quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

PE investiga primeira morte por suspeita de arboviroses de 2018



Mulher tinha 39 anos e morava em Moreno, no Grande Recife. O óbito ocorreu no dia 26 de janeiro


Cinthya Leite



   O 4º boletim de 2018 ainda revela que, dos 184 municípios de Pernambuco, 133 estão em situação de risco de surto ou alerta para dengue, zika e chicungunha

O quarto boletim epidemiológico de 2018 de dengue, chicungunha e zika, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na tarde desta quinta-feira (1º/2) e que considera os dados até o dia 27 de janeiro, registra a primeira morte por suspeita de arboviroses de Pernambuco deste ano. A vítima foi uma mulher de 39 anos, residente de Moreno, município do Grande Recife. O óbito ocorreu no dia 26 de janeiro.


O caso segue para investigação para ser confirmado ou descartado pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses de Pernambuco. Segundo protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico do paciente. No mesmo período de 2017, houve a notificação de 4 óbitos suspeitos para arboviroses.


Aumento de casos

Além do registro da morte suspeita por arboviroses, o boletim apresenta um total de 408 pessoas que adoeceram este ano, no Estado, com sinais de dengue; outras 100 com quadro clínico semelhante a chicungunha; 14 com sintomas de zika.  Desde o dia 22 de janeiro (ou seja, em uma semana), quando foi consolidado o terceiro balanço epidemiológico, foram mais 146 casos de dengue, 44 de chicungunha e 4 de zika.


O boletim ainda revela que, dos 184 municípios de Pernambuco, 133 estão em situação de risco de surto ou alerta para dengue, zika e chicungunha. Outros 47 estão em situação satisfatória e 4 municípios (Ibimirim, Passira, Tracunhaém e Venturosa) não deram informações sobre infestação do Aedes aegypti.


Homem é encontrado morto com marcas de golpes de faca em Garanhuns

Familiares informaram que o homem era usuário de droga e cometia roubos na região, diz PM.

Por G1 Caruaru

Um homem de 25 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (1º) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava no Sítio Flamengo, zona rural do município, e apresentava marcas de golpes de faca peixeira pelo corpo.

Ainda segundo a polícia, familiares informaram que o homem era usuário de droga e cometia roubos na região.

A motivação e a autoria do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Homicídios continuam subindo em Pernambuco

Homicídios sobem e assaltos a ônibus caem em relação a janeiro de 2017


Apenas em janeiro, Pernambuco registrou 250 assaltos a ônibus e 428 homicídios


Rádio Jornal

Foto: Arquivo/JC Imagem

Entre a manhã dessa quarta-feira (31) e a manhã desta quinta-feira (1°), 7 ônibus foram assaltados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Entre os dias 1º de janeiro e 31 de janeiro de 2018, 250 assaltos a ônibus já foram registrados no Estado. Em janeiro do ano passado foram registrados 345 ocorrências, uma queda de 27,5%.

A contagem é feita pela editoria de polícia da Rádio Jornal em parceria com o Sindicato dos Rodoviários. 
Foto: Agência Brasil

Entre 1º e 31 de janeiro, 428 homicídios foram registrados em Pernambuco. Deste total, 217 foram no Grande Recife e mais 211 no interior. Ao contrário do informado anteriormente, em 2017, Eliel Alves contabilizou 426 mortes, sendo 219 no interior e mais 207 no Recife e na Região Metropolitana.

Divergência

Nos números da Secretaria de Defesa Social, 480 pessoas foram assassinadas em janeiro de 2017 no Estado. A diferença diz respeito à metodologia implantada

Programação do carnaval 2018 em Bezerros

Prefeitura divulga programação oficial do Carnaval em Bezerros



   Reunião que aconteceu na prefeitura do município, a programação oficial foi apresentada onde 90 atrações foram confirmadas.

A programação completa do Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, foi divulgada nesta quinta-feira (01). 


Durante uma reunião que aconteceu na prefeitura do município, a programação oficial foi apresentada, onde 90 atrações serão oferecidas em quatro palcos. Conhecido como “Folia do Papangu”, o evento já é uma tradição de vários anos na região e atrai diversos turistas de outras cidades e estados.


Confira a programação:

PALCO 1 – QG


10/02 (Sábado)21:00 BANDA NATHYBLUE23:00 ELIFAS JR.


