segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Catende é alvo de operação contra desvio de verba pública






O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início à segunda fase da Operação Gênesis na madrugada desta sexta-feira (16). A ação foi deflagrada em dezembro de 2017 e investiga desvio de recursos públicos e irregularidades em licitações de municípios do interior do Estado.


Nesta segunda fase, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios: Iati e Garanhuns, no Agreste, e Catende, na Mata Sul.

O foco principal desta fase da Operação Gênesis é a cidade de Catende, onde houve busca e apreensão de documentos, notas fiscais, procedimentos licitatórios e computadores no prédio da Prefeitura e na Secretaria de Saúde.

De acordo com o coordenador do Gaeco, o procurador de Justiça Ricardo Lapenda, o grupo atua fraudando processos licitatórios das prefeituras e desviou R$ 18 milhões dos cofres da gestão municipal de Quipapá, também na Mata Sul.

"Há pelo menos sete empresas de fachada envolvidas. Vamos continuar com as investigações, por isso temos que manter a cautela e não podemos dar maiores detalhes para não atrapalhá-las", disse o promotor de Justiça.

A Operação Gênesis 2 foi desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco/MPPE), com o apoio operacional da Polícia Civil. Ao todo, participam 42 agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, além de 12 servidores e membros do Gaeco.

Diário da Mata Sul

Criança morre minutos após ser arrastada pela chuva na cidade de Toritama



Movimentação é intensa neste momento no hospital – Fotos: Evandro Lins


Na tarde desta segunda-feira (19) uma criança de 10 anos morreu minutos depois de cair em um bueiro na cidade de Toritama.

De acordo com as informações iniciais, o fato aconteceu no bairro Fazenda Velha, onde a criança teria caído e foi levada pelas águas no momento das fortes chuvas que aconteciam na cidade.

O garoto, que teria sido arrastado, foi localizado ainda com vida e levado ao Hospital Mossa Senhora de Fátima, onde passou por procedimentos de reanimação, mas sem sucesso.

Nosso correspondente está no local e, em breve, traremos mais informações.

 

Momento em que parentes souberam da notícia da morte


Acidente entre carro e moto em Garanhuns

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MOTOQUEIRO FERIDO NA BR 424 EM GARANHUNS





Na tarde de hoje (19.02.18), a Central de Operações do Corpo de Bombeiros, foi acionada para prestar socorro a  vítima de um acidente de trânsito, ocorrido na BR 424 nas proximidades da Fundição Carvane, Bairro Aluísio Pinto - Garanhuns.


A unidade de resgate seguiu ao local, onde prestou os primeiros socorros a vítima WANDERLEY DA SILVA, 27 anos, residente no Loteamento Village - Garanhuns, o qual apresentava escoriações pelo corpo e queixava-se de dores na região da clavícula esquerda.


De acordo com as informações, a vítima trafegava na rodovia em uma moto Honda Titan CG 125, ano 2001 de cor vermelha, placa KJV 9360- São João/PE, que colidiu na lateral de um Pólo de cor prata, ano 2010/2011, placa KGD 9227-Caruaru/PE, que estava sendo conduzido por JOSÉ ENOS DE OLIVEIRA.

O condutor da moto foi socorrido ao Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns.
A Polícia Rodoviária Federal, compareceu ao local e fez o registro da ocorrência.

Borracheiro é assassinado a tiros em Toritama


Vítima estava trabalhando quando foi atingida pelos disparos de arma de fogo.

Por G1 Caruaru


Um borracheiro de 27 anos foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (19) em Toritama, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava trabalhando dentro da oficina quando foi atingida pelos disparos de arma de fogo na região da cabeça e no ombro.

Ainda de acordo com a polícia, o homem morreu no local. A motivação e a autoria do crime são desconhecidas até o momento desta publicação. A Polícia Civil está investigando o caso.

O corpo do borracheiro foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Menina de 11 anos é estuprada em matagal próximo de creche em Venturosa



Suspeito cobriu o rosto da vítima durante a abordagem. Caso foi em Venturosa, no Agreste.


