segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Agricultor morre afogado após sair para tomar banho em açude de Correntes

Testemunhas informaram que a vítima apresentava sinais de embriaguez.

Por G1 Caruaru

Um agricultor de 52 anos morreu afogado na noite do domingo (25) na zona rural de Correntes, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima havia saído de casa para tomar banho de açude.

Ainda segundo a PM, testemunhas informaram que o homem apresentava sinais de embriaguez antes de ir para o açude. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil

Novas denúncias relacionadas ao suposto estupro na UPA da Imbiribeira


Raphael Guerra

Médico teria estuprado pacientes durante atendimento na UPA da Imbiribeira. Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Mulher confirmou que recebeu, por meio da ouvidoria, novas denúncias relacionadas ao suposto estupro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. O conteúdo das denúncias está sendo mantido em sigilo, mas os informantes foram orientados a procurar a Delegacia da Mulher, em Santo Amaro, para prestar queixa.


Por se tratar de conteúdo sigiloso, a Secretaria Estadual da Mulher não pode confirmar se as denúncias registradas desde a quinta-feira, após o caso vir a tona, são de outras supostas vítimas de abusos praticados pelo médico ortopedista que está sendo investigado pela polícia. Confirmou apenas que os telefonemas recebidos têm relação com o caso.

Até agora, oficialmente, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que apenas duas vítimas registraram queixa na delegacia. A primeira foi uma jovem de 18 anos, que teria sido estuprada na manhã da quarta-feira (21), e a outra foi uma universitária de 32 anos, que tomou coragem de procurar a polícia após a repercussão do caso. A primeira vítima fez exames sexológicos no Instituto de Medicina Legal (IML). Os resultados ainda não foram divulgados.

PUBLICIDADE

A Ouvidoria da Mulher funciona 24 horas por dia, por meio do número: 0800.281.8187. Qualquer tipo de violência relacionada ao sexo feminino pode ser denunciada nesse telefone.

PERFIL DO SUSPEITO

O homem suspeito de estupro na UPA da Imbiribeira é médico há nove anos. Ele se formou pela Universidade do Rio Grande do Norte e especializou-se na área de ortopedia e traumatologia, com ênfase em cirurgias. Além da UPA, ele também trabalha em clínicas particulares.

O nome do profissional está sendo mantido em sigilo pela Polícia Civil até que as investigações sejam concluídas e seja comprovado se ele praticou ou não os abusos sexuais. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias. Até lá, os investigadores estão ouvindo testemunhas, como colegas de trabalho, para traçar o perfil do médico.

O médico foi afastado das funções, por determinação da direção da UPA da Imbiribeira. O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) também confirmou que abriu sindicância para investigar a conduta do profissional, que pode perder o direito de exercer a profissão

Colisão com morte em Toritama



COLISÃO ENTRE MOTOCICLETA E CARRO NA BR-104 DEIXA SALDO DE UMA PESSOA MORTA EM TORITAMA



 A colisão entre um carro e uma motocicleta deixou o saldo de uma pessoa morta na BR-104 em Toritama no Agreste Setentrional de Pernambuco, durante a noite deste domingo (25).







  Segundo informações repassadas ao Blog Agreste Notícia, a vítima de nome Massau Augusto da Silva, de 56 anos de idade, conduzia uma motocicleta de cinquenta cilindradas que colidiu frontalmente com a Toyota Land Cruiser de cor prata e placas PGB-1066.







 O motorista do carro que não teve o nome revelado, não ficou ferido. Já o motociclista não teve a mesma sorte e acabou morrendo no local antes mesmo de receber qualquer tipo de socorro.






 As Polícias Militar (BEPI), Civil e Rodoviária Federal (PRF), além da GCM – Guarda Civil Municipal – de Toritama, estiveram no local aonde foram feitos o isolamento da área do acidente e o levantamento cadavérico. O corpo será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru

Lesão corporal em Garanhuns

EM GARANHUNS: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É VITIMA DE LESÃO CORPORAL




No início da noite de ontem (25.02.18), moradores do Bairro da Massaranduba – Garanhuns,  acionaram o SAMU para prestar socorro a uma vitima de esfaqueamento naquela localidade.

A ambulância do SAMU seguiu até o local, onde localizou a vitima, o adolescente ISAAC VALDEMAR LIRA DA SILVA, 15 anos, residente no Bairro da Massaranduba  - Garanhuns, o qual apresentava um ferimento provocado por arma branca (provavelmente faca), a equipe de saúde realizou os primeiros socorros e conduziu a vitima ao setor de emergência do Hospital Regional Dom Moura.

Justiça manda destruir provas contra tucanos que os inocentará na Lava Jato



Jornal GGN – Antes de ser anulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2010, a Operação Castelo de Areia expôs as atuações da Camargo Corrêa em esquemas de corrupção e já tinha colocado na mira de inquéritos e diligências nomes como o do conselheiro afastado do Tribunal de Contas de São Paulo, Robson Marinho, e do ex-diretor da Dersa Paulo Preto, acusado de desviar dinheiro para campanhas de José Serra, em 2010.


