quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Laudo do IML descarta violência sexual em criança sequestrada em Panelas



Menina passou por perícia sexológica e traumatológica nesta quinta-feira (28), diz gerente da Polícia Científica.

Por G1 Caruaru

Coletiva sequestro menina (Foto: Paulo Cesar/PCPE)

Durante uma coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na manhã desta quinta-feira (28) no Recife, foi divulgado o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que descartou que a criança de três anos, sequestrada em Panelas, tenha sofrido violência sexual.

De acordo com a gerente da Polícia Científica, Sandra Santos, a criança apresentava descuidos, mas não foram encontrados indícios de abuso sexual.

"A criança foi levada ao IML de Caruaru. Lá, o perito médico legista José Alves fez a perícia traumatológica e a perícia sexológica. Ele não confirmou a informação de que a criança havia sido estuprada. Segundo o médico, não há nenhum sinal de violência sexual e física na criança", afirmou a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.

A informação divulgada na coletiva contradiz o que foi dito na manhã desta quinta-feira (29) pela Polícia Civil. Anteriormente, a polícia havia divulgado que um médico da policlínica do município, onde a criança foi atendida, teria informado que o hímen dela estava rompido.

Entenda o caso

A menina de três anos sequestrada em Panelas, no Agreste de Pernambuco, foi encontrada na quarta-feira (27) em Catende, na Mata Sul. De acordo com a Polícia Civil, a criança está bem e já foi entregue a família. Ela havia sido sequestrada no domingo (24) na frente da mãe dela. Segundo a Polícia Militar, o trio de criminosos chegou na casa da vítima, pediu água e, em seguida, levou a criança. Ainda segundo a PM, a mãe tentou evitar que a filha fosse levada, mas foi ameaçada com uma arma de fogo.

Ainda na quarta-feira (27), um carro suspeito de ser utilizado para sequestrar a menina foi localizado dentro de um galpão de ferro velho, no bairro Massaranduba, em Garanhuns, no Agreste. Ainda segundo a Polícia, o carro deve passar por uma perícia ainda esta semana. Um retrato falado dos suspeitos foi confeccionado para ajudar nas investigações do crime.

7 crimes que abalaram Pernambuco em 2017

A falência do programa de segurança Pacto pela Vida. A insegurança no Estado foi destaque na imprensa nacional não só pelos índices reprováveis, mas também por crimes de grande repercussão – com destaque para os feminicídios. E quem não se lembra do assalto cinematográfico à sede da empresa Brinks, na Zona Oeste do Recife? E o recente acidente trágico registrado na Tamarineira? O Ronda JC faz uma retrospectiva dos sete crimes que abalaram Pernambuco ao longo dos últimos 12 meses. Confira:


 

1 – ROUBO E TROCA DE TIROS NA SEDE DA BRINKS (FEVEREIRO)

Ataque à empresa Brinks resultou em tiroteio entre polícia e bandidos. Carros também foram queimados. Foto: Bobby Fabisak

Se o crescimento das ocorrências de explosões e arrombamento de agências bancárias já assustava os pernambucanos e desafiava a polícia, a investida ousada à empresa de transporte de valores Brinks, na Zona Oeste do Recife, expôs a necessidade de o Governo do Estado investir no reforço de policiamento fortemente armado para combater as quadrilhas especializadas. Naquele 02 de fevereiro, os recifenses amanheceram amedrontados e questionando até onde a violência iria parar. Dias antes, a Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul, também foi alvo de ataques. Outra ação que expôs a falta de segurança no principal destino turístico do Estado. Em agosto, uma operação da Polícia Civil prendeu parte da quadrilha envolvida na ação cinematográfica da Brinks. As investigações apontaram que o líder do grupo era um guarda de trânsito de Olinda.

 

2 – ESTUDANTE BALEADO E MORTO POR PMS DURANTE PROTESTO (MARÇO)

Estudante foi baleado por tiro de borracha, a mando de um oficial da PM, e arrastado em Itambé. Foto: Reprodução/TV Jornal

Cansados da insegurança, moradores da cidade de Itambé, na Mata Norte de Pernambuco, realizaram um protesto pedindo mais policiamento no dia 02 de março de 2017. Policiais militares foram ao local e pediram que a manifestação fosse encerrada. Na confusão, um dos PMs deu a ordem para que o outro atirasse no estudante Edvaldo Alves dos Santos, de 22 anos. O tiro de bala de borracha atingiu uma das pernas da vítima, que ainda foi arrastada pelos policiais. Tudo filmado por um dos manifestantes. Após 25 dias na UTI, Edvaldo não resistiu e morreu. O caso teve repercussão nacional. Os PMs foram afastados e investigados. A Polícia Civil indiciou dois deles por homicídio culposo (sem intenção de matar), mas o Ministério Público decidiu denunciá-los por doloso (com intenção). Os policiais respondem a processo na Justiça em liberdade, mas estão afastados das funções nas ruas.