 


Uma menina de 11 anos foi estuprada em um matagal próximo de uma creche em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito cobriu o rosto da vítima durante a abordagem. O caso ocorreu no sábado (17), mas as informações foram repassadas nesta segunda-feira (19).

Ainda segundo a PM, um homem em uma moto se aproximou da criança e pediu para que ela não reagisse. Após cometer o crime, a menina foi deixada nas proximidades do local. Ela contou à mãe o que havia acontecido e foi levada para um hospital.

A menina não soube informar se o homem que a abordou foi o mesmo que a estuprou, conforme informou a polícia.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, que ficará responsável pelas investigações

Polícia apura se vídeo em redes sociais motivou onda de crimes em São José



Já foram dez vítimas em uma semana, causadas pelo registro do assassinato de um homem ligado ao tráfico de drogas em Barreiros

Por: Folha de Pernambuco 


Manuel Martins, delegado da cidade de São José da Coroa GrandeFoto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Um vídeo divulgado nas redes sociais em janeiro e que mostra o assassinato de um homem que seria ligado ao tráfico de drogas em Barreiros, na Mata Sul do Estado, teria deflagrado a onda de homicídios em São José da Coroa Grande, município vizinho. A hipótese é investigada pela Polícia Civil após a chacina do último sábado (17), que deixou cinco mortos. Outras duas pessoas haviam sido assassinadas no dia 10, durante o Carnaval, e mais três, na quinta-feira (15), totalizando dez vítimas em uma semana. Após o ocorrido, a cidade teve o policiamento reforçado.

Todas seriam integrantes de uma gangue rival à que atua em Barreiros, chefiada por um foragido da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. No vídeo, pessoas ligadas ao grupo de São José da Coroa Grande aparecem desafiando os rivais de Barreiros. As mortes recentes seriam um revide.

"Tudo dá conta, realmente, de que as mortes ocorridas são entre rivais para o comando do tráfico de drogas na cidade. Por determinação do governador do Estado, esforços estão sendo feitos tanto para elucidar os crimes, como para combater o tráfico de drogas na região e restabelecer a paz social", declarou o delegado de São José da Coroa Grande, Manuel Martins, que assumiu a delegacia na última quinta-feira e fará as investigações juntamente com equipes da delegacia seccional de Palmares e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa  (DHPP)

No sábado, dois adolescentes, de 16 e 17 anos, chegaram a ser apreendidos e confessaram ter ligação com o tráfico de drogas na cidade. Eles foram autuados por ato infracional equivalente a associação para o tráfico. O delegado ainda pediu que o Ministério Público represente pela internação provisória deles por 45 dias. "Para preservar a vida, já que eles mesmos confessaram que estão com medo e que poderiam ser as próximas vítimas", disse Martins.

Neste domingo (18), outro jovem, que alega ter 15 anos, foi apreendido sem documentos e com uma pequena quantidade de maconha. Ele teria voltado à casa onde a chacina do sábado ocorreu, na comunidade do Muruim, para pegar pertences deixados na boca de fumo. Ainda não se sabe se ele tem relação com os acontecimentos. Até o momento, nenhum envolvido direto nas mortes foi capturado. Equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e de outros setores da Polícia Militar seguem fazendo rondas na cidade.

Policiamento nas ruas de São José para investigar a chacina - Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Entenda o caso
Três adolescentes foram mortos na manhã da quinta-feira (15), no bairro de Nova Jagatá, em São José da Coroa Grande, na Mata Sul de Pernambuco. O alvo seria um dos jovens, que teria envolvimento com tráfico de drogas. O trio estava conversando na calçada quando um carro preto chegou e disparou vários tiros de armas ponto 40 e calibre 380.

Os corpos foram encontrados na frente da casa de um deles, José Anderson da Silva, de 17 anos. A outra vítima, Éverton da Silva, 16, estava na companhia de José Anderson e também foi uma das vítimas. O nome da terceira vítima, um adolescente de 17 anos, não foi divulgado. 

