quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Obra de ponte no Recife liga nada a lugar nenhum



Ponte Iputinga-Monteiro deveria estar pronta em 2013, mas o que existe até agora é um pedaço de concreto que serve de abrigo para moradias precárias

Por: Folha de Pernambuco 


Construção foi paralisada há cinco anos porque teria ocorrido um erro no traçado da ponteFoto: Brenda Alcântara


Com as obras paradas há meia década, a Ponte Iputinga-Monteiro, no Recife, segue em meio a um impasse sobre o qual existem mais incertezas que acertos. Uma possível falha no traçado gerou a necessidade de adequações na construção e, consequentemente, inviabilizou a continuidade do projeto. Desde 2016, a Prefeitura tem anunciado que realizará estudos de mobilidade na região e projetos executivos para os ajustes, mas, até agora, nada saiu do papel. O caso é acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que cobra esclarecimentos da empresa responsável pelo projeto sobre os supostos erros, antes de julgar o processo. Em dezembro, o empreendimento integrou um relatório do tribunal que elencou 1.547 obras inacabadas em Pernambuco.

A ponte teria 280 metros de extensão e 20 de largura, com duas faixas no sentido Monteiro, na Zona Norte, e duas no oposto, sobre o rio Capibaribe. Na margem da Iputinga, na Zona Oeste, ela seria ligada à rua Maria de Fátima Soares. Já na outra, à rua Pinto Campos, chegando à Praça do Monteiro. 

Quando a construção começou, em maio de 2012, na gestão do ex-prefeito João da Costa, a obra era vista como solução para desafogar o trânsito nas avenidas Norte e Conselheiro Rosa e Silva, uma vez que o Recife é desprovido de ligações entre as zonas Norte e Oeste. A Ponte-viaduto Torre/Parnamirim é a última antes de um hiato de quase oito quilômetros até a BR-101, travessia seguinte sobre o Capibaribe. Quem segue da sede do Detran, na Iputinga, ao Plaza Shopping, em Casa Forte, por exemplo, tem que percorrer 6,5 quilômetros via BR-101 e avenida Dezessete de Agosto. Se a Ponte Iputinga-Monteiro já existisse, essa distância cairia para quatro quilômetros.

Na margem do rio na Iputinga, uma estrutura de 20 metros de altura foi a única parte erguida. Leva nada a lugar nenhum. O segmento de concreto se conectaria a uma das cabeceiras da ponte. Estruturas de ferro chegaram a ser implantadas, mas já estão corroídas. Barracos construídos há três ou quatro anos, depois de as obras terem parado, ocupam lugares de onde outros moradores já haviam sido retirados em processos de desapropriação. A presença de cavalos e porcos é frequente no local e reforça o aspecto de abandono. 

O acesso ao antigo canteiro de obras é difícil. Um trecho da rua Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos é o único com pavimento novo. Essa e mais 19 vias seriam requalificadas no projeto de construção da ponte e comporiam três subsistemas de ligação com a Estrada do Barbalho e o Parque do Caiara.

Na época em que o impasse veio à tona, a própria Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável pela obra, havia identificado problemas no traçado da ponte. Por isso, as respostas da empresa responsável pelo projeto são tão importantes para esclarecer responsabilidades, diz a conselheira do TCE Teresa Duere. “Chamamos a empresa e ela ainda está no prazo para informar o que aconteceu no projeto. Depois, vamos julgar. É preocupante que a Prefeitura tenha dito, nos autos, que não tem dinheiro para continuar a obra. O fato é que aquilo não só é um desperdício de dinheiro público, mas um perigo à população, porque o material está exposto, além da frustração da expectativa de quem mora de um lado e tinha a expectativa de ter a ponte para ir até o outro lado para trabalho”, analisa Duere.

O Ministério Público Federal também acompanha o caso por meio de um inquérito civil, já que, além da Prefeitura, o projeto tinha recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) com participação do Governo Federal. O empreendimento consumiria R$ 42,7 milhões, um décimo do que custou a Via Mangue, concluída, também com atraso, em 2016. Na Ponte Iputinga-Monteiro, R$ 16 milhões chegaram a ser gastos. A obra deveria ter ficado pronta no fim de 2013.
Em nota, a URB informou que ainda realiza estudos para a readequação viária de todo o sistema do qual a ponte fará parte, e que a proposta é ajustá-lo às recomendações do TCE. Sobre a denúncia de invasão de terrenos no entorno do elevado, afirmou que mandará uma equipe para verificar o caso.

