quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Eduardo da Fonte: PP deve disputar a majoritária




Blog da Folha


A disputa em torno de uma vaga na majoritária da Frente Popular começa a esquentar. Após o aceno do ex-presidente Lula (PT) ao PSB, que pode favorecer a inclusão de um candidato petista na disputa pelo Senado, outras forças políticas que integram a base governista passaram a reforçar a intenção de concorrer à vaga. É o caso do deputado Eduardo da Fonte (PP), que não abre mão de pleitear a indicação de um nome para a Casa Alta.


Segundo o progressista, tanto ele quanto o deputado estadual Cleiton Collins estão no páreo. Eduardo da Fonte foi o deputado federal pernambucano mais votado na última eleição de 2014, quando recebeu 283.567 votos (6,33%). Por sua vez, Collins ficou em primeiro lugar na eleição de deputado estadual daquele ano, com 216.874 votos (4,71%).


“Eu e Cleiton Collins fomos os mais votados e isso deve ser colocado na mesa quando formos dialogar com o PSB sobre nossa participação na Frente Popular. Isso deve acontecer nos próximos dias. Queremos um lugar na majoritária, pois possuímos legitimidade eleitoral que nos permite ocupar espaços importantes”, disse Eduardo da Fonte, ao Blog da Folha.


Equação


A equação para contemplar todas as forças que integram a Frete Popular não é simples e deve depender do poder de cada legenda de emprestar tempo de televisão para a coligação. Este fator, que amplia a visibilidade da chapa, é calculado a partir do tamanho das bancadas de deputados federais de cada agremiação da aliança. Neste contexto, nomes como o do deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) e o de Humberto Costa (PT) também estão entre os mais cotados para o Senado.


O MDB é quem possui a maior bancada federal, com 59 deputados. Porém, o imbróglio jurídico entre Jarbas e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), pelo controle do partido, ainda gera muitas incertezas sobre os rumos da sigla. Por sua vez, a bancada petista é a segunda maior, com 57 integrantes. Mesmo assim, a volta da sigla para a Frente Popular ainda não está sacramentada. O partido ensaia, inclusive, lançar uma candidatura própria ao governo estadual.


Ainda integram o hall dos cotados para o Senado a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), o deputado estadual André Ferreira (PSC), que também pertence ao segmento evangélico, e o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT).


Mais de 500 homicídios já foram registrados neste ano em Pernambuco

 

Homicídios em alta continuam desafiando a polícia. Foto: JC Imagem/Arquivo

Apesar da promessa do Governo de Pernambuco de reduzir os homicídios, os números não param de subir. Em menos de 40 dias, mais de 500 pessoas foram vítimas de mortes violentas. Os dados, ainda preliminares, fazem parte de um levantamento da Rádio Jornal.


De 1º de janeiro até a madrugada deste quarta-feira (07), pelo menos 517 homicídios foram registrados em Pernambuco. Destes, 265 foram em cidades do Interior. Somente nas últimas 24 horas, 19 pessoas foram mortas, sendo 12 no Interior.

O número é bem acima da média registrada no ano passado, quando cerca de 13 homicídios eram praticados por dia. Uma preocupação a mais para o Governo do Estado, já que nos dias de Carnaval essas estatísticas tendem a aumentar. Oficialmente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) só deve se pronunciar no próximo dia 15 sobre os números da violência já registrados neste ano.

Nesta semana, cerca de 1,2 mil novos policiais civis e científicos que tomaram posse. Uma das primeiras missões será agilizar as investigações de assassinatos. Para isso, parte dos delegados e agentes de polícia foram lotados no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

PUBLICIDADE

INQUÉRITOS ATRASADOS

De acordo com a Polícia Civil, somente três em cada dez inquéritos de homicídios abertos em 2017 foram concluídos. Ao todo, 5.093 inquéritos de homicídio foram abertos no ano passado para investigar mortes violentas registradas no Estado. Destes, 1.660 foram remetidos à Justiça. Um total de 32,6% de taxa de resolução. O Ronda JC teve acesso ao levantamento por meio da lei de acesso à informação.

A assessoria da PCPE informou que “a meta é esclarecer todos os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e retirar de circulação os homicidas envolvidos. A taxa de resolução de inquéritos, com autoria definida, chega a ser quatro vezes maior que a média nacional”.

