terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Policia civil procegue Operação Verde em Garanhuns

POLÍCIA CIVIL PRENDE MAIS UM ALVO DA OPERAÇÃO GARANHUNS VERDE


A 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns deu cumprimento a mais um mandado de prisão decorrente da Operação Garanhuns Verde, ocorrida em 03 de outubro de 2017, na cidade de Garanhuns/PE.

De acordo com a Polícia Civil, Agentes da referida delegacia prenderam na manhã desta terça-feira (09/1), a Maria Joselma Barros, 43 anos, moradora da Cohab I, em Garanhuns. A prisão seria por envolvimento ao tráfico de droga. Joselma teria ligação com Gonçalo Soares, o “Coroa” que se encontra preso no presídio de Pesqueira. Ele também foi alvo da Operação Garanhuns Verde junto com esposa e duas filhas. Todos teriam envolvimento com tráfico de droga ocorrido na cidade de Garanhuns e foram presos após a Primeira Vara Criminal da Comarca local ter decretado a prisão dos envolvidos.

Joselma foi levada a delegacia no dia da operação, onde foi ouvida e liberada, tendo o delegado João Lins, representado por sua prisão que veio ocorrer nesta manhã.

A presa será encaminhada para o presidio feminino na cidade de Buíque/PE, onde aguardará ordens judiciais.

Empresário se joga da ponte Cascavel nas Russas em Gravatá

CORPO DE EMPRESÁRIO, RESIDENTE NO CABO DE SANTO AGOSTINHO, É ENCONTRADO NA SERRA DAS RUSSAS, EM GRAVATÁ

O corpo do empresário Thiego, proprietário de Thiego Móveis Artesanais, morador do bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (09/01), abaixo da Ponte Cascavel, na rodovia BR 232, altura da Serra das Russas em Gravatá, no Agreste pernambucano. Há indícios de que Thiego tenha se jogado da ponte que tem 45 metros de altura.

Um veículo Uno Vivace, com a placa do Cabo de Santo Agostinho, pertencente a uma locadora de veículos foi abandonado às margens da BR 232. A ponte Cascavel é palco há anos de suicídio quando dezenas de pessoas desistiram de viver, o que tem gerado polêmica de como o poder público deve intervir naquele trecho. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local. O corpo foi recolhido para o IML de Caruaru.




PF cumpre mandados de prisão por fraudes no INSS em PE, PB e PR



Os alvos são pessoas que foram condenadas pela Justiça Federal de Campina Grande

Por: Portal FolhaPE 

Polícia FederalFoto: Tânia Rêgo / Agência Brasil


A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira nove mandados de prisão nas cidades de Mogeiro e Campina Grande, na Paraíba (7); Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco (1); e Curitiba, no Paraná (1). Os alvos são pessoas que foram condenadas em primeira instância pela Justiça Federal de Campina Grande por fraudes em centenas de benefícios previdenciários e empréstimos consignados, entre 2013 e 2015. 

Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal após pedido do Ministério Público Federal para que os condenados em segunda instância passem a cumprir pena provisoriamente. O coordenador da operação e delegado da Polícia Federal, Raone Aguiar, explicou que a Operação Fanes foi deflagrada no dia 9 de setembro de 2015.

Ao todo, 31 pessoas foram indiciadas, 27 foram condenadas e 4 absolvidas. Os processos judiciais foram divididos em cinco e em dezembro houve o julgamento de um processo com 9 pessoas. Segundo o coordenador, foram condenados uma mulher em Curitiba, um homem em Jaboatão e 6 pessoas em Campina Grande, uma mulher e cinco homens, nos quais dois estão foragidos. A menor pena foi de 7 anos e 5 meses de regime semiaberto e a maior foi a um servidor de INSS de 24 anos e 8 meses.

Dois homicídios são registrados em menos de 24h em Gravatá


Uma das vítimas ainda não foi identificada 
Foto: arte NE10


NE10 Interior


Em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, dois homicídios foram registrados nessa segunda-feira (08).


De acordo com a Polícia Militar, o primeiro crime ocorre durante a tarde, no bairro da Cohab 2. José Luiz de Medeiros Júnior, de 37 anos, estava cotando capim, quando foi atingido por vários tiros e morreu no local.


Ainda segundo a polícia, o segundo crime aconteceu durante a noite, na comunidade conhecida como Caic. Um homem ainda não identificado, foi abordado por dois homens em uma moto que efetuaram vários tiros contra a vítima que chegou a ser atendida para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.




Até o momento ninguém foi preso pelos dois crimes. A delegacia de Gravatá ficará responsável pelas investigações. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Caruaru.