Dois dias depois, na manhã de sábado (17), outras cinco pessoas foram assassinadas no mesmo município, na Av. João Francisco de Melo, 45, na comunidade do Muruim. O crime teria sido uma represália ao triplo homicídio. As vítimas eram quatro homens e uma mulher. 

Ainda no sábado, o governador de Pernambuco de Pernambuco, Paulo Câmara, determinou "empenho total das polícias na elucidação e prisão dos suspeitos". Também determinou a "garantia da tranquilidade e ordem para a população local".

Cinco cidades recebem mutirão para emissão gratuita de documentos



Será possível solicitar segundas vias de registros de nascimento, casamento e óbito

Por: Portal FolhaPE 


DocumentosFoto: Divulgação


As cidades de Palmerina, Correntes, Lagoa do Ouro e Brejão, no Agreste, e Recife recebem de terça-feira (20) até a próxima sexta-feira (23) a emissão gratuita de documentos, através do programa Balcão de Direitos, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). 

Será possível solicitar segundas vias de registros de nascimento, casamento e óbito. Para retirar os documentos, é preciso apresentar a certidão antiga ou xerox, ou até mesmo o Registro Geral (RG).

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) com os programas Nenhuma Pernambucana sem Documento (SECMulher) e Resgatando Cidadania – Caravana da Paz (SDS).

Terça, 20/02, 8h às 12h
Palmerina: Escola Municipal Alonso Bernardo Silva, na avenida Desembargador João Paes de Carvalho, s/nº, Centro
Recife: Escola Municipal Darcy Ribeiro, na rua Odete Monteiro, nº 450, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste

Quarta, 20/02, 8h às 12h
Correntes: prédio da igreja Kerigma, na rua Quintino Boacaiúva, nº 75, Centro

Quinta, 20/02, 8h às 12h
Lagoa do Ouro: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na rua José Renato Costa Wanderley, s/nº, no bairro de Cohab II
Recife: Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Mariano Teixeira, na avenida Felipe Ferreira, s/nº, no bairro de Vila Cardeal e Silva

Sexta, 20/02, 8h às 12h
Brejão: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na venida Bacharel Francisco Pereira Lopes, s/nº

Mais de 100 famílias desabrigadas após inundação do Rio Una, na Mata Sul

Apac emitiu alerta indicando o nível do Rio Una acima da cota de inundação. Codecipe orienta evitar áreas próximas das margens do rio e de zonas de barreiras

Por: Diario de Pernambuco

 

O índice pluviométrico da Apac marcou 95 mm de chuvas em Barreiros. Foto: Cortesia/Whatsapp

Moradores da cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, testemunharam, nesse domingo (18), alguns pontos de inundação com a subida do nível do Rio Una que corta a cidade. Mais de 100 famílias estão desalojadas e desabrigadas diante da situação registrada no município. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), a chuva do sábado para o domingo elevou o volume do rio. Também coincidiu com a maré alta em Barreiros, gerando inundações. Não demorou para os moradores registrarem imagens nas redes sociais com receio de uma nova enchente. 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, ontem, um alerta indicando o nível do Rio Una acima da cota de inundação, sinalizando para os riscos de enchente, justamente devido às fortes chuvas das 24 horas anteriores. “Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais ou córregos”, destaca o informe. O índice pluviométrico da Apac marcou 95 mm de chuvas em Barreiros.

A Codecipe orienta evitar áreas próximas das margens do rio e de zonas de barreiras. As equipes permanecerão no local até que a situação se normalize. Ainda ontem, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspendeu, por 24h, o abastecimento da água na cidade, evitando que a situação se agravasse.

Em maio de 2017, o nível do rio subiu e atingiu casas deixando vários desabrigados. Devido a situação, o governo de Pernambuco decretou estado de calamidade em 14 municípios. Em 2010, outra enchente causou estragos na Mata Sul, destruindo uma das pontes principais de Barreiros, a de Baeté.