Nos três primeiros anos da gestão do governador Paulo Câmara (2015 a 2017), Pernambuco registrou 13.795 assassinatos. Se comparado com o mesmo período do segundo mandato do ex-governador Eduardo Campos (2011 a 2013), quando 9.928 mortes foram contabilizadas, houve aumento de 39%. O ano de 2017 fechou como o mais violento da história.

PERFIL DAS VÍTIMAS

Levantamento da SDS, divulgado pelo Ronda JCna semana passada, apontou que 95% dos homicídios registrados no Estado têm como vítimas negros e pardos. Para especialistas, esse resultado não é surpresa e demonstra a desigualdade, com ausência de políticas públicas, que persiste na sociedade. 

Após quatro anos, Canibais de Garanhuns vão a júri popular novamente


Raphael Guerra

Trio é acusado de assassinatos, esquartejamento, canibalismo e ocultação de cadáver. Crédito: Ascom TJPE

A justiça definiu a data do novo júri popular para o trio que ficou conhecido mundialmente como os “Canibais de Garanhuns”. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva vão sentar no banco dos réus em 26 de abril deste ano. Eles serão julgados por dois assassinatos praticados em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.


Essa é a segunda vez em que o trio irá a júri popular. Agora, serão julgados pelas mortes de Alexandra Falcão, 20 anos, e Giselly Helena, 31. Os crimes aconteceram há quase quatro anos. Segundo as investigações, ambas foram atraídas com promessas de emprego de babá e chegaram a morar com os réus. Elas foram assassinadas a facadas, depois tiveram os corpos esquartejados. O trio ainda confirmou que praticava canibalismo. Em depoimento à polícia, gravado e disponível na internet, Isabel ainda disse que os restos mortais teriam sido usados em salgados, como coxinhas e empadas, vendidos na cidade.

Vítimas dos canibais foram atraídas com promessas de emprego

Os três estão sendo julgados por homicídio triplamente qualificado, ocultação e vilipêndio a cadáver. A sessão será presidida, a partir das 8h, pela juíza Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim, da 1ª Vara Criminal de Garanhuns.


Em 2014, Jorge, Bruna e Isabel foram condenados pela primeira vez pelo homicídio quadruplamente qualificado da Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos, em Olinda. Essa teria sido a primeira vítima do trio. Jorge, considerado o mentor dos crimes, pegou a maior pena: 23 anos de reclusão. Isabel e Bruna pegaram 20 anos de prisão cada uma.

Em depoimentos, os acusados alegaram que os crimes faziam parte da proposta de uma seita chamada Cartel, que tinha por objetivo diminuir a densidade demográfica. Para isso, deveriam exterminar mulheres que tivessem filhos, mas sem condições de criá-los. A seita foi criada por Jorge.

Os Canibais de Garanhuns foram presos em 2012, após a polícia descobrir que eles estavam usando os cartões de crédito de uma das vítimas. Quando chegaram à casa deles, uma criança – filha de Jéssica – apontou para o quintal e disse que ali estavam os corpos das vítimas.

Atualmente, Jorge Negromonte está preso na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá. Bruna Cristina e Izabel Pires estão presas na Colônia Penal Feminina de Buíque

Carnaval com hora para acabar no Interior de Pernambuco

Raphael Guerra

 

Municípios assinaram TAC, proposto pelo Ministério Público, reduzindo horário das festas de Carnaval. Foto: JC Imagem/Arquivo

Municípios do Interior de Pernambuco terão horário reduzido na folia deste ano. A insegurança e falta de efetivo policial suficiente levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a propor a alguns prefeitos a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Nos dias oficiais de Carnaval, cidades como Buenos Aires, Floresta e Orobó terão que encerrar os festejos o início da madrugada.


A medida não é novidade, até mesmo na Região Metropolitana do Recife. No ano passado, alguns municípios, a exemplo de Camaragibe, também foram incluídos na redução do horário de festas por conta da violência. A limitação seguiu recomendação da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Em Buenos Aires, na Mata Norte, os eventos públicos devem se estender somente até a 1h da madrugada, com tolerância de até 30 minutos. Após este horário, deverá haver dispersão do público tanto no polo de animação quanto dos estabelecimentos. O bloco “Vem quem quer e veio porque quis” está isento desta obrigação, devido à tradição de desfilar das 4h30 às 8h. No entanto, compromete-se a não utilizar trio elétrico ou paredão de som.

