domingo, 22 de julho de 2018

Deputado estadual do PSDB morre em acidente aéreo



Bernardo Ribas Carli morreu na manhã deste domingo no trajeto entre a cidade de Guarapuava, na região dos Campos Gerais, e União da Vitória, no sul do Estado



Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos e estava em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa (Alep)Reprodução/Facebook


O deputado estadual do Paraná Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu na manhã deste domingo, 22, após ser vítima de um acidente aéreo no trajeto entre a cidade de Guarapuava, na região dos Campos Gerais, e União da Vitória, no sul do Estado. O monomotor caiu na cidade de Paula Freitas, a 20 quilômetros do destino final da viagem.

O acidente também matou o piloto e o copiloto da aeronave, que não foram identificados. Segundo a assessoria do deputado Plauto Miró (DEM), tio de Bernardo, o político participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paróquia Nossa Senhora de Salete, em União da Vitória, a convite do prefeito da cidade, Santin Roveda.

Bernardo faz parte do clã Carli, família com tradição política na região de Guarapuava. Seu pai, Fernando Carli, é ex-prefeito da cidade. Ele é irmão do ex-deputado estadual Ribas Carli Filho, conhecido por ter se envolvido em um acidente de trânsito que vitimou Gilmar Rafael, filho da deputada federal Christiane Yared (PR), em 2009. Um júri condenou o ex-deputado, em fevereiro de 2018, por duplo homicídio com dolo eventual a 9 anos e quatro meses de prisão. Ele aguarda julgamento de recursos em liberdade.

A Assembleia Legislativa do Paraná e o governo do Estado declararam luto oficial de três dias em razão da morte do parlamentar.

Trajetória

Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos e estava em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa (Alep). Nascido em Guarapuava e graduado em administração de empresas, foi presidente da Comissão de Esportes da Alep e coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.

Repercussão

O ex-governador Beto Richa (PSDB) afirmou pelo Twitter estar abalado com a morte do deputado. "Estou profundamente abalado com a notícia. Que Deus, na sua imensa benevolência, conforte a família neste momento", escreveu.

A governadora Cida Borghetti (PP) também demonstrou pesar pelas redes sociais. "Sentirei muita falta do seu sorriso contagiante, da alegria e da forma respeitosa como tratava as pessoas ao seu redor", afirmou.

O PSDB lamentou a morte do deputado por meio de nota. "Bernardo fazia parte de uma nova geração de políticos, que deixa como legado o trabalho sério inovador e competente."

Homem tem pênis decepado e é encontrado com o órgão na boca em Capoeiras

Um homem foi encontrado morto a facadas na manhã deste domingo (22), no Sítio Largatixa, na zona rural do município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco.

O crime chocou os moradores da comunidade e até mesmo os policiais que atenderam a ocorrência, o corpo do agricultor Jurandir Alexandre da Silva, de 42 anos, foi encontrado na entrada de sua propriedade, ele apresentava lesões pelo corpo, teve o órgão sexual decepado e introduzido na boca.

Moradores da localidade não quiseram da qualquer informação que possa ajudar a polícia a desvendar o crime. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela delegacia de Capoeiras.

Morre no HR mulher após ser baleada em atentado no Cordeiro

Vítima teria sido vítima de nove disparos, mas Polícia revelou que quatro tiros a atingiram.

Por: Osnaldo Moraes

Imagem: Reprodução/Facebook
Ana Karina Chagas Batista da Silva, 36 anos, morreu no Hospital da Restauração, no Derby, Região Centro do Recife, em consequência do atentado que sofreu em frente ao número 143 da Rua Tejipio, no Cordeiro, na Região Oeste. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), ainda não se sabe quem efetuou disparos contra a vítima, que foi baleada com quatro tiros e morreu em consequência dos ferimentos.

Informações não oficiais indicam que teriam sido efetuados nove disparos contra Ana Karina, sendo que os tiros a teriam alvejado na cabeça, tórax e braços. O crime ocorreu na noite do sábado e a vítima faleceu durante ainda à noite, depois de dar entrada no HR. Residente na Rua Ourem, em San Martin, Região Sudoeste da Capital, a vítima trabalhava como chefa do almoxarifado de uma rede de postos de combustíveis.