 

3 – FISIOTERAPEUTA ESTUPRADA E MORTA PELO VIZINHO EM BOA VIAGEM (ABRIL)

Fisioterapeuta foi assassinada em flat no bairro de Boa Viagem. Para a polícia, crime foi premeditado. Foto: TV Jornal/Reprodução

Em 6 de abril, um caso de feminicídio chocou o Estado. A fisioterapeuta Tássia Mirella Sena de Araújo, 28 anos, teve o apartamento invadido pelo vizinho, o comerciante Edvan Luiz da Silva, 32. A jovem foi estuprada e assassinada a facadas no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. À polícia, o acusado negou o crime, mas perícias confirmaram que ele foi o autor da morte de Mirella. Marcas de lesões no corpo de Edvan, que apontam para uma luta corporal entre assassino e vítima, foram fundamentais para comprovar o crime praticado por ele. Além disso, a perícia encontrou fios de cabelo dele nas mãos de Mirella e pele dele nas unhas dela. Edvan continua preso aguardando julgamento.

PUBLICIDADE

 

4 – ASSALTO E MORTES DENTRO DE CENTRO ESPÍRITA EM JABOATÃO (JULHO)

Quatro pessoas morreram durante assalto a centro espírita em Piedade. Foto: TV Jornal/Reprodução

Uma palestra em um centro espírita no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi interrompida após o anúncio de um assalto. Enquanto os pertences das vítimas eram recolhidos, um policial militar teria reagido e houve a troca de tiros. Ao final, dois criminosos, o policial militar e uma idosa morreram. O caso chocante aconteceu em 6 de julho. Três assaltantes foram indiciados pela Polícia Civil. Dois continuam presos e um segue foragido. O processo segue na Justiça.

 

5 – JORNALISTA VÍTIMA DE BALA PERDIDA EM CARUARU (SETEMBRO)

O apresentador de TV Alexandre Farias foi atingido por um tiro na cabeça. Foto: Facebook/Reprodução

Tomado pela violência, o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi destaque na imprensa nacional após um jornalista ser vítima de bala perdida. O apresentador da TV Asa Branca, afiliada à TV Globo, Alexandre Farias, foi atingido por um tiro na cabeça no Alto do Moura, na noite do dia 16 de setembro. Criminosos trocavam tiros com a polícia quando uma das balas acertou o jornalista.  Na fuga, os bandidos ainda atropelaram socorristas do Samu. Ao longo das investigações, quatro acusados foram presos e respondem a processo na Justiça. Alexandre continua internado em um hospital particular do Recife.

 

6 – ACIDENTE TRÁGICO NA TAMARINEIRA (NOVEMBRO)

Mistura de álcool, direção e alta velocidade provocou tragédia na Tamarineira. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Na noite de 26 de novembro, um carro em alta velocidade furou o sinal vermelho e batru em outro veículo no cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Cônego Barata, na Tamarineira. De acordo com a polícia, o universitário João Victor Ribeiro Leal estava bêbado e provocou o trágico acidente, que deixou três pessoas mortas (duas da mesma família) e duas feridas. A perícia revelou que o estudante vinha a 108 km/h. O teste do bafômetro também comprovou o nível de álcool acima do permitido. O acusado foi preso e encaminhado ao Cotel. Ele foi denunciado pelo Ministério Público e o caso já está na Justiça. A tragédia trouxe à tona a discussão sobre a necessidade de punições mais severas a quem ingere bebida alcoólica e dirige.

 

7 – ESTUDANTE ASSASSINADA PELO NAMORADO NA CAXANGÁ (DEZEMBRO)

Remís Costa foi morta pelo namorado após uma discussão. Ele confessou o crime. Foto: Internet/Reprodução

O ano chega ao fim com outro caso estarrecedor de feminicídio. A estudante de pedagogia Remís Carla Costa, 24 anos, foi assassinada e teve o corpo enterrado em um conjunto residencial no bairro da Caxangá. O auxiliar de pedreiro, Paulo César de Oliveira Silva, de 25 anos, namorado da vítima, confessou o crime. Na versão dele, a morte da jovem aconteceu após a discussão por causa de um celular. Mas a polícia não acredita na versão e continua investigando o caso. Para os investigadores, o crime pode ter sido premeditado. Uma reconstituição do caso deve ser feita para tirar dúvidas da polícia. Paulo César, que foi autuado em flagrante por ocultação de cadáver, também será indiciado por feminicídio. A perícia apontou que a vítima foi esganada.