Bandidos explodem agência do Bradesco em Santa Filomena

A cidade Santa Filomena foi invadida na noite dessa segunda-feira (08) por sete homens fortemente armados com fuzis. Os bandidos chegaram por volta das 22h e fizeram cinco pessoas reféns, que estavam trabalhando no Centro em alguns estabelecimentos que ainda estavam abertos.


O grupo dirigiu-se à agência do Bradesco e usou dinamites para explodir os caixas eletrônicos do banco. O prédio ficou destruído. Os criminosos também efetuaram vários disparos pela cidade e atingiram uma mulher em uma das pernas. Ela foi encaminhada para a unidade de saúde local e foi medicada.

A sede da PM da cidade fica na mesma rua da agência, mas os assaltantes furaram os pneus da viatura e fugiram com facilidade. O grupo liberou os reféns na PE-360, após a ação que durou cerca de 20 minutos

Criminosos invadem Correios de Ibimirim e roubam cofre



O cofre e um armário dos Correios de Ibimirim foi roubado por três homens nessa segunda-feira, dia 8. Os bandidos entraram na unidade da empresa pública federal pelos fundos da agência. O gerente do estabelecimento percebeu o roubo ao chegar para trabalhar na manhã de ontem.

O responsável pela agência encontrou uma sala com a porta de acesso destruída. Os criminosos conseguiram levar uma quantidade de dinheiro ainda não contabilizada. A polícia ainda não conseguiu prender os ladrões.

O caso foi encaminhado pela Polícia Civil para a Polícia Federal, por se tratar de uma empresa pública nacional.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Tamarineira: Justiça nega prisão domiciliar para estudante que provocou acidente


Raphael Guerra

Motorista que causou acidente trágico na Tamarineira está no Cotel. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Justiça negou o pedido de prisão domiciliar para o estudante João Victor Ribeiro de Oliveira Leal, de 25 anos, que está preso preventivamente desde 26 de novembro de 2017, após provocar um grave acidente que matou três pessoas e deixou outras duas gravemente feridas no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife. Ele está no Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde aguarda julgamento por triplo homicídio doloso (com intenção de matar) duplamente qualificado e por dupla tentativa de homicídio.


A decisão de negar o pedido da defesa do réu foi tomada pelo juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti, da 1ª Vara do Júri da Capital. Consultado pela Justiça em dezembro, o Ministério Público também já havia dado parecer negativo ao pedido de prisão domiciliar. No despacho, Cavalcanti afirmou que o “fundamento apresentado pela defesa não pode ser acolhido, em face da extrema gravidade do delito, ausência de documentação idônea do alegado, ausência de comprovação de sua premente necessidade, pelas circunstâncias e gravidade dos delitos, impondo-se, por isso, seu encarceramento para defesa da ordem pública e credibilidade da Justiça”.  A decisão foi tomada na última quinta-feira, mas somente nessa segunda-feira (08) foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco ao Ronda JC.

No pedido feito à Justiça, a defesa alegou que o estudante precisava de tratamento contra problemas mentais.

DENÚNCIA

O estudante João Victor foi denunciado à Justiça em 07 de dezembro de 2017, três dias após a Polícia Civil concluir o inquérito que apurou o grave acidente na Tamarineira. Diferente do entendimento da polícia, o MPPE decidiu que o indiciamento por triplo homicídio e por duas lesões corporais graves deveria ser mudado para triplo homicídio duplamente qualificado e duas tentativas de homicídios. A promotora destacou ainda duas qualificadoras para o crime: prática delitiva que resultou em perigo comum àqueles que trafegavam naquelas vias públicas, motoristas, motociclistas, ciclistas e/ou pedestres e a impossibilidade de defesa das vítimas.

O MPPE também requereu a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação do denunciado e a posterior declaração de inabilitação para dirigir veículo. “Um automóvel nas mãos do denunciado é um instrumento para a prática de crimes”, pontuou a promotora.

 

O ACIDENTE

Mistura de álcool, direção e alta velocidade provocaram tragédia na Tamarineira. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O veículo conduzido por João Victor Ribeiro Leal bateu contra o veículo onde estavam as vítimas fatais Maria Emília Guimarães da Mota Silveira, Roseane Maria de Brito Souza e Miguel Arruda da Motta Silveira Neto; e Miguel da Motta Silveira e Marcela Guimarães da Motta Silveira, que foram vítimas dos homicídios tentados. O primeiro já recebeu alta, mas a filha dele continua internada em um hospital particular.

