segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Chuva provoca transtornos em municípios da Mata Sul de Pernambuco



Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, chuva provocou alagamentos neste domingo
 (18) (Foto: Defesa Civil de Ipojuca/Divulgação

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou, no sábado (17), acumulado de chuvas acima dos 40 milímetros para os municípios de Catende, Cortês, Belém de Maria e Amaraji, todos na Mata Sul do estado. Em outros municípios do estado, a chuva ocasionou transtornos como alagamentos e deslizamento de barreiras neste domingo (18).

A cidade de Rio Formoso, na Mata Sul, registrou, das 16h do sábado até as 16h deste domingo (18), 134 milímetros de chuva em um dos pontos de monioramento da Apac. O nível do rio que dá nome à cidade subiu e a água invadiu algumas casas da comunidade ribeirinha, segundo a Defesa Civil do município. Apesar disso, os moradores preferiram não sair do local.

A Defesa Civil da cidade informou que está em alerta desde o sábado (17). No entanto, parou de chover no município na tarde deste domingo (18) e o nível do rio baixou desde as 15h.

Em Barreiros, na Mata Sul, a Defesa Civil do município registrou o acumulado de 103 milímetros de chuva do sábado (17) ao domingo (18). “O Rio Una está dois metros acima do normal, enquanto o Rio Carimã está três metros acima”, explica Mário Joaquim, coordenador do órgão.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do município, a água entrou nas casas ribeirinhas, mas não há informações sobre quantas famílias estão desabrigadas. Ainda em Barreiros, ocorreram seis deslizamentos de barreira de médio porte, mas sem vítimas.

Moradores relatam que rio cobriu ponte no bairro dos Lotes, em Barreiros, na Mata Sul, neste domingo (18) (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Ipojuca cancela desfile de blocos

Em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), um desfile de blocos previsto para acontecer neste domingo (18) foi cancelado devido à chuva que caiu na cidade entre a madrugada e a manhã. Segundo a prefeitura da cidade, choveu 65 milímetros das 7h do sábado (18) às 19h do domingo (19).

Uma força-tarefa da Defesa Civil de Ipojuca foi planejada em áreas afetadas do município, como o Centro e o distrito de Camela. "Duas famílias precisaram sair de suas residências e foram para casas de parentes devido aos riscos de desabamento das casas", explica o coordenador da Defesa Civil de Ipojuca, Luiz Gustavo Gomes.

Morre filho do ex prefeito de Terezinha

MORRE EM CARUARU ANDREY MARTINS FILHO DO EX-PREFEITO DE TEREZINHA ALEXANDRE MARTINS


(Alexandre, Valquíria e Andrey Martins)

Lentamente por volta das 21h40 de hoje (18.02.18), faleceu no Hospital da Unimed em Caruaru, o jovem ANDREY MARTINS, 16 anos, filho único do casal Valquíria e Alexandre Martins, ex-prefeito do município de Terezinha-PE.


De acordo com as informações no sábado (10.02.18 - sábado de carnaval),  Andrey estava em casa quando se sentiu mal e desde então estava hospitalizado.

A causa morte ainda não foi informada,  o corpo será submetido a autópsia e posteriormente será entregue aos familiares.

Horário e  locais do velório e  sepultamento ainda não foram divulgados, mas deverão ocorrer na cidade de Terezinha.

Aos familiares e amigos os nossos sentimentos.

Fortes chuvas geram pontos de inundação em Barreiros




 
A recomendação é evitar áreas de risco, como margens de rios e próximas a barreiras que possa deslizar. Foto: Cortesia/Whatsapp


POR DIÁRIO

Moradores da cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, testemunharam neste domingo (18) alguns pontos de enchente pela cidade. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), a chuva da noite/madrugada de sábado para o domingo elevou o nível do Rio Una, que coincidiu com a maré alta em Barreiros, gerando inundações. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma ponte com a água transbordando. A Codecipe tem equipe no local e informou que a situação está controlada e não há desabrigados ou desalojados.


Às 6h30 deste domingo (18), relatório da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta indicando o nível do Rio Una acima da cota de inundação, sinalizando para os riscos de enchente, justamente devido às fortes chuvas das 24 horas anteriores. No comunicado, antecipava a possibilidade de atingir áreas ribeirinhas de cidades como Palmares e Água Preta.

"Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais ou córregos", destaca o informe. O índice pluviométrico da APAC marcou 95 mm de chuvas em Barreiros.

A recomendação à população é ter atenção. A Codecipe orienta evitar áreas de risco, próximas de margens de rios e de zonas de barreiras, por exemplo. As equipes permanecerão no local até que a situação se normalize. Também foi destacada um equipe do grupo de salvamento do Corpo de Bombeiros, para qualquer eventualidade

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

MP deflagra segunda fase da Operação Gênesis



Postado por Magno Martins


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início, na madrugada de hoje, à segunda fase da Operação Gênesis, deflagrada em dezembro do ano passado e que investiga desvio de recursos públicos e irregularidades em licitações em cidades do interior do Estado. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste: Catende, Iati e Garanhuns. 


A Operação Gênesis 2 foi desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco/MPPE), com o apoio operacional da Polícia Civil. Ao todo, participam da investida 42 agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, além de 12 servidores e membros do Gaeco.


