quarta-feira, 3 de maio de 2023

MAIS DOIS HOMENS DE CONFIANÇA DE BOLSONARO FORAM PRESOS HOJE

Ex-sargento do Bope e policial militar: Outros dois seguranças de Bolsonaro são presos em operação da PF

Max Guilherme e Bolsonaro – Foto: Reprodução
Além do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, pelo menos outros dois ajudantes de ordem e seguranças do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram presos durante a Operação Venire, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (3).

Um deles é Max Guilherme, policial militar e ex-assessor especial do ex-chefe do Executivo. Ele também é ex-sargento do Bope, a tropa de elite da PM fluminense, no Rio de Janeiro.

No currículo do bolsonarista consta a participação em um assassinato em uma favela da capital fluminense. O ex-sargento entrou na Justiça contra o estado do Rio de Janeiro, em 2009, reivindicando uma promoção por bravura por ter participado da operação que matou o traficante “Aritana” — chefe do tráfico no São Carlos na época — e que “por um equívoco” seu nome não foi colocado no registro de ocorrência.

Segundo Guilherme Amado, do Metrópoles, foi Fabrício Queiroz, apontado como operador do esquema de rachadinha no gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj, quem apresentou Max Guilherme ao clã Bolsonaro.

Em maio de 2021, Max Guilherme publicou uma foto em seu perfil no Instagram com um ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF). Postando uma imagem de “luto”, o ex-sargento afirmou que o STF ‘degolou’ a Constituição Federal – ele não citou o que, especificamente, o levou a publicar a mensagem irônica. A foto publicada continha a hashtag #VouPraGuerraComBolsonaro.

O outro preso é Sérgio Cordeiro, ex-assessor e segurança de Bolsonaro. O secretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha também foi detido. Além desses, um outro assessor, Marcelo Câmara, foi alvo de busca e apreensão. Vale destacar que ao menos quatro investigados viajaram para Orlando, nos Estados Unidos, com o ex-presidente.

Bolsonaro e Max Guilherme – Foto: Reprodução
A corporação investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro do inquérito das “milícias digitais”.

Os agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.

CARLOS PORTO PEDE APOSENTADORIA E ABRE VAGA NO TCE

O conselheiro Carlos Porto deu entrada nesta quarta-feira ao esperado pedido de aposentadoria antecipada, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O pedido foi entregue sem alarde nesta manhã, na instituição.

Com a decisão, a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) deve ser comunicada da decisão até sexta-feira, abrindo o processo de sucessão no órgão de contas.

Carlos Porto teria ainda dois anos de trabalho no TCE, mas optou por abrir mão do tempo em uma eventual indicação do filho, advogado, para o mesmo posto. Começa a contagem regressiva para a substituição.

Além de Porto, outra vaga será aberta com a aposentadoria, em agosto, da ex-deputada Teresa Duere. A disposição da governadora Raquel Lyra era indicar uma mulher para a vaga, apostando na política de gênero, mas pode ser atropelada mais uma vez.

Via Blog do Elielson/CBN

BOMBEIROS CIVIS DE CAMARAGIBE VÃO A ALEPE PEDIR EFETIVAÇÃO DE LEI

Bombeiros civis de Camaragibe pedem apoio da Alepe para lei ser efetivada
 
Bombeiros civis de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, apresentaram, nesta terça-feira (02.05), ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), ofício com solicitação para que a Lei Federal nº13.722 seja cumprida no estado.

A lei estabelece como obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privados de educação básica e de empreendimentos de recreação infantil. De acordo com os bombeiros, o cumprimento da lei poderia abrir oportunidade para que eles atuassem como capacitadores.
O grupo faz parte da primeira turma de formação de bombeiro civil do Projeto Amigo 10, entidade idealizada e comandada pelo vereador de Camaragibe Toninho (PP), que acompanhou os profissionais durante a audiência na Alepe.

De acordo o vereador, é importante que a lei seja posta em prática para que professores e funcionários se habilitem a prestar socorro em situações emergenciais e os bombeiros civis possam dispor desse segmento para atuar. Toninho informa que a primeira turma formou 68 profissionais. A segunda, em andamento, conta com 223 alunos.

