sexta-feira, 5 de maio de 2023

CORONEL MEIRA É COAUTOR DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE BIOECONOMIA

Coronel Meira é coautor da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia
Foi instalada nesta quarta-feira (03), no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia – FPBioeconomia. Proposição do Deputado Federal Evair Vieira de Melo (PP/ES), assinada por 190 parlamentares, sendo o Coronel Meira (PL/PE), coautor do requerimento.

Em sua fala na reunião de abertura, o Deputado Pernambucano pediu que a Frente tenha um olhar especial para Região Nordeste. "A instalação desta Frente é de suma importância para o aumento tecnológico, e, por isso, devemos olhar com carinho para o Nordeste, estimulando investimentos científicos para o crescimento do setor agrícola", disse Meira.

A bioeconomia engloba toda cadeia de valor que é orientada pelo conhecimento científico avançado e a busca por
inovações tecnológicas na aplicação de recursos biológicos e renováveis em processos industriais para gerar atividade econômica circular, benefício social e ambiental coletivo. "É nossa missão, como representante do povo, estimular o emprego e fomentar políticas públicas de desenvolvimento que representem o crescimento da economia brasileira com reflexo na economia mundial", completou Coronel Meira.

A Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia é uma entidade associativa
suprapartidária, sem fins lucrativos, com duração indeterminada no âmbito do Congresso Nacional, com atuação, sede e foro na Capital, Brasília/DF. Para a presidência da Frente, ficou com o Deputado Evair Melo, enquanto que a formatação da diretoria será definida em nova assembleia.

OMS DECRETA O FIM DA PANDEMIA MUNDIAL

MOMENTO HISTÓRICO

MUNDO 🦠 OMS DECRETA FIM DA PANDEMIA DE COVID-19 APÓS 3 ANOS E MAIS E 7 MILHÕES DE MORTOS
A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta sexta-feira que está encerrando a emergência declarada para a Covid-19 há mais de três anos, um marco no surgimento de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

Os índices de vacinação avançados na média global foram determinantes para a medida da entidade.

“Com grande esperança, declaro o Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O levantamento da designação da OMS – oficialmente chamada de “emergência de saúde pública de interesse internacional” – é um momento significativo na evolução do relacionamento humano com o novo coronavírus.

Globalmente, houve 765.222.932 casos confirmados de Covid , incluindo 6.921.614 mortes, relatadas à OMS em 3 de maio. Mas esses números são uma grande subestimação do verdadeiro número da pandemia. Pesquisadores independentes estimaram que a contagem real de mortes do vírus é muitas vezes maior.

STF FORMA MAIORIA PARA BARRAR INDULTO DE BOLSONARO A SILVEIRA

STF forma maioria para derrubar indulto de Bolsonaro - O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quinta-feira (4) para derrubar o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O ex-parlamentar havia sido condenado no ano passado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por promover ataques aos ministros da corte e estimular os atos antidemocráticos. A condenação também previa pagamento de multa e perda dos direitos políticos, mas ele foi beneficiado por decreto expedido pelo ex-presidente extinguindo a pena. Em nota, a defesa de Silveira classificou o julgamento como "pão e circo". A presidente da corte, Rosa Weber, havia votado nesta quarta (3) pela inconstitucionalidade do decreto de Bolsonaro que autorizou o indulto. Ela é a relatora de quatro ações apresentadas pela Rede, PDT, Cidadania e PSOL contrárias ao benefício. Seguiram o mesmo entendimento os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Os dois ministros indicados ao Supremo por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, divergiram de Rosa e defenderam a manutenção do indulto a Silveira.

HOJE É DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES

Hoje, 5 de maio, é comemorado o “Dia Nacional das Comunicações” uma homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil que foi reconhecido como Patrono Nacional das Comunicações.

Bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais, Rondon era defensor dos índios e, ao longo de 45 anos de incursões pelo sertão e por rios brasileiros, ele fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos e linguísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas, integrando regiões do Centro-Oeste e Norte ao Sudeste do Brasil. Daí para frente, foi uma longa evolução dos meios de comunicação no Brasil e no mundo.

A televisão (1920) e o rádio (1860) revolucionam a comunicação em massa a partir do século XIX, quando houve ainda a invenção do telefone (1870). 

Anos mais tarde, já no século XX, chega o computador (1940). Com o advento da internet, (1960) a comunicação alcança níveis de evolução antes inimagináveis.

 A popularização da internet permitiu a criação de ferramentas que mantém o mundo todo em constante comunicação, como os smartphones (1990) que são uma evolução dos aparelhos celulares e se tornaram um dos instrumentos mais importantes de comunicação em todo o mundo!