A Polícia Civil de Pernambuco não informou se havia algum registro de ameaça ou agressão anterior contra Ana Karina e instaurou inquérito policial para apurar a autoria e motivação do homicídio. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) e o caso vai ser investigado pelo delegado Paulo Dias, da 2ª Delegacia de Homicídios da Capital.

Janaina Paschoal critica seguidores de Bolsonaro em convenção



Advogada diz que é preciso abrir o diálogo e evitar pensamento único

 
Italo NogueiraTalita Fernandes


RIO DE JANEIRO

Convidada a ser a candidata a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), a advogada Janaina Paschoal fez críticas ao comportamento dos seguidores do deputado federal.

Ela afirmou que os adeptos da candidatura do capitão reformado devem abrir diálogo com atores políticos que tenham opiniões distintas em alguns assuntos, evitando radicalismo —sem citar a palavra. A autora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff disse que ainda precisa refletir se aceita o convite para participar da candidatura.

Convenção lança candidatura presidencial de Jair Bolsonaro pelo PSL - Raquel Cunha/Folhapress

"Não se ganha eleição com pensamento único. Não se governa uma nação com pensamento único. Os seguidores, muitas vezes, do deputado Jair Bolsonaro têm uma ânsia de ouvir um discurso inteiramente uniformizado. Pessoas só são aceitas quando pensam exatamente as mesmas coisas. Reflitam se não estamos fazendo o PT ao contrário", disse Janaina.

A advogada também demonstrou preocupação com a governabilidade em caso de vitória sem abertura ao diálogo.

"Nós temos que somar. Não haverá vitória, e se houver a vitória, não haverá governabilidade. Temos que pensar nos dois momentos", disse ela.

"Temos um povo multifacetário. Às vezes um grupo concorda com outro num ponto e discorda em outro. Se construirmos um quadradinho e quisermos que todo mundo esteja dentro desse quadrado, estamos limitando a possibilidade de vitória e a possibilidade de governar", afirmou Paschoal.

A advogada sentou-se ao lado de Bolsonaro na mesa da convenção do PSL. Foi aclamada como "vice" pelos cerca de 2.000 pessoas no Centro de Convenções Sul América, no centro do Rio de Janeiro.

Ela afirmou ter ficado honrada com o convite, mas disse precisar de mais tempo para aceitá-lo.

"Iniciamos um diálogo bastante profícuo. Entendemos que para uma parceria de quatro anos, esse diálogo precisa ser mais pormenorizado. Então não é possível aceitar em dois dias", disse ela

Homicídio em Garanhuns

Um homem foi assassinado com um tiro de pistola 9mm na madrugada deste domingo (22), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Washington Ordoonio Pereira, de 22 anos, estava em um bar na Rua São Vicente, com o irmão e alguns amigos, quando houve um desentendimento fora do estabelecimento envolvendo seu irmão e um elemento que foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, testemunhas contaram que um elemento não identificado se aproximou e efetuou um disparo a queima roupa na nuca da vítima.

Washington, ainda foi socorrido para o Hospital Dom Moura mais não resistiu, o homem fugiu com um comparsa que o aguardava em uma moto.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Norte e Nordeste lideram casos de crimes eleitorais

A MAIORIA DOS PROCEDIMENTOS ABERTOS SE REFERE A COMPRA DE VOTO - ELZA FIÚZA/ABR

Nas últimas seis eleições (2006-2016), Roraima, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Amapá tiveram a maior relação de inquéritos policiais por eleitor no Brasil


Estados do Norte e do Nordeste concentram, proporcionalmente, o maior número de investigações por crimes eleitorais no País no período de uma década. Nas últimas seis eleições (2006-2016), Roraima, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Amapá tiveram a maior relação de inquéritos policiais por eleitor no Brasil. A maioria dos procedimentos abertos se refere a compra de voto.


Os números fazem parte de um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo com base em relatórios da Polícia Federal obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A reportagem comparou dados do número de inquéritos de matéria eleitoral enviados pela Divisão de Assuntos Sociais e Políticos (Dasp), da Polícia Federal, com a quantidade de eleitores de cada um desses Estados.

PUBLICIDADE


Na década, considerando apenas os pleitos nacionais, houve crescimento de 8,9% no número de inquéritos: de 1.022 para 1.113. No Ceará e em Roraima, os casos crescem ano a ano. No entanto, houve queda na quantidade de crimes eleitorais referentes aos pleitos municipais. Ainda assim, foram abertos 2.073 inquéritos em 2016 – ante 3.528 em 2008 (diminuição de 41,2%).

Procuradores eleitorais, delegados e presidentes dos tribunais regionais eleitorais ouvidos pelo jornal o Estado de São Paulo apontam que esse tipo de problema é impulsionado pela dependência que essas regiões têm em relação a empregos relacionados à máquina pública. Roraima é o Estado que mais registrou esse tipo de ocorrência – 12,9 por cada 100 mil eleitores, em média, na década.

"De dez anos para cá o voto de cabresto tem diminuído, mas ainda é um grande problema. A falta de acesso a educação e profissionalização, e por consequência, postos de trabalho, faz com que esses eleitores dependam muito de vínculos políticos regionais", disse o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Helder Silva Barbosa.

Segundo ele, houve uma "institucionalização" do voto de cabresto em algumas regiões. "Prefeitos ameaçam terceirizados ou dizem aos eleitores que as escolas vão fechar, o vale gás não será mais concedido e aquele contrato terceirizado será cancelado."

Reforço policial

Em razão do número de casos registrados, Norte e Nordeste são as regiões que mais receberam, na década, reforço da Polícia Federal no período eleitoral, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições, segundo relatórios da PF. Dos oito Estados que pediram auxílio para a realização do último pleito nacional em 2014, sete eram dessas regiões, além do Distrito Federal.

Ainda assim, esses números podem representar apenas parte do fenômeno, já que muitas denúncias não resultam em inquérito. "A maior parte dos crimes eleitorais é de menor potencial ofensivo, como boca de urna e, via de regra, não resulta em inquérito policial. A apuração é feita em termo circunstanciado", diz o procurador regional eleitoral em Rondônia, Luiz Gustavo Mantovani.

Para o professor de direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e promotor de Justiça Tácito Yuri de Melo Barros, a crise econômica e a forte dependência dos cargos públicos contribuem para que esse tipo de crime seja comum nessas regiões.

"No Norte e no Nordeste essas questões são mais acentuadas, pois têm a ver com as necessidades da população. Às vezes a moeda de troca é ainda mais simples, nem sequer é um bem durável, mas sim comida, um botijão de gás", diz.

Para o professor de Direito Eleitoral da FGV São Paulo e do Mackenzie, Diogo Rais, uma das explicações pode estar na importância da eleição na vida desses cidadãos. "Vive-se mais dentro da máquina pública do que em outras regiões. Em cidades menores o risco é ainda maior."

Mecanismos de prevenção

Estados das regiões Norte e Nordeste e autoridades locais criaram mecanismos para evitar crimes eleitorais como a compra de voto, além de elaborarem campanhas de conscientização na população, mostrando as penalidades previstas em lei.

Alagoas e Amapá, por exemplo, aprovaram na última semana recomendações aos proprietários de postos de combustível: só pode ser emitido valecombustível para pessoas físicas ou jurídicas mediante a formalização de um contrato prévio, que deve ser comunicado à Procuradoria Regional Eleitoral 20 dias antes.

O documento também pede o controle, por parte do posto, da quantidade de carros e motos abastecidos, e também veta a realização de doação de combustível a táxis, mototáxis e carros de placa vermelha. Trata-se de uma medida para coibir a compra de voto em troca de combustível. Outra proposta, ainda em discussão, é a de limitar saques em notas pequenas na semana da eleição.

No Rio Grande do Norte, a procuradora regional eleitoral Cibele Benevides emitiu recomendações que reforçam pontos já existentes da legislação eleitoral. Uma delas é a instrução de que igrejas orientem todos os seus líderes religiosos para evitar que façam qualquer tipo de veiculação de propaganda eleitoral em cultos.

