quinta-feira, 4 de maio de 2023

SES-PE ABRE SELEÇÃO PARA GESTORES DAS 12 GERES

SES-PE abre seleção para gestores das 12 Geres
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu nesta quinta-feira (04/05) a seleção para as 12 Gerências Regionais de Saúde, através do site: http://selecionases.saude.pe.gov.br Poderão participar da seleção profissionais que sejam portadores de diploma de nível superior, tenham experiência comprovada no Sistema Único de Saúde (SUS) e tenham ocupado cargo de gestão, na área da saúde, no setor público ou privado, nos últimos quatro anos.  

Os gestores terão como atribuição planejar, organizar e coordenar as ações de saúde no âmbito Regional, apoiando os municípios sob sua jurisdição com resolutividade e suficiência de serviços, na busca do fortalecimento das redes regionais de saúde e das políticas públicas.
O objetivo é implementar as políticas estaduais de saúde em âmbito regional, assessorar a organização dos serviços de saúde nas regiões, coordenar, monitorar, avaliar as atividades e ações de saúde em âmbito regional, além de implantar, monitorar e avaliar as ações de mobilização social na região, entre outras atividades.

(Arte: Divulgação/SES-PE)



 

LULA DA FONTE DIALOGA DEMANDAS DE PALMARES E DA MATA SUL COM MINISTRO RENAN FILHO E PREFEITO JÚNIOR DE BETO

Lula da Fonte dialoga sobre demandas do município de Palmares e da Mata Sul com ministro Renan Filho e prefeito Júnior de Beto
Na tarde de quarta-feira (3), o deputado federal Lula da Fonte(PP) e o prefeito de Palmares Júnior de Beto(PP) ,se reuniriam com o Ministro dos Transportes Renan Filho, em Brasília. A pauta do encontro foi a discussão das demandas do município de Palmares e de toda a região da Mata Sul, em Pernambuco.

O ministro Renan Filho se prontificou a ajudar na melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano, bem como na melhora da iluminação pública das rodovias e na manutenção das estradas, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Além do deputado Lula da Fonte e do prefeito Júnior, o encontro contou com as presenças do vereador de Palmares Thiago Patricio, do prefeito de Jacuípe-AL Carro Velho, além do secretário de governo de Catende, Rilton Braz.

A reunião foi produtiva, e o ministro garantiu priorizar os pedidos do deputado, que irão beneficiar todo o povo da Mata Sul. Lula da Fonte destacou que projetos estruturantes do ministério, irão ajudar diretamente os bairros de Santa Luzia, Santo Onofre, Santo Antônio e o Engenho Pirangi, localidades importantes e bastante populosas no município de Palmares.

ENFERMEIRA DIZ QUE NUNCA VACINOU BOLSONARO

Técnica de enfermagem quebra silêncio sobre vacinação de Bolsonaro: 'desconheço tudo isso'
A técnica de enfermagem cadastrada no sistema do Ministério da Saúde como responsável pela imunização contra Covid-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que jamais o vacinou. De acordo com investigação da Polícia Federal (PF), os dados foram incluídos nos registros por meio de uma fraude.

Silvana de Oliveira Pereira conversou com a revista piaui e disse que não trabalhou com aplicação de vacinas na data em que seriam resultado de uma ação coordenada e fraudulenta. “Eu desconheço tudo isso”, disse.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento dos profissionais de saúde que teriam vacinado o ex-presidente, com base em informações do Ministério da Saúde.

Na decisão, o ministro determinou que a PF faça oitivas com os profissionais Diego da Silva Pires e Silvana de Oliveira Pereira em até cinco dias. Diego teria aplicado uma dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 no ex-presidente. A aplicação, segundo os dados, ocorreu em agosto de 2022, em Duque de Caxias (RJ).

Já Silvana foi cadastrada como a profissional responsável pela aplicação de uma segunda dose da vacina Pfizer, em 14 de outubro de 2022. A imunização do então presidente teria ocorrido também no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias.

A profissional afirma que trabalhou na aplicação de imunizantes apenas em 2021, ano anterior aos registros relacionados a Bolsonaro. Além disso, ela também nega conhecer as pessoas apontadas como operadoras do sistema na prefeitura da cidade

GARANHUNS TEM PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Prefeitura de Garanhuns inicia projeto de incentivo à leitura nas escolas municipais
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, começou a implementar o projeto "Minha Primeira Biblioteca" nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura desde cedo e criar um hábito que pode trazer muitos benefícios ao longo da vida. Os estudantes estão recebendo livros, que podem ser levados para casa. 

