quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Homicídio em Jupi



O efetivo de Jupi às 05h30 de ontem (06.02.18),  foi solicitado pela Central de Operações do 9°BPM para averiguar um possível homicídio no Sitio Lacre, Zona Rural do município.

Chegando  ao local foi constatado o fato, a vitima, o agricultor  JOSÉ PEDRO DA SILVA, 64 anos, que residia na localidade, o mesmo deslocava-se a pé para o trabalho, quando, segundo informações coletadas no local por populares, dois indivíduos em uma moto CG vermelha, de placa não anotada, se aproximaram da vitima e efetuaram dois disparos contra a vitima, que faleceu no local.

Populares informaram ainda que José Pedro da Silva, era ex-presidiário.

Os assassinos tomaram destino ignorado.

A Policia Militar realizou diligências na área, mas não obteve êxito na localização dos suspeitos.

A autoria e motivação do crime são desconhecidas.

O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru, após levantamento cadavérico realizado pela Policia Civil

Com imóveis no DF, Gilmar Mendes usa casa da União



Ministro do STF tem 3 terrenos na cidade, um apartamento e áreas em 2 fazendas


O ministro Gilmar Mendes discursa durante cerimônia de lançamento do Documento Nacional de Identificação, no Planalto - Pedro Ladeira - 5.fev.2018/Folhapress



Camila MattosoRanier Bragon

BRASÍLIA

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes utiliza uma casa funcional, cedida pela corte, mesmo tendo em seu nome dois imóveis próprios na capital federal.

Segundo o próprio tribunal, seis dos 11 ministros, incluindo Gilmar, têm ajuda com residência oficial, pertencente à União.

Levantamento feito pela Folha em três cartórios que abrangem regiões centrais do Distrito Federal mostra que, desses seis, apenas Gilmar tem registro de propriedade em seu nome.

A assessoria do tribunal informou que só administra os imóveis da União cedidos aos ministros e que as regras para seu uso são feitas por ela.

Pelas regras do Ministério do Planejamento, para ter acesso a um imóvel, "o servidor e seu cônjuge não poderão ser proprietários, promitentes compradores, cessionários ou promitentes cessionários de imóvel residencial em Brasília".

De acordo com certidão de 2º Ofício do Registro de Imóveis no DF, Gilmar, com sua ex-mulher ou a atual, tem em seu nome três terrenos que abrigam uma casa no Lago Norte, um apartamento na Asa Norte e terrenos em duas fazendas na região.

O Supremo cedeu a Gilmar uma casa localizada no Lago Sul, região nobre de Brasília.

PROCESSO DE DEVOLUÇÃO

Em resposta à Folha, ele disse que está em "processo de devolução do imóvel funcional". Gilmar ocupa a casa pelo menos desde 2008, quando informou o endereço em uma ação na Justiça.

Os ministros Alexandre de Moraes, Celso de Mello, Rosa Weber, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski também usam imóvel funcional, mas não têm casa própria no Distrito Federal.

Os ministros do Supremo têm os mais altos salários da República. Recebem mensalmente R$ 33.763, que é formalmente o máximo que um funcionário público poderia ganhar no Brasil.

Em declarações nos últimos dias, Gilmar diz ser contrário ao pagamento de auxílio-moradia a juízes.

Em entrevista à Folha nesta terça (6), afirmou que "a autonomia financeira dos tribunais terá que ser rediscutida", ao ser perguntado sobre se concorda com a manutenção do benefício, e disse também que há "castas dentro desse modelo".

Além de procurar em cartórios, a reportagem também perguntou diretamente aos ministros com casas funcionais se eles têm imóveis no DF.

Em 2008, o STF criou uma resolução interna para regular a concessão de auxílio-moradia para ministros e servidores do tribunal. Nenhum dos ministros recebe auxílio.

O uso do benefício pelo Judiciário deve ser levado para análise do plenário do Supremo pela presidente Cármen Lúcia em março.

A regra do tribunal diz que o auxílio-moradia será dado desde que o servidor ou seu cônjuge não seja ou tenha sido, nos 12 meses que antecederem sua nomeação, proprietário de imóvel próprio no DF. A norma não fala especificamente em imóveis funcionais.

Folha tem mostrado que pagar auxílio-moradia a beneficiados que têm imóvel próprio ou patrimônio elevado é uma prática comum nos três Poderes e também no Ministério Público.

Vinte e seis ministros do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho e do Superior Tribunal Militar fazem parte da lista.