11/02 (Domingo)10:00 RENAN CRUZ E BANDA12:00 BANDA CULÉ DE XÁ NO RITMO DO FREVO14:00 HENRIQUE BARBOSA16:00 ALCEU VALENÇA18:00 LEO VIBE20:00 BANDA VICE VERSA22:00 OFICINA AGRESTE


12/02 (Segunda)11:00 BANDA O PELOTÃO13:00 BENIL15:00 BANDA SANTA CLARA17:00 BANDA SOM BRASIL19:00 SPOK FREVO ORQUESTRA21:00 BANDA FORRÓ TOPADO23:00 ANDRÉ CANTOR


13/02 (Terça)11:00 LUIZINHO MORENO13:00 BANDA TÁ DE BOA15:00 LADY FALCÃO17:00 ALMIR ROUCHE19:00 BANDA FARRA DAS TOPS21:00 HIGOR HENRIQUE23:00 BANDA MEGA PLAY


PALCO 2 – CULTURAL


07/02 (Quarta)21:00 ORQUESTRA BALANÇO TROPICAL08/02 (Quinta)16:00 ORQUESTRA BLACK TIE09/02 (Sexta)17:00 A BARCA MALUKA10/02 ((Sábado)21:00 ORQUESTRA MAESTRO DUDA


11/02 (Domingo)10:00 RODRIGO RAPOSO12:00 MAESTRO FORRÓ14:00 BANDA PINGA FOGO16:00 D’BREAK18:00 ORQUESTRA 100% MULHER20:00 CARLINHOS NOVA


12/02 (Segunda)12:00 BANDA SOM E POESIA14:00 PATUSCO16:00 CIEL SANTOS18:00 ORQUESTRA BLACK TIE20:00 JÔ QUIRINO


13/02 (Terça)12:00 DUDU DO ACORDEON14:00 SOM DA TERRA16:00 ED CARLOS18:00 WALTER LINS20:00 ORQUESTRA TUPY


14/02 (Quarta)21:00 BIG BAND A NORDESTINA


PALCO 3 – CENTENÁRIA


11/02 (Domingo)09:00 CONCURSO DOS PAPANGUS12:00 EDUARDO VELOSO14:00 ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA16:00 ORQ. FREVO E CIA18:00 CARLINHOS MELO


12/02 (Segunda)12:00 BANDA RECANTO DE BAR14:00 OFICINA AGRESTE FREVO16:00 MAZAMORRA18:00 RETRODAC


13/02 (Terça)12:00 OS THALENTOS14:00 BANDA TCHIKERÊ16:00 PATRICIA ALVES E BANDA18:00 IVO COWBOY


PRAÇA SÃO SEBASTIÃO11/02 (Domingo)09:00 ORQUESTRA CÔNEGO ALEXANDRE12:00 ANDERSON ALVES15:00 CAMILA LIRA


FORRÓ DO PAPANGUZEZÉ E ZEZITA11/02 (Domingo)10:00 ZEZÉ E ZEZITA12:00 GENILZA DO ACORDEON14:00 MANOEL DA CONCERTINA16:00 RINALDO XAVIER18:00 MARCOS MONTEZ20:00 DEDINHO E SEU REGIONAL22:00 CABILA E TAMBORETE DE FORRÓ


12/02 (Segunda)12:00 TRIO ASA BRANCA14:00 FORRÓ CHINELO DE PALHA16:00 NILDO SANFONEIRO18:00 GENILZA DO ACORDEON20:00 DEDINHO E SEU REGIONAL


13/02 (Terça)12:00 FORRÓ CABRAS DA PESTE14:00 ZEZÉ E ZEZITA16:00 TRIO LAMPIÃO DE GÁS18:00 MANOEL DA CONCERTINA20:00 RINALDO XAVIER


PALCO 4 – ESPAÇO FREVO


11/02 (Domingo)10:00 ORQUESTRA 9112:00 ORQUESTRA DO TARSO14:00 ORQUESTRA DO RAIMUNDO16:00 ORQUESTRA AMIGOS DO FREVO


12/02 (Segunda)10:00 ORQUESTRA FREVARTE12:00 ORQUESTRA VASSOURINHAS14:00 ORQUESTRA FREVO E CIA16:00 AMIGOS DO FREVO


13/02 (Terça)10:00 ORQUESTRA ABAS DA SERRA12:00 ORQUESTRA DO BIU14:00 ORQUESTRA DO RONALDINHO16:00 ORQUESTRA CÔNEGO ALEXANDRE


Quem irá recepcionar o presidente Temer em Pernambuco?



Por: Daniel Leite 

Em uma de suas visitas à transposição, Temer foi recebido por Paulo CâmaraFoto: Beto Barata/PR


A vinda do presidente Michel Temer (MDB) ao estado, nesta sexta-feira (02), para entregar a estação EBI-2 do eixo Norte da Integração do São Francisco, está carregada de expectativas. Segundo o protocolo, a visita de um presidente da República demanda a presença de um chefe de Estado. E é aí que começa o problema.