Porto, cujo mandato que tem sido parceiro do Amigo 10, afirmou que dará encaminhamento ao pleito e que está sempre à disposição das iniciativas do projeto presidido por Toninho, em Camaragibe.


Foto: Lucas Patrício

BOLSONARO VAI A POLÍCIA FEDERAL AINDA HOJE

Bolsonaro é intimado a prestar depoimento à PF em operação contra dados falsos de vacina
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado a prestar depoimento ainda nesta quarta-feira (3) no âmbito da operação da Polícia Federal que investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

Ao longo da manhã de hoje, agentes da PF realizam buscas na casa de Bolsonaro em um condomínio residencial de Brasília. 

A previsão é de que o depoimento seja prestado pelo ex-presidente durante a tarde de hoje.

LULA DÁ "BOM DIA E BOA QUARTA- FEIRA" APÓS BUSCAS EM CASA DE BOLSONARO

Após busca em casa de Bolsonaro, Lula dá "bom dia e boa quarta-feira"
Ironicamente, o presidente deixou uma mensagem de 'bom dia' durante uma operação da Polícia Federal, nesta quarta-feira (3/5)
No mesmo instante que em a Polícia Federal fazia buscas e apreensões na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, suspeito de fraudar dados de vacinação contra a covid-19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usava as redes sociais para desejar “bom dia e boa quarta-feira” para seus seguidos. A mensagem foi vista como provocação por bolsonaristas.

A PF está cumprindo mandados de buscas e apreensões e de prisões de acusados de invadirem o sistema do Ministério da Saúde para inserir dados falsos em cartões de vacinação. As fraudes teriam o objetivo de facilitar a entradas nos Estados Unidos do ex-presidente, de familiares de dele e de assessores, entre eles, o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, detido pelos agentes nesta quarta-feira (03/05).

Cid foi ajudante de ordens de Bolsonaro durante o governo dele e viajou com o chefe para os Estados Unidos dois dias antes da posse de Lula. Também foi preso pela PF Max Guilherme Machado de Moura, ex-sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), um dos assessores a que o ex-presidente tem direito de manter, segundo a lei.

URGENTE - PF PRENDE AJUDANTE DE BOLSONARO E FAZ BUSCAS NA CASA DO EX-PRESIDENTE

PF prende Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro, e faz buscas na casa do ex-presidente
Prisão faz parte da Operação Venire, que investiga associação criminosa acusada de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19
Ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhado do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, seu então ajudante de ordens

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira (3/5), um mandado de prisão contra o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e outro de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília. A operação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

As ordens estão sendo cumpridas no âmbito da chamada “Operação Venire”. Segundo a Polícia Federal, a operação investiga uma associação criminosa acusada pelos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Os policiais também farão análise do material apreendido durante as buscas e colherão depoimentos de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.
A operação
Segundo a PF, as inserções de dados falsos ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 e tiveram como consequência a alteração da verdade sobre a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários. Um dos que teriam tido o cartão de vacinação alterado seria o próprio Bolsonaro.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, diz a PF.

A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação às suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19.

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação no Supremo.

Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.
Operação Venire
O nome da operação deriva do princípio “Venire contra factum proprium”, que significa “vir contra seus próprios atos”, “ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos”. É um princípio-base do direito civil e do direito internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa.

ADRIANO TENÓRIO ASSUME GERÊNCIA DO SEDEPE - AGÊNCIA DO TRABALHO


O empreendedor Adriano Tenório assumiu nesta terça-feira (02.05) a coordenação geral na agência do trabalho garanhuns, órgão importante da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Adriano é aliado do deputado Izaias Régis, líder do governo Raquel Lyra na ALEPE e faz parte do grupo político de Zaqueu Lins que também é aliado do deputado. Mês passado Tenório teve seu nome cotado inicialmente para a coordenação do Detran e hoje nosso blog confirmou sua missão na distinta agência.