2017: Em Pernambuco, violência subiu e transparência sumiu


Raphael Guerra - Ronda JC

 

 

Aumento desenfreado da violência em Pernambuco expõe a crise do Pacto pela Vida. Foto: JC Imagem

Pernambuco deve terminar o ano com aproximadamente 5,5 mil assassinatos registrados. Além de ser um recorde histórico da violência, o resultado demonstra que a guerra contra a criminalidade não está sendo combatida de maneira eficaz pelo Governo do Estado. No ano em que o programa de segurança Pacto pela Vida completou dez anos, não houve freio para os homicídios, nem para os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos). A promessa de novos policiais civis e miliares para reforçar a segurança nas ruas e para melhorar o poder investigativo ficou, mais uma vez, para o ano seguinte. É esperar.


Enquanto isso, o ano de 2017 também foi marcado pela falta de transparência em relação à violência no Estado. Em fevereiro, após dez anos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou que deixaria de divulgar, diariamente, informações sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Nome das vítimas, idade, sexo, cor da pele, cidade onde o crime aconteceu. Todos os dados que serviam de base para estudos e para garantir mais transparência sobre o combate à violência foram retirados do site oficial da SDS. Em troca, um boletim mensal “seco” com o número de mortes passou a ser divulgado.

Os profissionais de segurança, como delegados, agentes, peritos e até gestores também passaram a ser proibidos de dar entrevistas à imprensa. Processos administrativos na Corregedoria da SDS se multiplicaram. As informações repassadas pelo setor de estatística e de comunicação também foram diminuindo e ficando restritas, muitas vezes, a apenas notas oficiais. Se o ano já era difícil por conta do impacto da violência, só cresceram as dúvidas quanto à falta de transparência quando o assunto era segurança.

Exemplo disso é que o blog solicitou à assessoria de imprensa da Polícia Civil de Pernambuco as estatísticas de inquéritos concluídos em relação aos homicídios registrados neste ano. Durante quase dez dias, inúmeros e-mails reforçando a solicitação foram enviados, mas o balanço não foi divulgado. O blog fez o mesmo encaminhamento à assessoria da SDS, mas nenhuma resposta foi dada.

Criminosos invadem velório, retiram caixão e ateiam fogo em cadáver





O corpo de um homem foi retirado durante o velório e incendiado na noite desta terça-feira (26), no Bairro Sapiranga, em Fortaleza. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o velório de Anderson da Silva (22), que acontecia em uma residência, foi interrompido quando um grupo entrou no local e arrastou o caixão até a rua. Nesse momento, os suspeitos atearam fogo ao cadáver.

Foram gravadas imagens durante o ato, que já são de conhecimento dos profissionais de segurança e iniciaram buscas pelos autores do crime. As investigações estão a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 26º Distrito Policial.

O crime de vilipêndio de cadáveres é considerado um ato contra o respeito aos mortos e o autor pode ser punido entre um e três anos, além do pagamento de multa.

Morte

A vítima em questão foi morta a tiros em 25 de dezembro, no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. A ação foi praticada por um grupo armado, que disparou contra Anderson da Silva na Travessa Romana. A DHPP e a Perícia Forense estiveram no local e um inquérito foi instaurado para apurar as motivações do crime e identificar os autores.

FOnte: G1 CE

Claudiano rodando o Agreste

CLAUDIANO FAZ VISITAS A GARANHUNS E CAETÉS




O deputado Claudiano Filho (PP) trabalha para se reeleger no próximo ano com boa votação. Por isso se movimenta bastante em vários municípios do Agreste Meridional, inclusive Garanhuns, onde conseguiu aliados importantes.

Acompanhado do ex-prefeito de Itaíba, Juliano Martins, do presidente do PP em Garanhuns, Rafael Peixoto e outros amigos, Claudiano esteve circulando pela cidade, nesta quarta-feira.

O parlamentar também esteve em Caetés e com o prefeito Armando Duarte discutiu as demandas mais imediatas da população do município.

Além da candidatura de Claudiano, que irá tentar emplacar o terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, a família Martins estuda lançar o nome de Zeniro, irmão do deputado estadual, como candidato a uma vaga na Câmara Federal, em Brasília.

Outro aliado importantes dos Martins na região é o prefeito de Calçado, Expedito Nogueira (PP).

Roberto ALMEIDA

Criança encontrada pós rapto, teria sido abusada sexualmente

CRIANÇA FOI LOCALIZADA EM CATENDE E TERIA SIDO ABUSADA SEXUALMENTE: Suposto pai biológico contratou dois homens em Garanhuns para sequestrar menina em Panelas, diz portal


Catende


Um ex-presidiário, que afirma ser o pai biológico da criança de 3 anos, sequestrada na véspera de Natal, em Panelas, Agreste de Pernambuco e encontrada nesta quarta-feira (27), em Catende, na Zona da Mata, teria sido o mandante o crime. A informação está no Portal NE10. Ainda segundo o site, ele contratou dois homens da cidade de Garanhuns, também no Agreste, para realizar o rapto. De acordo com a Polícia Militar, que fez o resgate da criança, o homem afirmou que desejava criar a menina.