Em São Paulo, quase metade dos juízesque recebem auxílio tem propriedades na cidade. Um deles, o recordista, tem 60 imóveis registrados em seu nome.

Integrantes da cúpula da PGR (Procuradoria-Geral da República) e ministros do TCU (Tribunal de Contas da União), órgãos que entre outras funções são responsáveis pela fiscalização do dinheiro público, também se encontram na mesma situação.

Mesmo milionários, ministros do governoMichel Temer recebem ajuda para morar e para comer.

O gasto com auxílio-moradia no Judiciário e no Ministério Público cresceu a partir de 2014, quando o ministro Luiz Fux concedeu liminares estendendo o pagamento a toda a magistratura, inclusive àqueles que têm casa própria nas cidades onde trabalham, o que tornou a prática legal.

OUTRO LADO

O ministro Gilmar Mendes disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que está em processo de devolução da casa funcional no Lago Sul para a União.

A equipe do ministro, no entanto, não soube informar quando ele tomou a decisão, mas que já está "esvaziando para entregar" o imóvel porque "não usa mais".

Segundo informou a assessoria, "o processo de devolução deve ser finalizado nas próximas semanas".

A reportagem enviou três perguntas ao ministro: por qual motivo ele utiliza o funcional mesmo tendo imóveis próprios em Brasília, se considera adequado usá-lo nessa situação e qual a posição sobre as liminares que serão julgadas pelo plenário do Supremo sobre o pagamento de auxílio-moradia para a magistratura.

Gilmar não respondeu aos questionamentos.

O ministro do Supremo informou que os terrenos em fazendas mencionados pela reportagem "não são de sua propriedade, pois foram objeto de partilha judicial em processo de separação".

Folha procurou todos os ministros do STF. Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux e Marco Aurélio não responderam.

Dos que usam imóveis funcionais, Rosa Weber e Lewandowski informaram não possuir imóvel no DF.

Celso de Mello também disse não ter propriedades em seu nome em Brasília

Morre Maria Cabrinha figura querida em Caetés



A morte não é nada, Eu somente passei, para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês,  O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.

Me deem o nome, que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo, no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene, ou triste, continuem a rir, daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado, como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo, o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho... Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi. 

Uma pessoa maravilhosa, que se vai de forma inesperada, hoje o céu recebe a nossa grande amiga e prima MARIA JOSEFA DOS SANTOS DE NORONHA, MARIA CABRINHA de 63 anos mãe do Vereador Di, Zé Antonio e as enfermeiras Claudia e Marta,  a mesma estava internada no Hospital em Caruaru e faleceu pouco mais das 22 horas, Caetés fica de luto com essa perca, o velório irá acontecer na Rua Dom Adelino Dantas e o enterro não foi noticiado.


Gaguinho Athos

Sexta Feira tem o Bloco das Virgens em Garanhuns

Organizadores do Bloco das Virgens divulgam programação; CONFIRA



O tradicional Desfile do Bloco das Virgens, em Garanhuns, chega a sua 35º edição em 2018 se tornando uma das maiores prévias carnavalescas do Agreste do estado. O evento ocorre nesta sexta, 09 de fevereiro, com concentração e saída na Avenida Rui Barbosa (imediações do antigo Comes e Bebes). 

As atrações deste ano são: Belinha Lisboa e Biel Flow que estarão a bordo do Super Trio Fofinho, de Aracaju. Como no ano passado, haverá uma premiação de fantasias às 20h30min e, a partir das 21 horas, As Virgens iniciam o percurso da folia e irreverência, que deve acabar por volta da meia noite na Praça Mestre Dominguinhos. 

Vinte seguranças particulares reforçarão a segurança durante o desfile, que tem o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo, e tem a participação também da AMSTT, e das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

“Milionário da Mega-Sena” é morto a tiros no Ceará




© Reprodução Miguel Ferreira de Oliveira, o "milionário da Mega-Sena" assassinado no Ceará


São Paulo – O empresário Miguel Ferreira de Oliveira, conhecido como o “milionário da Mega-Sena”, foi morto a tiros em em Campos Sales, no interior do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar, ele estava em uma festa quando uma pessoa desconhecida chegou no local, atirou nele e depois fugiu em direção a um matagal. O crime ocorreu por volta das 2h30 da madrugada de domingo.

Não havia câmeras de segurança no local, segundo a polícia, e não há suspeitos por enquanto. A Polícia Civil agora deve instaurar um inquérito para investigar a morte.