"Minha meta é agregar muito trabalho com dedicação para ajudar nossa gente a ter ainda mais oportunidades profissionais, capacitando pessoas e realizando parcerias com as empresas de Garanhuns e região. O governo de Raquel Lyra tem compromisso e sensibilidade nesse sentido e aqui chego para somar", declarou Adriano Tenório.

Na Lupa 🔍 Quarta 03/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


RAQUEL LYRA PRECISA DO APORTE DE 3,4 BILHÕES PARA ALAVANCAR GESTÃO 

A governadora Raquel Lyra e a sua equipe econômica do governo do Estado de Pernambuco estão trabalhando com efusiva determinação no intuito de garantir a chegada de recursos que serão investidos na infraestrutura, sobretudo nas estradas pernambucanas e que vai fazer mover a produção os deslocamentos de todos os pernambucanos. Raquel sabe que estradas é um grande calo que afetou várias gestões que já passaram pelo Palácio Campo das Princesas e ela está decidida virar essa pagina com a criação de um amplo programa de modernização das estradas pernambucanos. Um outro ponto importante é que com esse recurso Raquel pretende investir na segurança pública para minimizar os números da violência crescente no estado de Pernambuco. Os pernambucanos aprovam a decisão de Raquel Lyra e conta com os deputados para que isso seja aprovado, uma vez que vai ajudar o estado por inteiro. 

EMPRÉSTIMO URGENTE - O pedido encaminhado para à Assembleia Legislativa de Pernambuco foi em caráter de urgência e gira em torno de R$3,4 bilhões. A solicitação foi publicada na edição de terça-feira (18/04) no Diário Oficial e foi avaliada pela Comissão de Justiça, com muitos dias de atraso, visto que o aval deveria ter sido solicitado desde o ano passado. A gestora estadual, que foi pessoalmente à sede do Legislativo, ressaltou a importância da aprovação da matéria em várias entrevistas, porém o passo a passo está atrasado pelo cronograma que Raquel Lyra havia traçado para obter esse dinheiro tão importante para alavancar a sua gestão perante os pernambucanos. 

RAQUEL TEM PRESSA - O projeto que está tramitando em regime de urgência na casa, com o objetivo de garantir os empréstimos de forma mais rápida para reforçar os investimentos estaduais. O plano que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a instituições nacionais e internacionais até o valor de R$3,4 bilhões foi aprovado na gestão Paulo Câmara, no entanto, o novo governo precisa do aval da Alepe (Assembléia Legislativa de Pernambuco)para utilizar o financiamento. 

IMPORTANTE DETALHE - Líder da oposição ao governo Raquel Lyra, a deputada estadual Dani Portela (Psol), enfatizou a necessidade de transparência na destinação desses recursos. No montante de R$3,45 bilhões, a proposta autoriza que até noventa milhões de dólares sejam contratados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) visando a realização de obras do Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco - PROSAR-PE e a outra autorização, desta vez com o Banco interamericano de Desenvolvimento (BID), é de até duzentos milhões de dólares para despesas do Programa Juntos Pela Segurança. Outra prioridade desse valor será a destinação de recursos para recuperação da malha rodoviária estadual.

GESTO DE RESULTADOS- Um simples telefonema da governadora Raquel Lyra (PSDB) foi decisivo para aprovação do projeto no dia de ontem. Os deputados que integram a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e ainda estavam em dúvida sobre as emendas apresentadas ao Projeto de Lei nº 556/2023 resolveram ficar do lado do Governo: João Paulo Lima e Silva (PT), Luciano Duque (Solidariedade) e o vice-presidente da comissão, Romero Albuquerque (União Brasil).

APROVADO - O governo Raquel Lyra aprovou com certa facilidade, pois a imprensa dava como certo um bloqueio por parte dos deputados estaduais, o que não aconteceu. O pedido de empréstimo bilionário solicitado, no mês passado, pela governadora aos deputados estaduais foi aprovado ontem na mais importante comissão da Casa. O primeiro teste ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe. Aprovado agora o empréstimo vai passar nas demais comissões e seguirá para a votação no plenário da casa legislativa. É isso aí!