Moradores lamentam abandono
Enquanto não há um desfecho sobre o assunto, quem vive no entorno amarga frustrações. Como a requalificação de 20 vias na região também não foi terminada, ficaram para trás apenas poeira, pedras e ruas esburacadas. O pedreiro Luiz Carlos Nunes, 38 anos, mora em um barraco apertado no lado da Iputinga. Já ouviu muito sobre o destino da ponte, mas não viu nada mudar. “Seria bom para deixar de ter que fazer um ‘arrodeio’ até o outro lado e para acabar com esse abandono todo aqui desse lado”, opinou. Morador da região desde que nasceu, o servente de pedreiro Everton Santana, 21, não crê num desfecho rápido para o impasse. “Já retiraram o pessoal que mora perto e indenizaram umas três vezes, e já tem um povo invadindo de novo. Se um dia voltar, a obra vai demorar por causa disso”, relata.

Do outro lado, um canteiro de obras também foi montado, mas a estrutura de concreto que chegou a ser construída é bem menor. Por lá, casas que estão na rota da ponte ainda estão de pé, embora algumas outras já tenham sido demolidas. “A gente estava quase fechando um acordo de indenização, mas a obra parou. Ficou só esse terreno aí atrás. Algumas casas foram derrubadas, a comunidade foi destruída. Depois disso, os assaltos aumentaram”, conta a moradora Valéria Barbosa, 49.

Grave acidente em São Benedito do Sul

Acidente entre ônibus e carreta deixa mulher morta e 12 feridos


TV Jornal


   

Uma mulher morreu e doze pessoas ficaram feridas em uma colisão entre um ônibus e uma carreta, na PE-126, em São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Transportes da cidade, três pessoas estão gravemente feridas.


Entre as pessoas que ficaram feridas no acidente, está uma criança. Todos foram levados para hospitais em Palmares e no Recife. Os passageiros que tiveram ferimentos mais leves foram levados para hospitais locais.



quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Garanhuense sofre com Leucemia Aguda e pede ajuda para Seguir Tratamento




O garanhuense José Carlos Alberto de Aquino Silva, de apenas 33 anos, foi diagnosticado no último dia 20 de setembro de 2017 com Leucemia Mielóide Aguda (LMA). A LMA é um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer idade, mas as pessoas com mais de 65 anos são as que mais recebem o diagnóstico. Ela não é hereditária, mas ainda não se sabe o porquê de seu surgimento.



José Carlos (na imagem ao lado com a saúde plena) tem esposa e dois filhos e encontra-se internado no Hospital Hemope, em Recife, onde realiza quimioterapia sistêmica de altas doses, enquanto aguarda um doador de médula óssea compatível, que poderá resolver definitivamente seu problema de saúde. Até encontrar o doador, já que seus familiares não são compatíveis, Ele necessita da ajuda de amigos, parentes e quem mais se sensibilizar com a sua situação, já que para manter-se vivo, necessita do medicamento Venclexta, que não é fabricado no Brasil e custa em média R$ 100 mil reais.




Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar início ao tratamento o quanto antes. Por isso, familiares e amigos de José Carlos estão lançando uma campanha. Quem desejar ajudar no tratamento do José Carlos , pode ligar para o telefone (81) 98688-7911 ou depositar qualquer quantia na Caixa Econômica – Agência: 0559  - Operação: 013 – Conta-poupança: 00034653-7, em nome de José Carlos Alberto de Aquino Silva - CPF: 057.769.164-37.

Operação Torrentes: Dos alvos de prisão, só dois ainda estão presos



Os empresários Ricardo Padilha e Italo Henrique Silva foram presos preventivamente no dia 21 de novembro de 2017 no âmbito da Operação Torrentes


Editoria de Política



   Operação Torrentes investiga fraudes que podem chegar a até 30% em contratos que totalizam R$ 450 milhões para compra de comida, colchões, filtros de água e lonas de proteção para a população atingida pelas cheias na Zona da Mata Sul do Estado

Dos oito alvos de mandados de prisão preventiva decretados pela Polícia Federal no âmbito da Operação Torrentes no dia 21 de novembro do ano passado, apenas dois permanecem presos atualmente. São eles os empresários Ricardo Padilha e Ítalo Henrique Silva. Os demais estão submetidos a medidas cautelares, que variam de acordo com o investigado.


Eles já havia sido presos temporariamente no dia em que a operação foi deflagrada, mas após o prazo de cinco dias foram soltos. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou as novas prisões após o surgimento de novos fatos na investigação.


Nesta quarta-feira (31), o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) apresentou a segunda denúncia contra três oficiais da Casa Militar e quatro civis, pela prática dos crimes de dispensa indevida de licitação e peculato. Entre os militares, foram denunciados os tenentes-coronéis Laurinaldo Félix Nascimento e Roberto Gomes de Melo Filho, além do coronel aposentado Waldemir José Vasconcelos de Araújo. Entre os civis denunciados estão os dois empresários já presos, além de Rafaela Carrazone Padilha e Taciana Santos Costa.


Operação Torrentes, deflagrada pela Polícia Federal no dia 9 de novembro em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), investiga fraudes que podem chegar a até 30% em contratos que totalizam R$ 450 milhões para compra de comida, colchões, filtros de água e lonas de proteção para a população atingida pelas cheias na Zona da Mata Sul do Estado. 


Presos

Ricardo José Padilha chegou a entrar com dois pedido de habeas corpus para obter liberdade provisória no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Regional da 5ª Região. No dia 25 de novembro, o desembargador federal Fernando Braga negou o pedido, seguindo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 7 de dezembro.  


Ele já havia sido preso em setembro durante a terceira fase da Operação Mata Norte, que busca desarticular um esquema de desvio de fraude em licitação de merenda em escolas do município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.


A presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também negou na última quinta-feira (25) pedido de revogação da prisão de Ítalo Henrique Silva Jaques. Ele também teve pedido liberdade provisória negado, liminarmente, pelo desembargador federal do TRF5 Fernando Braga Damasceno. Ele aguarda o julgamento do mérito do habeas corpus.


Medidas Cautelares

Foram aplicadas medidas cautelares aos civis Heverton Soares da Silva, Taciana Santos Costa, Ricardo Henrique Reis dos Santos, Emmanoel Feliciano e João Henrique dos Santos, que devem cumprir uma série de sanções: Comparecer mensalmente em juízo para informar e justificar as suas atividades; Proibição de frequentar espaços físicos relacionados às empresas envolvidas nas investigações; Proibição de manter qualquer tipo de contato com os demais investigado; Proibição de desempenhar qualquer atividade empresarial com a finalidade de contratação com o poder público, seja pessoalmente ou por intermédio de terceiras pessoas, físicas ou jurídicas.


Rafaela Carazzone da Cruz, também alvo de medida cautelar, está sendo monitorada através de uma tornozeleira eletrônica. Ela é mulher de Ricardo Padilha, apontado como suposto cabeça de um dos cinco grupos empresariais envolvidos no esquema de fraudes nas licitações. Segundo a PF, tais grupos faziam um "conluio" para direcionar os contratos de licitação e favorecer uma das empresas por certame.


Aos dois militares que cumprem prisão domiciliar, o tenente-coronel Laurinaldo Félix do Nascimento e o coronel Fábio de Alcântara Rosendo, foram aplicadas medidas cautelares que consistem no pagamento de 10 salários mínimos; Suspensão da função pública; Pproibição de frequentar a Casa Militar; apreensão do passaporte e proibição de falar com os demais investigados


Suposto taxista declara 'guerra de sangue' a motoristas de aplicativo no carnaval de Olinda

Em áudio que circula nas redes sociais, homem faz ameaças graves à segurança da população

"A novidade do carnaval 2018 é que a Uber é uma das patrocinadoras e vai oferecer o serviço, facilitando o acesso aos principais pontos da festa, disse o secretário de cultura. Foto: Samuel Calado/Esp DP

A Polícia Militar de Pernambuco divulgou uma nota oficial, nesta quarta-feira (31), em repúdio a um áudio atribuído a um taxista, que declara guerra entre taxistas e motoristas de aplicativo e faz ameaças graves à segurança da população durante o carnaval de Olinda. "O comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, repudia as violentas declarações, inclusive com promessa de "guerra" e "banho de sangue" na "luta" dos taxistas contra motoristas de aplicativos", diz trecho. 