Os estudantes do 1º ao 4º ano já começaram a receber as primeiras obras literárias. Somente nesta primeira etapa estão sendo entregues mais de 60 mil livros. Cada estudante está recebendo nove livros, os exemplares escolhidos foram cuidadosamente selecionados para cada faixa etária. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.

A iniciativa visa despertar o interesse dos estudantes pela leitura, estimular a imaginação e a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional das nossas crianças. “A leitura é uma das melhores formas de viajar para outros mundos e aprender coisas novas. E com o projeto "Minha Primeira Biblioteca", os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns terão a oportunidade de iniciar essa viagem desde cedo, com livros especialmente selecionados para cada faixa etária”, afirmou a secretária de Educação, Wilza Vitorino. 

O projeto "Minha Primeira Biblioteca" é mais uma ação da Prefeitura de Garanhuns em prol da educação e do desenvolvimento das crianças. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino uma educação de qualidade e prepará-los para enfrentar os desafios da vida adulta, formando cidadãos conscientes e críticos. 

Foto: Vinicius Vilela

CASAL DE IRMÃOS EXECUTADOS EM LAJEDO

Um crime brutal foi registrado na manhã de ontem, quarta-feira (03), no Sítio Serrote, na zona rural do municipio de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Os irmãos Melânia da Silva Santos, de 22 anos e Wellington da Silva, de 32 anos, foram encontrados executados com tiros de espingarda calibre 12 nas cabeças.

Melânia foi alvejada apenas na cabeça, já o corpo de Wellington, além dos disparos na cabeça apresentava outras perfurações pelo corpo.

As vítimas haviam saído de casa para o trabalho ainda pela madrugada e não chegaram no local.

A Polícia Militar, a Polícia Científica e a Polícia Civil estiveram no local, qualquer informação que possa ajudar a identificar e prender os autores do crime deve ser informado a Delegacia de Lajedo, através do fone; (87) 9.8877-2168, anonimato é garantido e não é preciso se identificar.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

RAQUEL CELEBRA CHEGADA DO GRUPO HEINEKEN

Hoje as 16h30  a Governadora Raquel Lyra celebra investimento do Grupo Heineken.
Pernambuco atraiu um investimento de R$ 1,2 bilhão do Grupo Heineken para a planta localizada no município de Igarassu. O aporte vai gerar mil postos de trabalho e desenvolver ações sustentáveis na indústria instalada no Estado. O anúncio será feito pela governadora Raquel Lyra e pelos representantes da companhia. 
Local: Palácio do Campo das Princesas - Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife.

MILITAR DISSE QUE SABE QUEM MANDOU MATAR MARIELE

O militar da reserva e ex-candidato a deputado estadual Ailton Barros (PL-RJ) afirmou – em mensagem de áudio enviada ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro – que sabe quem mandou matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em 2018.

Ailton Barros e Mauro Cid foram presos, hoje, na Operação Venire da Polícia Federal, que apura fraudes em cartões de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de pessoas de seu entorno. A fala de Barros sobre Marielle apareceu em conversa dos dois militares interceptada pela PF, mas não tem relação com a investigação a respeito dos cartões de vacina nem com Bolsonaro.

De acordo com o que foi apurado pela PF, no dia 30 de novembro de 2021, Ailton Barros e Mauro Cid trocaram várias mensagens de áudio. As gravações foram transcritas pelos agentes da PF e incluídas no ofício enviado pela corporação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a operação desta quarta.

Segundo a PF, em um dos áudios, Ailton Barros comunicou a Mauro Cid que o ex-vereador do Rio de Janeiro Marcello Siciliano teria intermediado a inserção de dados falsos de vacinação nos sistemas do Ministério da Saúde, em benefício de Gabriela Santiago Cid, esposa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

De acordo com a investigação, como contrapartida pelo sucesso da inserção dos dados falsos, Ailton Barros solicitou a Mauro Cid que intermediasse um encontro de Siciliano com o cônsul dos Estados Unidos no Brasil para resolver um problema relacionado ao visto de entrada de Siciliano no país norte-americano.

Ailton Barros relatou a Mauro Cid que Siciliano estava tendo problemas com o visto em razão do envolvimento do nome do ex-vereador no caso do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Siciliano chegou a ser investigado na época do crime. Mas, depois de investigar, a polícia descartou a participação dele na morte da vereadora.

Ailton Barros diz a Cid que Siciliano estava enfrentando o problema de visto “injustamente”, “de bucha”, e argumenta que ele não teria relação com a morte da ex-vereadora. Ailton Barros enviou a seguinte mensagem de áudio, conforme transcrição feita pela Polícia Federal:

“De repente, nem precisa falar com o cônsul. Na neurose da cabeça dele [Siciliano], que ele já vem tentando resolver isso a bastante tempo, manda e-mail e ninguém responde, entendeu? Então, ele partiu para a direção do cônsul, que ele entende que é quem dá a palavra final. Mas a gente sabe que nem sempre é assim, né? Então quem resolva, quem resolva o problema do garoto, entendeu? Que tá nessa história de bucha. Se não tivesse de bucha, irmão, eu não pediria por ele, tá de bucha. Eu sei dessa história da Marielle toda, irmão, sei quem mandou. Sei a p*** toda. Entendeu? “, afirmou Ailton Barros.

CEARÁ BATE O SPORT NOS PÊNALTES E VENCE O NORDESTÃO

Ceará bate o Sport nos pênaltis e festeja o tri do Nordestão dentro da Ilha do Retiro
Sport (2) 1 x 0 (4) Ceará na final da Copa do Nordeste
Decisivo, Richard pegou as cobranças de Juba e Gabriel Santos. Foto: Rafael Ribeiro/CBF.

Resiliente, estratégico e campeão. Aliás, tricampeão da Copa do Nordeste! Dentro de uma Ilha do Retiro pulsante, tanto por rubro-negros quanto por alvinegros, com 3 mil presentes no tobogã, o Ceará superou o Sport numa final extremamente tensa. Fora e dentro de campo. Quando a bola enfim rolou, o alvinegro acabou derrotado por 1 x 0, vendo o leão ter 20 x 3 em finalizações. Num 1T nervoso, tomou o gol de Juba e não reagiu, mas conseguiu controlar as ações o 2T e estendeu a decisão às penalidades, um drama recente na vida do clube. Porém, dá pra dizer que o vozão conseguiu ressignificar isso neste 3 de maio de 2023.

Com duas defesas de Richard, que já havia ido bem na partida, coube a Erick, ex-Náutico, bater a última penalidade na noite. Ótimo cobrador, não deu chance pra Renan e fechou a disputa de pênaltis em 4 x 2, fazendo história. É um título emblemático, que devolve nove anos depois a festa na casa do adversário. Em 2014, o Sport chegou ao tricampeonato nordestino no Castelão. Ali, o vozão nunca havia vencido o torneio. De lá pra cá, mostrando mais organização, o Ceará já se igualou ao rival pernambucano, que amargou o bi-vice.

Ao festejar um dos grandes títulos de sua história centenária, coroou também a ótima campanha no Nordestão, na qual venceu o Sport 2x e também venceu o arquirrival Fortaleza 2x, terminando com 8V, 1E e 3D. Sem contar que esta nova orelhuda dourada vem num momento turbulento do clube, mostrando também uma resiliência impressionante. Afinal, após a vitória no primeiro jogo, quando fez 2 x 1 no Castelão, o clube alencarino chegou a trocar de treinador, com Barroca assumindo o lugar de Morinigo. Embora tenha sido só o seu 2º jogo, o técnico foi importante para manter o vozão concentrado na final. Até o título.
Escalação do Sport, 1 (2) (melhores: Juba e Fabinho; pior: Gabriel)
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino é Igor Carius (Felipinho); Ronaldo, Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Wanderson), Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira


Escalação do Ceará, 0 (4) (melhores: Richard e Pagnussat; pior: Janderson)
Richard; Warley (Michel Macedo), Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo Barcelos); Arthur Rezende (Jean Carlos), Richardson e Guilherme Castilho; Erick, Janderson (Chay) e Vitor Gabriel (Luvannor). Técnico: Eduardo Barroca.

Histórico geral de Ceará x Sport
66 jogos (todos os mandos)
27 vitórias rubro-negras (40,9%)
19 empates (28,7%)
20 vitórias alvinegras (30,3%)

O ranking de títulos da Copa do Nordeste
1º) 4 vezes – Vitória (1997, 1999, 2003 e 2010)
1º) 4 vezes – Bahia (2001, 2002, 2017 e 2021)
3º) 3 vezes – Sport (1994, 2000 e 2014)
3º) 3 vezes – Ceará (2015, 2020 e 2023)
5º) 2 vezes – Fortaleza (2019 e 2022)
6º) 1 vez – América-RN (1998)
6º) 1 vez – Campinense (2013)
6º) 1 vez – Santa Cruz (2016)
6º) 1 vez – Sampaio Corrêa (2018)

Os principais títulos oficiais do Ceará (50 ao todo)
1 Torneio Norte-Nordeste (1969)
1 Taça Norte (1964)
3 Copas do Nordeste (2015, 2020 e 2023)
45 Campeonatos Cearenses