sexta-feira, 5 de maio de 2023

RAQUEL DEBATE INVESTIMENTOS NO SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM REUNIÃO DO CONSÓRCIO NORDESTE

Consórcio Nordeste: governadora Raquel Lyra debate investimentos no setor de energias renováveis
Durante o encontro, foi anunciado o investimento de R$ 56 bilhões em linhas de transmissão para escoamento de renováveis na região Nordeste.
Presente no terceiro encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, debateu sobre o desenvolvimento das energias renováveis junto aos outros oito gestores estaduais da Região. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (5), em Fortaleza, no Ceará. O ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, esteve presente e recebeu as pautas prioritárias apresentadas pelo Consórcio.
Durante o encontro, foi anunciada a criação do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), com objetivo de tornar o Nordeste uma potência na geração e distribuição de energia limpa. No primeiro semestre de 2023 ocorrerão três leilões com 24 lotes para ingresso de renováveis no Sistema Elétrico Brasileiro. Isso irá resultar no investimento de R$ 56 bilhões em linhas de transmissão para escoamento de renováveis na região Nordeste. De acordo com o Ministério de Minas e Energias, o plano de investimento irá viabilizar a instalação de 30 gigawatts de potencial de geração renovável, destravando mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados na área de geração de energia renovável.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância do setor de energias renováveis na geração de empregos para toda a Região. "O Nordeste precisa se reposicionar e se tornar parte da solução para o país. Temos muita capacidade logística, energia renovável, cultura, turismo e economia criativa. Nós temos os cinco maiores investimentos do Brasil na energia solar e eólica. E com potencial para crescer mais. Como exemplo, na energia eólica, o estado já produz insumos que alimentam a cadeia produtiva. Estamos trabalhando de maneira uníssona junto ao Governo Federal, apresentando as pautas prioritárias da Região e temos tido acolhimento das nossas demandas", afirmou.
Durante seu discurso, o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, afirmou que a diretriz do Governo Federal é tornar o Nordeste uma referência mundial de energia limpa e renovável. "Somente no primeiro semestre deste ano, serão R$ 16 bilhões a serem leiloados, depois mais R$ 20 bilhões até o fim do ano, e outros R$ 20 bilhões em 2024. Um investimento que vai permitir o ingresso de energia renovável no sistema nacional, viabilizando novas usinas renováveis, com tarifa justa, segurança energética e responsabilidade ambiental. Mais um passo que demos, cumprindo a diretriz clara que recebemos do presidente Lula: transformar o Nordeste no maior celeiro de energia limpa e renovável do mundo”, explicou o ministro.

Também participaram do anúncio do Plano, o secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, e o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. Os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) acompanharam a agenda.

Fotos: Divulgação.

LULA SERÁ COORDENADOR POLÍTICO DELE MESMO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir as rédeas da coordenação política do governo após sofrer derrotas importantes na Câmara. A partir da próxima semana, Lula chamará para conversas os presidentes e líderes de MDB, PSD, União Brasil e PSB e cobrará fidelidade nas votações. Juntos, os quatro partidos controlam 12 dos 37 ministérios e impuseram o primeiro revés de peso ao Palácio do Planalto, contribuindo para derrubar trechos dos decretos do presidente que alteravam o Marco do Saneamento. Ao participar nesta quinta-feira, 4, da plenária de instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, no Itamaraty, Lula admitiu as dificuldades na tramitação de projetos do Executivo no Congresso e provocou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Sentado ao lado do ministro, anfitrião daquele encontro, o presidente mencionou de forma indireta as queixas sobre a falta de articulação política do Planalto e disse que Padilha fez um trabalho “extraordinário” para montar o Conselhão. “Eu espero que ele tenha a (mesma) capacidade de organizar, de articular, que ele teve no Conselho, dentro do Congresso Nacional. Aí vai facilitar muito a vida”, afirmou Lula. A plateia e o próprio Padilha riram. A primeira derrota expressiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional mostra uma legião de infiéis e sinaliza uma série de recados ao governo federal. Reservadamente, parlamentares citam especificamente dois nomes do governo como responsáveis pela derrota —os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa.

