias antes da abertura do processo de afastamento da petista.


No sábado, Temer foi questionado sobre o papel de Cunha no impeachment e disse que ambos teriam conversado a respeito do encaminhamento na Câmara - e que Cunha dizia que arquivaria os pedidos se tivesse os votos do PT no Conselho de Ética. Cunha, por outro lado, afirma que Temer teve acesso ao parecer e deu aval sobre o conteúdo.

O deputado cassado também afirma que Temer se "equivocou nos detalhes" quando tratou de encontro com o ex-presidente da Odebrecht Engenharia Industrial Márcio Faria da Silva. Em delação, Silva diz que o presidente comandou reunião de acerto de propina de US$ 40 milhões, marcada por Cunha. Temer nega. O deputado cassado, porém, não contesta a versão de que não se falou de valores. O Planalto informou que não vai se manifestar.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Polícia Civil faz ação contra quadrilha suspeita de nove assassinatos no Grande Recife



'Operação Escudo da Juventude' foi deflagrada na manhã desta terça-feira (18), em Paulista e Olinda. A Justiça expediu 31 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.




Sede do Depatri - Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais, no bairro de Afogados, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), uma operação para prender suspeitos de integrar uma quadrilha apontada como responsável por nove assassinatos. O grupo, de acordo com a polícia, também tem envolvimento com tráfico de drogas e roubos, em Olinda e Paulista, no Grande Recife.


A ’Operação Escudo da Juventude’ é a nona ação de repressão qualificada desencadeada este ano em Pernambuco. Foram expedidos pela Justiça de Paulista 31 mandados de Prisão e 16 de busca e apreensão. Entre os mandados de prisão, 10 têm como alvos detentos capturados ao longo investigação e 21 são contra pessoas foragidas.


Participam da ação 120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A investigação foi supervisionada pela Chefia da Polícia Civil e coordenada pela Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), por meio da 8ª Delegacia Seccional e da Delegacia de Polícia do Janga.


Os alvos presos e todo material apreendido serão encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na Zona Oeste do Recife.


Estatísticas

Em março de 2017, mais de 17 pessoas foram assassinadas por dia em Pernambuco. A média foi de 17,6 homicídios. Ao todo, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgados no site, foram registrados 548 crimes violentos letais intencionais (CVLI) no período de 31 dias.


No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 1.522 assassinatos no estado. Isso significa um terço do total de homicídios notificados em todo o ano de 2016. O número da violência do terceiro mês de 2017 é 38% maior do que o de março do ano passado, quando foram contabilizadas 395 mortes.


Em 2016, em todo o estado, foram registrados 1.057 homicídios nos primeiros três meses, com 4.479 durante todo o ano. Esses números foram 15% maiores do que os registrados em 2015, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social.


Este ano, o interior do estado foi a região em que houve o maior número de homicídios, com 828 mortes durante os primeiros três meses. Logo em seguida, vem a Região Metropolitana do Recife, com 454 e, sozinha, a capital foi palco de 240 assassinatos


Barragens do interior de Pernambuco voltam a armazenar água após chuvas



Em Custódia, a barragem de Marrecas conseguiu acumular 1,4 milhão m³ de água, o que corresponde a 6,49 % da capacidade total.

Por G1 Caruaru



Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira (Foto: Divulgação/Compesa)

Três barragens localizadas no Sertão e uma no Agreste de Pernambuco voltaram a armazenar água após chuvas serem registradas na última semana. Em Custódia, a barragem de Marrecas - que estava em colapso desde novembro de 2014 - conseguiu acumular nesta segunda-feira (17) 1,4 milhão de metros cúbicos de água, o que corresponde a 6,49 % da capacidade total, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).


Ainda segundo a Compesa, a barragem de Brotas, situada em Afogados da Ingazeira estava inoperante há oito meses e acumulou 20% da capacidade total. Já em Panelas, a barragem de São Sebastião, que entrou em colapso em fevereiro deste ano, recuperou 20% do volume.


"Com o volume acumulado na barragem de Marrecas, a Compesa pretende, dentro de 20 dias, restabelecer o sistema e fornecer uma vazão de 22 litros de água por segundo para o abastecimento da cidade, possibilitando a redução do rodízio atual, que é de cinco dias com água e 23 dias sem, para três dias com água e 16 dias sem", informou a assessoria de imprensa.




Barragem de Marrecas, em Custódia (Foto: Divulgação/Compesa)

Até o final desta semana, os moradores de Panelas, no Agreste, voltam a receber água nas torneiras, já que a barragem de São Sebastião está com 20% do volume, conforme destacou a Compesa.


A barragem de Jucazinho, o principal reservatório do Agreste, localizada em Surubim, permanece em colapso. Não choveu na região o suficiente para alterar o quadro do manancial que secou em novembro do ano passado


Filho mata pai a facadas após briga em Caruaru



Crime aconteceu no Bairro do Salgado. Filho tinha constantes desentendimentos com o pai por causa de agressões contra a mãe dele.

Por G1 Caruaru

Um jovem de 17 anos agrediu e matou o pai, de 41 anos, a facadas na noite desta segunda-feira (17) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo informações da esposa da vítima, os dois não se entendiam devido a bebida. Várias brigas aconteceram antes do crime, já que segundo ela, o filho a defendia das agressões do marido.


O crime aconteceu na Travessa José Bernardino de Carvalho, no Bairro do Salgado. A polícia informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para atender a ocorrência, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Regional do Agreste


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Em Caruaru, medicamento que auxilia transplantados segue em falta na Farmácia de Pernambuco



Secretaria de Saúde do Estado disse que vai fazer a distribuição do remédio 'nos próximos dias'.

Por G1 Caruaru



Farmácia de Pernambuco em Caruaru não recebeu o medicamento Micofenolato de Sódio (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

O medicamento Micofenolato de Sódio, de 360mg, segue em falta na Farmácia de Pernambuco. O professor André Filipe, de 35 anos, relatou ao G1 no dia 11 de abril que o remédio estava em falta. Ele é transplantado renal há quatro anos e retira a medicação uma vez por mês.


Na data, a direção da farmácia informou por meio de nota que estava prevista para o dia 13 de abril a entrega de um novo lote do medicamento, que é fornecido pelo Ministério da Saúde. André Filipe procurou a farmácia nesta segunda-feira (17) e mais uma vez foi informado que o remédio está em falta.


De acordo com o professor, o produto só pode ser encontrado em farmácias especializadas e serve para fazer com que órgão do transplantado funcione e que não seja preciso passar pelo processo de hemodiálise.


"Na semana passada prometeram uma data para a chegada e não tinha. Retornei nesta segunda e disseram que não sabiam de nada. Ficou por isso. Procurei o Ministério Público, que entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, que informou que ia organizar a entregar. Não tenho nem palavras para descrever isso, os transplantados precisam do medicamento todos os dias", disse André.


Por meio de nota, a direção da farmácia se pronunciou dizendo que "a Farmácia do Estado esclarece que recebeu, na última quinta-feira (13.04), do Ministério da Saúde (MS), um novo lote do medicamento Micofenolato de Sódio. Assim, a distribuição para as unidades da Região Metropolitana e do Interior deve ser iniciada já nos próximos dias, de forma a não prejudicar os usuários Sistema Único de Saúde (SUS)"


Delações da Odebrecht: Eduardo Campos é citado em depoimento sobre irregularidade na obra do Adutor Pirapama



Ex-executivo João Pacífico relatou esquema de fixação artificial de preços para realização de obra. Delator citou ainda repasse de R$ 5 milhões em vantagem indevida entre 2007 e 2012.

Por G1 PE



Sistema Adutor Pirapama é citado em delação premiada (Foto: Reprodução/TV Globo)

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente de avião em 2014, é citado em delações premiadas enviadas pela Procuradoria-Geral da República ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na petição 6.724, o delator João Antônio Pacífico Ferreira, ex-diretor da Odebrecht, fala sobre um esquema de fixação artificial de preços na obra do Adutor Pirapama, no Grande Recife.


Segundo os relatos, diversas empresas abusaram de seu poder econômico e formaram ajuste para fixar artificialmente preços e controlar o mercado na obra do Adutor Pirapama. Há menção de que Campos tinha ciência do ajuste, consentiu e, possivelmente, agiu para a concretização, segundo os depoimentos. Carlos Fernando do Vale Angeiras, subordinado à época de Pacífico, reforçou os relatos em sua delação premiada.


Pacífico relatou ainda, em seu depoimento, que o então governador Eduardo Campos e seu interlocutor, Aldo Guedes, solicitaram e receberam, a pretexto de campanhas políticas, vantagem indevida consistente em 3% do contrato para a Odebrecht, entre os anos de 2007 e 2012. A soma seria de R$ 5 milhões.


Há a menção ainda, na petição, de que outras empresas teriam também pago cotas de propina. Pacífico e Angeiras citam em seus depoimentos os relatos de que as empresas esperavam, com os pagamentos, determinar os agentes públicos à prática ou omissão de atos de ofício, particularmente os que pudessem dificultar a execução do contrato.