O foco principal desta fase da Operação Gênesis é a cidade de Catende, na Zona da Mata Sul, a 115 quilômetros do Recife, onde houve busca e apreensão de documentos, notas fiscais, procedimentos licitatórios e computadores no prédio sede da Prefeitura e na Secretaria de Saúde, ambas localizadas na Praça Costa de Azevedo. Foi preciso o uso de aríete, alicate, pé de cabra e marreta para abrir portas e armários trancados com cadeados. 


Também em Catende a sede da empresa Rodocar foi alvo de busca e apreensão. Em Garanhuns e Iati, o alvo foram as sedes da empresa Rodocar.


De acordo com o coordenador do Gaeco, procurador de Justiça Ricardo Lapenda, o grupo que atua burlando processos licitatórios nas cidades alvo da Operação Gênesis desviou R$ 18 milhões dos cofres da Prefeitura de Quipapá, também na Mata Sul, onde o Ministério Público de Pernambuco desarticulou um esquema criminoso em 14 de dezembro, na primeira fase da operação. “Há pelo menos sete empresas de fachada envolvidas”, resumiu Lapenda.“Vamos continuar com as investigações, por isso temos que manter a cautela e não podemos dar maiores detalhes para não atrapalhá-las”, completou o promotor de Justiça Frederico Magalhães


Bandidos invadem casa e matam casal em Ribeirão

Um casal foi executado a tiros na noite desta quinta-feira (15), no município de Ribeirão, na Zona da Mata pernambucana.

O duplo homicídio foi praticado por elementos que chegaram a residência das vítimas em dois veículos, com um machado arrombaram a porta e efetuaram vários disparos de pistola ponto 40, o casal foi identificado como, Cleyton Ferreira de Melo, de 34 anos e Lilian Araújo de Melo, de 32 anos, que não resistiram.

Eles eram evangélicos e até o momento não se sabe o que teria motivado as execuções, os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife

Vigilante é agredido por trio durante assalto a frigorífico em Pesqueira, PE

Assaltantes renderam e espancaram a vítima. Criminoso estavam à procura de uma arma que possivelmente estaria com o vigilante.

Por G1 Caruaru

Um vigilante de 33 anos foi espancado durante um assalto a um frigorífico na quinta-feira (15) em Pesqueira, Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, três criminosos invadiram o estabelecimento, que fica às margens da BR-232 e renderam dois funcionários - um deles foi o vigilante. O trio de criminosos estava fortemente armado e com coletes à prova de balas.

De acordo com a PM, os assaltantes agrediram o vigilante na tentativa de encontrar uma arma. Como a vítima não tinha, os criminosos levaram objetos pessoais. Antes de fugir, os assaltantes deixaram os dois funcionários trancados no frigorífico, conforme informou a polícia.

O estado de saúde da vítima agredida não foi informado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que deve analisar as câmeras de monitoramento do estabelecimento que podem ajudar na identificação dos suspeitos.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Caminhão tomba, motorista agoniza até morrer e moradores saqueiam a carga em Xexéu

Caminhão carregado de cerveja tomba, cai em barranco e motorista morre na BR-101; carga foi saqueada



Um caminhão carregado de cerveja tombou e caiu em um barranco na noite da quarta-feira (14) na BR-101 em Xexéu, Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, pessoas que passavam pelo local, que é de difícil acesso, saquearam a carga.

Ainda segundo a PM, o motorista de 66 anos ficou preso às ferragens do caminhão após perder o controle do veículo próximo do Engenho Galo, na zona rural do município.

O Corpo de Bombeiros retirou a vítima do local, levou para o Hospital Regional de Palmares, mas o idoso não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade de saúde, conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Caso as pessoas que saquearam a carga sejam identificadas, elas poderão ser autuadas por furto na Delegacia de Polícia Civil do município.

Fonte: G1


Mulher é enterrada viva na Bahia e corpo é achado revirado dentro de caixão

A família de uma mulher de 37 anos que ficou enterrada por mais de dez dias, na cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia, acredita que ela tenha sido sepultada ainda com vida, após um erro médico.


Os familiares de Rosângela Almeida dos Santos dizem que o corpo dela foi encontrado revirado no túmulo, com ferimentos nas mãos e testa, como se tivesse tentado sair do caixão após o sepultamento.

“Até aqueles preguinhos que estavam em cima estavam soltos. A mãozinha tava ferida, como quem estava arrumando assim… arrumando o caixão para sair”, disse Germana de Almeida, mãe de Rosângela.

O túmulo foi violado pela família após moradores de casas vizinhas ao cemitério municipal onde a mulher foi enterrada ouvirem gritos vindos do túmulo. A família diz que o corpo da mulher ainda estava quente.

“Quando eu cheguei bem ali em frente, eu ouvi batendo ali dentro. Aí eu pensava que era brincadeira dos meninos, que os meninos só vivem aqui dentro [do cemitério] brincando… Aí gemeu duas vezes, com as duas gemidas ela parou”, falou a dona de casa Natalina Silva.

A situação ocorreu na última sexta-feira (9), mas a mulher havia sido enterrada no dia 29 de janeiro. Rosângela estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, e teve a morte atestada no dia 28.

A certidão de óbito aponta um quadro de choque séptico como causa do falecimento. A situação está sob investigação da Polícia Civil de Riachão das Neves.

Em nota, a assessoria do Hospital do Oeste informou que está à disposião dos familiares da vítima e autoridades para prestar todas as informações necessárias.

Fonte: G1 Bahia