quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Empresário morre após espancamento durante sequestro em Goiana



Este foi o 3º sequestro em menos de seis meses contra ele. Sequestradores pediram resgate de R$ 100 mil, mas família não teve condições de pagar


JC Online


Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, deve ser a unidade responsável pelas investigações
Foto: Reprodução/Google Maps

Um empresário morreu após ser sequestrado e espancado em Goiana, Região Metropolitana do Recife. Severino Tavares Rabelo, de 55 anos, estava internado no Hospital da Restauração desde a última sexta-feira (16), mas não resistiu aos ferimentos e morreu nessa terça-feira (20). Segundo familiares essa foi a terceira vez, em menos seis meses, que Severino havia sido sequestrado. Em dezembro do ano passado, a vítima sofreu uma tentativa de sequestro, mas conseguiu despistar os suspeitos.


Na última quinta-feira (15), o empresário foi abordado no centro de Goiana e levado por criminosos, que pediram aos familiares um valor de R$ 100 mil como recompensa. Dois carros teriam cercado a vítima, que estava conversando com os amigos na frente de um estabelecimento comercial. O carro dele também foi levado pelo grupo.

No dia seguinte, depois de a família alegar não ter o dinheiro do resgate, Severino foi espancado pelos sequestradores e jogado nas proximidades da PE-15, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. O corpo da vítima estava com sinais de tortura, com marcas de perfurações feitas com alicate nos braços, todos os dedos das mãos quebrados, além de outras lesões ocasionadas pelo espancamento no rosto e no corpo.

publicidade

Histórico

Segundo familiares da vítima, o primeiro sequestro aconteceu em outubro de 2017. Criminosos invadiram a casa de Severino e, além de o levarem, roubaram mercadorias e R$ 135 mil em dinheiro. A vítima foi liberada no final do mesmo dia. O segundo sequestro aconteceu um mês depois e foi semelhante ao primeiro, mas o valor em dinheiro levado pelos criminosos foi de R$ 35 mil. Já em dezembro, ao chegar na rua onde morava, o homem percebeu movimentação suspeita em frente à casa onde morava. Ele fugiu e conseguiu evitar o terceiro sequestro naquele momento.

Severino Tavares Rabelo era um empresário conhecido na cidade e trabalhava comprando e vendendo mercadorias. O corpo dele será velado nesta quarta-feira (21) na Câmara dos Vereadores de Goiana.

O delegado Gilberto Loyo, do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil está investigando o caso

Com esclerose múltipla, Cláudia Rodrigues volta a ser internada



Empresária diz que internação é preventiva, para evitar possível surto




RAQUEL MARTINS RIBEIRO


Cláudia Rodrigues, de 46 anos, voltou a ser internada nesta quarta (21/2) para tratar complicações da esclerose múltipla, doença com a qual ela luta há mais de 10 anos. De acordo com informações da empresária da atriz, Adriane Bonatto, a comediante foi levada para o centro médico Cevisa, em Engenheiro Coelho (SP)


Visando candidatura, Túlio Gadêlha prega renovação no PDT



O pedetista afirmou que estava indo conversar com Carlos Lupi, em Brasília. Ele aguarda o sinal verde do presidente nacional da legenda para disputar um cargo público este ano


por Giselly Santos 


Sob a ótica do pedetista, para que esta renovação aconteça é necessário que se estabeleça um mínimo pacto democráticoReprodução/Instagram/Túlio Gadêlha


Depois de afirmar que dependia apenas da confirmação do PDT para consolidar uma candidatura às eleições deste ano, Túlio Gadêlha (PDT) disse que a legenda precisa “se conectar com novos atores” e anunciou que estava indo para Brasília conversar com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. Em 2014, ele concorreu como deputado federal.

“Precisamos reduzir o abismo existente entre os partidos políticos e as pessoas. Não tenho dúvida que a crise de representação que vivemos no Brasil tem início nas esferas de organização partidária”, salientou, em publicação no Instagram. “Em alguns Estados o PDT precisa abrir para se conectar com novos atores e se aproximar daquilo que se propõe a ser, um instrumento de transformação social”, acrescentou.