Em Floresta, no Sertão, o encerramento e desligamento de todo tipo de aparelho de som ocorrerá às 0h30 do dia 5 de fevereiro, na Missa do Vaqueiro no Airi, e às 2h durante os dias de Carnaval. Em Orobó, o encerramento das festividades deve ocorrer no máximo às 2h, se o dia seguinte for feriado ou final de semana, e à meia-noite se o dia seguinte for útil.

De acordo com o MPPE, as autoridades policiais se comprometeram a impedir a proliferação de poluição sonora acima dos limites legais permitidos, durante e ao término das festas. Também cabe à Polícia Militar orientar e cobrar os comerciantes locais sobre a proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro, assim como reprimir a entrega de bebidas alcoólicas ou outras substâncias que possam causar dependência física ou mental para menores de idade.

No caso de descumprimento, os municípios podem pagar multas que variam entre R$ 2 mil a R$ 10 mil

Feminicídios: 26 mulheres assassinadas em Pernambuco em janeiro



TV Jornal

   


Apenas em janeiro, 26 feminicídios em Pernambuco. Durante o ano de 2017, foram registradas 316 mortes, sendo 76 feminicídios. O dado alarmante reflete a realidade do Brasil, país com a quinta maior taxa de homicídios de mulheres do mundo.


Violência

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher. As mulheres negras são ainda mais violentadas. Apenas entre 2003 e 2013, houve aumento de 54% no registro de mortes, passando de 1.864 para 2.875 nesse período. Muitas vezes, são os próprios familiares (50,3%) ou parceiros/ex-parceiros (33,2%) os que cometem os assassinatos.


Com a Lei 13.140, aprovada em 2015, o feminicídio passou a constar no Código Penal como circunstância qualificadora do crime de homicídio. A regra também incluiu os assassinatos motivados pela condição de gênero da vítima no rol dos crimes hediondos, o que aumenta a pena de um terço (1/3) até a metade da imputada ao autor do crime. Para definir a motivação, considera-se que o crime deve envolver violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher.


Para a promotora de Justiça e coordenadora do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVID) do Ministério Público do Estado de São Paulo, Silvia Chakian, a lei do feminicídio foi uma conquista e é um instrumento importante para dar visibilidade ao fenômeno social que é o assassinato de mulheres por circunstâncias de gênero. Antes desse reconhecimento, não havia sequer a coleta de dados que apontassem o número de mortes nesse contexto.


Apesar dessa importância, a promotora alerta que a lei é um ponto de partida, mas sozinha será capaz de acabar com crimes de feminicídio. “Como um problema bem complexo de causas sociais que estão relacionadas a aspectos da nossa sociedade – ainda tão patriarcal, machista e conservadora – não existe uma fórmula mágica, é necessário um conjunto integrado de ações”, defende.


"Milagre", diz vereador sobrevivente a tiro no peito no Norte de Minas



Uma cartela de remédios que estava na mochila do vereador Marcos Aurélio Dias, do município de Olhos D'Água, salvou a vida do parlamentar


Luiz Ribeiro07/02/2018 12:56


Apesar do projétil não ter perfurado o peito do vereador, o tiro causou um pequeno ferimento no peito do parlamenta - Foto: Internet/ Whatsapp/ Divulgação


O vereador Marcos Aurélio Dias (PP), de 34 anos, o Negrão da Pedraria, de Olhos D'Água, cidade com pouco mais de 5,4 mil habitantes, participará de uma reunião da Câmara Municipal da cidade na noite desta quarta-feira depois de passar por uma experiência que considera um verdadeiro milagre. Durante uma tentativa de assalto, ele levou um tiro de espingarda polveira do lado esquerdo, na altura do coração.

 
O parlamentar escapou porque o projétil foi “parado” por cartelas de remédios que ele carregava numa mochila, não permitindo que a munição penetrasse no seu corpo.

Ele conta que carregava na mochila cartelas de tres medicamentos: Almoxicilina, Lisador e Paracetamol. Os remédios seriam para o tratamento pós-cirurgico, tendo em vista que Marcos Aurélio tinha sido submetido a um procedimento para extração de um dente ciso. Mas, as cartelas dos medicamentos acabaram salvando a vida dele, afirma o vereador.