AVANÇA A CONSTRUÇÃO DO NOVO PARQUE ESPORTIVO DE GARANHUNS

Garanhuns avançando cada vez mais! Olha só como tá a construção do novo Parque Esportivo Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, no bairro da Boa Vista. O antigo parque de exposições vai virar um parque moderno, com diversos equipamentos para a prática de esportes. E olha, já podemos dizer que vai ser o maior e melhor parque esportivo do estado.  
 O parque tem investimento superior aos R$ 5 milhões, e vai contar com quadra poliesportiva, áreas de convivência, estacionamento, espaço pet, parque infanto-juvenil, playground, beach tênis e futebol de areia, teatro arena, campo society, pista de cooper, quadra de basquete 3×3, além de quiosques para comercialização de produtos e guarita de segurança na entrada. 

 📸 Fotos: Hilton Marques

DÉBORA SOLICITA MELHORIA DE ESTRADAS PERNAMBUCANAS

Deputada Estadual Débora Almeida solicita melhorias nas estradas e rodovias de Pernambuco
 A deputada estadual Débora Almeida continua trabalhando forte por Pernambuco, a deputada apresentou  importantes indicações esta semana, com o objetivo de trazer soluções para melhorar a qualidade de vida de nossa população em Pernambuco.

Entre as indicações, destacamos a solicitação de melhorias em nossas estradas e rodovias, com recapeamentos, manutenções, pavimentações e conclusões de obras em nossas estradas.

Essas medidas irão proporcionar mais segurança e conforto para todos que precisam utilizar essas vias.

*"Continuarei trabalhando com dedicação e empenho, buscando atender as demandas mais urgentes do nosso estado. Conto com o apoio de todos os pernambucanos nessa importante missão. Juntos, podemos construir um futuro melhor e mais próspero para Pernambuco", destacou Débora Almeida*

DIOGO PRADO É MAIS UM A ADERIR AO GRUPO GOUVEIA EM CARPINA


Na última quinta-feira (4), foi anunciada mais uma adesão ao grupo Gouveia em Carpina. O ex-vereador e empresário Diogo Prado, que disputou a última eleição para o executivo municipal da cidade como candidato a vice prefeito na chapa com o ex-prefeito Joaquim Lapa e em 2018 obteve quase 20 mil votos para deputado estadual, sendo 7.924 deles na cidade de Carpina.

“Quem conhece Diogo sabe do seu trabalho em prol do povo da sua cidade. O nosso grupo está buscando firmar parcerias com pessoas que agreguem ao nosso trabalho de trazer ainda mais melhorias para o nosso estado”, afirmou Gustavo Gouveia. “Seguiremos firmes na luta por Pernambuco”, concluiu.

A adesão de Diogo, se soma a um grande número de apoios que o grupo tem recebido na cidade nos últimos dias

ÁUDIOS DE DISCUSSÃO SOBRE O GOLPE DE PESSOAS PRÓXIMAS A BOLSONARO

A CNN Brasil teve acesso a três áudios, que estão em posse da Polícia Federal (PF), em que Ailton Barros, ex-major do Exército e advogado, aliado de Mauro Cid – preso preventivamente na última quarta-feira (3) –, discute, em dezembro de 2022, um golpe de Estado com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a reportagem, nos arquivos, Ailton descreve o “conceito da operação”. No dia 15 de dezembro, ele diz:

"É o seguinte, entre hoje e amanhã, sexta-feira, tem que continuar pressionando o Freire Gomes [então comandante do Exército] para que ele faça o que tem que fazer”. Freire Gomes assumiu o comando do Exército em março de 2022, ficando no posto até dezembro do mesmo ano."
Ele complementa: “Até amanhã à tarde, ele aderindo… bem, ele faça um pronunciamento, então, se posicionando dessa maneira, para defesa do povo brasileiro. E, se ele não aderir, quem tem que fazer esse pronunciamento é o Bolsonaro, para levantar a moral da tropa. Que você viu, né? Eu não preciso falar. Está abalada em todo o Brasil”.
Ainda nos áudios que a CNN Brasil teve acesso, Ailton ressalta a necessidade de Gomes ou Bolsonaro realizarem o pronunciamento comentado no áudio, destacando “de preferência, o Freire Gomes. Aí, vai ser tudo dentro das quatro linhas”. Além disso, o ex-major ressalta que, até o dia seguinte, 16 de dezembro, pela tarde, seria necessário ter “todos os atos, todos os decretos da ordem de operações” prontos.

"Pô (sic), não é difícil. O outro lado tem a caneta, nós temos a caneta e a força. Braço forte, mão amiga. Qual é o problema, entendeu? Quem está jogando fora das quatro linhas? Somos nós? Não somos nós. Então nós vamos ficar dentro das quatro linhas a tal ponto ou linha? Mas agora nós estamos o quê? Fadados a nem mais lançar. Vamos dar de passagem perdida?”, questiona.
Em seguida, o ex-militar continua descrevendo o plano. Conforme ele, “se for preciso, vai ser fora das quatro linhas”. “Nos decretos e nas portarias que tiverem que ser assinadas, tem que ser dada a missão ao comandante da brigada de operações especiais de Goiânia de prender o Alexandre de Moraes no domingo, na casa dele”, pontua.
Até o momento, não se sabe o que Mauro Cid respondeu ao ex-militar.