TCE- PE TERÁ NOVO CONSELHEIRO JÁ NOS PRÓXIMOS DIAS

Novo conselheiro do TCE-PE pode ser escolhido já no próximo dia 16
Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
A aposentadoria compulsória do conselheiro do TCE-PE Carlos Porto ocorrida ontem (03) abriu a possibilidade da Assembleia Legislativa escolher o mais novo membro do cobiçado Colegiado. O start para tal escolha foi dado nesta quinta (04) com a publicação no Diário Oficial da ALEPE de um ofício do Tribunal de Contas comunicando a vacância da vaga. A partir de agora os interessados pelo posto têm cinco dias úteis para garantirem preenchimento de um protocolo que exige o apoiamento mínimo de 10 deputados estaduais e alguns requisitos para concorrerem a vaga. Os requisitos são apenas “mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade”, “idoneidade moral e reputação ilibada”, “notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros de administração pública” e “mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados”.

Com o protocolo preenchido, o candidato a vaga tem seu nome encaminhado para a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para ser apreciado. Se aprovado, basta apenas o presidente da ALEPE colocar em pauta para ir a Plenário e ser votado. Para conquistar o cargo é exigido o mínimo de 25 votos favoráveis.

Ao Blog, um deputado estadual que pediu reserva, apontou que com os cinco dias úteis já correndo, a CCLJ já pode apreciar o nome no próximo dia 16 e encaminhar para o presidente Álvaro Porto que já pode pautar a votação para o mesmo dia. Vale lembrar que para esta vaga o nome em alta é o do advogado Eduardo Porto.

A próxima aposentadoria no Conselho do TCE-PE é de Teresa Dueire. Diferente da de Carlos Porto que ainda tinha até 2025 para permanecer no órgão, Teresa será aposentada compulsoriamente em 12 de julho deste ano, quando completa 75 anos. Esta vaga também é de escolha da ALEPE.

Via Blog Ponto de Vista

MARCOS AMARAL É PRESIDENTE LEGÍTIMO DO UNIÃO BRASIL PERNAMBUCO

 
MARCOS AMARAL- Um mês após a batalha jurídica em torno do comando do União Brasil em Pernambuco, o advogado Marcos Amaral venceu o grupo do deputado federal Mendonça Filho e, oficialmente, ocupará a presidência do partido no Estado. A decisão é da Justiça Eleitoral e vale desde a última segunda-feira, 1º de maio. A eleição aconteceu no dia 4 de abril deste ano, quando Marcos Amaral foi reeleito com 59 votos, sendo três virtuais. Seguiria na presidência do partido por mais quatro anos, até 30 de abril de 2027. Mas a chapa encabeçada pelo por Mendonça Filho, que teve apenas 19 votos, sendo um virtual, recorreu à Justiça.

MENDONÇA GARANTE DIRETÓRIOS DE 9 CIDADES
LIMINAR- Para Mendonça Filho houve uma  decisão liminar e sob pena de multa diária de R$100 mil, o diretório estadual do União Brasil em Pernambuco deve regularizar de imediato a situação dos diretórios ligados a Mendonça Filho e ao ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho a saber: de Recife, Bezerros, Belo Jardim, Petrolina, Brejão, Pesqueira, Cupira, Casinhas e Orobó. Já Marcos Amaral foi oficializado presidente eleito do União Brasil Estadual. 
ASSEGURADO- Esses diretórios foram eleitos em convenção municipal realizada legalmente e cumprindo o estatuto partidário, mas, com a guerra que se instaura entre os grupos rivais dentro da legenda, não foram registrados ou cadastrados pela Executiva Estadual como previsto por Lei.
A justiça manda agora que Marcos Amaral reconheça a validade do processo dessas cidades.

DEFESA DE BOLSONARO ESPERA CONFISSÃO DE CID

Defesa de Bolsonaro espera confissão de Cid - A defesa de Jair Bolsonaro (PL) no caso da fraude no cartão de vacina conta com a admissão de culpa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e braço-direito do ex-presidente. Aliados do ex-mandatário avaliam que Cid não terá alternativa a não ser reconhecer ter adulterado certificados de imunização. Ao mesmo tempo, advogados de Bolsonaro buscam desvinculá-lo do episódio. A avaliação de interlocutores do próprio ex-presidente ouvidos pela Folha é que a investigação da Polícia Federal trouxe elementos robustos e difíceis de serem refutados por Cid. Eles citam, por exemplo, as trocas de mensagens e os acessos do próprio celular do militar à conta do então mandatário no aplicativo do ConecteSUS. Cid permaneceu em silêncio no seu primeiro depoimento aos policiais. Além dele, outros dois auxiliares de Bolsonaro foram detidos: Max Guilherme de Moura e Sergio Cordeiro. Ambos continuam empregados na assessoria direta de Bolsonaro, como prerrogativa de ex-mandatário.