A petição foi encaminhada para a Justiça Federal em Pernambuco por causa da ausência de foro dos citados. São as instâncias inferiores que decidirão se as citações merecem ser investigadas, juntadas a alguma investigação já em curso ou, simplesmente, arquivadas por falta de provas.


Respostas

A assessoria de imprensa do PSB reiterou, nesta segunda (17), o conteúdo da nota enviada na quarta-feira (12). No texto, o partido afirma que apoia a quebra do sigilo das delações dos executivos da Odebrecht e reafirma a confiança em todos os filiados mencionados na lista.


O PSB também reafirma sua solidariedade à família do 'nosso ex-presidente nacional Eduardo Campos, citado sem condições de se defender". A sigla declara sua decisão de 'atuar em todas as instancias para que seu nome e sua honra jamais sejam maculados".


O G1 entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), reponsável pela obra do Adutor Pirapama, e aguarda nota sobre o assunto. A reportagem tentou entrar em contato com o advogado de Aldo Guedes, Ademar Rigueira, mas foi informada de que ele está em reunião e retornará a ligação assim que ficar disponível.


Dois homens e uma mulher suspeitos de mais de dez assaltos são presos na Zona Oeste do Recife



Trio foi preso próximo ao Mercado de Afogados nesta segunda (17). Sem dinheiro nem celular, vítima de assalto esperou oito horas até a delegacia abrir para poder reportar o crime.

Por G1 PE


A Polícia Civil prendeu, na manhã desta segunda-feira (17), um trio suspeito de assaltar um transeunte durante a madrugada no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Sem dinheiro e sem celular, a vítima esperou cerca de oito horas até a abertura da delegacia do bairro para fazer o Boletim de Ocorrência e, em seguida, os policiais identificaram e efetuaram a prisão de dois homens e uma mulher. Segundo o delegado responsável pelo caso, Igor Leite, já havia, pelo menos, dez outras ocorrências ligadas aos detidos.


O crime, segundo Leite, aconteceu por volta da 00h30. “Primeiro, uma mulher ofereceu um programa à vítima para tentar distraí-lo e levá-lo para um lugar ermo. Enquanto ela pedia um cigarro, os outros dois chegaram e, com uma faca, renderam o rapaz e levaram os pertences dele”, explica o delegado. O trio levou um celular, cerca de R$ 90 e dois quilos de carne, que seriam levados à casa da namorada da vítima.


“Depois do assalto, a vítima acompanhou o trio de longe e percebeu que eles eram usuários de crack e moradores de rua”, conta Leite. Sem condições de pegar um ônibus após o assalto e depois de não ter tido sucesso ao tentar entrar em contato com a polícia, a vítima esperou cerca de oito horas até a abertura da delegacia do bairro para reportar o crime.


Após a abertura da delegacia, às 8h desta segunda (17), os policiais fizeram diligências até encontrar o trio, nas proximidades do Mercado de Afogados. Sem antecedentes criminais, os três foram encaminhados à Central de Plantões, no bairro de Campo Grande, e, na terça (18), seguem para uma audiência de custódia.


Abrigo São Vicente de Paula terá grande evento beneficente

EM PROL DO ABRIGO: Batista Lima, Mourinha do Forró e integrantes da Banda Eva e do Falamansa se apresentam em Show Beneficente, aqui em Garanhuns


 

Com o objetivo de carrear recursos para o Abrigo São Vicente de Paulo, será realizado, aqui em Garanhuns, o “Minha Vovó é Show”. O Evento, marcado para o dia 10 de maio, trará atrações Locais, Regionais e Nacionais, para único palco, que será montado no Campo da Aga, localizado na Avenida Rui Barbosa, Heliópolis. A expectativa de público, para a primeira edição do evento, é de 10 mil pessoas.



Os shows começarão às 19h e a infraestrutura disponibilizada ao público inclui tendas de alimentação e banheiros. A programação foi montada visando contemplar diversos gêneros musicais. Quem abre a noite de shows é o garanhuense Mourinha do Forró. Ainda se apresentarão Tato (do Falamansa); Tribo Cordel, Batista Lima, Felipe Pezonni (da Banda Eva), além de Marcus Menna (ex-integrante do LS Jack). Também existe a expectativa da inclusão de mais uma atração de nível nacional.



Todos os artistas que se apresentarão no evento doarão seus cachês em prol do Abrigo São Vicente de Paulo, que recentemente passou por necessidades em termos de alimentos para as internas. Os ingressos para o “Minha Vovó é Show” custarão R$ 30. Todo valor será revertido ao Abrigo. Os pontos de venda dos ingressos serão divulgados no transcorrer desta semana. (Com informações e imagens da Assessoria)