No áudio citado, que circula nas redes sociais, um suposto taxista declara guerra aos motoristas de aplicativo e atribui a responsabilidade ao Prefeito Lupércio. "A guerra está lançada e a culpa é de Lupércio que foi corrompido pelo dinheiro. O pau vai cantar e o sangue vai dar na canela", diz o áudio. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Olinda, Artur Moura, há informações de que a Prefeitura de Olinda teria feito uma parceria com a empresa Uber, apesar de ainda não ter sido divulgado o que essa parceria poderia acarretar para os próprios taxistas. "O Sindicato dos Taxistas de Olinda é totalmente contra este tipo de ação violenta. Trabalhamos em prol da população. A prefeitura ainda não informou como vai ser a parceria com a empresa", explica. 

Na nota, a PM afirma ainda que "está sempre preparada para garantir a tranquilidade, a ordem e a legalidade, não apenas nas ruas de Olinda, mas em todo o Estado". A corporação garante que vai utilizar os meios legais para garantir a segurança da população.

Em coletiva de imprensa, que está sendo realizada na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Olinda vai dar detalhes sobre a parceria com a Uber e outros serviços durante o a folia de Momo. Embora, já tenha adiantado que vai liberar o acesso dos motoristas de aplicativos na cidade. "Assegurando a liberdade de escolha dos foliões e de toda a população, o serviço de transporte, por meio do aplicativo Uber, também estará disponível durante o carnaval de Olinda. A finalidade é de facilitar ainda mais o acesso aos principais pontos da festa", afirma. 

O secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, comentou a parceria com a empresa. "A novidade do carnaval 2018 é que a Uber é uma das patrocinadoras e vai oferecer o serviço, facilitando o acesso aos principais pontos da festa. Estamos fazendo um trabalho permanente para que táxi e Uber convivam tranquilamente na cidade", afirmou

Menino de três anos morre após ser picado por escorpião em Jaboatão

David Roberto da Silva de Almeida estava assistindo televisão no sofá de casa quando foi picado pelo animal

Foto: Pixabay/Reprodução
Está sendo velado, manhã desta quarta-feira (31), o corpo do menino de três anos vítima de uma picada de escorpião, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A vítima foi David Roberto da Silva de Almeida, de 3 anos, que será sepultado no Cemitério da Muribeca, no município.  



O acidente ocorreu na segunda-feira (29), por volta das 13h, na casa da família localizada no bairro de Cajueiro Seco. Segundo familiares, o menino estava no sofá de casa, assistindo televisão, enquanto a mãe fazia a faxina. Ele começou a gritar e chorar, quando a mãe percebeu o dedo ficando roxo e desconfiou que seria uma picada do animal. 



A mãe socorreu a criança de ônibus até o Hospital Geral de Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Engenho Velho. Ele chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu aos ferimentos.

Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes informou que realiza ações regulares de prevenção e combate à proliferação de insetos em todas as regionais do município. A Prefeitura da cidade explica que é feito um monitoramento constante, além de ações de limpeza e manutenção de vias públicas, aplicação de inseticidas e ações educativas.



Agricultor é detido suspeito de dirigir bêbado e atropelar criança em calçada em Bom Conselho



Irmão do menino chegou a agredir o suspeito após o acidente, em Bom Conselho.

Por G1 Caruaru

Um agricultor de 45 anos foi detido suspeito de dirigir bêbado e atropelar uma criança, de 8, em uma calçada na terça-feira (30) em Bom Conselho, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o homem perdeu o controle do veículo.


Ainda segundo a PM, o agricultor imprensou o carro contra a vítima. O irmão do menino chegou a agredir o suspeito após o acidente.

O homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, e a criança foi encaminhada para um hospital. O estado de saúde dela não foi informado

Comerciantes são assaltados na BR-423 em Paranatama


Vítimas tiveram todos os pertences roubados. 
Foto: Reprodução/Google Maps


NE10 Interior


Dois comerciantes foram assaltados na BR - 423, no município de Paranatama, no Agreste de Pernambuco, nessa terça-feira (30).


De acordo com a Polícia Militar, os comerciantes, de 65 e 67 anos, foram abordados por dois homens armados, ao passar por um quebra molas. Os suspeitos renderam as vítimas, que são do estado de Minas Gerais, e levaram o carro deles, com cerca de 50 mil reais em roupas, além de 3 mil e 800 reais em dinheiro, celulares e documentos das vítimas que foram deixadas as margens da via. A polícia os encontrou durante rondas e os levou para a delegacia local, onde prestaram queixa.