A tragédia ocorreu no cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Cônego Barata, na Tamarineira. Perícia revelou que o estudante estava a 108 km/h, quando o máximo permitido na via era de 60km/h. Além disso, avançou o sinal vermelho. No dia acima citado foi realizado o teste de alcoolemia no imputado, tendo sido registrado nível de 1,03 miligrama de álcool por litro de ar, patamar mais de três vezes superior ao limite permitido por lei

Itaquitinga: um presídio, muitos problemas



Governo entrega primeiro pavilhão da unidade que passou cinco anos paralisada. Ordem de serviço da unidade II foi assinada


Ciara Carvalho



O complexo abriga celas de tamanhos variados; pavilhão para os concessionados (presos que exercem atividades laborais), além de 12 salas de aula
Foto: Divulgação

Uma entrega sem alarde, sem avisar à imprensa e sem questionamentos sobre a obra. Foi assim que, na manhã de ontem, o governador Paulo Câmara entregou oficialmente a Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado.


Desde a paralisação em 2012, a unidade prisional que deveria ser modelo para o resto do País acumulou denúncias, prejuízos, atrasos e foi citada na delação premiada feita por diretores da Odebrecht na Operação Lava Jato. Um dos principais símbolos em Pernambuco de fracasso do modelo de Parceria Público Privada (PPP), Itaquitinga teve as obras retomadas em dezembro de 2016.

O centro não será inaugurado. “Não precisa de inauguração. Vamos começar a ocupar”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Segundo ele, no prazo máximo de até 30 dias, cerca de 200 presos do Complexo do Curado serão inicialmente transferidos para o polêmico prédio.

A unidade – construída inicialmente para o regime semiaberto – foi adaptada para abrigar cerca de mil presos do regime fechado, ajudando a desafogar presídios da Região Metropolitana do Recife. “Será uma transferência gradativa. Teremos 25 cães policiais ajudando na segurança, o primeiro raio-X corporal em funcionamento em unidades prisionais do Estado, biometria e carteira eletrônica. Tudo isso precisa ser testado”, disse Pedro Eurico.

Sobre a decisão do governo de entregar a primeira etapa, sem o prévio anúncio, o secretário argumentou que foi apenas “uma visita de trabalho”. “O governador foi fazer uma verificação da obra e concluiu que a estrutura já estava pronta para funcionar.”

Previsto para começar a obra em outubro de 2009, o presídio de Itaquitinga só teve os serviços iniciados, de fato, em julho de 2010. No primeiro trimestre de 2012, inadimplência e problemas contratuais com as empresas responsáveis pela execução das obras e a operação do presídio atingiram o ponto máximo, culminando com a paralisação total dos serviços.


Durante cinco anos, a construção ficou abandonada. Só em março de 2016, o governo conseguiu decretar a caducidade do contrato de PPP e retomar as negociações para que o dinheiro já investido não fosse jogado fora. Após o longo imblóglio jurídico, uma nova licitação terminou sendo realizada. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões para a conclusão da Unidade I do presídio.

Em abril do ano passado, Itaquitinga voltou ao noticiário, durante a delação premiada dos diretores da Odebrecht, dentro da Operação Lava Jato. Segundo Marcelo Odebrecht, presidente da empresa, o então governador Eduardo Campos o procurou para concluir a obra do presídio, que estava paralisada. A Odebrecht entrou no projeto através de outra empresa, a DAG Construtora.

Segundo Marcelo, os prejuízos para a Odebrecht chegaram a R$ 50 milhões e, por isso, ele se recusou a ajudar financeiramente a campanha de Eduardo a presidente em 2014.

Ontem, durante a visita, o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para a construção do segundo pavilhão. “O que mostra que a gente não iria deixar um equipamento como esse, que foi conduzido pelo parceiro privado de maneira irresponsável, virasse um elefante branco. A gente já está dando serventia a ele e vamos superar, até o final de 2018, marcas que são fundamentais para o nosso governo”, declarou o governador.

A VER NAVIOS

Quem mais sofreu com o impasse na construção de Itaquitinga foram os fornecedores de serviços e equipamentos que ficaram sem receber após a paralisação do prédio, em 2012. O cálculo do Sindicato das Empresas Locadoras de Máquinas e Equipamentos de Pernambuco (Sindileq) é de que o calote atingiu mais de 300 credores e a conta total chegou a R$ 30 milhões.

Ontem, ao ser informado da entrega do primeiro pavilhão, Cláudio Chaud, diretor do Sindileq, resumiu o sentimento de quem ficou no prejuízo: “decepção financeira e moral.” Para esses, só restou o caminho da Justiça.

Prejuízo também vem a comunidade, para instalação do Presídio foram postos vários pontos como contrapartida para o empreendimento ser aceito pela comunidade, parcerias entre Estado e município, dos pontos acordados, nenhum foi cumprido, o município e seus habitantes ficaram a ver navios. - Tínhamos acordado melhorias na segurança pública, construção de escolas, acessos, infra estrutura, acesso a empregos a nossa população, nada disso foi ou vem sendo cumprido, o estado tem sido totalmente omisso em relação a Itaquitinga, frisou um vereador da cidade.