quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Banco de Itaíba foi explodido nesta madrugada

Quadrilha explode caixa do Bradesco em Itaíba/PE





Cerca de doze homens fortemente armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (21/12), o caixa eletrônico do Posto de Atendimento Avançado do Banco Bradesco, em Itaíba, no Agreste de Pernambuco.

O grupo chegou a cidade em dois veículos, sendo uma Hilux preta e outro não identificado, foram ao prédio que fica na Rua Santa Cruz e dinamitaram o único caixa que havia no local, com a explosão toda a estrutura do prédio foi danificada e não há informações sobre a quantia levada.


Para intimidar a população eles ficaram efetuando disparos de arma de fogo, a polícia informou que não fizeram reféns nem utilizaram grampos para impedir a chegada de reforço policial.

O 3º Batalhão da Polícia Militar informou que foram realizadas diligencias mais nenhum suspeito foi preso, uma pericia será realizada no local e irá ajudar a Polícia Civil a identificar os criminosos.

Com informações do Agreste Violento

Caminhão tomba, ocupantes morrem e carga e saqueada

CARGA FOI SAQUEADA: Caminhão tomba em Bom Conselho e duas pessoas morrem





Um caminhão capotou e matou dois homens na manhã desta quinta-feira (21), no distrito de Logradouro dos Leões, em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.

As vítimas foram identificadas como, Silvânio Manoel Pereira, de 43 anos, ele o motorista e Manoel dos Santos Silva, de 31 anos, que viajava como passageiro. Eles ficaram presos às ferragens e vieram a óbito no local.

O caminhão estava carregado de produtos da empresa de laticínios Leta e parte da carga foi saqueada por populares. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Fonte: Agreste Violento

Chuva anima sertanejos de Pernambuco

Chuva anima sertanejos do Pajeú




Para contentamento dos sertanejos do Pajeú a chuva caiu com intensidade em vários municípios na tarde e noite desta quarta (20).

Houve registro de chuva em Afogados da Ingazeira (7 mm), Tabira, Carnaíba (19 mm), Flores, Iguaracy, Solidão e Serra Talhada.

Na zona rural dos municípios choveu bem no Capim Grosso (16 mm), Caldeirão Dantas, Boqueirão, Carnaúba dos Vaqueiros, Carnaubinha, Santiago, Riacho do Peixe, Leitão, Santiago, Dois Riachos, Serra Branca, Encruzilhada, Góes, Covoadas e Coqueiro Alto.

No sertão Central choveu bem em São José do Belmonte. Para hoje a previsão é de mais chuva na região. As informações tem por base relatos ao programa Rádio Vivo, com Anchieta Santos.

Blog: O Povo com a Notícia

MPPE consegue na Justiça reabertura de agências do Banco do Brasil em Orocó e Vertentes



O fechamento de agências do Banco do Brasil no interior de Pernambuco tem mobilizado promotores de Justiça a tomarem providências contra a atitude do banco, prejudicial à população que precisa dos serviços bancários e não tem renda suficiente para se deslocar a outras cidades sempre que necessita deles. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem movido ações na Justiça com suas ações, apelando sempre para os direitos e o bem-estar dos cidadãos, especialmente os mais carentes. Orocó e Vertentes são os exemplos recentes de interferências do MPPE com sucesso em decisões de tutela de urgência.


Em Orocó, o MPPE, através da promotora de Justiça Rosane Cavalcanti, e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), em processo conexo, ajuizaram ações civis públicas para reabertura do Banco do Brasil do município. As atividades da sua agência foram encerradas em novembro de 2016.

O juiz de Direito Frederico Damato, da Comarca de Orocó, determinou, em tutela de urgência, que o Banco do Brasil se abstenha de encerrar as atividades da agência de forma definitiva e com a obrigação de providenciar, no prazo de 30 dias. A reabertura da agência deve ser em prédio físico localizado em Orocó, com serviços bancários nos exatos moldes dos oferecidos no período anterior ao fechamento, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.

A decisão levou em consideração o nível de renda baixo de grande parte da população local, que a impede de acessar o banco pela internet, assim como pagar passagem para outra cidade sempre que precisar dos serviços bancários.

"São poucos os cidadãos que podem adquirir um computador ou um smartphone e ainda contratar serviço de internet banda larga. Além do mais, a maior parte dos correntistas do réu são produtores rurais, sendo que muitos possuem reduzido grau de escolaridade, outros são analfabetos e mais um tanto são idosos que nunca sentaram na frente de um computador ou portaram um aparelho celular. Em comum, praticamente todos não sabem acessar e operar o serviço de internet banking”, fundamentou Damato.

Em Vertentes, o juiz de Direito Vanilson Guimarães de Santana Júnior levou em consideração as alegações do MPPE, feitas pelo promotor de Justiça Jaime Adrião Gomes da Silva, sobre os prejuízos econômicos ao comércio da cidade e das dificuldades que os clientes do Banco do Brasil ao se deslocarem para outras localidades correndo o risco de assaltos nas estradas. Assim, determinou, em tutela de urgência, que o banco reabra a agência em Vertentes com os mesmos serviços anteriores, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Em novembro passado, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, se reuniu com representantes do Banco do Brasil para discutir a reabertura de agências bancárias alvos de assaltos no interior do Estado. “O prejuízo para a população é muito grande. É preciso achar uma saída e reabrir as agências que ainda estão fechadas. Contamos com a participação de todas as instituições para evitar isso e mostrar ao crime organizado que o Estado não pode recuar”, disse o procurador-geral de Justiça na ocasião.

Preço da gasolina e do diesel tem novo reajuste amanhã nas refinarias




Aécio Amado - Repórter da Agência Brasil


A gasolina e o diesel sofrerão novo reajuste de preços comercializados nas refinarias. De acordo com a Petrobras, em anúncio feito hoje (21) na sua página na internet, a gasolina sobe 1,1% e o diesel 0,4%, a partir de amanhã (22).


Nessa quarta-feira (20), a empresa já havia informado um aumento de 0,7% para o diesel e 1,4% no preço da gasolina, com validade a partir desta quinta-feira.

Desde julho que a Petrobras adota este modelo de reajustes frequentes dos preços da gasolina e do diesel. Segunda a estatal, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”.

“Analisamos nossa participação no mercado interno e avaliamos frequentemente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias. Sendo assim, os ajustes nos preços podem ser realizados a qualquer momento, inclusive diariamente”, acrescenta

Safadão, Hulk e Toni Garrido calçam as chuteiras para o Jogo do Bem



A partida beneficente acontece nesta quinta (21) na Arena Pernambuco

Por: Bruno Brandão

Safadão troca o microfone pela bola na Arena PEFoto: Seturel/Divulgação


A Arena Pernambuco recebe o Jogo do Bem nesta quinta (21), às 21h. Além de Wesley Safadão, o jogador pernambucano Hernanes, o atacante Hulk, o pentacampeão mundial Edmilson, Bárbara, goleira da Seleção Brasileira, serão alguns nomes que participam voluntariamente da partida. Os cantores Toni Garrido, Canibal e os ex-Seleção Brasileira Ricardo Rocha, Felipe, Grafite, Araújo e Russo também completam o time de estrelas. Os ingressos estão sendo vendidos com preços solidários que variam de R$ 5 a R$ 30. Toda a renda e alimentos arrecadados serão divididos entre as instituições beneficiadas, sendo elas: love.fútbol, Além da Cura, Novo Jeito, Unicef e 40 projetos esportivos do Estado

Caminhonete capota e deixa feridos na BR-408, no Grande Recife



Acidente aconteceu na altura de São Lourenço da Mata, nesta quarta-feira (20). Quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades de saúde da região.

Por G1 PE

Veículo de saúde capotou na BR 408, no município de São Lourenço da Mata, na manhã desta quarta-feira (20) (Foto: PRF/Divulgação)

Um capotamento na BR-408, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, envolvendo uma caminhonete da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Surubim, no Agreste, deixou quatro pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (20). O acidente ocorreu por volta das 5h, na altura do quilômetro 84 da rodovia, que fica próximo ao trevo da entrada de Tiúma, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Foram acionadas três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo uma Unidade de Suporte Avançada, e uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O veículo tinha um adesivo do Sistema Único de Saúde (SUS) e outro apontando que foi adquirido com recursos de emenda parlamentar.

Ainda não se sabe como teria ocorrido o acidente. A PRF explicou que, quando os policiais chegaram ao local, as vítimas já haviam sido socorridas e havia apenas a caminhonete capotada fora da pista.

Segundo a Secretaria de Saúde de Surubim, o veículo trazia pacientes para atendimento em hospitais do Recife. No entanto, os funcionários que estavam na cidade não souberam informar quem eram as pessoas no veículo, apenas que o secretário seguiu para a capital para acompanhar a situação dos feridos.

Feridos

Ao todo, quatro pessoas ficaram feridas na ocorrência, incluindo uma criança. Todos eram passageiros do veículo. Duas das vítimas foram socorridas pelo Samu. Uma foi levada para o Hospital da Restauração, na área central do Recife, e a segunda para o Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Antes do serviço de emergência chegar ao local, a população da área ajudou a socorrer uma criança que estava no veículo, ainda segundo o Samu. Não se sabe para qual unidade de saúde a criança foi encaminhada.

A outra vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. A mulher, de 42 anos, estava consciente e se queixou de dores no ombro direito, mas não apresentou sinais de fratura. Após ser realizado o atendimento pré-hospitalar no local, ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, na Zona Oeste do Recife.

Ainda não há informação sobre o estado de saúde ou identificação das vítimas.

Quatro pessoas ficaram feridas durante acidente em rodovia federal, incluindo uma criança (Foto: PRF/Divulgação

Lei que aumenta pena para motorista embriagado que cometer homicídio é sancionada



A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira


Com a Agência Câmara Notícias


A lei 13.546 foi sancionada com veto pelo presidente Michel Temer
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), uma lei que deixa mais severa a pena para quem dirige sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas(que alteram o estado mental de uma pessoa, como cocaína, LSD, entre outros) e provocam acidentes com morte e também para quem provoca lesões corporais graves ou gravíssimas. A lei 13.546 foi sancionada com veto pelo presidente Michel Temer,  nessa terça-feira (19), e altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


A  medida entrará em vigor daqui a 120 dias. Anteriormente à lei, os motoristas que dirigissem embriagados, se envolvessem em acidente e este provocasse morte estavam sujeitos à detenção de dois a quatro anos e suspensão do direito de dirigir. Agora, é de reclusão de cinco a oito anos. Nos casos de lesão corporal grave ou gravíssima, a punição passou a ser de reclusão de dois a cinco anos.

Em relação ao artigo 291 do CTB, na lei sancionada, o 4º parágrafo prevê que "o juiz fixará a pena-base segundo as diretrizes previstas no art. 59 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), dando especial atenção à culpabilidade do agente e às circunstâncias e consequências do crime".

O texto tem origem no Projeto de Lei 5568/13, da deputada Keiko Ota (PSB-SP), alterado por emenda do Senado e aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 6.

Legislação atual

Atualmente, a legislação já prevê o aumento de um terço da pena para casos de homicídio culposo se o condutor não possuir permissão ou habilitação; praticar o ato em faixa de pedestres ou na calçada; ou deixar de prestar socorro à vítima do acidente.


O motorista que cometer homicídio culposo sob efeito de álcool ou drogas também já está sujeito à suspensão ou proibição do direito de obter habilitação para dirigir veículo automotor.

Veto

O texto enviado para sanção previa a substituição da pena de prisão por pena restritiva de direitos nos crimes de lesão corporal culposa e lesão corporal de natureza grave decorrente de participação em rachas, quando a duração da pena de prisão fosse de até quatro anos. Essa substituição, prevista no artigo 44 do Código Penal, só seria concedida se o réu não fosse reincidente em crime doloso e caso a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias, indicassem que a pena restritiva fosse suficiente.

O presidente Michel Temer, no entanto, vetou esse trecho. Ele considerou que a regra daria “incongruência jurídica”, já que dois dos crimes elencados para receber a substituição têm pena mínima de cinco anos de prisão.

Acidente da Tamarineira

No mês passado, uma colisão provocada pelo estudante João Victor Ribeiro de Oliveira Leal, que estava alcoolizado e ultrapassou o sinal vermelho, deixou três pessoas mortas e duas gravemente feridas no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife. No acidente, faleceram a advogada Maria Emília Guimarães, de 39 anos; seu filho Miguel Neto, de 3 anos e a babá Roseane Maria de Brito, de 23 anos, que estava grávida de três meses. A filha de Maria Emília, Marcela Guimarães, de 5 anos, segue internada no Hospital Santa Joana e o marido, Miguel Filho, também ficou ferido.