quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Petrobras reajustou preço da gasolina 116 vezes em menos de 6 meses


Afonso Ferreira
Do UOL, eff Pachoud/AFP

Em menos de seis meses, desde que implantou a nova política de preços para combustíveis, a Petrobras já reajustou o valor da gasolina 116 vezes. O diesel mudou ainda mais: foram 120 alterações no preço.

Dos 116 reajustes da gasolina, 61 foram para cima e 55, para baixo. O saldo final: o preço combustível acumula alta de 29,54%.

No caso do diesel, foram 68 altas no preço contra 52 quedas, acumulando valorização de 25,42% no período.


O último reajuste saiu nesta quinta-feira (28): a petroleira anunciou aumentos de 1,1% para o diesel e de 1,7% para a gasolina. Os novos valores passam a valer a partir desta sexta (29).


As mudanças de preços acontecem nas refinarias, e podem ou não ser repassadas pelos postos para o consumidor.

Nova política


Desde 3 de julho, a Petrobras adota uma política que prevê reajustes com mais frequência, inclusive diariamente, nos preços dos combustíveis vendidos nas refinarias.


Segundo a estatal, a ideia da nova política é repassar as variações do dólar e do petróleo no mercado internacional e, com isso, competir "de maneira mais ágil e eficiente".


A política de preços da Petrobras foi alvo de críticas no passado, principalmente no governo da presidente Dilma Rousseff.


Quando a cotação do petróleo no mercado internacional caiu a níveis históricos, a Petrobras decidiu não repassar essa queda para o preço dos combustíveis. Ao importar combustível mais barato e vendê-lo pelo mesmo preço de antes, os ganhos da Petrobras com a revenda aumentaram.


Na época, críticos afirmaram que, ao manter os preços artificialmente, o governo estava usando a política de preços para recuperar parte do que perdeu quando o petróleo estava caro lá fora --e o preço não subiu aqui-- e para tentar aliviar as contas da Petrobras, em meio a um endividamento muito grande da companhia.


(Com Valor e Agência Brasil)


Deputados de SP tornam lei a Segunda sem Carne no Estado



Se sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, fica proibido o fornecimento do produto em bares, restaurantes e refeitórios

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Projeto prevê a retirada da carne dos cardápios de São Paulo às segundas-feiras (Foto: Thinkstock/Ed. Globo)


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta semana, em sessão extraordinária, um projeto de lei que institui a chamada Segunda sem Carne no Estado. O texto, que vai à sanção do governador Geraldo Alckmin, proíbe o fornecimento de carne às segundas-feiras em bares, restaurantes, escolas públicas e estabelecimentos que forneçam alimentação em órgãos públicos. Esses locais devem deixar visível um cardápio alternativo. Quem não cumprir está sujeito a multa, que pode dobrar em caso de reincidência.

O texto é do deputado Feliciano Filho, do PSC, conhecido pelo ativismo em defesa dos direitos dos animais. Na justificativa, ele diz que o objetivo é chamar a atenção para os efeitos do consumo de carne sobre o meio ambiente e a biodiversidade, além de sua relação com a ocorrência de doenças do coração, câncer e diabetes.

“O reino vegetal é plenamente capaz de suprir as necessidades de uma população. Isso porque uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável. Não se pode esquecer que, assim como nós, os demais animais querem ser livres e ter uma vida normal junto a membros da sua espécie”, argumenta o parlamentar.

Feliciano Filho diz ainda que a carne bovina é “responsável pela emissão de dióxido de carbono e de metano diretamente na atmosfera”. “Não há dúvidas, pois, que a produção industrial de carnes - incluindo os suínos, caprinos, bubalinos e ovelinos – é uma das maiores fontes de poluição do meio ambiente, consome um enorme volume de recursos naturais e energéticos, além de gerar bilhões de toneladas de resíduos tóxicos sólidos, líquidos e gasosos”, afirma.

Oito pessoas podem estar envolvidas no sequestro de criança em Panelas




   Coletiva de imprensa foi realizada nesta quinta-feira pela Secretaria de Defesa Social

O inquérito que investiga o caso do sequestro de uma menina de três anos no Distrito de Cruzes, em Panelas, no Agreste de Pernambuco, está cada vez mais complexo. A cada dia surge um fato novo, que exige um trabalho aprofundado por parte das autoridades policiais. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (28), a Secretaria de Defesa Social (SDS) deixou claro que as investigações ainda estão no início. A criança foi levada de dentro da residência dos pais no último domingo (24), na Véspera de Natal, e foi encontrada na noite dessa quarta-feira (27) no município de Catende, na Zona da Mata Sul do Estado.