Os indícios levantados pelas buscas e apreensões e avanços da Operação foram tantos que as análises atuais dão conta de que, se não fossem brecadas por supostas irregularidades nas interceptações telefônicas, os rumos da investigação seriam similares à Lava Jato, mas atingindo mais partidos e personagens políticos.

Entretanto, se a Lava Jato já foi considerada questionável pela parcialidade das investigações em alguns partidos, foi findada a opção que poderia ampliar as apurações, como a retomada de parte dos andamentos da investigação da Castelo de Areia, para somar às novas acusações. Uma nova decisão da Justiça Federal determinou a destruição das provas obtidas na Castelo de Areia, de 2009 a 2011.

Documentos, planilhas, trocas de mensagens eletrônicas, relatórios, entre outros indícios apreendidos em residências e escritórios de ex-executivos da Camargo Corrêa, além obviamente dos grampos já considerados ilegais, devem ser anulados, por determinação do juiz Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.


Quando se chegava à proximidade das acusações de nomes do PSDB, como José Serra, enquanto governador de São Paulo em 2010, que teria recebido dinheiro ilícito, desviado, para sua campanha, além de ter mantido controle de influências sobre possíveis esquemas e repasses dentro da estatal paulista Dersa, a delação premiada de Paulo Veira de Souza, o Paulo Preto, pode ser esvaziada sem provas.

Apontado como o principal operador de esquemas tucanos paulistas, além de Serra, também do atual ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e do governador Geraldo Alckmin (PSDB), uma vez que o engenheiro entrou na Dersa como diretor de Relações Institucionais ainda em agosto de 2005, quando Alckmin capitaneava seu primeiro governo no Estado.

Além dessa delação, também poderá ser prejudicada pela medida os depoimentos do empresário Adir Assad, que assinou recentemente acordo de delação com o Ministério Público Federal (MPF) e prometeu entregar esquemas de empreiteiras em obras do PSDB em São Paulo.

O descarte de todos os documentos obtidos pelos investigadores da Castelo de Areia foi determinado no último dia 10 de agosto, após três ex-dirigentes da Camargo Corrêa entrarem com recurso, sob o argumento de que a Operação foi anulada pelo Plenário do STJ há seis anos. Até 2011, a procuradora Karen Kahn, então responsável pelo caso, já tinha apresentado denúncia contra diretores da empreiteira e doleiros e também solicitado a abertura de diversas investigações e inquéritos contra tucanos e outros agentes públicos, envolvendo contratos de obras.

A Castelo de Areia seria retomada, ainda, pelo ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que mencionou as investigações do passado em sua negociação de acordo com os procuradores. Palocci teria arrolado o ex-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, que teria recebido subordo de pelo menos R$ 5 milhões da empreiteira para arquivar a investigação na Corte. Todos os acusados negam as práticas dos crimes.

A mesma procuradora, Karen Kahn, havia pedido a prorrogação do descarte dos materiais até uma definição sobre o acordo de Palocci com o MPF. Ela ressaltou que a destruição dos inúmeros documentos poderá prejudicar a apuração das afirmações do ex-ministro. Agendado para o dia 23 de agosto, o fim das provas com a fragmentação dos papeis, rompimento de mídias e exclusão de arquivos foi desmarcado após um pedido de vista da Procuradoria da República de São Paulo. Ainda não se sabe se há data para o novo fim dos papéis

Falta nome: Temer leva Jungmann da Defesa à Segurança



Sem encontrar nome, Temer deve deslocar Jungmann da Defesa para Segurança


Expectativa do Palácio do Planalto é de que Jungmann seja bem aceito pelos governadores do país


Gustavo Uribe – Folha de S.Paulo


Com dificuldades de encontrar um nome de peso, o presidente Michel Temer deve optar por uma solução caseira e deslocar o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para o comando do novo Ministério da Segurança Pública.


O ministro foi cogitado desde o início, como mostrou a Folha, mas o emedebista ainda tinha a perspectiva de encontrar uma alternativa de fora, que não o obrigasse a ter de escolher um nome para o Ministério da Defesa, pasta considerada delicada.


Como assumiu protagonismo nas discussões sobre o tema, a expectativa do Palácio do Planalto é de que Jungmann seja bem aceito pelos governadores do país e que facilite a aprovação da nova pasta, por meio de medida provisória, pelo Congresso Nacional.


O presidente chegou a avaliar os nomes do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Beltrame e do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim para a nova pasta, mas eles teriam demonstrado resistência. Agora, o presidente busca um nome de um civil para assumir o Ministério da Defesa.


Em reunião na noite deste domingo (25), no Palácio do Jaburu, o emedebista decidiu que a nova pasta será criada por meio de uma medida provisória, não de um decreto. No encontro, o presidente ressaltou que o texto da medida provisória irá vincular à nova pasta o comando da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, Força Nacional e do Departamento Penitenciário. 


Ao todo, além do posto de ministro, serão instituídos mais dez cargos: um secretário-executivo e nove assessores ministeriais. O restante será transferido do Ministério da Justiça. A criação da pasta faz parte de estratégia do presidente de se viabilizar eleitoralmente para uma reeleição neste ano. 


Uma pesquisa interna feita pelo MDB mostrou que a segurança pública é um dos temas que mais preocupam os brasileiros na disputa presidencial.


Com esse objetivo, a equipe de marketing do presidente pretende reforçar um perfil linha-dura, aproximando-o mais do campo da direita. A ideia é que ele apareça mais em fotos ao lado de soldados e generais e que adote um discurso mais enérgico


domingo, 25 de fevereiro de 2018

Preconceito e desinformação dificultam combate ao alcoolismo




    


A maioria das pessoas não sabe que o alcoolismo é uma doença. O alerta é feito pelo membro do Alcoólicos Anônimos (A.A.), Tadeu T.B., sóbrio há três anos e que faz parte do comitê de divulgação do grupo. “Existe muito preconceito e ele é originado da desinformação, acham que a pessoa que tem problema com a bebida alcoólica é por falta de caráter, de vergonha na cara, e outras expressões pejorativas que acabam utilizando”, explica.

Hoje (18) é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data instituída para conscientizar a população sobre a doença e os prejuízos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo Tadeu, há diversas formas de se informar e buscar ajuda, e uma delas é o A.A. “Há linhas diferentes de buscar solução para o problema. As políticas públicas buscam a redução de danos, enquanto o A.A., por exemplo, busca a abstinência total”, compara.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita pelo Ministério da Saúde, em 2016, a frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi de 19,1%, sendo cerca de duas vezes maior em homens (27,3%) do que em mulheres (12,1%). Considera-se uso abusivo quem ingeriu de quatro a mais doses para mulheres, ou cinco a mais doses para homens, em uma mesma ocasião dentro dos últimos 30 dias antes da pesquisa.

Tadeu explica que a  pessoa que sofre com o alcoolismo ou sua família precisa procurar ajuda, pois há uma dificuldade muito grande na aceitação da doença. Ele contou que o pai também é alcoólatra e conseguiu deixar o vício com tratamento psiquiátrico, utilizando remédios. “Tentei essa forma e comigo não funcionou”, diz.

“É cultural, todas as ocasiões sociais são regadas a muita bebida. Então, a dificuldade é que, ao tirar esse momento, a pessoa não sabe o que fazer na vida, não tem perspectiva”, explicou. “Vive-se em negação por muito tempo, dar o braço a torcer é muito difícil”, diz. Mesmo depois que o alcoólatra consegue aceitar a ajuda, segundo Tadeu, o alcoolismo é um problema crônico que exige atenção para o resto da vida.

Fator agravente

O aumento no percentual de brasileiros que combinam álcool e direção também foi demonstrado pela pesquisa Vigitel. Em 2016, 7,3% da população adulta das capitais brasileiras declararam que bebem e dirigem. No ano anterior, o índice foi de apenas 5,5%. Um aumento de 32%, em apenas um ano, segundo o Ministério da Saúde.

O álcool pode ocasionar ou ser um fator agravante para várias doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas e comportamentais. “Difícil achar um alcoólico que não pensou em se suicidar”, conta Tadeu.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso nocivo do álcool é um fator causal para mais de 200 doenças e condições de lesão. No mundo, 5,1% da carga global de doenças e lesões é atribuída ao álcool.

O importante, segundo Tadeu, é procurar ajuda, seja com o médico, o psicólogo ou com grupos como o A.A. A irmandade possui cerca de 5 mil grupos espalhados pelo país e não tem vínculos com nenhuma religião ou partido político. Informações e orientações sobre o A.A. estão disponíveis no site da organização.

 

Agência Brasil

Lista da Morte: primeiro homicídio de 2018 em Chã Grande

A cidade de Chã Grande, na Zona da Mata, registrou o primeiro homicídio de 2018. O crime aconteceu na Rua Santa Inês, no Bairro da Camela, vitimando Izaque Nilo dos Santos, de 25 anos.

Segundo as primeiras informações, Izaque foi alvejado por quatro disparos de arma de fogo, sendo dois nas costas e dois na cabeça. A vítima veio ao óbito ainda no local.

A Delegacia de Polícia Civil de Chã Grande conduzirá as investigações sobre as motivações do assassinato. Uma das hipóteses levantada na cidade é de que a vítima tenha ligações com a suposta “lista da morte”, que no ano passado trouxe medo aos chãgrandenses. No papel, que foi afixado na porta do Cemitério, consta a inscrição “Izaqui [sic] de Chã Grande”. O fato também será investigado.

Até então, as estatísticas da Polícia Civil em Chã Grande referentes a homicídios estavam zeradas, diferente de outras cidades da região. Segundo o Delegado Paulo Lapenda, no ultimo mês de janeiro, apenas Chã Grande e Chã de Alegria, na região, não registraram assassinatos.

com informaçoes do Chã Grande News