quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Givaldo Calado defende o FIG com 30 dias

GIVALDO: Natal 52 dias. Por que não FIG com 30?

Na avenida, na noite do dia 16, assistindo aos shows da "Magia do Natal" e felicitando amigos.


"O reencontro de Garanhuns com suas tradições de destino turístico se fortalece com a 'Magia do Natal' quando, em 52 dias com 08 finais de semana, recebemos milhares de turistas em nossa cidade", disse Givaldo Calado de Freitas para, em seguida, cobrar mais cuidado e carinho com os outros eventos da cidade como o Festival de Inverno.


"O FIG não pode continuar mais só em 02 finais de semana com 10 dias. Minha luta para distender o FIG é histórica. Vem de longe. Todos sabem! Temos que fazê-lo em 04 finais de semana com 30 dias. E a ‘Magia do Natal’ está aí para me cobrir de razão, sobretudo reconhecermos que Garanhuns está certa".



Na noite de hoje, o desfile do Papai Noel, ladeado e seguido por dezenas de crianças da rede pública de ensino, depois da "Ave Maria", na belíssima voz de Andrea Amorim, corais, bandas, Cafuringa e Adilson Ramos.

Ezandra Ribeiro
Jornalista
Assessora de Imprensa

Operação Cangaço no Sertão Pernambucano

Polícia realiza "Operação Cangaço" no Sertão de Pernambuco




Organização criminosa é alvo da Operação Cangaço, deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (20). A operação, que tem como objetivo desarticular organização criminosa voltada para a prática de homicídios e tráfico de drogas, já deu cumprimento a oito mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão em domicílio. Foram empregados 60 policiais civis para a operação.

A operação: Quatro desses já estão recolhidos no sistema prisional das cidades de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no interior de Pernambuco, onde praticavam homicídios e tráfico de entorpecentes. São eles Jefferson Vianeis Silva Santos, conhecido por “Nego Drama”Renato Pereira da Silva, conhecido por “Budogue”Junior Limeira da Silva, conhecido por “Pirata” e Antonio Limeira da Silva. Além deles, Tagliana Maria dos SantosEgdasio Nascimento de Barros e Maria de Fátima Frasão dos Santos foram presos na cidade de Serra Talhada.

Apreensões: Em nota, a Polícia Civil informou que, no decorrer da operação, foram apreendidos armas e grandes quantidades de drogas.

Os presos e os itens apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Seccional de Arcoverde. Em seguida, os envolvidos foram transferidos para o Presídio Advogado Brito Alves e a Colônia Penal Feminina de Buíque, interior de Pernambuco. (Via: JC Online)

Tio se torna pai das suas três sobrinhas: 'É o melhor presente de Natal que poderia ter'



Nesta quarta (20), Hélio Domingos Siqueira tornou-se pai de Luiza, Joana e Beatriz, concebidas por meio de inseminação artificial de um doador anônimo. Juiz diz que caso é inédito no Brasil.

Por Thays Estarque, G1 PE


Luiza [esq.], Héricka, Joana, Hélio e Beatriz durante cerimônia de reconhecimento de paternidade socioafetiva, no Recife (Foto: Thays Estarque/G1)

Desde que a irmã, Héricka, carregava três meninas no ventre, Hélio Domingos Siqueira, de 51 anos, não descansou do papel de protetor. Concebidas por meio de inseminação artificial de um doador anônimo, o funcionário público viu Luiza, Joana e Beatriz, crescerem — hoje todas elas têm nove anos. Faltando cinco dias para o Natal, o tio coruja se tornou, legalmente, o pai das trigêmeas, em uma cerimônia de reconhecimento de paternidade socioafetiva repleta de emoção e amor, realizada na 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, no Recife, nesta quarta-feira (20).

Para Hélio, que não é casado e não tinha, até então, filhos, a decisão acontece em um momento muito especial, nas vésperas do nascimento de Jesus. “É o melhor presente de Natal que poderíamos ter”, afirma com os olhos cheios de lágrimas.

Durante a cerimônia, a emoção tomou conta do gabinete do juiz Clicério Bezerra, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha Joana Bezerra, na área central do Recife. Na ocasião, estavam presentes os avós, a mãe, Hélio e o tio Hênio, que é irmão gêmeo dele.

“Desde o nascimento delas, eu já me considerava uma pessoa que poderia estar na figura do pai e, após longos anos dedicados às minhas sobrinhas, tive a vontade, de fato, de adotá-las no dia 13 de maio de 2017”, disse ao contar que teve a certeza como uma sensação de chamado no dia em que se homenageia Nossa Senhora de Fátima, da qual é devoto.

“Foi no santuário do Colégio Nóbrega que tive senti essa força diferente. De lá para cá, esse meu desejo foi transformado em realidade através da minha ação junto ao Poder Judiciário para que todo esse desdobramento se concluísse e se tornasse legal. Hoje, eu sou uma pessoa, literalmente, realizada. Agradeço a minha família, a todos que se envolveram no processo e, principalmente, a Deus”, completou.

As palavras de Hélio comoveram todos que estavam na sala. Inclusive, o juiz, que comemorou a decisão como uma verdadeira representatividade do amor puro e simples. De acordo com Clicério Bezerra, foi feita uma extensa pesquisa e ficou comprovado que esse é o primeiro caso de reconhecimento de paternidade socioafetiva de tio com suas sobrinhas.

“É uma decisão importante historicamente para a Justiça porque, hoje, no direito de família, o que se leva em consideração, mais em consideração que propriamente o vínculo jurídico, é o afeto. Então, prepondera o afeto nas relações pessoais para a ótica da justiça de família. É visível a emoção estampada na fisionomia de cada um e nas declarações deles”, pontuou o magistrado.

Hélio ganhou do irmão um cordão com três pingentes representando suas novas filhas (Foto: Thays Estarque/G1 )

Ele explica, ainda, que o processo durou cerca de quatro meses desde o requerimento feito no cartório das Graças, na Zona Norte do Recife. Porém, a demora, segundo o juiz, só aconteceu por ter sido o primeiro caso do tipo.

“É para ser um processo célere, de um mês, no máximo. A pessoa interessada vai ao cartório, se a criança não tiver o pai registrado, ela pode reconhecer como filho socioafetivo. Precisa, realmente, que exista o afeto, o carinho, o amor e que aquela criança seja tratada como filha. Acredito que a partir de agora outros casos do tipo também transcorram de forma rápida, como tem que ser”, complementa Clicério Bezerra.

Não faltaram presentes para comemorar o dia especial. Hélio ganhou do irmão um cordão com três pingentes representando suas novas filhas. E as meninas receberam a segunda via das suas certidões, agora com o nome do tio no espaço dedicado ao pai.

“Tanto tempo cuidando delas com apoio dele e agora está oficial. Como irmã, a gente brigava um pouquinho, mas, com a chegada das meninas e o amadurecimento, a gente vê que família é tudo. Tornar esse sonho realidade é maravilhoso. É um dia especial para todos nós e para sempre será”, finalizou a mãe.

Ao contrário de Luiza, que pretende ser estilista quando crescer, as outras duas irmãs não são de falar muito. Porém, em poucas palavras, brincaram que vão pedir dois presentes de Natal. Um para Hélio pai e outro para Hélio tio. “Quero um gato”, concluiu Luiza.

Morador de rua esfaqueado em Garanhuns

MORADOR DE RUA É ESFAQUEADO NA CEAGA EM GARANHUNS





Acionado por populares o SAMU dirigiu-se até a Ceaga, onde de acordo com as informações havia uma pessoa esfaqueada, nas imediações do mercado de carne.

Chegando ao local a equipe de saúde prestou os primeiros socorros à vítima, um morador de rua, que apresentava perfurações provocadas por golpes de faca peixeira na região abdominal.

Testemunhas informaram que a tentativa foi praticada por 02 elementos que tomaram destino ignorado. 

A vítima foi socorrida ao Hospital Regional Dom Moura

Arlete Santos

Sepultamento de Diego, sob forte comoção

 ADEUS A DIEGO: Velório de professor que morreu em acidente de moto em Garanhuns é marcado pela dor e comoção





Muita dor e comoção marcaram o velório de Marcos Diego Carneiro Vieira Freitas, o Diego como era mais conhecido. 