Sob a ótica de Gadêlha, para que esta renovação aconteça é necessário “que se estabeleça um mínimo pacto democrático” e destacou que “estamos em 2018 e se foi o tempo de partidos com donos”. 

“A base da democracia é o respeito às divergências e o convívio com as diferenças. Com esse sentimento de mudança sigo para Brasília para dialogar com o presidente Carlos Lupi, na construção de um PDT mais aberto, oxigenado, popular, dinâmico e sem dono, o verdadeiro PDT de Brizola”, disse. “Porque a renovação política não pode se limitar a mudança de nomes, mas de novas práticas”, completou.

Túlio Gadêlha foi presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) por menos de dois meses e depois que deixou o cargo tem protagonizado algumas polêmicas com críticas diretas as tratativas partidárias do governo de Paulo Câmara (PSB), entretanto, ele ganhou fama antes disso por assumir o namoro com a apresentadora Fátima Bernardes.

Bezerros em clima de solidariedade e tensão por novas chuvas



A previsão da APAC é de mais água para o Agreste pernambucano


JC Online


Com informações de Amanda Rainheri




   Quem quiser colaborar, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Após o dia de destruição provocado pelas águas da chuva, em Bezerros, Agreste de Pernambuco, a cidade acordou nesta quarta-feira (24) com a missão de assegurar as vidas dos desabrigados e daqueles que ainda se encontram em áreas de risco. A secretaria de governo de Bezerros junto à Defesa Civil espera concluir ainda nesta quarta o levantamento de pessoas atingidas para realocá-las.


O secretário Josevanio de Miranda explica que algumas famílias serão contempladas com casas do Programa Minha Casa Minha Vida até julho. "Todas as pessoas irão para lugares seguros, disponibilizados pela Prefeitura, até que uma decisão definitiva seja realizada para encaminhá-los", garantiu. No momento, assistentes sociais e servidores públicos têm disponibilizado cestas básicas para as vítimas da chuva.


E vem mais água por aí...

Josevanio ainda lembra que a cidade não estava preparada para a quantidade que recebeu e que estão em alerta, já que a previsão para as próximas horas é de mais chuva. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o céu estará parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca em todo o Agreste pernambucano.


"Mainha, a senhora venha simbora tirar suas coisas!"

Maria Aparecida da Silva, mora no bairro do Rosário, em Bezerros, e agora convive com o medo de ter a casa demolida pela próxima chuva, já que ontem uma rachadura imensa apareceu na parede da casa após a entrada de um grande volume de água. Dona Maria perdeu fogão, geladeira, sofá, colchão... "Perdi tudinho! Foi tão rápido que não deu tempo de salvar nada. Tirei umas roupas, mas tá tudo molhado. O que prestar bem, o que não prestar, eu jogo fora", conta.


Ela foi uma das vítimas que foram pegas de surpresa pela enchente. "Saí de casa às 10h e depois de uma hora me ligaram: 'Mainha, a senhora venha simbora pra tirar suas coisas! (sic)'", lembra. A Prefeitura garantiu que colaborá na reconstrução do lar de Dona Maria. "A casa é da minha mãe e eu não quero deixar. Eles queriam que eu alugasse uma casa da Prefeitura, mas prefiro o material para construir de novo. Disseram que em tudo que tiver condição pra ajudar, farão", finalizou.


- Foto: Amanda Rainheri/SJCC

- Foto: Amanda Rainheri/SJCC

- Foto: Amanda Rainheri/SJCC

Solidariedade


Uma ação na quadra Irmã Júlia, no bairro do Salgado, um dos mais atingidos, está arrecadando donativos para as famílias que sofreram com a enchente e já foram cadastradas. A secretária-executiva de desenvolvimento social e direitos humanosRosemery Mendonça conta que esse trabalho foi iniciado imediatamente aos primeiros desabamentos.