“Foi milagre mesmo. Agradeço primeiramente a Deus. Depois, às cartela de remédios. Se  não fosse elas, certamente, eu não estaria aqui hoje para participar da reunião de vereadores”, disse Marcos Aurélio, que foi o candidato a vereador mais votado das eleições de 2016 no município, com 297 votos.

O vereador sofreu a tentativa de assalto quando seguia de moto em direção à Bocaiuva, na MG-451, na sexta-feira passada. Ele foi abordado na estrada por dois adolescentes armados, um de 17 e outro de 15 anos,  perto da comunidade de Extrema, na zona rural de Bocaiuva. Negrão da Pedraria conta que dois infratores anunciaram o assalto. Quando parou a moto, um dos adolescentes atirou com uma espingarda  polveira.

“O tiro atravessou a bolsa  e a jaqueta que eu usava. Os chumbos pararam nas cartelas de remédios e não penetraram na pele. Atiraram para matar  na altura do coração. Foi milagre mesmo”, disse Marcos Aurélio, que chegou a ser atendido no Hospital Municipal Doutor Gil Alves, em Bocaiuva, onde foi constatado que ele sofreu apenas um ferimento superficial  na pele. A vitima foi liberada no mesmo dia.

Os adolescentes envolvidos na tentativa de homicídio foram identificados pela Policia Civil. Eles foram apreendidos e encaminhados para um centro de internação de adolescentes infratores em Montes Claros

Confira a programação do Gravatá Jazz Festival para o Carnaval



   Quinteto Violado será umas das atrações do festival.

A programação da terceira edição do Gravatá Jazz Festival para o Carnaval foi anunciada nesta quarta-feira (07), no município que fica no Agreste de Pernambuco. O evento terá início no sábado (10) e seguirá até a terça-feira (13). As apresentações serão no Pátio Chucre Mussa Zarzar e vão contar com nomes internacionais.


Confira a programação:

Sábado de Zé Pereira (10)19h30 - Banda 15 de novembro 20h30 - Amaro Freitas Trio21h30 - Victor Biglione e Alma Thomas


Domingo (11)20h00 - Blues Explosion: Gustavo Andrade e Jefferson Gonçalves 21h00 - Mamou Ba22h00 - Blues Etílicos


Segunda-feira (12)20h00: Quinteto Violado21h00: Flenks com Amaro Freitas 22h00: Uptown Blues Band e convidados: Karl Dixon, Duca Belintani, Lancaster e Cheich


Terça-feira Gorda (13)20h00: Divas do Jazz e Blues: Taryn Szpilman, Rhaissa Bittar e Bex Marshall. Participação especial: Fred Sunwalk21H00: Allycats22h00: Earl Thomas e JustGroove com Igor Prado


Padre interrompe missa por causa de paredões de som em Vitória



Mesmo após o pedido do padre, o som alto voltou a tocar; a PM foi acionada e fez o recolhimento do equipamento


JC Online



   O padre Murilo Bentinho interrompeu a missa que acontecia na Paróquia de Santo Antão por conta do forte barulho causado pelos paredões

Três paredões de som foram recolhidos pelos policiais militares por perturbarem o sossego dos cidadãos na Praça da Matriz, área urbana da cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Entre os incomodados pela poluição sonora, estava o padre da Paróquia de Santo Antão, que teve que interromper a missa para pedir ao dono dos equipamentos que diminuísse o volume da música.


A missa acontecia na noite do domingo (4), quando precisou ser suspensa por conta do barulho que invadia a igreja. O padre Murilo Bentinho, que celebrava a missa, saiu da igreja em direção à concentração dos veículos equipados com 'paredões de som' e pediu para que o volume fosse amenizado.


Pouco tempo após o pedido do padre, o som voltou a tocar em volume alto. A polícia foi acionada para conter o proprietário dos equipamentos sonoros. Ao chegar no local, os agentes fizeram o recolhimento dos três paredões de som e do veículo que portava o material. O dono do carro também foi levado à delegacia para concluir o registro do Boletim de Ocorrência, sendo liberado em seguida.


Proibido

A Prefeitura de Vitória de Santo Antão estabeleceu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), juntamente com o Ministério público e Polícia Militar, recomendando a proibição de paredões no Carnaval da cidade.


Podem ter estes equipamentos sonoros apenas os blocos que já estão cadastrados na prefeitura, onde é definido o horário e local de funcionamento do som. Caso o paredão não tenha sido registrado junto à prefeitura, o dono do som será multado e terá o equipamento apreendido