De viagem aos Estados Unidos, o governador Paulo Câmara (PSB) retorna nesta quinta (02). Segundo a assessoria de Imprensa do governo, inclusive, Paulo estará no Recife na sexta, mas ainda não decidiu se irá recepcionar o presidente. O socialista deve participar cerimônia de formação dos policiais civis e científicos. 

Temer será recebido, de certo, pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que tenta assumir o controle do MDB em Pernambuco. Para isso, travou uma verdadeira guerra contra o grupo do vice-governador Raul Henry (MDB), que é presidente da legenda no estado e estava à frente do governo durante a viagem de Paulo Câmara. A briga pelo comando do MDB está na Justiça e, segundo FBC, deve ter um desfecho até o final de fevereiro.

Agora, resta saber se Raul será escalado para recepcionar Temer, na agenda que ocorrerá no município de Cabrobó, Sertão do estado. O local também foi visitado pela ex-presidente Dilma, pouco tempo antes da votação do processo de impeachment no Senado, em 2016. A entrega do eixo Norte estava prevista para acontecer em 2017, mas atrasou diante de entraves como o envolvimento da construtora Mendes Júnior, que participa da obra, na Operação Lava Jato

Carpina tem aumento de 1000% de homicídios em janeiro

Um homicídio foi registrado a cada três dias. Essa foi a média dos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), ao longo do mês de janeiro de 2018. Ao total foram registrados 10 assassinatos na cidade de Carpina, o número é 1000% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, onde não houve registros de assassinatos na cidade.

Mais um suicídio em Garanhuns

MOTORISTA COMETE SUICÍDIO EM GARANHUNS





Às 16h00 de ontem (31.01.18), em Garanhuns o efetivo em serviço foi acionado pela Central de Operações do 9° BPM para verificar uma denúncia de suicídio, no Loteamento Vale dos Pinheiros, Cohab 3.

Ao chegar ao local, foi constatada a veracidade do fato, o corpo da vítima,  o motorista ADILSON BARBOSA SOUZA, 53 anos que residia na Rua Maria Déa Couto Soares - Cohab 3 - Garanhuns, encontrava-se pendurado numa árvore por uma corda.

O efetivo fez o isolamento do local,  até a chegada da Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao IML de Caruaru

Morre terceira vítima da queda do Globocop no Recife

Miguel Brendo Pontes, de 21 anos, estava internado no Hospital da Restauração desde o dia do acidente, 23 de janeiro.

Por G1 PE

Miguel Brendo Pontes Simões, 21 anos, operador de transmissão (Foto: Reprodução/Facebook)

O operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (1º), no Hospital da Restauração, na região central do Recife. Ele era o único sobrevivente da queda do Globocop, ocorrida no dia 23 de janeiro, no mar da Praia do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana. Outras duas pessoas morreram no acidente com o helicóptero.

A informação foi repassada pelo padrasto de Miguel, o comandante Wagner Monteiro. O jovem estava internado desde o dia do acidente. Na quarta-feira (31), os médicos já haviam apontado uma piora no quadro neurológico de Miguel Brendo devido ao trauma sofrido no acidente.

Na queda da aeronave, que prestava serviços para a TV Globo, morreram o piloto Daniel Galvão, de 36 anos, e a 1º sargento da Aeronáutica Lia Maria de Souza, de 34 anos. O comandante foi sepultado no Recife. O corpo da militar seguiu para o Rio de Janeiro.

O acidente

Segundo informações da Infraero, o Globocop decolou do hangar, localizado ao lado do Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, às 5h50 (horário local) da terça (23). A aeronave decolou com destino ao litoral.

Imagens da câmera instalada em um semáforo da Avenida Boa Viagem registraram o momento da queda do Globocop. Nas imagens, é possível ver que o helicóptero cai em diagonal no mar, passando por trás de uma construção.

No vídeo ampliado, ainda nota-se que parte da aeronave pode ter se soltado durante a queda. A cauda do Globocop foi encontrada quebrada na terça (23).

Investigação

As polícias Civil e Federal abriram inquéritos para investigar o caso. Segundo o delegado da Polícia Federal Dário Sá Leitão, responsável pela investigação, a fuselagem vai ser periciada com calma para se chegar à conclusão dos motivos do acidente.

A Polícia Civil informou, na quinta-feira (25), que as investigações ficaram a cargo da Polícia Federal. A PF apontou, na ocasião, que não havia recebido nada oficial, portanto, não poderia repassar novas informações