domingo, 10 de dezembro de 2017

Câmaras Municipais pesam na conta dos prefeitos de Pernambuco



Prefeituras com menos de 100 mil habitantes transferem para Câmaras quase metade do que gastam em saúde.




Por: Redação PortalPE10 | Fonte: Diário de Pernambuco

Em qualquer congresso de prefeitos, o discurso é quase sempre o mesmo: crise, falta de dinheiro. Os gestores reivindicam, principalmente, o aumento de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), alegando que a maioria dos governos são financiados por recursos federais e estaduais, não têm fonte de receita capaz de bancá-los, como indústria ou oferta de serviços, como turismo. O que muitas pessoas não sabem é que o crescimento do FPM (uma transferência constitucional da União) também favorece a determinadas Câmara de Vereadores, como tem acontecido com 14 cidades pernambucanas, a maioria do Sertão, onde os gastos per capita para manter o Poder Legislativo são maiores que a média nacional (R$ 104,43%).


O Poder Legislativo de municípios com até 20 mil habitantes tem pesado no caixa dos governos, mas os prefeitos não falam explicitamente sobre o assunto para não contrariar os vereadores, que são potenciais aliados. Segundo levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a média nacional de despesa por habitante com as câmaras, nesses pequenos municípios, é de R$ 104,43 por ano. Em tese, isso significa que um cidadão ou cidadã que recebe um salário-mínimo de R$ 973 paga o valor mencionado para que a Câmara de Vereadores funcione. É um imposto invisível, quase secreto.

No município de Itacuruba, o segundo menor de Pernambuco, acima apenas de Ingazeira, uma pessoa gasta R$ 270,06 com o Legislativo anualmente, mais que o dobro da média nacional. Além de Itacuruba, em outros 13 municípios do estado, como Ingazeira, Camutanga, Calumbi, Itapissuma, Solidão, Paranatama, Quixaba, Granito, Floresta, Terezinha, Itamaracá, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho), a despesa com o Legislativo por pessoa extrapola os índices nacionais.

A distorção tem uma origem a partir da Emenda Constitucional número 25/2000, que acrescentou o artigo 29-A na Constituição Federal e o texto foi alterado posteriormente pela EC número 58/2009. Na prática, 7% da receita de cada cidade com até 100 mil habitantes vai obrigatoriamente para o Legislativo municipal. São contas salgadas: a prefeitura enquadrada neste critério é obrigada a investir 7% da receita numa única câmara de vereadores, quase a metade do que é usado na saúde municipal (15%). E os municípios de menor população são os que mais gastam. No ano passado, quando o FPM teve um leve aumento de cerca de 7% por conta dos recursos da repatriação, esse repasse também chegou às câmaras, que muitas vezes funcionam apenas um dia por semana para votações de projetos.

A situação é tão delicada que a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CABC), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, defende a mudança da legislação, mas ainda não encontra voz nos parlamentares. O estudo propõe que o Legislativo deveria receber um percentual da receita própria da prefeitura – sem contar com as transferências constitucionais recebidas dos estados e da União. Com isso, o Executivo teria mais recursos para investir em outras áreas carentes, mas o tema é tabu para os vereadores.

O estudo do CABC tomou como base 3.762 municípios do Brasil que prestaram informações ao Tesouro Nacional. O levantamento mostrou que 19% desse total gastaram mais a título de despesas legislativas em 2016 do que conseguiram gerar com suas receitas próprias. Caso a proposta venha a ser implementada, a CACB calcula uma economia de R$ 11,34 bilhões para o total dos municípios.

Quase metade da população de Itacuruba recebe meio salário-mínimo, segundo o IBGE, e a cidade enfrenta muitas dificuldades com problemas de saúde. Muitas pessoas na cidade sofrem de depressão por conta de problemas econômicos e pelo fato de a cidade ter mudado de lugar.

Quase metade da população de Itacuruba recebe meio salário-mínimo, segundo o IBGE, e a cidade enfrenta muitas dificuldades com problemas de saúde. Muitas pessoas na cidade sofrem de depressão por conta de problemas econômicos e pelo fato de a cidade ter mudado de lugar.

Em Itacuruba, despesa per capita com Legislativo é de R$ 315,18

O município de Itacuruba, cerca de quatro quilômetros do São Francisco, é conhecido como “Jardim do Sertão”. A temperatura pode chegar a 40 graus em alguns dias do ano e a cidade já teve dez vezes mais suicídios que a média nacional, em 2014, cuja taxa era de 6 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes. A média salarial é 1,8 salários-mínimos - não chega a ser um dos mais pobres do estado -, mas 45% da população recebe menos de meio salário mínimo, segundo dados do IBGE. 

Nenhuma dessas dificuldades, no entanto, pesa quando a prefeitura é obrigada, pela Constituição, a enviar 7% de sua receita para a Câmara, sob pena de o prefeito ser punido se não o fizer. Somente em 2016, na gestão passava, o Legislativo de Itacuruba recebeu R$ 1,2 milhões do Executivo. Foi quase a metade do valor empenhando para a saúde naquele mesmo período, de R$ 3,8 milhões, o que mostra a distribuição injusta.  No interior, especialmente, é comum as pessoas procurarem o Sistema Único de Saúde para realizar tratamentos médicos. 

Os moradores de Itacuruba enfrentam sérios problemas de depressão, causados pela mudança do local da cidade, a partir de uma  inundação causada pela instalação de usina hidrelétrica, na década de 1980. Mas os gastos com os  nove vereadores são tão altos quanto os da saúde. A folha de pagamento mensal deles gira em torno de R$ 36 mil por mês e eles têm disponível mais R$ 37 mil para contratar comissionados. 

Segundo o presidente da União de Vereadores de Pernambuco, Josinaldo Barbosa, a luta para reduzir os repasses obrigatórios para as câmaras não está em debate. Ele diz que, se existir, essa discussão deve ser feita pelo Congresso Nacional. Ao ser informado que a FNP estava discutindo o tema, o vereador disparou. “Esses repasses estão na Constituição. Como é que o vereador vai bulir nisso? Os prefeitos falam porque não gosta de vereador”. (A.M)

No Legislativo ipojucano, bancadas de vereadores são de mármore. Só no ano passado, a Câmara gastou R$ 38 milhões. Foto/divulgação

Ipojuca no top 10 de gastos no Nordeste

 A Legislação atual de distribuição de recursos das prefeituras para as Câmaras também provoca uma distorção em períodos de expansão econômica, segundo levantamento da Frente Nacional de Prefeitos. Quando os municípios estão em crescimento, o aumento da receita também é repassado em forma de duodécimo para a Câmara de Vereadores. É por esse motivo que o município de Ipojuca, no litoral Sul, aparece em primeiro lugar no ranking estadual, em gastos com a Câmara. Por lei, a Prefeitura de Ipojuca teve que transferir o equivalente a R$ 38,7 milhões para o Legislativo municipal em 2016. Os dados foram levantados no site Compara Brasil, lançado recentemente.

A quantidade de recursos investido na Câmara de Ipojuca coloca o município entre os 10 que mais gastam com vereadores no Nordeste. A despesa por habitante com o Legislativo ipojucano é de R$ 416,68 por ano. É destoante para uma cidade onde 44% do rendimento nominal per capita é de até meio salário-mínimo e 12 vereadores são privilegiados. Nessa cidade da Região Metropolitana do Recife, as bancadas dos vereadores são de mármore. Mas quase a metade dos domicílios não tem esgotamento sanitário adequado. Para o grau de riqueza do município, é de espantar que ele esteja em 52º (dos 184 do estado) na taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade. 

Embora 70% das Câmaras tenham reduzido os gastos em 2016, Ipojuca aumentou 6,16% em relação ao ano de 2015. Cidades que possuem acima de oito milhões de habitantes, por sua vez, são obrigadas a destinar 3,5% do que arrecadam ao Poder Legislativo, isso incluindo o FPM e também uma fatia do famoso Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O presidente da Câmara Municipal de Ipojuca, José Ricardo de Souza, não deu retorno à reportagem.

Recife  - A capital de Pernambuco está em oitavo lugar no ranking nacional das que gastam com vereadores por habitantes. A despesa per capita com a Câmara do Recife foi de R$ 83,65 no ano passado, mas com uma redução em relação a 2015, quando o valor foi de R$ 88,81. O Legislativo municipal recebe 4,5% da receita do município. No ano passado, esse poder recebeu R$ 135,9 milhões do Executivo, em repasses obrigados por lei.

Segundo pesquisa feita Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, os gastos com as Câmaras ajudam cidades a não bancar serviços essenciais para a população, como saúde, educação e transporte. A entidade ressalta, ainda, que mais de 30% dos municípios pecam na falta de transparência para explicar esses gastos.

 

Repasses são sempre intocáveis

Os gastos com despesas de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional pesam no bolso de todos os eleitores. Mas, quando se fala em cortes, as lideranças políticas não pensam em reduzir seus benefícios. Segundo o professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Elton Duarte Batalha, o debate sobre a atual reforma da Previdência mostra o quanto os privilégios dos políticos continuam intocáveis. Da mesma forma que os parlamentares não aceitam discutir uma lei para diminuir o duodécimo, eles não mexem na aposentadoria deles – muitos ganham acima de R$ 33 mil. 

Mestre e doutor em direito do trabalho pela USP, o professor dá um exemplo didático sobre a falta de solidariedade dos políticos. Imagine que uma mulher trabalhe, ganhe acima de R$ 5 mil, e seu companheiro, que também contribui com o INSS, venha a falecer bem antes dela. Quando essa mulher se aposentar, ela não poderá ganhar o teto máximo do INSS, que é R$ 5 mil, e juntar com a pensão do companheiro, porque a aposentadoria e a pensão não poderão ultrapassar dois salários-mínimos. “Em vez em vez de todo mundo contribuir com uma parcela do sacrifício, esse sacrifício não é suportado por quem poderia suportar a maior parte, que são os mais privilegiados do sistema”, declara Elton. (A.M)

Em meio à crise, gastos aumentam em Salgadinho

No município de Salgadinho, a 84 quilômetros do Recife, no Agreste pernambucano, o maior drama da população é a falta de água, um sofrimento que já dura mais de dois anos. Com pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade era abastecida pela barragem de Jucazinho (interditada) e o prefeito José Soares, conhecido como Zé de Veva (PMDB), se vira em mil para abastecer a população com carros-pipas, furar poços artesianos, incentivar o turismo e manter a saúde em dia. Foram investidos mais de 15% da receita municipal na saúde em 2017, mais do que manda a Constituição Federal. O esforço dele tem sido tão reconhecido que, segundo aliados, sua popularidade passou dos 80% no primeiro ano de mandato. 

O que pouco se fala é que, de toda receita do município (tudo que a prefeitura arrecada e mais as transferências constitucionais, como FPM), 7% vai para a Câmara Municipal de Vereadores. E os vereadores têm que gastar os recursos entre eles, não podem investir. Os gastos per capita com o Legislativo de Salgadinho foi de R$ 99,76 em 2016. O jogo ainda não mudou de lá para cá e o presidente Jeosadaque Bargosa Salgado, conhecido como Joia (PMDB), reelegeu-se para o mesmo cargo . 

Ao contrário de 70% das câmaras do país, a de Salgadinho aumentou os gastos em 19%. Recebeu R$ 1 milhão no ano passado de recursos, contra R$ 885,23 mil de 2015. Já este ano, mesmo diante da crise, os gastos com a câmara dessa charmosa cidade, conhecida pelas águas termais, vai chegar a R$ 1,118 milhão, um acréscimo de R$ 200 mil. 

O vereador Joia responsabiliza o Congresso Nacional pelas distorções do que recebem as câmaras de todo o país e tem facilidade de enxergar os benefícios das outras Câmaras, não a sua, a sua não. Ele diz que não é obrigação dos vereadores lutar pela diminuição dos repasses do duodécimo ou pelo menos devolver parte dos recursos para a prefeitura no final do ano.  “Não devolvemos recursos não”, explica ele. 

“Nossa câmara é pequena, nosso salário é cerca de R$ 5 mil. Se fosse a Câmara de Ipojuca... Não sei nem como é que eles gastam aquele dinheiro”. Indagado se acha injusto que a câmara receba quase metade do que se gasta na saúde, ele responde: “não acho injusto”. (A.M)

Jorge Petribu defende participação de empresários na política

Foto: Leo Motta/JC Imagem


Amanda Miranda

“Há a necessidade de a gente participar da política”. Foi o que afirmou o empresário Jorge Petribu, entrevistado neste sábado (9) pelo cientista político Antonio Lavareda no programa 20 minutos, da TV Jornal. “O empresário tem que pensar primeiro no Brasil, depois no negócio dele. Eu acho que você não sobrevive seu negócio se o Brasil não sobreviver.”

Para Petribu, é necessário alimentar um patriotismo. “É um conceito, de ser mais patriótico do que ser empresário. O patriotismo deve que vir em primeiro lugar para todos nós, desde o operário até o presidente da República”, defendeu.

O empresário fez coro às críticas à interferência do governo nas empresas. “Eu acho que o tamanho do Estado é um dos fatores de a economia não ser sustentável. Porque toda crise política reflete na crise econômica porque o Estado está muito dentro da economia”, argumentou. “Se o Estado estivesse mais fora da economia, a economia independia da política, haja vista a Itália, que tem anos de ter troca de 20 primeiros-ministros e não tem essa crise econômica como tem no Brasil”, comparou.

Petribu considera, porém, que há um distanciamento entre a classe política e a empresarial. “Estamos muito distantes dos empresários. Acho que falta interação. Como falta interação da universidade com as empresa, salvo o Cesar.”

Petribu criticou duramente a classe política em maio, após a divulgação do áudio de JoesleyBatista com o presidente Michel Temer (PMDB). O empresário se disse “traído”. “Acho que todos nós, não só eu como toda a sociedade civil, estamos indignados com a situação do País”, afirmou.

Três meses após apoiar intervenção militar, general do Exército é afastado

Em setembro, Mourão foi criticado ao declarar, em nome do Exército, que, 'diante da crise enfrentada pelo país, pode haver uma intervenção militar'

por Correio Braziliense


General do Exército Antonio Hamilton Mourão. Crédito: Correio Braziliense/Reprodução

O general Antonio Hamilton Mourão, defensor da intervenção militar no Brasil, foi afastado do cargo que ocupava no Exército Brasileiro (EB). Segundo documento obtido pelo Correio, o militar foi movimentado para a Secretaria-Geral do Exército neste sábado (9/12). O ofício, elaborado pela Força, incumbe o comandante do EB, general Eduardo Villas Bôas, a informar o ministro da Defesa e o presidente da República da decisão.


Em setembro, Mourão foi criticado ao declarar que, "diante da crise enfrentada pelo país, pode haver uma intervenção militar caso a situação não seja resolvida pelas próprias instituições". A afirmação foi feita em palestra realizada na Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília, após o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciar pela segunda vez o presidente Michel Temer, por participação em organização criminosa e obstrução de Justiça.

Embora tenha sido afastado de suas funções, o general vai continuar recebendo remuneração, por ser "oficial de carreira". A mudança, no entanto, é vista como uma punição da Força, mais especificamente de Villas Bôas, pelas declarações controversas de Mourão. Desde o caso ocorrido há três meses, uma equipe estuda alternativas discretas para fazer com que Hamilton Mourão perca visibilidade, mas ele só foi retirado do cargo após falar, na última quinta-feira (7/12), sobre a possibilidade de atuação das Forças Armadas caso haja uma situação de "caos" no país.

Ele comentou a situação a uma plateia no Clube do Exército, onde estava a convite do grupo Ternuma (Terrorismo Nunca Mais). Sua palestra, com o tema "Uma visão daquilo que me cerca", reuniu críticas aos governos Lula e Dilma Rousseff (ambos do PT) e também a Michel Temer (do PMDB).

Em outubro de 2015, Mourão já havia protagonizado outro episódio polêmico, ao criticar o governo e a então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ele perdeu o Comando Militar do Sul e foi transferido para a Secretaria de Economia e Finanças, um cargo burocrático. Pelo Regulamento Disciplinar do Exército, Mourão poderia ser punido por dar declarações de cunho político, sem autorização de seu superior hierárquico.