APROVAÇÃO DE MARCIA CAI E DUQUE VENCERIA A ELEIÇÃO EM SERRA TALHADA

Cai aprovação de Márcia em Serra Talhada e se a eleição fosse hoje a petista perderia para Duque

Via Blog do Magno

A gestão da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), é aprovada por 55,7% da população e reprovada por 35,8%, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Entre os entrevistados, 8,5% disseram não saber responder. Em relação ao primeiro levantamento de avaliação, em julho de 2021, com seis meses no poder, a petista despencou 15 pontos, caindo de 70% para 55%.

Na soma dos entrevistados que disseram que Márcia faz um governo bom ou ótimo, a avaliação positiva cai mais ainda em comparação ao aprova e desaprova. Ela aparece com 27% de bom e 13,8% de ótimo, enquanto 26% a consideram ruim ou péssima, sendo 16% péssima e 10,3% ruim, enquanto 31,1% consideram regular. A pesquisa foi a campo entre os dias 28, 29 e 30 de abril, sendo aplicados 400 questionários.

O levantamento do Opinião também traz um quadro da sucessão municipal em Serra Talhada no ano que vem. Se vier a ser candidato, o ex-prefeito e atual deputado Luciano Duque (SD) ganharia a eleição, hoje, para a prefeita. No confronto direto com Márcia, Duque venceria com 42,7% dos votos contra 31% da petista. Neste cenário, 20% anulariam o voto e 6,3% não souberam ou se recusaram a responder.

Na espontânea, quando o entrevistado é obrigado a escolher o candidato sem a cartela com os nomes de todos eles, a prefeita lidera com 20,3%, seguida de Luciano Duque, com 7,5% e Sebastião Oliveira, com 1,5%. São lembrados ainda Carlos Evandro, com 0,8%, e Ronaldo de Déjà, com 0,5%. Neste cenário, os indecisos sobem para 63,6% e brancos e nulos somam 5,8%.

No cenário global, quando são incluídos os nomes mais especulados no momento como pré-candidatos, Márcia aparece empatada com Duque. Se as eleições fossem hoje, Duque teria 28% dos votos e a petista 27,2%. Em seguida aparecem, também empatados numericamente, Ronaldo de Deja e Sebastião Oliveira, com 13%. Na lanterna, Charles de Tiringa pontua apenas 1%. Dos entrevistados, 13,8% disseram que votariam em branco ou nulo e 4% se apresentaram como indecisos.

Quanto à rejeição, o campeão é Charles de Tiringa. Entre os entrevistados, 33,6% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Márcia Conrado, com 16%, Sebastião Oliveira, com 8,8%, Duquinho, com 5,8%, Marcus Godoy, com 4%, Luciano Duque, com 3,5%, e Ronaldo de Deja, com apenas 2,3%. Ainda entre os entrevistados, 10,5% disseram que não rejeitam nenhum dos nomes e 15,5% afirmaram que rejeitam todos.

O Instituto testou ainda outros cenários de confrontos diretos. Se a eleição viesse a ser disputada apenas pela prefeita tendo como adversário Marcus Godoy, ela venceria fácil. Teria 51% dos votos contra 10,5%. Já se o adversário fosse o ex-deputado Sebastião Oliveira, a prefeita também venceria, mas o resultado seria mais apertado. Ela teria 40.2% dos votos contra 32,8%.

No embate com Charles de Tiringa, a prefeita teria 55,4% dos votos contra 8,5%. Já se o adversário viesse a ser Ronaldo de Deja, Márcia venceria com 44,7% dos votos contra 25,5%. Por fim, no confronto da prefeita com Duquinho, ela venceria com 51,6% dos votos contra 16,3%.