"Em união com as outras secretarias, estamos realizando essa campanha para arrecadas materiais de limpeza, higiene pessoal, água, colchões, cama, mesa e banho. Muitras casas foram deterioradas, então estamos fazendo esse acompanhamento de perto, dando assistência as famílias", afirma.


Quem quiser colaborar, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos pelo telefone (81) 3728-6714.


Carro tomado de assalto há pouco em Garanhuns

FIAT STRADA TOMADA DE ASSALTO NA BR 424 ZONA RURAL DE GARANHUNS



Por volta das 12h00 de hoje (21.02.18), 02 elementos armados, que estavam em um Celta de cor prata, abordaram um motorista e tomaram de assalto uma Fiat Strada de cor branca, ano 2007/2008, placa KKV 9288 - Garanhuns/PE.


De acordo com a vítima o mesmo ao parar o veículo em frente a porteira de uma propriedade,  às margens da BR 424  nas proximidades da Churrascaria Da Paz, Zona Rural de Garanhuns, foi abordado pelos meliantes.

Após subtraírem o veículo os elementos seguiram com destino à Garanhuns.

Pede-se a quem souber alguma informação que leve ao paradeiro dessa Fiat Strada de cor branca, ano 2007/2008, placa KKV 9288 - Garanhuns/PE, que ligue (87)3762-2648 ou (87) 9-9988-1749 ou a polícia através do ramal 190

Técnico de enfermagem encontrado morto em Lajedo

TÉCNICO EM ENFERMAGEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA EM LAJEDO




Na manhã de hoje (21.02.18), foi encontrado morto dentro da sua residência em Lajedo, o técnico em enfermagem ROBERVAL, que trabalhava no Hospital Regional Dom Moura.

De acordo com as primeiras informações, a vítima pode ter cometido suicídio através da ingestão de medicamentos.

A Polícia foi acionada e após os procedimentos legais o corpo será encaminhado ao IML de Caruaru.

Mais informações em breve


Sacos de cocaína são encontrados em terreno baldio em Garanhuns

Ao escavar o local, foram encontrados 112 g de pó branco, diz Polícia Militar.

Por G1 Caruaru

Três sacos plásticos com cocaína foram encontrados enterrados em um terreno baldio na terça-feira (20) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a equipe recebeu uam denúncia de que haveria droga no local.

Ainda segundo a polícia, ao escavar o terreno, foram encontradas 112 g de pó branco. Ao fazer buscas para encontrar o proprietário da droga, o pai do suspeito entregou o próprio filho afirmando que ele seria o dono da cocaína.

O homem foi levado junto com o material para a Delegacia de Plantão e deve passar por uma avaliação da Justiça.

Congresso aprova crédito de R$ 2 bi prometido a prefeitos



Os recursos foram previstos em 2017 como forma de barganha do governo do presidente Michel Temer durante as negociações para a votação da reforma da Previdência

Por: Folhapress


Congresso aprova crédito para municípiosFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil


O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (20), em votação simbólica, projeto de lei que abre crédito de R$ 2 bilhões aos ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social para auxílio a municípios, previsto na MP 815/2017.
Com a aprovação, o projeto vai a sanção presidencial.

A medida provisória permite que a União repasse recursos aos entes federativos que participam do Fundo de Participação dos Municípios. Pelo texto, os valores deverão ser aplicados preferencialmente em saúde e educação. Os recursos foram previstos em 2017 como forma de barganha do governo do presidente Michel Temer durante as negociações para a votação da reforma da Previdência. Não haviam, porém, sido liberados.

No início de fevereiro, o Banco Central publicou circular que, na prática, impede a liberação de novos empréstimos a Estados e municípios sem aval do Tesouro Nacional.
As novas regras mudam o cálculo do quanto é necessário de capital para operações de crédito com garantia pelo FPE (Fundo de Participação dos Estados) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios)