segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Prefeitura de Itaquitinga entrega mais 2 ambulâncias para a zona rural



A Prefeitura de ITAQUITINGA entregou  nesta manhã, segunda feira (21) duas ambulâncias que vão propiciar melhorias significativas no atendimento para a zona rural do município.
As ambulâncias são para as comunidades de Santo Antônio e Chã de Sapé. Segundo a secretária de Saúde, Jadiane Ricardo, a frota da zona urbana, que inclui hospitais e TFD (Tratamento Fora de Domicílio) hoje já é suficiente para atender a população, por isso a prefeitura está estendendo a assistência para a zona rural. “Nós estamos disponibilizando essas ambulâncias para essas localidades, para que essas populações dessas vilas possam ter esse suporte e os problemas que não podem ser resolvidos por lá sejam encaminhados para o Hospital Municipal e até da capital”.
Os veículos do Povoado Chá de Sapé e Santo Antônio são modelo Fiat Fiorino e Saveiro.
O Prefeito Geovani Oliveira esteve presente na entrega dos veículos é o recado deixou...
- Apesar das dificuldades, que não são poucas ... Deus sempre mostra caminhos. Estamos disponibilizando duas ambulâncias Zero Km nesse momento para Unidade Mista , Chã e Sapé e Santo Antônio......
Aviso aos incomodados : outras virão em breves dias , porque aqui é trabalho e dedicação as pessoas !!!
Ambulâncias Novas para todas as localidades. Compromisso com o povo. Obrigado Meu Deus!! Obrigado  minha gente !! Finalizou.





domingo, 20 de agosto de 2017

Governo estuda obra para revitalizar São Francisco usando Rio Tocantins

Foto: Ideflor-Bio/Divulgação

Amanda Miranda
Concluindo a transposição do São Francisco, o Ministério da Integração Nacional está analisando uma proposta do deputado federal pernambucano Gonzaga Patriota (PSB) para a revitalização do rio: o uso das águas do Tocantins para aumentar a sua capacidade. Hoje, o maior reservatório do Nordeste, Sobradinho (BA), tem apenas .

O parlamentar afirmou que se reuniu com o ministro Hélder Barbalho, que autorizou a elaboração do projeto de engenharia, depois de a viabilidade ter sido atestada em análise da empresa EngeSoft. Procurado pelo Blog de Jamildo, o ministério ainda trata o estudo como algo incipiente, mas previsto entre as ações da pasta. Na próxima quarta-feira (23), Barbalho tem uma audiência no Senado em que vai falar sobre a revitalização do São Francisco.

Apesar de a expectativa ser da construção de um canal, como acontece na transposição, as dimensões projeto seriam menores, segundo Patriota. A transposição custou até agora cerca de R$ 10 bilhões e chegou apenas à Paraíba, com previsão de atingir o Ceará e o Rio Grande do Norte só no ano que vem. Para trazer a água do Tocantins, porém, segundo o deputado, a estimativa é de um investimento de cerca de R$ 3 bilhões, antes da conclusão do estudo.

“É uma obra pequena em relação às outras que já começaram e estão quase feitas. Então, eu não vejo como o governo não fazer”, afirmou o socialista. “Tem que apertar o presidente da República.”

O deputado explica que o trecho mais oneroso previsto é em Tocantins, onde será necessário construir estações elevatórias, como há na transposição, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa com a Bahia. Nesse ponto, a água seria despejada na nascente do Rio Preto, de onde poderia seguir por gravidade até desaguar na Barragem de Sobradinho.

Patriota defende que parte do dinheiro para a construção do canal entre em R$ 600 milhões do Orçamento da União que, segundo ele, já estão previstos para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O parlamentar cobra a liberação da verba.

Apesar de só ter entrado no radar do ministério agora – e, de acordo com o deputado, do presidente Michel Temer (PMDB) -, o projeto foi apresentado pela primeira vez à Câmara em 1995 e ficou parado por 20 anos. Só em 2015 foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes. Em junho, Tadeu Alencar, também do PSB de Pernambuco, apresentou relatório favorável à matéria à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que, diante da denúncia contra o peemedebista e as reformas, ainda não votou.

Patriota argumenta que a precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1,6 milímetros, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro. No São Francisco, os índices são menores do que 600 milímetros ao ano. Além disso, o parlamentar frisa que a vazão média no primeiro chega a 13,6 metros cúbicos por segundo, enquanto no segundo é de 2.846 metros cúbicos por segundo – agora, Sobradinho tem 600 metros cúbicos por segundo, o que impossibilita a geração de energia e levou à proibição da captação em um dia da semana.

Foto: Divulgação

Além de aumentar a capacidade hídrica do São Francisco, que, a partir da transposição deverá abastecer mais três estados, o objetivo é de aumentar a navegabilidade. “A nossa preocupação, com transporte de carga para aquela região san franciscana, provém de uma tentativa para restabelecer o papel histórico que o rio São Francisco desempenhou no passado como traço de união entre o Norte e o Sul”, diz o projeto.

O parecer da comissão em que o projeto foi aprovado na Câmara prevê a inclusão da ligação entre as bacias do São Francisco – no rio Preto, na Bahia – e Amazônica – no Tocantins – no Plano Nacional de Viação. “Embora estejamos ainda em um período de nova adaptação política e econômica devido às inúmeras carências de infraestrutura para a ligação entre essas duas bacias, a proposta em questão é válida”, ponderou o relator, Leopoldo Meyer (PSB-PR). 

Acidente entre caminhão, viatura, caminhonete e moto deixa um morto



Batidas deixam o trânsito congestionado no km 62 da BR-232, em Pombos, na Mata Sul de Pernambuco

Por: Portal FolhaPE 


Acidente na BR-232Foto: Divulgação/PRF


Dois acidentes ocorreram por volta das 17h deste domingo, no km 62 da BR-232, em Pombos, na Mata Sul de Pernambuco, na descida da Serra das Russas, no sentido Recife. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, o primeiro envolveu um carro e uma moto e deixou o condutor da moto com um ferimento leve - o carro saiu do local. 

Na sequência, no mesmo local, um caminhão não conseguiu frear e acabou colidindo com o condutor da moto, que estava ferido e faleceu com o impacto. O caminhão atingiu ainda um carro da Polícia Rodoviária Federal, que estava atendendo o chamado do primeiro acidente, e uma caminhonete, que passava pelo local - em nenhum dessas batidas houve feridos. 

Ainda segundo a PRF, com os acidentes, o trânsito ficou bastante congestionado no local.


Acidente na BR-232Foto: Divulgação/PRF

Pernambuco o celeiro das obras inacabadas

Pernambuco se transformou em polo de obras inacabadas


Seis grandes empreendimentos enfrentam problemas de orçamento, corrupção e atraso


ADRIANA GUARDA



Refinaria Abreu e Lima ficou pela metade e depende de parceiro para ser concluída
Guga Matos/JC Imagem

Durante anos, Pernambuco se gabou de ser o maior polo de atração de investimentos do Brasil. No Estado, marcado pela cultura secular da cana-de-açúcar, brotaram uma refinaria de petróleo, um polo naval, um complexo petroquímico e uma planta de hemoderivados. Também passariam por aqui os trilhos de uma ferrovia, integrando parte do Nordeste; e os canais da transposição, prometendo acabar com a sede no Semiárido. Hoje, o Estado reforça o status do Brasil como o país das obras paradas. Corrupção, problemas de gestão, erros nos projetos e falta de recursos integram o rol de motivos que provocaram estouro nos orçamentos e cronogramas esticados em mais de uma década. As obras foram tocadas na fase de lua-de-mel do governo Lula (PT) com o PSB estadual. Às vésperas de eleições gerais no próximo ano, o novo presidente terá que encontrar alternativas para que os empreendimentos não se transformem em esqueletos do futuro.


A Refinaria Abreu e Lima (Rnest) é o caso mais crítico de explosão do orçamento e perspectiva de conclusão. O investimento inicial de US$ 2,5 bilhões foi multiplicado quase dez vezes (US$ 20 bilhões), e a Petrobras estima para 2023 a entrega da unidade em pleno funcionamento. Se o cronograma se confirmar serão 16 anos entre o início da construção e a operação. No centro das investigações da Lava Jato, a obra é apontada como a mais caro do mundo no setor (para esses padrões) e está funcionando pela metade. Em Pernambuco, o então diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa (delator na Lava Jato) chegou a dizer em visitas a Rnest que a obra não seria executada a qualquer custo, ameaçando fazer licitação internacional para frear pedidos de aditivo das empreiteiras. Mais tarde, a Polícia Federal descobriria o esquema de propinas.

CRISE

Sem dinheiro em caixa para concluir a Rnest, a petrolífera só vai retomar a construção com um parceiro. “Para conseguir esse investidor, a Petrobras terá que ser transparente na política de preços dos combustíveis, evitando ingerência política como aconteceu no governo Dilma, que congelou os valores”, analisa o professor da PUC-Rio, Alfredo Renault.

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O mercado não descarta a possibilidade de a Rnest ser vendida, a exemplo do que aconteceu com a Petroquímica Suape (outro exemplo de prejuízo aos cofres públicos). A construção do complexo custou R$ 9 bilhões e está sendo vendido à mexicana Alpek por R$ 1,2 bilhão. “O problema não foi o valor da venda, que estava dentro da expectativa de mercado, mas o custo da obra”, diz o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e vice-governador, Raul Henry, lembrando que o TCU apontou superfaturamento no projeto. Na PQS, os erros não se limitaram ao orçamento. Uma birra política deixou a Petrobras sozinha no empreendimento. A estatal desistiu da parceria com a italiana M&G, procurou outro sócio, mas não conseguiu.

A retomada da indústria naval foi outro projeto que desandou. O ex-presidente Lula queria ver tremular a bandeira brasileira nas embarcações da marinha mercante, em vez de importar. Na época, a ministra Dilma Rousseff recebeu o “apelido” de madrinha do setor. O plano era descentralizar a produção, construindo estaleiros pelo Brasil. Pernambuco recebeu o Atlântico Sul e o Vard Promar, mas as encomendas estavam todas ancoradas na Petrobras (por meio da Transpetro), e a corrupção também chegou ao setor.

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foi acusado de receber propina, e a empresa Sete Brasil (criada para comprar navios-sonda para o pré-sal) se transformou numa espécie de filial do petrolão. Em crise, a Petrobras cancelou um pacote de sete navios com o EAS, que só tem projetos até 2019. O estaleiro tenta conseguir novos clientes para manter viva a indústria naval, que naufragou no resto do País. “Os governos precisam manter os investimentos ativos, mesmo que o retorno demore mais a vir. Porque quando a crise passar as condições serão mais favoráveis para voltar a crescer”, alerta o economista da Fiepe, Thobias Silva.

Delegado baleado nesta manhã no Recife

DELEGADO DE POLÍCIA É BALEADO EM TIROTEIO NO RECIFE NA MANHA DESSE DOMINGO (20)


Delegado Rodolfo Bacelar, foi ferido mas passa bem.

Mais um ato de violência foi registrado no Recife.

Um tiroteio ocorrido nesse domingo (20), por volta das 11 horas da manhã, na Rua Agenor Alves, bairro de Boa Viagem no Recife, deixou o saldo de um bandido morto e um outro preso, além de um delegado de Polícia Civil ferido.  

De acordo com as informações iniciais, o Delegado Rodolfo de Araújo Bacelar, que já foi titular das Delegacias de Gravatá, aqui no Agreste de Pernambuco e também em Vitória de Santo Antão, entrou em confronto com os meliantes, quando sofreu uma tentaiva de assalto. Durante o episódio, um outro delegado também ajudou Bacelar. 

Um dos bandidos foi baleado, chegou a receber os primeiros socorros na UPA da Imbiribeira e não resistindo ao ferimentos, veio a óbito.

 O segundo elemento foi preso após a ação.

O Policial Civil também foi atendido na mesma Unidade e está sob cuidados médicos. Ele foi atingido por disparos na cintura e no braço, mas durante o socorro médico, enviou mensagens de áudio via whatsapp a outros policiais, nas quais fala da sua condição e os instrui a tentar prender o segundo bandido, o que foi feito pelas equipes.

Na gravação, o delegado Bacelar disse que estava passando bem.

Acidente na PE-218, em Terezinha, mata marido, esposa e criança de três anos



Foto: Blog do Cláudio André, o Poeta


Um acidente na Curva da Catarina” na PE-218, em Terezinha, ocorrido no início da noite deste sábado, 19 de agosto, deixou um saldo trágico de três mortos. No local não havia testemunhas, mas, de acordo com a Polícia Militar, as três vítimas vinham de moto e uma Pajero teria se chocado com a moto. O carro foi encontrado próximo ao local do acidente, mas estava trancado e o dono não foi localizado. Com o impacto, as vítimas foram arremessadas para longe uma das outras e da moto onde estavam. 

As vítimas fatais são: Reginaldo Matias dos Santos, 41 anos, residente na Rua Cel Francisco Matias, Nº S/N - Terezinha; Adriana Ferreira dos Santos, 40 anos,residente na Rua Cel Francisco Matias, Nº S/N, também em Terezinha e uma criança de apenas três anos, identificada como Jones Guilherme Ferreira da Silva. Os adultos eram eram marido e mulher e a criança, segundo informações,  era sobrinho da mulher que faleceu. Na hora do acidente eles regressavam de Bom Conselho onde tinham ido visitar alguns familiares. Os corpos foram encaminhados ao IML.

Vítimas fatais: Foto- Blog de Cláudio André, o Poeta

VeC Garanhuns

Pernambucano de Brejão radicado em Garanhuns vence a Meia Maratona Internacional do Rio

JOSÉ MÁRCIO LEÃO VENCE MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO
Nascido em Brejão e radicado em Garanhuns, o atleta José Márcio Leão venceu a Meia Maratona do Rio de Janeiro na manhã deste domingo, dia 20.
O triunfo do Corredor treinado por Adejilson Mendes, o Bingo, e patrocinado pela Prefeitura de Garanhuns, foi transmitida “ao vivo” pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular. A vitória de Leão, que integra a equipe do Cruzeiro, faz Garanhuns relembrar das conquistas de Marcos Antônio Pereira, que também venceu a tradicional prova realizada na Cidade Maravilhosa.





Paulo Câmara gasta mais de R$ 400 mil só com assinaturas do Jornal do Commercio

Sem crise, Paulo Câmara


O governador Paulo Câmara ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, num momento de intimidade com o empresário e dono do Jornal do Commercio, João Carlos Paes Mendonça


De acordo com matéria publicada no Blog de Noelia Brito, o governador Paulo Câmara vem mostrando que dinheiro não é o problema, pois, por intermédio da Secretaria de Educação, comandada pelo socialista Milton Coelho, ex-presidente do PSB, acaba de liberar um gasto de R$ 410.238,64 com 812 assinaturas do Jornal do Commercio para serem distribuídas entre as bibliotecas das escolas da Rede Pública Estadual.

Ainda de acordo com a matéria da Blogueira, o processo das assinaturas contou com uma inexigibilidade de licitação, o que quer dizer que não houve licitação, decisão está ratificada no dia 16/08/2017 pela Gerência Geral de Licitações da Secretaria comandada por Milton Coelho.

Em plena era da internet e num governo que se gaba de investir tanto em tecnologia, causa espécie tamanho gasto com assinaturas de um único jornal, impresso, para ser distribuído em bibliotecas das escolas estaduais.

Mas quando o dinheiro está sobrando, gestores procuram com que gastar para justificar, perante o Tribunal de Contas, que atingiram os limites mínimos de gastos com Educação. Unindo assim o útil ao agradável...