Em outra, o órgão alerta para a possibilidade de responsabilizar os partidos em casos de candidaturas "laranja" de mulheres para preencher a cota de gênero. O Estado também vai "copiar" a recomendação sobre venda de combustível posta em Alagoas e Amapá. "Muitas vezes não se sabe a consequência de cometer esse tipo de crime. A recomendação vai neste sentido, de educar", diz a procuradora. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Vanessa da Mata é uma das muitas atrações do FIG neste domingo

Vanessa da Mata é uma das atrações deste domingo (22) no FIG 2018

Também se apresentam no Palco Mestre Dominguinhos Amanda Back, Aninha Martins, Laila Garin e A Roda (BA) e Rita Benneditto – Tecnomacumba.

Por G1 Caruaru


Vanessa da Mata se apresenta no domingo (22) (Foto: Mila Cordeiro/Arquivo Pessoal)

A cantora Vanessa da Mata é uma das atrações da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco, na noite deste domingo (22).

No Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna fazem show Damião Carlos Violeiro, Troça Carnavalesca Mista John Travolta, Clube Carnavalesco Misto Toureiros de Santo Antônio, Grêmio Recreativo Boi Pavão e Afoxé Ogbon Obá, a partir das 13h30.

Já no Som na Rural, no Parque Euclides Dourado, a programação começa às 18h, com apresentações de Duo Simetria: Helder Vilela e Paulo Maeda, Banda Viruz, Bande Dessinée, Vertin Moura e DJ Rimas INC.

De acordo com a organização, com o tema "Um viva à liberdade" , o FIG vai refletir em todos os polos, a liberdade artística, estética, política, religiosa e de expressão, como um marco de enfrentamento dos preconceitos e da intolerância.

Confira a programação deste domingo:
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Amanda Back
21h – Aninha Martins
22h - Laila Garin e A Roda (BA)
23h – Rita Benneditto – Tecnomacumba (MA)
0h30 – Vanessa da Mata

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
13h30 – Damião Carlos Violeiro
14h – Troça Carnavalesca Mista John Travolta
15h – Clube Carnavalesco Misto Toureiros de Santo Antônio
16h – Grêmio Recreativo Boi Pavão
19h – Afoxé Ogbon Obá

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
18h – Número Circense – Duo Simetria: Helder Vilela e Paulo Maeda (SP)
19h – Banda Viruz
20h20 – Bande Dessinée
22h30 – Vertin Moura
Intervalos e fim de noite: DJ Rimas INC

Chuva no primeiro semestre não foi suficiente e agricultores amargam perdas de 90% em AL

Mesmo assim, muitos agricultores mantém a fé e preparam o solo na esperança de que chuva caia a qualquer momento.

Por Gazeta Rural

 Chuva não foi suficiente no primeiro semestre e agricultores amargam prejuízos

Em Alagoas, a chuva no primeiro semestre desse ano não foi suficiente para a plantação. As perdas em alguns municípios chegam a 100%, um prejuízo que pode passar dos R$ 4 milhões. Mesmo assim, muitos agricultores mantém a fé e preparam o solo na esperança de que chuva caia a qualquer momento.

A plantação de milho, em Major Isidoro, foi plantada em maio, mas faltou chuva no período de desenvolvimento da lavoura.

“A gente plantou, perdeu. Plantou de novo e tá vendo só isso aqui, falta chuva”, diz a agricultura Ana Lúcia Bernardes.

“Vem uma nuvem, dá um sereninho de chuva, vai e passa. E pronto! Não dá pra criar nada. Ano passado pelo menos teve muita chuva, nós perdeu com chuva. É mais bom perder com chuva do que com sol”, afirma.

O agricultor Antônio Fernando de Oliveira esperava plantar milho, mas a chuva não aconteceu. “Esperava plantar tudinho esse ano. Esperava plantar, mas não deu chuva. Aí agora o povo diz que pode até chover, mas tá tarde. Mês de agosto é mês de verão”, lamenta.

Os municípios passam por uma seca em plano período chuvoso. A previsão para o Sertão nesse primeiro semestre era de quase 500 milímetros, mas choveu menos da metade. “Provavelmente as perdas no município podem passar de R$ 4 milhões só em virtude dessas estiagens”, afirma.

No município de Maravilha também faltou chuva, mesmo assim teve agricultor que arou terra. A expectativa é que comece a chover a qualquer momento para que o plantio comece.