quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Morre, aos 83 anos, o ex-presidente do TJPE Nildo Nery




O desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Nildo Nery dos Santos morreu na manhã desta quarta-feira (3). A morte foi confirmada esta tarde pela Associação Beneficente Criança Cidadã, instituição fundada por ele.

Nery estava internado desde setembro no Hospital Português por debilidade dos órgãos decorrente da idade. O velório e o sepultamento serão no cemitério Morada da Paz, em Paulista, em horários ainda não definidos.

O desembargador aposentado nasceu em 19 de novembro de 1934, na cidade de Goiana, mas recebeu 16 vezes o título de cidadão de diversos municípios. Ao longo da trajetória jurídica, atuou em diversos órgãos internacionais e recebeu prêmios como Honras ao Mérito da República Italiana e Medalha do Mérito Judiciário. Entre 2000 e 2001, presidiu o TJPE.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Mulher é assaltada e violentada em Garanhuns


Uma mulher foi assaltada e estuprada na manhã do último domingo (31/12), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.O crime aconteceu no Cristo do Magano um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a vítima que tem 25 anos, andava de bicicleta e o namorado corria a pé, quando dois elementos abordaram o casal, anunciaram o assalto e o homem correu para tentar pedir ajuda, a jovem foi arrastada para mata fechada, estuprada e teve o celular e a bicicleta roubada.

Após o estupro ela foi libertada, conseguiu correr, foi socorrida por populares para a emergência do Hospital Regional Dom Moura e transferida para um hospital em Caruaru para realização de exames traumatológico e sexológico.

Nos últimos meses vários turistas já foram e continuam sendo assaltados no Cristo do Magano, em muitos casos os crimes foram praticados por menores que foram apreendidos, levados para delegacia e liberados, a segurança no local é de responsabilidade da Guarda Municipal e Polícia Militar, mais no momento que as vítimas foram abordadas não havia nenhum, nem outro, pelo acordo firmado entre PM e GM, durante a manhã a segurança no local é de responsabilidade da Guarda Municipal.

(DO AGRESTE VIOLENTO)

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Temer engana Prefeitos de todo Brasil, CNM repudia

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios e o movimento municipalista brasileiro manifestam repúdio aos encaminhamentos anunciados pelo governo federal em relação ao Auxílio Financeiro aos Municípios de 2017. O movimento municipalista recebe com muita indignação a informação de que o repasse pactuado e anunciado repetidas vezes pelo presidente da República, Michel Temer, não será repassado no exercício de 2017.

O movimento municipalista foi surpreendido pela informação da Casa Civil de que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira; e da Fazenda, Henrique Meirelles; se negam a assinar a Medida Provisória e comunicam que irão criar um Programa Especial de Auxílio aos Municípios. Esse programa deverá passar pelo Congresso Nacional para ser aprovado, fazendo com que estes recursos cheguem efetivamente aos cofres municipais somente em fevereiro ou março de 2018

Click na imagem para ampliar

Elementos suspeitos de vários assaltos são presos com moto roubada em Garanhuns

SUSPEITOS DE PRATICAR VÁRIOS ASSALTOS: Elementos são presos com moto roubada em Garanhuns/PE





Dois elementos foram presos na manhã desta quinta-feira 28 de dezembro de 2017, por volta das 10h00, na cidade de Garanhuns/PE.

De acordo com as informações colhidas na primeira Delegacia de Garanhuns, uma viatura do 9º/BPM estava em rodas na  Rua Luiz Burgos, no Bairro da Boa Vista quando visualizaram os dois elementos em atitudes suspeita em uma motocicleta de imediato os PMs, fizeram uma abordagem ao condutor com o garupa que os mesmo identificados como sendo José Mateus Almeida dos Santos 21 anos, residente na Rua Sandra de Almeida Barros, na Cohab ll em Garanhuns, e Jefferson Rodrigues de Barros Santos, 19 anos residente na Rua Manoel Alves Machado,  na Cohab ll, em Garanhuns, os dois são primos e parceiros de crimes.


Após fazer uma consulta no sistema da "SDS" a motocicleta  de cor vermelha e placa ORE-9760/P. dos índios/AL. estava com restrição de roubo, de imediato foi dada voz de prisão aos mesmos, que foram conduzidos à Delegacia, os elementos também são suspeitos de praticar vários assaltos em Garanhuns, principalmente na Zona Rural do Município.


Eles foram ouvidos pelo Delegado titular da primeira Delegacia, que atuou os mesmo por receptação de veículos, sendo arbitrada uma fiança de 5 Mil Reais, que não foi paga eles ficaram presos e serão apresentados na audiência de custódia na tarde desta sexta-feira 29/12.

A Polícia Civil pede se alguém foi vítimas de assaltos efetuado por eles devem procurar a Delegacia pela manhã.

Governador sanciona lei que favorece produtores de queijo artesanal


Medida visa diminuir informalidade do setor em Pernambuco e evitar concorrência desleal

O governador Paulo Câmara sancionou a Lei nº 16.276/2017, publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial, que tem como objetivo formalizar os pequenos produtores de queijo artesanal dos tipos coalho e manteiga, aperfeiçoando o sistema fiscal e sanitário do processo produtivo. A medida atrela a dispensa de ICMS, benefício que o setor já possui, a um crédito presumido ao adquirente e só validado por meio da emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e).

A NFA-e deverá ser emitida por meio do módulo de “queijo artesanal”, que será implantado no portal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) em janeiro de 2018, em conjunto com o registro no Sistema de Inspeção Estadual (SIE) fornecido pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Na ocasião, também será publicado um decreto regulamentando o benefício.

“A nova legislação trará maior segurança para os fabricantes de queijo artesanal, evitando a concorrência desleal por parte de empresas de grande porte e atestando a qualidade e origem dos produtos adquiridos pelo consumidor”, afirma o governador Paulo Câmara.

O crédito presumido permite que o adquirente dos queijos artesanais diminua o valor do ICMS recolhido quando revender o produto, representando um incentivo para que os atacadistas e revendedores comprem essas mercadorias para comercializarem, uma medida altamente benéfica ao mercado local. O contribuinte que deseja usufruir do benefício deverá estar regular com a fazenda estadual e ter como atividade principal a fabricação de laticínios.

CNM repudia o não repasse do AFM em 2017




A Confederação Nacional de Municípios (CNM) em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios e o movimento municipalista brasileiro manifestam repúdio aos encaminhamentos anunciados pelo governo federal em relação ao Auxílio Financeiro aos Municípios de 2017. O movimento municipalista recebe com muita indignação a informação de que o repasse pactuado e anunciado repetidas vezes pelo presidente da República, Michel Temer, não será repassado no exercício de 2017.


O movimento municipalista foi surpreendido pela informação da Casa Civil de que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira; e da Fazenda, Henrique Meirelles; se negam a assinar a Medida Provisória e comunicam que irão criar um Programa Especial de Auxílio aos Municípios. Esse programa deverá passar pelo Congresso Nacional para ser aprovado, fazendo com que estes recursos cheguem efetivamente aos cofres municipais somente em fevereiro ou março de 2018.

Confira aqui a íntegra do manifesto da CNM

PRESENTE - Amanhã gasolina e diesel aumentam de novo

Petrobras anuncia reajuste de 1,7% no preço da gasolina


No diesel, o aumento será de 1,1% a partir desta sexta-feira


Por Estadão Conteúdo


Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,1% no preço do diesel nas refinarias e de 1,7% para a gasolina. Os novos valores valem a partir da sexta-feira, dia 29. 


A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores. 



Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. 

Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais

Quadrilha investigada por 27 homicídios no Cabo de Santo Agostinho é alvo de operação



Organização criminosa tem envolvimento ainda em crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de arma de fogo e roubos

Por: Portal FolhaPE 

Operação Castelo do Mar da PCPEFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Uma organização criminosa suspeita de praticar crimes como homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de arma de fogo e roubos no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, é o alvo da Operação Castelo do Mar, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) na manhã desta quinta-feira (28). Segundo os investigadores, 27 homicídios estariam ligados à quadrilha.

Estão sendo cumpridos ao todo 14 mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca do Cabo de Santo Agostinho. Os presos estão sendo levados para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Foram apreendidos durante as buscas fardamentos militares, que eram utilizados para os assaltos e homicídios, segundo o chefe da Polícia Civil, o delegado Joselito Kerhle. "Os crimes eram facilitados porque as pessoas achavam que eram policiais, quando na verdade eram bandidos", disse o delegado. "O mote da atuação deles era o tráfico de drogas, principalmente em Gaibu, Ponte dos Carvalhos e no centro da cidade", completou.

Até agora foram cumpridos três mandados de prisão, incluindo um contra o líder da quadrilha. Um investigado ainda está foragido, mas deve ser capturado ainda nesta quinta, de acordo com o delegado. "As mortes se davam na disputa pelo tráfico de drogas na região. Cinco pessoas presas atuavam no grupo, sendo que o líder estava fora, o que facilitava os trabalhos", contou Joselito. "Sem dúvida, haverá uma redução nos crimes na região", garantiu o delegado. 

Esta é a 56ª operação de repressão qualificado do ano. Participaram das investigações, que duraram nove meses e foram supervisionadas pela Chefia de Polícia e coordenada pela Diretoria Integrada Metropolitana, 100 policiais civis - entre delegados, agentes e escrivães