Luciano Duque tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores na faixa etária entre 35 a 44 anos (46,7%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (44,7%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (43,8%). Por sexo, a maioria do seu eleitorado está entre as mulheres – 47,9%, enquanto os homens representam 36,6%.

Já Márcia Conrado aparece com maiores potenciais de indicação de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (39,3%), entre os eleitores com grau de instrução superior (31,8%) e entre os eleitores com renda familiar acima entre dois e cinco salários (31,8%). Por sexo, 37,1% dos seus eleitores são homens e 25,8% são mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

Estratificando os números da avaliação do Governo Márcia Conrado, seus maiores percentuais de aprovação aparecem entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (60,7%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (57,1%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (56,9%). Por sexo, 60,1% dos eleitores satisfeitos com sua gestão são homens e 52% são mulheres.

Por bairros, os percentuais de aprovação são os seguintes: AABB (58,3%), Bom Jesus (58,3%), Cachoeira (52,6%), Centro (66,7%), Ipsep (60,9%), José Rufino Alves (60%), José Tomé de Souza Ramos (50%), Malhadinha (41,7%), Mutirão (58,3%), Nossa Senhora da Conceição (58,3%), Nossa Senhora de Fátima (44,4%), São Cristóvão (44,4%), São Sebastião (64,3%), Tancredo Neves (58,3%), Várzea (54,2%) e Vila Bela (63,6%).

Já na zona rural, os números são os seguintes: Caiçarinha da Penha (43,7%), Distrito de Bernardo Vieira (80%), Distrito de Santa Rita (75%), Distrito de Taupiranga (26,6%), Logradouro (25%), Luanda (62,5%) e Varzinha (61,5%).

O intervalo de confiança da pesquisa, realizada entre os dias 28, 29 e 30 de abril, com 400 entrevistados, é estimado em 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares.

CORONEL MEIRA É COAUTOR DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE BIOECONOMIA

Coronel Meira é coautor da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia
Foi instalada nesta quarta-feira (03), no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia – FPBioeconomia. Proposição do Deputado Federal Evair Vieira de Melo (PP/ES), assinada por 190 parlamentares, sendo o Coronel Meira (PL/PE), coautor do requerimento.

Em sua fala na reunião de abertura, o Deputado Pernambucano pediu que a Frente tenha um olhar especial para Região Nordeste. "A instalação desta Frente é de suma importância para o aumento tecnológico, e, por isso, devemos olhar com carinho para o Nordeste, estimulando investimentos científicos para o crescimento do setor agrícola", disse Meira.

A bioeconomia engloba toda cadeia de valor que é orientada pelo conhecimento científico avançado e a busca por
inovações tecnológicas na aplicação de recursos biológicos e renováveis em processos industriais para gerar atividade econômica circular, benefício social e ambiental coletivo. "É nossa missão, como representante do povo, estimular o emprego e fomentar políticas públicas de desenvolvimento que representem o crescimento da economia brasileira com reflexo na economia mundial", completou Coronel Meira.

A Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia é uma entidade associativa
suprapartidária, sem fins lucrativos, com duração indeterminada no âmbito do Congresso Nacional, com atuação, sede e foro na Capital, Brasília/DF. Para a presidência da Frente, ficou com o Deputado Evair Melo, enquanto que a formatação da diretoria será definida em nova assembleia.

OMS DECRETA O FIM DA PANDEMIA MUNDIAL

MOMENTO HISTÓRICO

MUNDO 🦠 OMS DECRETA FIM DA PANDEMIA DE COVID-19 APÓS 3 ANOS E MAIS E 7 MILHÕES DE MORTOS
A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta sexta-feira que está encerrando a emergência declarada para a Covid-19 há mais de três anos, um marco no surgimento de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

Os índices de vacinação avançados na média global foram determinantes para a medida da entidade.

“Com grande esperança, declaro o Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O levantamento da designação da OMS – oficialmente chamada de “emergência de saúde pública de interesse internacional” – é um momento significativo na evolução do relacionamento humano com o novo coronavírus.

Globalmente, houve 765.222.932 casos confirmados de Covid , incluindo 6.921.614 mortes, relatadas à OMS em 3 de maio. Mas esses números são uma grande subestimação do verdadeiro número da pandemia. Pesquisadores independentes estimaram que a contagem real de mortes do vírus é muitas vezes maior.