O corpo chegou à Funerária Padre Cícero por volta do meio dia esta quarta, (20/12) e, desde, então, centenas de pessoas comparecem ao local para dar o último adeus ao professor, que era querido por todos.  

Diego faleceu na noite desta terça, 20, em umacidente quando a moto que ele pilotava se chocou violentamente contra o baú de uma carreta na perigosa BR-423. O educador tinha 37 anos e deixa esposa e filha.

Diego era professor da Rede Municipal de Ensino
Foto: Carlos Eugênio

No grupo de WhatsApp do curso de História da UPE/2003, do qual Diego era participante, o sentimento era de incredulidade. "Perdemos um cara do bem, inteligente e sempre de bom humor", escreveu um integrante grupo, logo após saber do falecimento do colega. O corpo de Diego deve ser sepultado por volta das 17 horas no cemitério Parque das Rosas, em Garanhuns.

Governo Municipal divulga nota de pesar (CONFIRA ABAIXO)

"A Secretaria de Educação de Garanhuns lamenta as mortes de Gerusa Diletieri e Diego Carneiro, ocorridas durante esta semana. Os professores faziam parte da Rede Municipal de Ensino e levaram o conhecimento para estudantes das escolas Gabriela Mistral, Jaime Luna e Professor Antônio Gonçalves Dias (Caic). Toda a equipe da Secretaria e de toda a Prefeitura se solidariza com a dor dos familiares e deseja que Deus traga o conforto."

V&C Garanhuns

Jovem é assassinado dentro da casa da sogra em Cupira




   Homicídio foi registrado no bairro Mutirão, em Cupira

Um jovem foi assassinado na noite dessa terça-feira (19) dentro da residência da sogra dele, no bairro Mutirão, em Cupira, no Agreste de Pernambuco.


De acordo com o delegado Bruno Bezerra, Darley Marques de Almeida, 19 anos, estava conversando com a companheira em frente à casa quando três homens encapuzados chegaram ao local atirando.


A vítima chegou a tentar fugir entrando na residência, mas os suspeitos o perseguiram e efetuaram os disparos no jovem no quintal da casa. Ele foi atingido por cerca de 13 tiros de revólver calibre 38 e morreu no local.


Ainda segundo o delegado, testemunhas informaram que a vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio na cidade. Ainda não se sabe se o jovem tinha antecedentes criminais.


O corpo do jovem foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste. Um inquérito foi instaurado na delegacia local para apurar o caso.


Assalto a carreta em Águas Belas

EM ÁGUAS BELAS: BANDIDOS RENDEM MOTORISTA E ROUBAM 26 PNEUS DE UMA CARRETA CARREGADA COM WHISKY




Através de ligação telefônica o efetivo de Águas Belas ás 09h10 de ontem (19.12.17), recebeu informações de havia uma carreta abandonada às margens da BR 423, no sentido  a cidade de Ouro Branco - AL.

O  efetivo que dava cumprimento a Operação Impacto no Agreste Meridional, deslocou-se até o local onde foi encontrado o motoristaValdino Vasques de Morais, 52 anos, residente na  Rua Barão de Cotegipe,  Centro – Serrinha – Bahia, o qual encontrava-se no interior do cavalo, um  VOLVO FH 540 6X4T de cor branca,  ano 2017, placa PKQ 4305, atrelado a carreta  SE/RANDON SR SL, de cor branca,  ano 2000-2001, placa KEA 2731, o qual relatou que seguia  com destino a Recife com uma carga de whisky quando foi abordado por 03 elementos armados que estavam em outro caminhão, os quais o abordaram, em seguida amarraram suas mãos e pernas, cobriram a sua cabeça e subtraíram: 26 (vinte e seis) pneus do caminhão, 01 (uma) aliança, 01 (um) óculos de Sol, e a importância de aproximadamente R$ 280,00 reais.

A vítima foi conduzida até a Delegacia de Policia local para serem tomadas as medida cabíveis.

Vídeo - Mensagem do Prefeito Geovani pelos 55 anos de emancipação de Itaquitinga