quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

MDS destina R$ 10 milhões para cisternas em PE


Magno Martins


O presidente da Fundação Antônio Souza, o empreendedor social Antônio Souza, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (Condomar), Edésio Medeiros, estiveram reunidos em uma audiência, em Brasília, com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Caio Rocha, e o diretor Francisco Fujita (SESAN), do Ministério do Desenvolvimento Social, onde protocolaram um ofício com uma solicitação de 2.900 cisternas para atendimento às famílias dos 13 municípios da área do Condomar.


Na ocasião, o secretário do SESAN se comprometeu em viabilizar um lote de 1000 cisternas, ainda na petição de 2017, para o Agreste de Pernambuco, onde existem duas organizações da sociedade civil selecionadas através do edital 03/2017 e as outras 1.900 cisternas restantes seriam incluídas nas demandas do início de 2018.


Ao todo serão R$ 10 milhões, viabilizados para construção de tecnologias sociais (cisternas de 16mil/litros), através da parceria da Fundação Antonio Souza e Condomar com a SESAN, para serem investidos no fortalecimento da agricultura familiar nos municípios do Sertão e do Agreste de Pernambuco.


De acordo com o presidente da Fundação Antonio Souza, investimentos dessa natureza são essenciais para amenizar os efeitos da seca e ampliar as oportunidades do desenvolvimento social e econômico dos municípios.


Segundo o secretário executivo do Condomar, Edésio Medeiros, para garantir um pleito ainda maior para o interior de Pernambuco, precisamos investir na unidade dos gestores (as) públicos e no diálogo permanente com entidades da sociedade civil para melhorarmos a qualidade de vida das famílias de Pernambuco, neste sentido os consórcios são uma ferramenta fundamental para eficiência na gestão pública


Três homens são condenados pelo assassinato da cantora Loalwa Braz do Kaoma

Foram condenados por latrocínio Wallace de Paula Vieira, de 23 anos, Gabriel Ferreira dos Santos, 21, e Lucas Silva de Lima, 18

Por: AE

A cantora Loalwa Braz Vieira, do grupo Kaoma Foto: Reprodução do Facebook.A 1ª Vara de Saquarema (TJ) condenou três homens acusados de matar a cantora Loalwa Braz, do grupo Kaoma, em janeiro de 2017. A cantora foi encontrada morta dentro de um carro incendiado em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro do ano passado. Loalwa ficou nacionalmente conhecida pelo hit de lambada "Chorando se Foi", sucesso no final dos anos 1980. Foram condenados por latrocínio Wallace de Paula Vieira, de 23 anos, Gabriel Ferreira dos Santos, 21, e Lucas Silva de Lima, 18.


Recém-nascida é abandonada em terreno baldio em Serra Talhada



Menina foi encontrada ainda com cordão umbilical por um pedreiro que passava pelo local


JC Online



   Imagem ilustrativa

Uma menina recém-nascida foi abandonada e encontrada em um terreno baldio na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (10). De acordo com a Polícia Civil, o bebê ainda estava com o cordão umbilical e precisou de cuidados médicos.


A Polícia Militar informou que o bebê foi deixado em um local próximo a um posto de saúde e encontrado por volta das 7h por um pedreiro que passava pela região. Ele levou a vítima para uma clínica médica, onde a criança foi atendida e a polícia acionada.


Investigação

O caso foi registrado na delegacia de Serra Talhada e deve ser investigado pelo delegado Washington Alves Monteiro. Até às 10h30 desta quarta-feira, ninguém havia sido preso suspeito de envolvimento no crime. O bebê foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar da cidade


Romário Dias quer inserir Paudalho na RMR

Foto: Roberto Soares/Alepe


jamildo

A ampliação da Região Metropolitana do Recife deve continuar sendo debatida na Assembleia Legislativa de Pernambuco na volta do recesso parlamentar.

Uma das propostas que pode ir à pauta é do deputado estadual Romário Dias (PSD), que prevê a inclusão de Paudalho, que atualmente pertence à Mata Norte do Estado, nos limites metropolitanos.

“Apresentei emenda colocando Paudalho na Região Metropolitana, mas recolhi. Isso ainda está na minha mão porque eu precisava ter uma conversa com o prefeito Marcelo Gouveia (PSD), que na minha concepção é a principal autoridade política do município”, explicou Dias.

Dias disse ainda que já conversou com o governador Paulo Câmara sobre a proposta, mas que pretende reunir os políticos e os empresários de Paudalho para poder encontrar a melhor solução para todos os paudalhenses.

“Vamos reunir o grupo político, conversar na Câmara de Vereadores, debater com a equipe técnica do prefeito, com os empresários como Jorge Petribu, com os donos das fábricas de cerâmica da região, enfim, vamos analisar todos os prós e contras. Acredito que colocando Paudalho na Região Metropolitana passamos a ter, por exemplo, maior mobilidade, mas também temos de analisar como fica a questão dos incentivos à instalação de indústrias. Por isso, faremos todas as conversas necessárias para encontrarmos o melhor eixo”, explicou Romário Dias.

O blog defende a inclusão de Petrolina ou Caruaru também na RMR.

Polícia apreende em Correntes parte de Carga Roubada. Suspeito por receptação é Preso




A Polícia Militar, numa ação integrada do Gati e da Guarnição de Lagoa do Ouro, conseguiu encontrar na cidade de Correntes parte de uma carga de alimentos que havia sido roubada, juntamente com um caminhão baú, em Caetés. O fato foi registrado no último dia 4. O veículo, pertencente a empresa Cardeal Distribuidora, foi encontrado abandonado no município de Brejão.