Veículo foi achado em um galpão em Garanhuns

Até agora, oito pessoas estão sendo investigadas por suspeita de participação. O primeiro a ser preso foi um vizinho da família da criança, que mostrou aos sequestradores onde ficava a casa da menina. Ele foi preso por meio de mandado de prisão temporária, com prazo de cinco dias. O vizinho chegou à casa da menina com outros dois homens, que estavam armados e a levaram. Um quarto homem estava em Celta branco e ajudou na fuga.


Na coletiva de imprensa, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Joselito Kehrle, afirmou que a prisão preventiva dos três homens soltos já foi solicitada e a polícia aguarda uma resposta da Justiça sobre os mandados. O trio foi identificado após a polícia localizar o carro utilizado para levar a menina de casa. Antes adesivado com faixas pretas, o veículo foi descaracterizado e seria desmontado em um galpão na cidade de Garanhuns, no Agreste. "O proprietário deste galpão foi ouvido e disse que de fato os três sequestradores devolveram o veículo após a utilização e a veiculação das imagens", disse Joselito Kehrle, que confirmou que o dono do galpão também será investigado.


Adesivos que estavam no carro foram retirados

Segundo a investigação, os sequestradores teriam sido contratados por um suposto pai biológico da criança, que é um detento do Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, no Agreste. De acordo com Cristiano Regis, representante da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) na coletiva, o homem está preso desde 2014 pelos crimes de homicídio e assalto. Ele teria ordenado a liberação da criança após o caso ganhar repercussão no Estado.


Além destas pessoas, duas mulheres foram detidas na manhã desta quinta-feira (28) na cidade de Catende. Elas alegam ser mãe e avó biológica da menina e podem ter ficado com a criança durante o tempo que ela passou desaparecida. Porém, na certidão de nascimento da menina, constam os nomes do casal com quem ela vive em Panelas. Por causa disto, exames de DNA serão realizados. "Há durante a investigação a necessidade de perfis genéticos de exames de DNA que possam traduzir a veracidade dos fatos; se de fato o presidiário é o pai da criança - uma vez que a mãe nega - e há uma outra senhora que se apresenta como mãe desta criança", explica Joselito Kehrle.


Durante a coletiva de imprensa, a SDS ressaltou que as investigações ainda estão no início. "Nós não descartamos nenhum viés da prática desse crime, vamos explorar todas as possibilidades para ter a certeza da particpação de cada um e a motivação real deste arrebatamento", afirmou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire. Os envolvidos podem responder por sequestro, abandono de incapaz, cárcere privado, entre outros crimes. A procedência do veículo utilizado no sequestro também será apurada.


Criança não sofreu violência sexual

Agora, a menina está sob os cuidados da família, com a supervisão do Conselho Tutelar de Panelas. Na coletiva de imprensa, a Polícia Civil também divulgou o resultado do exame sexológico realizado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, na menina. O laudo assinado pelo perito José Alves alega que a criança não sofreu violência física nem sexual. O resultado contradiz o primeiro exame feito pelo médico Flávio Augusto Andrade, que informava que ela havia sido vítima de abuso sexual.


Mulher morde a mãe e arranca pedaço de nariz após discussão em Caruaru



 

Caso foi registrado no plantão da Delegacia de Caruaru


Foto: Reprodução

JC Online

Com informações da TV Jornal

Uma mulher de 23 anos foi presa após agredir a própria mãe, na noite desta terça-feira (27), no bairro de Vassoral, em Caruaru.

De acordo com a Polícia Militar, a suspeita agrediu a própria mãe, de 48 anos, durante uma discussão. Ela mordeu a vítima no rosto, chegando a arrancar um pedaço do nariz dela. A mãe foi socorrida, medicada e liberada logo em seguida.


A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Plantão de Caruaru, onde foi autuada em flagrante. Uma fiança no valor de um salário mínimo foi arbitrada, mas ninguém compareceu à delegacia para pagar. A moça foi encaminhada para audiência de custódia nesta quarta-feira (28)

Governador sanciona pacote de leis para fortalecer segurança em PE

PAULO CÂMARA SANCIONA PACOTE DE LEIS PARA FORTALECER SEGURANÇA EM PERNAMBUCO

Projetos sancionados criam 26º BPM, o 2º BIESP e a 11ª CIPM, além de interiorizar a atuação da Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e das delegacias de combate ao Narcotráfico

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (27/12), um pacote de ações que garantem a criação de novas unidades para o Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar, Civil e Científica, fortalecendo, descentralizando e interiorizando a atuação dessas operativas para todo o Estado. Os decretos que criam o 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), o 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) e a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM), além de novas Delegacias de Repressão ao Narcotráfico, novos grupamentos do Corpo de Bombeiros e unidades regionais da Polícia Científica, juntamente com o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, foram publicados no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (28/12).

"Todas essas ações se integram ao nosso planejamento do Pacto Pela Vida para melhorar a segurança em Pernambuco. Estamos terminando 2017 melhor do que começamos e, com certeza, com esse conjunto de medidas, teremos um 2018 com paz em todo o Estado", afirmou o governador Paulo Câmara.

As medidas fazem parte do Plano de Segurança de Pernambuco e reforçam o compromisso do Governo no combate à violência e ao crime organizado, contemplando um investimento de R$ 390 milhões para o setor. “São ações concretas, ações reais de enfrentamento à violência. A sensação de segurança é uma demanda que a população de Pernambuco já deseja há muito tempo, e é esse o nosso dever: trabalhar com muito compromisso e seriedade, para que todos se sintam seguros aqui em Pernambuco. Novas estruturas estão sendo criadas para a PM e estamos interiorizando a Polícia Científica e as delegacias de combate ao narcotráfico, medidas necessárias, que, com certeza, trarão respostas importantes contra a violência”, comentou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

2º BIESP – Com a criação do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) em Petrolina – o primeiro já está em funcionamento em Caruaru –, é a vez de o Sertão passar a contar com unidade especializada que antes só estavam presentes na Região Metropolitana do Recife. Integrarão o 2º BIEsp policiais do Batalhão de Radiopatrulha, Motopatrulhamento e Batalhão de Trânsito, o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na Região. Além disso, essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos. Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.

26ª BPM – A criação do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) ampliará as atividades de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, englobando os municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba. Também ficarão sob a responsabilidade do 26º BPM quatro das sete unidades prisionais que atualmente funcionam na área de responsabilidade do 17º BPM. Essa nova divisão contribuirá para aprimorar o controle aos diversos crimes relacionados à comunidade carcerária. A região do Litoral Norte, além de contar com comunidades mais isoladas, o que demanda a necessidade de fortalecer as patrulhas rurais, ainda passa por um processo único de aumento da população, devido ao incremento da planta industrial. Além desse fator, possui uma população flutuante que chega a triplicar em determinadas épocas do ano, devido ao seu potencial turístico.

11ª CIPM – Já na região Agreste, o policiamento ostensivo será fortalecido com a criação da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. A unidade ampliará as atividades de prevenção e combate ao crime na Microrregião de Garanhuns, provendo um policiamento mais eficaz nos municípios de Lajedo, Jupi, Jucati, Panelas, Jurema, Calçados, Ibirajuba e Canhotinho. Com a criação da 11ª CIPM, a Área Integrada de Segurança 18 (AIS-18), hoje atendida exclusivamente pelo 9º BPM, receberá reforço no policiamento ostensivo. A criação da companhia acabará por repercutir de forma positiva na Área Integrada de Segurança (AIS) 14.

POLÍCIA CIENTÍFICA – Visando à descentralização dos serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil da Polícia Científica, foram criadas nove novas unidades descentralizadas da Polícia Científica – além das três já existentes no Recife, em Caruaru e Petrolina. A interiorização da corporação tornará possível levar os serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil para mais perto da população da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Elas terão sede nos municípios de Palmares e Nazaré da Mata, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, e Salgueiro, no Sertão. Todas contarão com profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

O efetivo que atuará nas novas unidades será oriundo do último concurso público da Polícia Científica de Pernambuco, realizado em 2016. Serão 139 peritos criminais, 40 médicos legistas, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas e 51 peritos papiloscopistas. Todos já estão participando do Curso de Formação da Polícia Científica, com término previsto para janeiro de 2018. A partir da interiorização das atividades da Polícia Científica, o Estado busca também reforçar o combate ao crime. Com maior celeridade nas perícias criminais e médico-legais, os inquéritos policiais serão otimizados, contribuindo para a redução da impunidade, especialmente em casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

GENÉTICA – O Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC) será subordinado à Gerência Geral de Polícia Científica e realizará as perícias criminais no âmbito da genética forense.

DENARC – As delegacias especializadas no combate ao tráfico de entorpecentes fazem parte da estratégia de segurança adotada pelo Governo de Pernambuco para diminuir os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), já que mais da metade dos assassinatos registrados no Estado têm relação direta com a disputa de território na venda de drogas ou em consequência de dívidas pelo uso das substâncias. Cada delegacia terá um delegado titular, um adjunto, um escrivão e três agentes. Pernambuco já conta com três delegacias do Denarc que atuam na capital e Região Metropolitana do Recife. Com a implantação das outras nove unidades, o Estado passará a ter 12 Delegacias Especializadas no Combate ao Narcotráfico.

Os municípios beneficiados com as novas sedes do Denarc serão Cabo de Santo Agostinho, na RMR, Goiana, na Mata Norte, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, Caruaru e Garanhuns, situadas no Agreste pernambucano e Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina, todas as quatros no Sertão do Estado. A previsão é que as delegacias possam entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2018, com a chegada do novo efetivo da Polícia Civil, que está em formação na Academia de Polícia do Estado (Acadepol). Com a exceção de Caruaru, que está em operação desde setembro deste ano.

BOMBEIROS – Seis novos grupamentos de Bombeiros passarão a funcionar em todo o Estado. Também serão criados nove Centros de Atividades Técnicas, que são responsáveis pelos serviços de vistoria e pela análise e aprovação dos projetos de segurança contra incêndio e pânico de todos os Municípios do Estado de Pernambuco. Os novos centros serão descentralizados passando a funcionar na Zona da Mata, Agreste e Sertão e, após a conclusão do curso de formação, os 300 novos bombeiros militares serão empregados às novas unidades.

FONTE: SDS

Casa feita por Faro à menina que salvou livros de enchente é criticada




A história da pequena Rivânia da Silva, de apenas oito anos, chamou a atenção do país. A menina ficou conhecida após salvar livros de uma enchente no município de Várzea do Una, em Recife. A comoção foi tanta que a TV Record chegou a dar uma casa para a família da garota. Os materiais usados na obra, contudo, deixaram os moradores da região revoltados.


A avó da criança também se disse preocupada, porque a residência foi construída em uma área muito afastada e sem segurança. O número de cômodos, segundo ela, também é inferior ao prometido pela emissora. De acordo com a senhora, identificada apenas como dona Ivone, o espaço para costura ficou junto com a cozinha.

Há informações de que a construção, inicialmente, teria sido orçada em R$ 120 mil, mas o valor empregado, no entanto, foi de R$ 30 mil. A história da pequena foi mostrada no programa “Hora do Faro”.

Fora do prazo
Rivânia esperou muito até poder entrar no imóvel prometido pelo apresentador Rodrigo Faro. A produção havia estipulado 90 dias para entregar a residência, porém, até outubro, ainda não sabia sequer o endereço do terreno. Em um vídeo também publicado no Facebook, a garota confessa sonhar com a casa que “tio Rodrigo Faro prometeu” como presente de Natal.

Fonte: Metrópoles

Réveillon com mais fluidez nas rodovias




Para facilitar o fluxo de veículos, serão desligadas algumas lombadas eletrônicas localizadas nos pontos de maior movimento. As ações iniciam a partir das 05 horas desta sexta-feira, (29) e seguem até às 05 horas da próxima terça-feira (02).

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, montará um esquema de mobilidade nas rodovias que terão atenção redobrada, como a BR-232, que deverá ter um aumento de 30% no fluxo de veículos; PE-060, que leva ao Litoral Sul; PE-035, em direção ao Litoral Norte do Estado.

O objetivo do Governo de Pernambuco é garantir mais segurança e mobilidade nas rodovias estaduais nos períodos como os feriadões.

O órgão recomenda atenção redobrada e uso do cinto de segurança para o condutor que vai viajar. Para evitar problemas quando pegar a estrada, verificar todos os equipamentos de segurança do veículo, condições dos faróis e níveis de óleo e combustível.

LOMBADAS ELETRÔNICAS DESLIGADAS

Os equipamentos deixarão de funcionar visando minimizar os transtornos ocasionados pelos congestionamentos nas principais estradas da Região Metropolitana do Recife. O desligamento acontecerá das 05h desta sexta-feira (29) até às 05h da próxima terça-feira (02).

Serão desligadas as seguintes lombadas:

BR-232 – Recife, nos km 6,2; 6,3; 7,4; 7,8 – Jaboatão dos Guararapes, no Km 9,2.

PE-035 – Itapissuma, nos km 7,3 e 7,9

PE-060 – Ipojuca, nos km 16,63

Governador consegue liberação para a Adutora do Agreste



O montante liberado foi de R$ 58 milhões. (Imagem: Divulgação)

Após uma série de reuniões com o governador Paulo Câmara, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, liberou o restante dos recursos da Emenda da Bancada de Pernambuco destinada às obras da Adutora do Agreste, no valor de R$ 58 milhões. A liberação aconteceu nesta quarta-feira (27), penúltimo dia de expediente bancário deste ano.

De acordo com o gestor, ele conversou, por telefone, com o dirigente da pasta e mostrou a importância de começar 2018 com as obras aceleradas, para que o Agreste do Estado possa receber as águas da Transposição do Rio São Francisco até o final de março.

“Essa liberação é fundamental para que a Compesa acelere a obra, que é uma das mais importantes para o Agreste Pernambucano”, destacou o governador Pernambucano