Carro capota e deixa dois mortos em Palmares

CARRO CAPOTA, DEIXA DOIS MORTOS E DOIS FERIDOS EM PALMARES

Duas pessoas morderam e duas ficaram feridas após um carro capotar na manhã deste sábado (9), na rodovia BR-101, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

As vítimas trafegavam em um veículo Gol, cor cinza, placas KJR-8470, quando o condutor identificado como, José Junio da Silva Marques, de 35 anos, perdeu o controle e o carro capotou. No acidente morreram o motorista e a sogra dele Celia Maria Batista Lira, de 43 anos, os feridos foram uma criança de 5 anos e um homem de 51 anos.

Os feridos foram socorridos para o Hospital Regional de Palmares, os mortos recolhidos para o Instituto de Medicina legal (IML) de Caruaru.

Grande apreensão de aves na feira de Garanhuns

Cipoma apreende mais de 300 animais silvestres na feira da Ceaga, em Garanhuns/PE





Policiais Militares da CIPOMA realizaram neste sábado (09/12) uma fiscalização ambiental conjunta com a CPRH, objetivando coibir a ocorrência de crimes ambientais (tráfico, comércio, caça e cativeiro ilegal de animais silvestre), no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco. Na ação mais de 300 aves foram apreendidas, sendo cinco suspeitos encaminhados para uma delegacia da Polícia Civil. 

A apreensão se deu após cidadãos denunciarem o comércio ilegal de pássaros silvestre na Central de Abastecimento de Garanhuns - CEAGA.

Durante a operação cinco suspeitos foram detidos. Com eles foram apreendidos: 51 Galos de Campina, 21 Papa capim, 11 Catetés, 05 Sabiás, 01 Bem-te-vi, 01 Canário da Terra, 01 Concriz, 02 Casaca de Couro, 03 Cravinha, 04 Golinha, 02 Vem-Vem, 03 Mané Mago, 01 Tiziu e um Periquito verde.


Durante a mesma operação os policiais da CIPOMA ainda apreenderam mais 225(duzentos e vinte e cinco) aves da fauna. Entre as espécies apreendidas estão: 21(vinte e um) Papagaios e 08 (oito) Maracanã. O proprietário das aves não foi localizado, sendo esse, segundo a Cipoma,  o maior biotraficante da região

Motorista provoca acidentes em série e foge em Garanhuns

SEIS PESSOAS FERIDAS: Motorista provoca grave acidente de trânsito abandona o veículo e foge em Garanhuns/PE




Um grave acidente foi registrado no final da noite deste sábado 09 de dezembro de 2017, em Garanhuns,PE

A Central de Operações do Corpo de Bombeiros por volta das 23h50 de ontem foi informada de que havia ocorrido um acidente de trânsito envolvendo 03 veículos nas proximidades do Parque Pau Pombo, no Centro, de Garanhuns.  


A unidade de resgate seguiu ao local, onde tomou conhecimento de que na Rua Manoel Clemente – Centro – Garanhuns, uma S-10 Advantage D, de cor cinza, ano 2007, placa MVK 7382, colidiu com um Voyage TL ano 2014/2015, de cor cinza, placa PCN 8161-Recife-PE, em seguida o condutor da S-10 evadiu-se em alta velocidade e na Avenida Senador Paulo Guerra – Boa Vista, (próximo a 4ª Igreja Presbiteriana, colidiu em um Gol 1.0 de cor prata, placa KFM 3453- Recife-PE e em seguida com um poste.


O condutor da S-10 que não foi identificado, abandonou o veículo e tomou destino ignorado, de acordo com os informes ele seria o culpado do acidente.

Nas duas colisões 06 (seis) pessoas ficaram feridas:

Geane Luisa Rodrigues de Moura, 45 anos, residente na Rua Professor João Rodrigues – Encruzilhada, no Recife

José Correia Cosmo de Melo, 57 anos, Residente na Rua Xavier Pedrosa, Água Fria, no Recife (sub-tenente PM)

José Ramos Almeida do Nascimento, 43 anos, residente na Rua José Zeferino Agra, Arruda,no Recife

Antonio Leal Barbosa, 50 anos, residente na Rua Xavier Pedrosa, Água Fria, no Recife

Cícero Sivaldo de Melo, 36 anos, residente na Rua Estácio de Sá, Boa Vista, em Garanhuns (motorista do gol)

Todos foram socorridos ao Hospital Regional Dom Moura, onde permaneceram sob cuidados médicos.



