quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Menina sequestrada em Panelas é encontrada, confirma Polícia Civil



Criança foi localizada em Catende, na Mata Sul de Pernambuco, na noite desta quarta-feira (27).

Por G1 Caruaru


A menina de três anos sequestrada em Panelas, no Agreste de Pernambuco, foi encontrada na noite desta quarta-feira (27) em Catende, na Mata Sul. De acordo com a Polícia Civil, a criança está bem e a família já foi informada. A ocorrência foi repassada para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Palmares, também na Mata Sul.


Mais cedo, um carro suspeito de ser utilizado para sequestrar a menina foi localizado dentro de um galpão de ferro velho, no bairro Massaranduba, em Garanhuns, no Agreste. Ainda segundo a Polícia, o carro deve passar por uma perícia nos próximos ainda esta semana. Um retrato falado dos suspeitos foi confeccionado para ajudar nas investigações do crime.

Entenda o caso

Uma menina de três anos foi sequestrada no domingo (24) na frente da mãe dela em Panelas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o trio de criminosos chegou na casa da vítima, pediu água e, em seguida, levou a criança. Ainda segundo a PM, a mãe tentou evitar que a filha fosse levada, mas foi ameaçada com uma arma de fogo.

Um suspeito de sequestrar a criança foi detido na segunda-feira (25). Ele foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Bezerros para prestar esclarecimentos. De acordo com a Polícia Militar, dois dos homens ainda estão foragidos. Até a publicação desta matéria, a menina não foi localizada

Vereador morre após colidir carro contra ônibus na PE-123, em Belém de Maria

Veículos colidiram frontalmente. Parlamentar não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Por G1 Caruaru

Parte do carro do vereador ficou destruída após o acidente, em Belém de Maria, nesta quarta-feira (27) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

O vereador Nivaldo Oliveira, de 30 anos, morreu nesta quarta-feira (27) em um acidente na PE-123 em Belém de Maria, Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o carro que a vítima, conhecida como Nino, pilotava colidiu frontalmente contra um ônibus.

Ainda segundo a PM, o parlamentar não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um homem estava com ele no veículo, mas foi socorrido e não corre risco de vida. Nas eleições de 2016, a vítima obteve 382 votos, sendo o quarto vereador mais votado.

Automóvel colidiu frontalmente contra este ônibus na PE-123 (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Ao G1, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Rolph Junior decretou luto oficial de três dias no município. A família ainda não se pronunciou sobre o sepultamento, mas o velório deverá ser realizado na Câmara de Vereadores de Belém de Maria.

Corpo de Nino deverá ser velado na Câmara de Vereadores do município (Foto: Prefeitura de Belém de Maria/Divulgação

Ministro do Trabalho pede demissão

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Foto: André Dusek/Estadão


 


O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pediu demissão hoje ao presidente Michel Temer. Ele deixa o governo porque irá se candidatar na eleição de 2018. No lugar de Nogueira, o governo vai nomear o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que não irá disputar o pleito do ano que vem. Nogueira também é filiado ao PTB e ira concorrer à reeleição como deputado federal. A saída do ministro será oficializada no Diário Oficial da União desta quinta.


FBC anuncia convênio de R$ 3 milhões para Itamaracá

Magno Martins


O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) visitou, hoje pela manhã, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT). Fernando foi ao gabinete de Uchoa, no prédio anexo ao novo plenário do poder legislativo estadual. O senador desejou a todos os deputados estaduais, na figura do presidente, um feliz ano novo. “Guilherme é um amigo que tenho há muitos anos e um batalhador pelas causas do parlamento e do Estado. Fez um importante trabalho à frente desta casa e merece todo o nosso respeito e admiração”, afirmou Fernando Bezerra.


O empresário Guilherme Uchoa Jr, filho do parlamentar estadual, acompanhou a visita. Fernando aproveitou a agenda para comunicar a liberação de um convênio no valor de R$ 3 milhões, via Ministério do Turismo, para a construção da estrada do Sossego, na Ilha de Itamaracá. A obra é uma reivindicação já bastante antiga dos moradores e do trade turístico do balneário e uma luta pessoal de Uchoa. “Acredito que será algo muito importante para impulsionar o turismo em Itamaracá, que é um patrimônio de Pernambuco e precisa ter seu potencial dinamizado”, disse Fernando.


Jovem comete suicídio em Garanhuns

ADOLESCENTE DE 17 ANOS COMETE SUICÍDIO EM GARANHUNS




No inicio da manhã de hoje (27.12.17)  a Central de Operações do 9º BPM, recebeu informações de que havia ocorrido um suicídio nas proximidades da Escola Simôa Gomes – Cohab II – Garanhuns.

Uma guarnição seguiu até o  local, onde encontrou o corpo do adolescente FABRICIO MARQUES DA SILVA OLIVEIRA, 17 anos, que residia na Rua José Deletiere, o qual encontrava-se pendurado com uma corda em volta do pescoço na sala de casa.

Familiares não souberam informar o que motivou o jovem a tirar a própria vida.

A Policia Civil,  foi comunicada do fato e após os procedimentos legais o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Governadores do NE prometem processar Marun por pressão por reforma



Em carta enviada a Temer, os governadores afirmam que não são admissíveis atos arbitrários para conseguir alinhamentos políticos sobre Reforma


Estadão Conteúdo



   Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun

Governadores do Nordeste enviaram nesta quarta-feira, 27, carta pública ao presidente Michel Temer protestando contra a declaração do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que admitiu na terça-feira, 26, que o governo pressiona gestores estaduais e municipais a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência em troca da liberação de recursos em financiamentos de bancos públicos, como a Caixa. No documento, os governadores prometem acionar política e judicialmente os agentes públicos envolvidos, caso a "ameaça" de Marun se confirme. 


"Os governadores do Nordeste vêm manifestar profunda estranheza com declarações atribuídas ao Sr. Carlos Marun, ministro de articulação política. Segundo ele, a prática de atos jurídicos por parte da União seria condicionada a posições políticas dos governadores. Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme", diz versão da carta a qual o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, teve acesso.


No documento, assinado pelos governadores dos nove Estados do Nordeste, os gestores pedem que Temer "reoriente" seus ministros para evitar práticas classificadas pelos signatários como "criminosas". "Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, não se admitindo atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de ditaduras cruéis. Esperamos que o presidente Michel Temer reoriente os seus auxiliares, a fim de coibir práticas inconstitucionais e criminosas", diz a carta.


Em entrevista coletiva, Marun admitiu na terça que o Palácio do Planalto pressiona os governadores a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência em troca da liberação de recursos em financiamentos de bancos públicos, como a Caixa. "Realmente o governo espera daqueles governadores que têm recursos a serem liberados, financiamentos a serem liberados, como de resto de todos os agentes públicos, reciprocidade no que tange à questão da (reforma da) Previdência", disse o ministro.


Marun negou, contudo, que a negociação se configura como "chantagem". "Financiamentos da Caixa são ações de governo. Senão, o governador poderia tomar esse financiamento no Bradesco, não sei onde. Obviamente, se são na Caixa Econômica, no Banco do Brasil, no BNDES, são ações de governo, e nesse sentido entendemos que deve, sim, ser discutida com esses governantes alguma reciprocidade no sentido de que seja aprovada a reforma da Previdência, que é uma questão que entendemos hoje de vida ou morte para o Brasil", justificou.


Como revelou a Coluna do Estadão na semana passada, o novo ministro da articulação do governo Temer levantou todos os pedidos de empréstimos na Caixa por Estados, capitais e outras grandes cidades e condicionou a assinatura dos contratos à entrega de votos pelos governador


sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Presos fazem buraco em muro e fogem em Itamaracá



Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, no momento do ocorrido havia apenas três agentes e três de oito guaritas ativadas para fazer a vigilância de 2.742 detentos




Buraco foi feito com marretadas, informaram os agentes penitenciáriosDivulgação/Sindasp


Presos fizeram um buraco no muro da Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), na Ilha de Itamaracá, Grande Recife, na noite da quinta-feira (21). Informações ainda não oficializadas repassadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp) apontam que cinco detentos conseguiram fugir. Uma contagem será realizada para confirmar quantos escaparam.

PUBLICIDADE


Ainda conforme o sindicato, os presos utilizaram uma marreta para quebrar o muro, que é de tijolo simples. Os agentes reforçam que a unidade possui oito guaritas, mas apenas três estavam ativadas, ou seja, com policiais militares. 

A guarda interna é feita por agentes penitenciários. No momento do fato, havia apenas três agentes. A unidade tem capacidade para 749 presos, mas possui lotação de 2.742 homens. O LeiaJa.com aguarda o posicionamento da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). 

Motociclista alcoolizado fura blitz, atropela PM e é preso em Olinda



O motociclista atropelou o sargento Edeildo, que foi arremessado cerca de dois metros à frente


JC Online


Luciclécio caiu com moto, sofreu ferimentos leves e foi conduzido para fazer o teste de alcoolemia, que apontou 0,76mg de álcool por litro de sangue
Foto: cortesia

Um motociclista alcoolizado foi detido na tarde desta quinta-feira (21) após furar uma blitz e atropelar um sargento do Batalhão de Polícia do Trânsito (BPTran) na Avenida Sigismundo Gonçalves, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. 


De acordo com BPTran, o motociclista Luciclécio Ferreira Gomes, de 28 anos, pilotava pela avenida quando recebeu o sinal de um dos agentes de trânsito para que adentrasse na área de segurança e fosse abordado. O suspeito adentrou a área mas, logo em seguida, acelerou a moto novamente para fugir da blitz e atropelou o sargento Edeildo, que foi arremessado cerca de dois metros à frente.

Apesar do choque, o sargento, que usava equipamentos de proteção, não sofreu ferimentos. Já Luciclécio caiu com moto, sofreu ferimentos leves e foi conduzido para fazer o teste de alcoolemia. De acordo com o batalhão, o primeiro teste do suspeito apontou 0,76mg de álcool por litro de sangue e o reteste apontou 0,80. 

publicidade

Luciclécio foi levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira e após receber os primeiros socorros, conduzido para a Central de Plantões, localizada no bairro de Campo Grande, no Recife. O motociclista foi autuado em flagrante por dirigir embriagado e responderá pelo atropelamento do sargento do BPTran. O suspeito passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (22), onde será decidido se cumprirá pena ou se responderá em liberdade pelo delito.

Mais rigor para motorista embriagado

Foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (20), uma lei que deixa mais severa a pena para quem dirige sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas(que alteram o estado mental de uma pessoa, como cocaína, LSD, entre outros) e provocam acidentes com morte e também para quem provoca lesões corporais graves ou gravíssimas. A lei 13.546 foi sancionada com veto pelo presidente Michel Temer,  nessa terça-feira (19), e altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A  medida entrará em vigor daqui a 120 dias. Anteriormente à lei, os motoristas que dirigissem embriagados, se envolvessem em acidente e este provocasse morte estavam sujeitos à detenção de dois a quatro anos e suspensão do direito de dirigir. Agora, é de reclusão de cinco a oito anos. Nos casos de lesão corporal grave ou gravíssima, a punição passou a ser de reclusão de dois a cinco anos.