Páginas policiais locais atestam que Oliveira ganhou um prêmio de 39 milhões de reais na Mega-Sena em 2011, e depois passou a investir em imóveis no Ceará. (Exame.com
-Luiza Calegari)

OURICURI EM FOCO

Só 32% das investigações de homicídios em Pernambuco foram concluídas em 2017



 Só 32% das investigações de homicídios em Pernambuco foram concluídas em 2017

Apenas três em cada dez investigações de homicídio registradas em 2017 foram concluídas

Uma das primeiras missões dos 1,2 mil novos policiais civis e científicos que tomam posse nesta segunda-feira (05/02) será agilizar as investigações de homicídios em Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, somente três em cada dez inquéritos abertos em 2017 foram concluídos. Apesar de ser abaixo do esperado, o órgão afirma que esse resultado está acima da média nacional.

Ao todo, 5.093 inquéritos de homicídio foram abertos no ano passado para investigar as 5.427 mortes violentas registradas no Estado. A Polícia Civil explica que há divergências entre os números porque algumas das investigações abertas apuram mais de um homicídio.

Até o início deste ano, 1.660 inquéritos referentes aos crimes praticados em 2017 foram remetidos à Justiça. Um total de 32,6% de taxa de resolução. Em termos comparativos, uma pesquisa do Instituto Sou da Paz, publicada em novembro do ano passado, aponta que estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul apresentam índices melhores. O primeiro consegue solucionar, em média, 38%. O segundo, 55,2%.

As estatísticas foram obtidas via lei de acesso à informação. O Ronda JC havia solicitado a mesma demanda desde dezembro do ano passado à assessoria de imprensa da Polícia Civil, mas não teve resposta.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, a baixa taxa de resolução de inquéritos tem relação direta com a falta de profissionais voltados para esse tipo de investigação. “Nos últimos anos, as equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa diminuíram em 60%. Antes eram 21 delegados, agora são cerca de sete. Além disso, há sobrecarga de trabalho e os policiais não conseguem dar conta. Eles estão adoecendo com tanta cobrança”, disse.

Já o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, Francisco Rodrigues, reconheceu que o problema é nacional e já dura pelo menos três décadas, com a escalada da violência e falta de efetivo policial suficiente. “Com a chegada dos novos policiais, vamos aumentar a produção e a taxa tende a melhorar”, pontuou.

Em nota, a assessoria da PCPE informou que “a meta é esclarecer todos os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e retirar de circulação os homicidas envolvidos. Em 2017, foram presos, pelas polícias pernambucanas, 2.249 suspeitos de cometer assassinatos”. Disse ainda que “a taxa de resolução de inquéritos, com autoria definida, chega a ser quatro vezes maior que a média nacional, o que demonstra o compromisso dos que fazem a corporação com a população”.

Nos três primeiros anos da gestão do governador Paulo Câmara (2015 a 2017), Pernambuco registrou 13.795 homicídios. Se comparado com o mesmo período do segundo mandato do ex-governador Eduardo Campos (2011 a 2013), quando 9.928 mortes foram contabilizadas, houve aumento de 39% nos assassinatos. O ano de 2017 fechou como o mais violento da história.

Os novos policiais começam a exercer suas funções na próxima sexta-feira. São 822 policiais civis (139 delegados, 597 agentes e 86 escrivães) e 392 científicos (125 peritos criminais, 44 papiloscopistas, 123 auxiliares de peritos, 36 médicos legistas e 64 auxiliares).

PERFIL DAS VÍTIMAS

Levantamento da Secretaria de Defesa Social, divulgado pelo Ronda JC na semana passada, apontou que 95% dos homicídios registrados no Estado têm como vítimas negros e pardos. Para especialistas, esse resultado não é surpresa e demonstra a desigualdade, com ausência de políticas públicas, que persiste na sociedade.

Para o Ministério Público de Pernambuco, a pesquisa aponta uma omissão das instituições em relação aos negros. “Existe, inclusive, uma má vontade do Estado de fazer esse recorte nas estatísticas. E, quando as vítimas são negras, a polícia não se empenha em fazer investigação e não identifica os autores dos crimes, porque a vida daquelas pessoas não tem muito valor. Há uma indiferença das instituições. A realidade é que não há políticas para desconstruir ou minimizar isso”, afirmou a procuradora de Justiça Maria Bernadete Figueiroa. A Polícia Civil afirma que todos os homicídios são investigados com o mesmo empenho.

(Com informações do Rodas JC)

Família Temer irá com 60 funcionários para Balneário Marambaia no Carnaval



Por iG São Paulo 

Michel Temer, Marcela, Michelzinho e comitiva do presidente irão em aeronave da FAB, que precisará fazer duas viagens


José Cruz/Agência Brasil - 26.7.16

Michel Temer, acompanhado pela mulher, Marcela Temer, busca o filho Michelzinho na escola

O presidente Michel Temer (MDB) já tem destino certo no carnaval. Ele e a família viajarão para a Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, em uma região reservada da Marinha brasileira. As informações são do jornal O Globo .

Os ex-presidentes Fernando Henrique Carodoso (PSDB) e Lula (PT) também já passaram temporadas no balneário. O inusitado da viagem de Temer, contudo, é o tamanho da imensa equipe que acompanhará a família: entre seguranças, babás, cozinheiros, garçons, camareira e copeiros, serão 60 funcionários.

Para transportar tanta gente, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) precisará fazer duas viagens. De acordo com O Globo , somente Marcela exigiu o acompanhamento de 20 empregados.

O presidente e sua família devem viajar na sexta-feira.

Caronas da FAB

Embora o uso de aviões da FAB por autoridades não seja expressamente proibido, algumas distorções aconteceram nos últimos anos e levantaram questionamentos sobre o benefício.

Ministros de Temer teriam levado esposas, filhos, mães, colegas e até lobistas em voos oficiais, o que é proibido.

Em dezembro do ano passado, A Comissão de Ética Pública da Presidência da República a abriu processo para investigar o uso de aviões por ministros que teriam levado parentes e amigos.

“A comissão entendeu que é imperativo requerer esclarecimentos a essas autoridades. Que haja a devida justificativa, se houver, do uso dessas aeronaves e a presença dessas pessoas estranhas aos órgãos públicos nas viagens”, disse o presidente da comissão, Mauro Menezes.

Foram abertas investigações sobre os ministros e ex-ministros Helder Barbalho (Integração Nacional), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações), Sarney Filho (Meio Ambiente), Dyogo Oliveira (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão), Maurício Quintela (Transportes, Portos e Aviação Civil), Antonio Imbassahy (ex- Secretaria de Governo) e Bruno Araújo (ex- Cidades).

Entre os casos listados, o do ministro dos Transportes de Temer,  Maurício Quintela , é um dos mais surpreendentes. O ministro já levou em um mesmo voo 25 pessoas, entre deputados, senadores e diretores de órgãos do governo ligados à pasta. Nenhuma delas têm autorização para utilizar os aviões da FAB.


Novo feriado em Pernambuco já é lei. Saiba quando cairá



Dia 6 de Março passa a ser feriado estadual em Pernambuco


Paulo Veras




Novo feriado estadual homenageia a Revolução Pernambucana de 1817
Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem

Agora é oficial. Foi promulgada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial a Lei 16.059 que cria um novo feriado estadual em Pernambuco no dia 6 de março, Data Magna do Estado, para marcar a Revolução Pernambucana de 1817, primeiro movimento pela independência do Brasil.


Em 2018, o novo feriado cai numa terça-feira. Em 2019, numa quarta. E em 2020 numa sexta.

A proposta foi apresentada em conjunto pelos deputados Terezinha Nunes (PSDB) e Isaltino Nascimento (PSB). A tucana foi a autora da proposta que levou a escolha da Data Magna, em 2007.

Dois anos após a criação da Data Magna, uma proposta de Antônio Moraes (PSDB) transferiu a comemoração para o primeiro domingo de março. Ele foi o único parlamentar a se manifestar contra a proposta durante a análise na Comissão de Constituição e Justiça pelo impacto que um dia a menos de trabalho teria para a economia e para o comércio.


DESFILE CÍVICO

O texto aprovado pela Alepe determina comemorações oficiais como o hasteamento solene da bandeira do Estado no Palácio do Campo das Princesas e a colocação de coroa de flores no monumento aos Revolucionários, na Praça da República.]

Também está prevista a realização de seminários, palestras e concursos culturais nas instituições públicas. A instituição da Semana da História de Pernambuco, com participação de estudantes.

As escolas também devem fazer o estudo dos fatos históricos relativos à Revolução Pernambucana de 1817, cabendo-lhes escolher formas pedagógicas de comemorações, incluindo a realização de desfile cívico