Segundo a PM, com as informações colhidas durante as investigações nos dias nos quais a menina ficou desaparecida, chegou-se à identidade do rapaz suspeito de planejar o rapto (o nome dele não foi divulgado). Foi montado, então, uma força-tarefa junto com o Centro de Inteligência de Caruaru, a Polícia Civil e a Secretaria de Ressocialização para localizar o paradeiro da criança. A PM manteve contato com o homem, por telefone, por toda esta quarta-feira, quando ele garantiu que entregaria a menina.

Foram feitas três tentativas de resgate. Por volta das 18h30, o rapaz ligou para a PM informando que havia liberado a menina no município de Catende. A justificativa seria a pressão que ele estaria sofrendo, já que o caso teve grande repercussão. Ele não informou a localização exata de onde a menina estava durante todo o período do desaparecimento. O suspeito afirmou que irá se entregar à polícia até esta sexta-feira (29). 

Estupro

O médico que atendeu a menina de 3 anos, logo após o resgate, afirmou que ela foi vítima de abuso sexual. Segundo Flávio Augusto, da Policlínica de Catende, foram feitos exames que constataram que o hímen da criança havia sido rompido. No entanto, não foi possível precisar quando o estupro teria ocorrido.

Após passar pelos exames iniciais em Catende, ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Palmares, na Mata Sul do Estado. Em seguida, a criança será levada para o hospital da cidade.

Rapto

A menina foi raptada dentro da casa dos pais, localizada no distrito de Cruzes, Zona Rural de Panelas, na véspera de Natal. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos três pessoas estariam envolvidas no crime, que pode ter sido premeditado.

Testemunhas afirmaram que, no dia do rapto, homens estacionaram um carro em uma rua distante da residência da família e perguntaram aos vizinhos onde mãe da criança morava.

Um vizinho teria conduzido um dos suspeitos até a casa da criança enquanto o outro esperava no carro. Em um descuido, os bandidos pegaram a menina e ameaçaram a mulher com uma arma.

Suspeito preso

Um dos três suspeitos do crime foi preso na segunda (25). Ele foi levado para a Delegacia de Bezerros, onde o caso está sendo apurado.

Carro localizado

Carro localizado
 em GaranhunsO carro usado para levar a menina da casa dos pais foi encontrado na manhã desta quarta-feira (27), em uma garagem, no município de Garanhuns, Agreste do estado. O veículo estava em uma garagem no bairro de Massanranduba. Dentro do automóvel foram encontrados cinco aparelhos de celular e drogas.

Alguns adesivos que ilustravam o capô e a frente do carro foram retirados para descaracterizar e dificultar no reconhecimento. Ninguém estava no local no momento da abordagem. O carro foi levado para a 2ª Delegacia de Polícia Civil para ser periciado.

Com informações do NE 10 e V&C Garanhuns

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

61° homicídio registrado em Garanhuns

HOMICIDIO REGISTRADO NO VALE DO MUNDAÚ EM GARANHUNS AS





Há poucos minutos, mais um homicídio foi registrado em Garanhuns.

De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu em via pública na Rua 14 (Vale do Mundaú) Bairro Boa Vista, a vítima até então identificada por DANIEL DO NASCIMENTO, era ex-presidiário foi morta com disparos de arma de fogo. 

De acordo com moradores da localidade a vítima há pouco tempo sofreu uma tentativa de homicídio, passou por cirurgia e estava ainda em fase de recuperação.

A Polícia Militar  fez o isolamento do local e comunicou o ocorrido a Polícia Civil, após os trâmites legais o corpo será encaminhado ao IML de Caruaru.

Agências bancárias não abrem para atendimento ao público na sexta-feira




Foto: Helenivaldo Pereira/Rádio Liberdade

As agências bancárias funcionarão até esta quinta-feira (28). Na sexta (29) não haverá atendimento ao público. Serão realizadas apenas atividades internas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


Os boletos relacionados a consumo, como água, luz e telefone, ou carnês que venceram em dias que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no dia útil seguinte ao feriado sem multa. Ou seja, quem tiver alguma conta que vença no dia 29, poderá efetuar o pagamento na terça-feira, dia 02 de janeiro, sem sofrer com multas por atraso.

A Febraban aconselha os consumidores a utilizarem os caixas eletrônicos, aplicativos de bancos e banco por telefone para fazerem as operações bancárias necessárias enquanto as agências estiverem fechadas