Quando a PM chegou ao endereço, os policiais encontraram o cidadão Daniel Cardoso Soares, proprietário do Mercadinho José Cardoso, colocando alguns gêneros nas prateleiras. Outros lotes de alimentos foram encontrados em um depósito nos fundos do Estabelecimento Comercial. Ainda de acordo com informações da Polícia, o gerente da Cardeal Distribuidora, que teria indicado o local a PM, ao analisar as etiquetas e notas fiscais constatou tratar-se de parte das mercadorias roubadas do caminhão baú em Caetés.



O comerciante foi autuado em flagrante por receptação. Ele revelou que adquiriu a mercadoria  por intermédio de um homem de nome Wellington Fernandes da Silva, também residente em Correntes. Este último também foi conduzido a Delegacia, mas, segundo a PM, não foi autuado em flagrante. Um inquérito será aberto para apurar a participação ou não dele no crime, bem como a de outros supostos envolvidos. (Com informações e imagens repassadas pela Polícia Militar)

Caminhão tomba na BR-101 no Grande Recife e parte da carga de bujões de gás é saqueada

Acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (10), em Jaboatão dos Guararapes. Condutor disse ter perdido o controle por causa do piso molhado.

Por G1 PE

Caminhão tombou no quilômetro 83 da BR-101 Sul, em Jaboatão, na madrugada desta quarta-feira (10) (Foto: PFR/Divulgação)

Um caminhão carregado com botijões de gás que estavam vazios se envolveu em um acidente de trânsito, na madrugada desta quarta-feira (10), no Grande Recife. O veículo tombou no quilômetro 83 da Rodovia BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte da carga foi saqueada. A empresa responsável pelo transporte recolheu os demais bujões.

O acidente aconteceu por volta das 4h, nas proximidades da fábrica da Vitarella. Segundo a PRF, o motorista do caminhão, Gilberto Manoel Belo, informou ter perdido o controle por causa das condições da pista. Como havia chovido, o piso estava muito molhado.

O condutor disse para os patrulheiros da PRF que, logo depois do acidente, um homem parou um carro de passeio ao lado do caminhão e levou botijões. Gilberto Manoel sofreu ferimentos leves.

O caminhão pertenece a uma empresa sediada em Abreu e Lima, também na Região Metropolitana. O veículo foi retirado do meio da rodovia e, por volta das 7h, estava no acostamento, aguardando a chegada do reboque.

Lei autoriza pagamento de auxílio-saúde de R$ 500 por mês a promotores e procuradores de PE



Segundo norma publicada no Diário Oficial desta terça (9), benefício passa a ser concedido, a partir de março de 2018, a 425 membros ativos e 156 inativos do MPPE.

Por G1 PE


Caso todos os beneficiários recebam esse auxílio, os gastos mensais do MPPE serão de R$ 290.500 (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)

Uma lei complementar, publicada na página do Poder Legislativo no Diário Oficial de Pernambuco desta terça-feira (9), autoriza o pagamento de auxílio-saúde a promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). De acordo com a norma nº 381, têm direito a receber R$ 500 por mês, a partir de março deste ano, os 425 membros ativos e os 156 inativos do órgão.

A lei foi aprovada pelos deputados estaduais e promulgada na segunda-feira (8). Caso todos os beneficiários recebam esse auxílio, os gastos mensais do MPPE serão de R$ 290.500. Os vencimentos iniciais de um promotor no estado são de R$ 26,1 mil por mês. Os procuradores têm como base salarial R$ 30,4 mil mensais.

Por meio de nota, o MPPE informou que a pagamento do auxílio-saúde aos procuradores de Justiça e promotores tem caráter indenizatório, ou seja, não é incorporado aos vencimentos. Por isso, não está sujeito à incidência do Imposto de Renda e descontos para a Previdência Social. Esse é o mesmo valor pago aos servidores.

A lei estende um benefício que já é concedido desde 2014 aos servidores do MPPE, que recebem o mesmo valor de auxílio-saúde. De acordo com o órgão, a lei nº 2.048 foi enviada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) naquele ano.

Ainda através da nota, o MPPE explicou que, na ocasião, foi aprovado o auxílio apenas para os servidores, devido a restrições orçamentárias do órgão. No ano passado, a Procuradoria-Geral de Justiça solicitou ao Legislativo que a proposta original voltasse a tramitar.

Segundo o MP, Pernambuco era um dos poucos estados que não concediam o benefício aos procuradores de Justiça e promotores. O G1 procurou a Alepe para comentar o assunto e aguarda resposta.

Homens são presos com material para roubar banco em Itamaracá



Suspeitos estavam com armas, um pé de cabra, uma marreta e uma barra de ferro dentro de um Uber


JC Online


Com informações da TV Jornal


Homens foram abordados do bairro de Vila Velha, em Itamaracá
Foto: Reprodução / Google Street View


Dois homens foram presos na noite dessa terça-feira (8) no bairro da Vila Velha, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. De acordo com informações do Comandante da Rádio Patrulha (RP), Alexandre Jorge, os suspeitos confessaram que estavam se preparando para roubar um banco no município. Eles receberam voz de prisão.

Policiais suspeitaram de nervosismo dos homens durante abordagem

A polícia realizou uma abordagem no veículo, utilizado como Uber, onde os suspeitos estavam. Os policiais desconfiaram do nervosismo da dupla e revistaram o carro. Com os homens, a polícia encontrou uma pistola calibre .40, com 36 munições e numeração raspada; um revólver calibre .38, com seis munições; um pé de cabra, uma marreta e uma barra de ferro.

Os presos são Carlos Anderson da Silva Ramos, 30 anos, conhecido como “De Menor”, que já cumpriu pena por roubo e homicídio, e José Vinícius Alves da Silva Dias, 23 anos, ex-presidiário por roubo. Eles foram levados para a Delegacia de Plantão de Paulista, Região Metropolitana do Recife, e autuados em flagrante