quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Bandidos tocaram horror na madrugada de Palmeirina

Agência dos Correios de Palmeirina é arrombada nesta quarta (20)


Cerca de dez homens armados chegaram ao município disparando tiros e assustando os moradores.

Por G1 Caruaru


A agência dos Correios da cidade de Palmeirina, no Agreste de Pernambuco, foi arrombada na madrugada desta quarta-feira (20). De acordo com a Polícia Militar, cerca de dez homens armados chegaram ao município disparando tiros e assustando os moradores.


Segundo a PM, os bandidos foram até a agência e arrombaram a porta de entrada com um pé de cabra. Ainda não se sabe se os criminosos conseguiram levar algum dinheiro. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso. A Polícia Civil está investigando o caso

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

TRF5 mantém condenações, mas reduz penas de envolvidos no Caso Thiago Faria



Indicado como mandante do crime, José Maria Rosendo terá que cumprir 42 anos em vez de 50 anos de reclusão

Por: Folha de Pernambuco 

Promotor de Justiça, Thiago Faria SoaresFoto: Reprodução/Facebook


A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede no Recife, manteve, nesta terça-feira (19), por unanimidade, as condenações de três homens que já tinham sido sentenciados por envolvimento na morte do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, ocorrida em 14 de outubro de 2013, na PE-300, entre Itaíba e Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.

A decisão anterior havia sido proferida pela Justiça Federal após duas sessões de júri popular realizadas em outubro e em dezembro do ano passado, mas os acusados recorreram. Na decisão do TRF5, entretanto, apesar da manutenção das condenações, as penas dos acusados foram reduzidas.

José Maria Pedro Rosendo Barbosa, que, ao longo do processo, foi apontado como mandante do crime, havia sido condenado pelo Tribunal do Júri a 50 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado. Após a revisão do TRF5, contudo, a pena dele foi corrigida para 42 anos.

José Marisvaldo Vitor da Silva, indicado como a pessoa que informou o paradeiro do promotor aos atiradores responsáveis pela execução dele, havia sido sentenciado a 40 anos e oito meses em regime fechado, mas, agora, terá que cumprir 35 anos de prisão.

Os dois foram condenados pelo assassinato de Thiago Faria e por duas tentativas de homicídio – contra a então noiva da vítima, Mysheva Freire Ferrão Martins, e o tio dela, Adautivo Elias Martins, que estavam no carro, com o promotor, quando o veículo foi alvejado a tiros na PE-300.

Já o terceiro réu, José Maria Domingos Cavalcante, foi considerado culpado pela morte de Thiago Faria no júri do ano passado, mas acabou absolvido pelas tentativas de homicídios contra Mysheva e Adaltivo. Por isso, havia recebido pena menor - de 19 anos de prisão -, que, com a decisão do TRF5, caiu para 18 anos.

As penas dele e dos outros dois réus terão que ser cumpridas, inicialmente, em regime fechado. Os três estão presos, já que tiveram negado, ainda pela Justiça Federal, o pedido para apelar da sentença em liberdade.

O TRF5 explicou que as revisões ocorreram no que diz respeito à sentença da Justiça Federal - ou seja, quanto às penas -, sem avaliação do que foi decidido pelos jurados - por condenar e por quais crimes condenar -, uma vez que há o princípio constitucional da soberania dos vereditos determinados pelo corpo de jurados.

“A leitura dos autos revela que os jurados firmaram seu veredito em vasto acervo probatório, devidamente discutido em plenário e entenderam como comprovado que o sentenciado (José Maria Rosendo), de fato, organizou e determinou a execução do homicídio do promotor de Justiça e de Mysheva e Adautivo, só não se consumando em relação aos dois últimos por motivos alheios à vontade do acusado", afirmou o relator das apelações, desembargador federal Rubens Canuto.

"A materialidade restou comprovada por numerosos elementos, a exemplo de interceptações telefônicas e imagens captadas de câmeras de segurança, bem como pela realização de exames periciais extremamente detalhados para esclarecer os fatos narrados pela acusação”, disse, ainda, Canuto.

Outro envolvido no caso, Adeildo Ferreira dos Santos, também foi julgado em outubro do ano passado, mas foi contemplado com a absolvição. Um quinto acusado, Antônio Cavalcante Filho, ainda não foi submetido a julgamento por estar foragido.

A motivação do crime teriam sido desavenças entre José Maria Rosendo e os noivos Thiago Faria e Mysheva Martins, que disputavam, na Justiça, o direito de propriedade da Fazenda Nova, localizada em Águas Belas

Grave acidente em Garanhuns deixa professor morto


Um grave acidente foi registrado na noite de hoje (19), no KM-98, da BR-423, nas proximidades do Executive Motel.O acidente envolvendo um moto Honda XRE-300 de placas PCF-8280, da cidade de Iati e uma carreta da empresa Perdigão, com placas de Videira, em Santa Catarina, deixou um motociclista morto.O condutor da motocicleta foi identificado como sendo Carlos Diego, de 32 anos.  O acidente foi registrafo por volta das 19h da noite de hoje.De acordo com as informações, a carreta teria descarrilhado da cabine, o motociclista vinha logo atrás e não conseguiu desviar, colidindo violentamente na traseira da carreta.Com o forte impacto, a moto ficol parcialmente destruída. Ela ficou presa em uma das rodas da carreta.

O SAMU foi acionado e ao chegar no local constaatou o óbito. Uma viatura da Polícia Civil que passava no local fez o isolamento da área  até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.A Polícia Civil esteve no local e realizou o levantamento cadavérico. O corpo do homem foi encaminhado ao IML de Caruaru, no Agreste após realização do levantamento cadavérico.

Um outro acidente aconteceu no mesmo quulômetro da BR e deixou duas pessoas feridas.

Imprensa do Agreste

Itaquitinga faz 55 anos e sorteia bicicletas entre alunos da Rede Municipal

ITAQUITINGA FAZ 55 ANOS E SORTEIA BICICLETAS ENTRE OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL.
Secretária de Educação, Profa. Magdala Rodrigues e o Prefeito Dr. Geovani Oliveira

Neste dia 20 de Dezembro, a cidade de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco completa 55 de Emancipação Politica. Na cidade não havera festejos devido a crise que abate os municipios em todo o Brasil, porem a data nao passará sem registro para a Rede Municipal de Ensino. Uma vasta programação vai envolver alunos, professores e pais numa ação de cidadania. A secretaria Municipal de Educacao , que e dirigida pela Professora Magdala vai realizar entre brincadeiras e apresentações a finalização 2017 do Programa EU AMO MINHA ESCOLA cujo ponto alto sera o sorteio de bicicletas para os alunos matriculados na Rede Municipal. "Recebemos do Prefeito Dr. Geovani a missão de revertermos a evasao escolar verificada nos últimos 4 anos. Recebemos um numero de alunos em sala de aula que podemos afirmar o pior da década. Entao atraves de campanhas e da acao de todos que fazem a Educacao Municipal conseguimos inverter a  queda brusca no numero de alunos matriculados. Muito ainda ha para de fazer, mas chegamos ao final de 2017 com a certeza de que melhoramos muito o quadro , pois recebemos um dos piores Indices de Desenvolvimento da Educação (2016) e nossa luta é permanente, mas com trabalho e dedicação vamos inverter esses dados." Afirmou a Secretária de Educação, Magdala Rodrigues

Jucá sinaliza para FBC no comando do PMDB de PE



Por: Blog da Folha 

Os senadores Fernando Bezerra Coelho e Romero Jucá na Convenção Extraordinária do PMDB, em BrasíliaFoto: Divulgação


Com a presença do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), lideranças do PMDB e filiados à legenda participam, nesta terça-feira (19), da Convenção Extraordinária da sigla, em Brasília. Entre os presentes de Pernambuco, o senador Fernando Bezerra Coelho, que oficializou sua entrada no PMDB em setembro.

Na abertura do encontro, o presidente da sigla, o senador Romero Jucá (RR), sinalizou para o colega de Senado. Segundo ele, o processo de intervenção deverá ser concluído até o final de janeiro. Outro tema na pauta da convenção é mudança do nome do partido para MDB. Durante o discurso, Jucá afirmou que “não estamos fazendo mudanças no estatuto no sentido de modernizar o estatuto”. 

“Estamos apenas inserindo no estatuto a nova legislação eleitoral que define como são os procedimentos para repasse do fundo eleitoral e também estamos fazendo uma correção no que diz respeito a um dispositivo que foi aprovado há quatro anos. Esse dispositivo foi aprovado, mas não foi inserido no texto do estatuto por um equívoco. Isso foi descoberto no momento que nós procedemos o início do processo de intervenção em Pernambuco; esse processo está andando, nós iremos realizar a intervenção. O processo em Pernambuco será concluído no início do ano e nós teremos o PMDB ou o MDB fortalecido em Pernambuco com a presença do senador Fernando Bezerra e de diversos deputados federais de Pernambuco que ingressarão no partido”, afirmou Jucá.

O presidente Michel Temer era aguardado na convenção, mas cancelou sua participação com o evento já iniciado. Entre os itens da pauta na reunião desta terça, a ratificação de competências da Comissão Executiva Nacional. O tema é de interesse dos pernambucanos que podem ser atingidos pela decisão. O senador Fernando Bezerra Coelho é um dos mais interessados na medida, pois, com mudanças no Estado, pode passar a assumir o comando da legenda em Pernambuco, no lugar do vice-governador Raul Henry, que é ligado ao deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Incêndio atinge supermercado em Vitória de Santo Antão



Corpo de Bombeiros enviou três viaturas ao local.Ocorrência é considerada de grandes proporções

Por: Portal FolhaPE 

Incêndio em supermercado em Vitória de Santo AntãoFoto: Reprodução


O supermercado Palácio dos Alimentos, localizado na avenida Mariana Amália, no centro de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, foi atingido por um incêndio no final da madrugada desta terça-feira (19). O Corpo de Bombeiros (CB) foi acionado por volta das 5h para controlar as chamas e enviou ao local três viaturas, sendo duas auto bomba tanque e um auto tanque. 

O fogo foi controlado e está em fase de rescaldo, segundo os bombeiros, para evitar o reacendimento das chamas. Ninguém ficou ferido e os danos, a princípio, são apenas à estrutura do estabelecimento comercial. Ainda de acordo com o CB, o incêndio teve início por volta das 4h. 

Em um vídeo compartilhado por um morador da cidade em uma rede social é possível ver as chamas se alastrando no prédio e uma viatura do CB controlando o fogo

Três PMs de PE são presos suspeitos de cometerem assaltos na PB



Os três policiais e outro suspeito, um ex-presidiário, foram presos portando armas e outros equipamentos que poderiam ser usados em ações criminosas


JC Online



   Quatro armas foram apreendidas com os suspeitos.

Uma operação articulada nessa segunda-feira (18) em conjunto entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar da Paraíba e a Polícia Militar de Pernambuco resultou na prisão de quatro homens na cidade de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba, sob suspeita de cometerem assaltos na região. Três desses suspeitos são policiais militares de Pernambuco, de acordo com informações da PRF. O quarto suspeito é um ex-presidiário do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife.


Os homens foram encontrados com quatro armas de fogo, sendo duas pistolas e dois revólveres, segundo a PRF. Duas dessas armas não têm registro. Eles também portavam um capuz, um pé de cabra e um alicate. Os suspeitos estavam em um veículo de passeio do modelo HB 20, com placa de Belo Horizonte.


Carro roubado

O carro onde os suspeitos se encontravam era de uma empresa locadora de veículos, que acionou a polícia assim que o automóvel, monitorado por radar, saiu do raio de detecção. Após a abordagem policial, foi constatado que o carro estava com registro falsificado, sendo considerado um veículo roubado. Os suspeitos foram autuados em flagrante na Delegacia de Alhandra.


Luto - Garanhuns perde a escritora Luzinette Laporte

GARANHUNS DE LUTO : MORRE A PROFESSORA E ESCRITORA LUZINETTE LAPORTE


Professora Luzinete Laporte em uma das suas últimas apariçoes em público - Foto - Andellivros

Morreu na noite desta segunda-feira,18, a Professora e Escritora Luzinette Laporte de Carvalho. Nascida na cidade de Catende na Zona da Mata de Pernambuco. Chegou em Garanhuns muito jovem. Estudou nos mais tradicionais colégios da cidade como Diocesano e Santa Sofia. O seu currículo era de alguém que desde cedo já sabia o que queria e se preparou para exercer os cargos de confiança que exerceu ao longo de sua carreira na área educacional.

Foi Professora de português e francês, Literatura brasileira, portuguesa e espanhol. Foi diretora da antiga DERE, hoje GRE-AM, exerceu ainda a função de secretária de Educação no governo Souto Dourado, escreveu para diversas revistas e jornais como, “O Monitor ”, de Garanhuns; “ Jornal do Commercio”,  e “ Diário de Pernambuco” de Recife; “ O Estado” , de Fortaleza e a revista “ Juventude “, do Rio de Janeiro. Dominava bem quatro idiomas.

ESCRITORA PREMIADA

A sua inquietude intelectual não parou por aí. Considerada a melhor escritora de Garanhuns, Luzinette sabia como poucos manipular as palavras, respeitar virgulas e pontos e encantar os leitores através de um texto enxuto, elegante, simples e belo. Escreveu diversos livros como, “ A menina que falava com as coisas”, “ Um amor de mulher”, o livro"O homem com girassóis no olhar" recebeu prêmio Vânia Souto Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, em 1999.

Com sua conduta ímpar de honestidade, disciplina, determinação, dedicação e amor ao magistério formou milhares de alunos em diversas profissões que hoje ficam mais triste com a partida da mestra, mas, contentes por terem tido o privilégio de terem a Professora Luzinete como orientadora educacional e hoje serem brasileiros bem encaminhados na vida.

A educadora Luzinette Laporte era uma cristã fervorosa, residia na rua 15 de Novembro há muito tempo.No próximo dia 24/12, véspera do natal, completaria 91 anos de idade.

Ela entra na  galeria dos grandes educadores da terra de Simoa Gomes como Uzai Canuto, Ivonita Guerra, Padre Adelmar da Mota Valença, Epaminondas da França, irmã Eliane, entre outros, numa época em que ser Professor era um dom natural e que se tinha bastante amor e orgulho pela profissão.

Por Marcos Antônio com algumas informações do Professor Wagner Marques


Falando com o Agreste