Gileno Bezerra de Oliveira Vieira, 37 anos, residente na Rua José Bonifácio, na Boa Vista, em Garanhuns.

The Fevers e Andréa Amorim levaram cerca de 15 mil pessoas à Avenida Santo Antônio na noite deste sábado (09)






Muitas pessoas foram à Avenida Santo Antônio para conferir as atrações deste sábado (09) do Palco Prefeitura e o tradicional Desfile do Papai Noel. Turistas de várias cidades de Pernambuco e de outros estados, aproveitaram para elogiar o evento. Célia Alencar, 58 anos, veio conhecer a Magia do Natal este final de semana com sua família, e está encantada com todos os polos que o evento oferece. “Sou de João Pessoa, sempre tive vontade de conhecer esse natal tão famoso, e meus filhos este ano me deram este presente. Aqui voltamos a sermos crianças, estou maravilhada com tudo, a cidade está belíssima. Meus netos pediram até para morarem aqui”, disse a aposentada Célia.

Às 18h teve início o tradicional Desfile do Papai Noel, que reuniu centenas de pessoas em toda a avenida. Era notório o brilho nos olhos das crianças que assistiam toda a magia que o desfile proporciona. Após formaram uma extensa fila de frente à Casa do Papai Noel, para tirar fotos e conhecer o bom velhinho.

O Pastoril Erem João Fernandes, da cidade de São João foi a primeira apresentação a subir ao Palco Prefeitura, neste sábado. O Pastoril é um resgate cultural para a comunidade da cidade. Contam com o apoio da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional e da Prefeitura Municipal de São João. O grupo fez uma belíssima apresentação e agradeceram pelo espaço que tiveram para se apresentar ao público.



Em seguida a garanhuense Andréa Amorim subiu ao palco e fez um grande espetáculo, com o show intitulado “Rock In Opera”. Andréa tem mais de 18 anos de carreira, fez parceria com Roberto Menescal, e está presente nos maiores eventos de Garanhuns, Pernambuco e do Brasil. Finalizando os shows da noite, a banda The Fevers subiu ao palco e fez um grande show, encantando a todo o público que aguardava ansiosamente pelo show. São mais de 50 anos de carreira e até hoje a banda faz sucesso, com uma média de 100 shows por ano. Já participaram de vários eventos na cidade de Garanhuns, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Festival da Jovem Guarda e agora na Magia do Natal.  Apresentaram um show retrospectivo, com músicas de toda a carreira. Cantaram seus principais sucessos, como “Mar de Rosas”, “Marcas do que se foi”, “Só vou gostar de quem gosta de mim” e “Agora eu sei”.

Os números são da Autarquia Municipal de Transito e Transporte de Garanhuns (AMSTT). 

A Magia do Natal segue com a programação neste domingo(10). O Quilombo Castainho receberá as apresentações do Pastoril Erem João Fernandes e da Orquestra Manoel Rabelo (OMARA) a partir das 17h30min. Às 18h a Avenida Santo Antônio recebe mais um desfile do Papai Noel e no Palco Prefeitura terá as apresentações do Coralito Raio de Luz, Banda Marcial e Coral do Colégio Santa Joana D’arc, Leo Barros e a banda Mistura Fina.

A Magia do Natal é realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br

APP – A “Magia do Natal” conta pela primeira vez com um aplicativo oficial. O app disponibiliza a programação do evento, guias turísticos, gastronômico e comercial. O aplicativo foi desenvolvido pela ArMidia Desenvolvimentos, empresa de Garanhuns, em parceria com a Prefeitura e está disponível para download para o sistema Android.

Homicídio em Venturosa

Um homem de 39 anos foi morto a tiros no sábado (9) em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava no bairro Multirão quando foi atingida pelos disparos de arma de fogo.


Ainda segundo a polícia, o homem era ex-presidiário. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo da vítima foi levada para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru