quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Bepi apreende pen drive, celulares e faca no Presídio de Palmares

Materiais foram encontrados durante uma revista realizada na unidade prisional.

Por G1 Caruaru

Material apreendido foi entregue à diretoria da unidade prisional (Foto: Bepi/Divulgação)

O Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) apreendeu materiais ilícitos nesta quarta-feira (21) dentro do Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com o Bepi, oito celulares, um pen drive, seis baterias de celular, 10 carregadores, quatro barrotes de madeira, um facão e nove fones de ouvido foram apreendidos.

Os materiais foram encontrados durante uma revista na unidade prisional e, em seguida, encaminhados à diretoria do presídio.


PE: mais de 400 detentas podem receber prisão domiciliar



Benefício deve acontecer após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirma que gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos podem ter direito a prisão domiciliar, desde que não tenham sido condenadas.


por Lorena Andrade 


Pixabay

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) indicar que gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos podem ter direito a prisão domiciliar - desde que não tenham sido condenadas ainda-, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) divulgou nesta quarta-feira (21) que 423 detentas de Pernambuco podem receber o benefício.


De acordo com a Seres, das 415 presas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), na Região Metropolitana do Recife, três têm filhos menores de 12 anos. Não há gestantes ou lactantes nessa unidade. Já na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), maior penitenciária feminina de Pernambuco, das 679 detentas, 328 podem receber o benefício. Dessas, 312 são mães de crianças de até 12 anos, 7 estão amamentando e 9 são gestantes. No Agreste de Estado, a Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB) abriga 106 mulheres detidas que podem se enquadrar no perfil descrito pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 98 têm filhos com a idade citada pelo STF, 2 são lactantes e 6 estão grávidas. 

Na decisão do STF, há exceções para mulheres que cometeram crimes contra algum filho, que nunca tiveram convívio com a criança e que perderam a guarda do filho. A prisão domiciliar também não é permitida para as detentas que já foram condenadas e cumprem pena. A decisão pode beneficiar até 4.560 mulheres gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos presas em todo o país

Silvio cobra plano efetivo de prevenção de enchentes



O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, cobrou, hoje, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a conclusão das ações para evitar novas tragédias na Zona da Mata Sul, prometidas após as enchentes de 2010 e renovadas, pelo governador Paulo Câmara, após as chuvas de 2017.


Para o líder da Oposição na Alepe, as ações do Governo do Estado não podem se limitar à assistência às vítimas, que é importante, mas não evita novas tragédias. “Depois das chuvas de maio do ano passado, o governador instalou gabinete de crise, reuniu deputados estaduais, deputados federais, fez foto no Palácio, andou de helicóptero, prometeu destravar as barragens, mas nada avançou”, destacou o parlamentar.


De acordo com o deputado, as agências de clima estão prevendo mais um inverno rigoroso este ano e as últimas chuvas na região, que provocou inundações em Barreiros, são uma prova de que existe risco de novas enchentes. “Segundo a Apac, temos previsão de um inverno rigoroso este ano e a população dos municípios da Mata Sul está apreensiva. Quando estivemos na região, com o Pernambuco de Verdade, encontramos uma série de obras paradas e promessas feitas ainda em 2010 e ainda não cumpridas. Também fomos procurados pelo movimento SOS Barragens, formado por empresários e comerciantes da região. Eles cobram a conclusão das barragens do sistema de contenção de enchentes na região, das quais apenas uma das cinco prometidas foi concluída”, relatou o parlamentar.


Segundo notícias divulgadas no ano passado, as quatro barragens do sistema de contenção de enchentes precisariam de R$ 383 milhões para serem concluídas. A mais avançadas delas, Panelas, em Cupira, que teve 50% das obras realizadas, precisa de R$ 62 milhões para ser finalizada. “Só com o que gastou no ano passado com a Arena Pernambuco, R$ 29,4 milhões, e com publicidade, R$ 48,9 milhões, daria para ter concluído essa obra”, comparou.


Silvio cobra do Governo do Estado o detalhamento da situação atual das barragens e a apresentação de um plano efetivo de prevenção de novas enchentes, a exemplo das ocorridas em 2010 e 2017. “Não dá para ficar com ações paliativas. A população precisa de um plano objetivo de prevenção de enchentes e não da estratégia da terceirização da culpa, como costuma fazer o governo do PSB para encobrir sua paralisia responsabilizando o Governo Federal”, cobrou o deputado, acrescentando que vai solicitar a realização de uma audiência pública na Alepe para que o governo do Estado apresente um plano efetivo de prevenção e o que está sendo feito para evitar novas tragédias


Policia não descarta técnico em enfermagem encontrado morto ter sido assassinado





Na manhã desta quarta-feira 21 de fevereiro de 2018, foi encontrado morto dentro da sua residência em Lajedo, o técnico em enfermagem José Roberval Peixoto da Silva Lira, de 37 anos, que residia Rua Quitéria Peixoto, no bairro Novo que trabalhava no Hospital Regional Dom Mouro, em Garanhuns, e no Hospital Josefa Cordeiro Vilaça, em São João.

De acordo com as primeiras informações, a vítima tinha alguns hematomas nos braços e pescoço, o corpo da vítima foi periciado por peritos do Instituto de Criminalística e por Policiais da Delegacia de Lajedo. Ainda de acordo com as informações o carro pertencente a Roberval um Onix de cor pretam e placas PDY-9069 foi localizado No Loteamento Antônio Dourado. A Polícia não descarta a possibilidade de a vítima ter sido assassinada.


A Polícia civil foi acionada e após os procedimentos legais o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Matéria sujeita a acréscimo de informações

Zeca Cavalcanti comemora aprovação de auxílio aos municípios



por Inaldo Sampaio

O Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB) comemorou em suas redes sociais a aprovação, ontem (20) à noite, do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), em sessão conjunta do Congresso Nacional. O Projeto de Lei estabelece o repasse no valor de R$ 2 bilhões para ajuda às cidades brasileiras.


O relator do projeto, senador Pedro Chaves (PSC), rejeitou todas as emendas que prejudicavam a iniciativa e, consequentemente, os municípios. O projeto original foi aprovado, o que para Zeca Cavalcanti, atenderá aos pleitos dos prefeitos pernambucanos.

“Estamos muito felizes aqui no Congresso Nacional. Estão de parabéns os municípios brasileiros, em particular os municípios pernambucanos, para que as prefeituras possam arcar com suas despesas, porque sabemos das dificuldades que passam neste momento. Estou satisfeito em participar e ter votado firmemente em favor dos municípios pernambucanos”, disse o deputado.

O crédito do AFM tem por objetivo viabilizar o determinado na Medida Provisória (MP) 815/2017, que autoriza a União a transferir aos Entes que recebem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no exercício de 2018, recursos destinados à superação de dificuldades financeiras emergenciais.

O texto do projeto aponta que fica aberto crédito especial em favor dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social. O projeto de lei estabelece, ainda, que os recursos necessários à abertura do crédito decorrem de anulação de dotações orçamentárias

Agreste ganha mais duas mil cisternas




O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, garantiu durante audiência em Brasília, com o Bispo da  Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió e o deputado federal pernambucano Bruno Araújo a construção de duas mil cisternas. "Essa é uma notícia esperada por muitas famílias de Caruaru e de outras cidades do Agreste que sofrem com a falta de água. A partir de agora foram iniciadas as articulações técnicas para a formatação dos contratos de construção das cisternas", destacou o parlamentar que articulou o encontro no gabinete do ministro, na noite de ontem.


As duas mil cisternas serão construídas pela Cáritas Diocesana de Caruaru, que já desenvolve ações neste sentido em Pernambuco. "Ter acesso à água é direito de todos e representa mais saúde e qualidade de vida para o nosso povo", destaca Dom Dino. De acordo com o coordenador geral da Cáritas, Otávio Varêda, que  também participou da audiência, as cisternas têm capacidade de captar e armazenar 16 mil litros.


Prefeito de Igarassu visita gestor de Goiana em hospital

Magno Martins


O prefeito de Igarassu, Mario Ricardo, visitou, na tarde de hoje, em companhia do secretário estadual de Saúde de São Paulo, Dr. David Uip, o prefeito da cidade vizinha Goiana, Osvaldo Rabelo Filho. O gestor se encontra em recuperação de uma síndrome que atinge o intestino, na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. "Fico feliz em dar um abraço e presenciar a plena recuperação do amigo Osvaldinho, que realizou uma cirurgia de grande porte com resultado muito bom", destacou Mario Ricardo.


Arcoverde está apta a receber a Faculdade de Medicina



Por meio de comunicado divulgado, na manhã de hoje, o secretário de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori de Almeida Prado, informou que o município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está entre as cidades brasileiras com resultado satisfatório para a implementação da Faculdade em Medicina.


Traduzindo a luta da prefeita Madalena Britto (PSB) em prol de novos avanços no Ensino Superior de Arcoverde, o resultado do Ministério da Educação – MEC, que se refere ao Edital de Chamamento Público de Municípios para a Implantação do Curso de Graduação em Medicina por Instituição de Educação Superior Privada, consiste em ressaltar que a Rede de Saúde de Arcoverde e região se adequou, nos últimos três anos, aos critérios estabelecidos para a instalação da faculdade. Contando com o apoio de diversos parceiros políticos importantes, Madalena Britto evidencia que o seu trabalho para a vinda do curso de Medicina para a cidade está garantido.


Nos últimos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a secretária municipal de Saúde, Andreia Karla, acompanhou os auditores do Ministério da Educação, que avaliaram in loco toda a estrutura de saúde do município e da região para a Faculdade de Medicina. As visitas técnicas aconteceram nas Unidades Básicas Saúde da Família, Caps II, Caps AD III, Policlínica, UPA DIA, Mens Sana, UPAE, Hospital Regional Rui de Barros Correia, SOS RIM e Hospital Memorial Arcoverde, que também conta com leitos do SUS na enfermaria, UTI e dão suporte as cirurgias de oncologia. “Todos esses equipamentos servirão de campo de estágio para os estudantes da Faculdade Medicina”, informou Andréia, que também acompanhou a vistoria no Hospital de Sertânia.


Desde o seu primeiro mandato, Madalena vem investindo em Educação e Saúde, possibilitando a inclusão de novos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos através da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, e a inauguração do campus da Universidade de Pernambuco – UPE, em outubro do ano passado.


“Nosso compromisso em trazer melhorias tanto para a rede municipal de Saúde, quanto para os segmentos da Educação, são peças fundamentais que vão muito da conclusão desta gestão pública. Por tudo isso, a batalha que visa avanços nestes dois segmentos de Arcoverde continua”, ressaltou a prefeita