sábado, 6 de maio de 2023

MORTO VIVO - "VIÚVA" DE EX-MAJOR PRESO, RECEBE GORDA PENSÃO

Preso pela PF, ex-major aliado de Bolsonaro é dado como morto pelo Exército e esposa recebe pensão gorda
Investigado como um dos articuladores do esquema de falsificação de carteiras de vacinação do Ministério da Saúde, o major reformado do Exército Ailton Barros - preso na quinta-feira (4) durante a Operação Venire - é tido como morto pela força militar.

Com isso, a "viúva", Marinalva Leite da Silva Barros, recebe uma pensão bruta de R$ 22 mil, sendo R$ 14 mil líquidos mensalmente, segundo o Portal da Transparência. A informação sobre o "irmão 02" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi divulgada pela Globo News.

Barros foi expulso do Exército. A remuneração para Marinalva é feita pelo menos desde setembro do ano passado. Em nota, o Exército afirmou que ele foi julgado pelo Superior Tribunal Militar (STM), em 23 janeiro de 2014 - consideraram-no "incompatível com o oficialato, resultando na perda de seu posto e patente".

Segundo o Exército, apesar da expulsão, Barros não perdeu os direitos que se estendiam aos dependentes. "Em consequência, após a exclusão das fileiras do Exército, o ex-militar foi incluído no sistema como 'morto ficto' (morto fictício) para que seus beneficiários legais (no caso a mulher) pudessem receber a pensão correspondente ao posto, cumprindo o previsto na legislação vigente.

OPOSIÇÃO DE GARANHUNS DEVERIA SEGUIR O EXEMPLO DE QUEM SE OPÕE A RAQUEL

Por Roberto Almeida
Na Assembleia Legislativa a oposição está sendo civilizada. Deu um crédito de confiança à governadora Raquel Lyra (PSDB) para contrair empréstimo de R$ 3,4 bilhões. Os deputados esperam que com essa dinheirama toda a líder política tucana comece a trabalhar e realize obras importantes para o Estado. Até mesmo a bancada do PSB, partido que a governadora critica tanto, votou a favor do projeto de empréstimo, assim como Dani Portela, do PSOL.

O líder dos socialistas na Alepe, Sileno Guedes, destaca que a oposição colaborou inclusive com emendas que melhoraram a proposta enviada pelo Palácio das Princesas.

É uma pena que em Garanhuns a oposição não tenha a mesma grandeza. O deputado Izaías Régis, líder de Raquel Lyra na Assembleia, é o primeiro a se posicionar contra um pedido de empréstimo feito pelo prefeito Sivaldo Albino, no valor de R$ 100 milhões.

Por que o Estado pode recorrer a um empréstimo de R$ 3,4 bilhões e a Prefeitura de Garanhuns não pode se endividar com uma quantia bem menor, mesmo levando em conta a proporção do Estado e do município?

Izaías e os vereadores que o acompanham não querem que se construa um hospital municipal, não querem mais ruas pavimentadas com drenagem de água, são contrários à compra de mais 10 mil lâmpadas leds, que cheguem a toda periferia e aos distritos?

De parabéns o deputado Sileno Guedes, os outros parlamentares do PSB, o PSOL e demais oposicionistas com assento na Assembleia Legislativa.

E que o exemplo deles seja seguido pela oposição de Garanhuns. Cumpram seu papel, mas sem impedir o prefeito de trabalhar, sem travar a realização de obras e o desenvolvimento da cidade.

LULA SANCIONA PROJETO DE HUMBERTO QUE INSTITUI SAÚDE BUCAL NO SUS

Lula sanciona projeto de Humberto que institui política de saúde bucal no SUS
De autoria do senador Humberto Costa (PT), o projeto que torna permanente a política de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), aprovado pelo Congresso Nacional, será sancionado pelo presidente Lula, na próxima segunda-feira (8), e vai virar lei. A solenidade ocorrerá no Palácio do Planalto, às 11h, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do próprio senador.
Ministro da Saúde do primeiro governo Lula, iniciado em 2003, Humberto criou, um ano depois de assumir a pasta, o programa Brasil Sorridente para tentar mudar a realidade do país nessa área. Na época, 15 milhões de brasileiros tinham perdido todos os seus dentes, 75% deles eram idosos. Somente 42% da população tinham acesso regular a escova de dente e creme dental.

"Era um quadro terrível. A saúde bucal era totalmente negligenciada. Demos início a um programa revolucionário, à maior política de saúde bucal do planeta, que deu centralidade ao tema no SUS e em todo o país. Conseguimos mudar aquela triste realidade e a cultura da população. Hoje, cuidar dos dentes e da saúde bucal é algo muito valorizado", afirma o senador, que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
Até o fim do governo Dilma, em 2016, mais de 20 mil equipes de saúde bucal haviam sido instituídas no país, chegando a cerca de 4,3 mil municípios em todo o Brasil. Outros 1,5 mil Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) haviam sido criados pelas administrações do PT.
"Infelizmente, tudo foi paralisado e destruído por Temer e, especialmente, por Bolsonaro. Meu projeto, que Lula vai transformar em lei, pretende tornar sa úde bucal em política permanente do SUS, para que nenhum governo nefasto, como o dos anos anteriores, possa jamais acabar com essa área tão importante da saúde", defendeu Humberto.
Com o Brasil sorridente, o SUS passou a ser o maior empregador do setor de odontologia do país. Para o senador, "saúde bucal não é só devolver saúde dentária. É, também, devolver autoestima, vontade de sorrir, de se olhar no espelho, de sentar à mesa para comer com amigos e familiares sem ter vergonha de si mesmo", disse o senador

PEDRO CAMPOS É COAUTOR DA PEC DO FIES

Parlamentares que integram o Gabinete Compartilhado apresentaram Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para facilitar o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por parte dos alunos e, assim, reduzir a inadimplência do programa, que hoje chega a mais de 50% do total, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O deputado federal Pedro Campos é coautor da proposta, que visa permitir que os valores devidos pelos estudantes sejam condicionados à renda futura, a serem pagos de forma gradativa, de acordo com o poder da renda de cada beneficiário do programa.
“O formato do atual Fies gerou um endividamento de grande parcela de seus beneficiários. A PEC propõe atrelar o pagamento do financiamento a parâmetros de empregabilidade dos estudantes, diferentemente de como ocorre hoje, quando os estudantes precisam iniciar o pagamento após a conclusão do curso superior, independente de estarem inseridos no mercado de trabalho. Dessa forma, este novo modelo irá ajudar ao estudante, pois se ele estiver desempregado ou tiver com dificuldade em sua renda,  ele não será tratado como devedor”, afirmou o parlamentar. 
A PEC, apresentada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em 20 de abril,  além de beneficiar o estudante, será fundamental para a recuperação do programa, que já soma cerca de R$ 11 bilhões em parcelas atrasadas. Para o parlamentar, a mudança será benéfica para todos os envolvidos no programa. “Precisamos criar uma situação de segurança para o estudante e diminuir o risco para os envolvidos no programa, para poder possibilitar que mais pessoas acessem este financiamento que é tão importante para o avanço da educação brasileira. A proposta é que o acompanhamento e de arrecadação fique a cargo da Receita Federal, dando mais segurança a todo o processo”, afirmou Pedro. 
Apesar das diretrizes iniciais, a PEC não define valores e percentuais. A ideia é que ocorra uma ampla discussão com a escuta de parlamentares, especialistas e a sociedade em geral para que os detalhes sejam definidos, posteriormente, em um Projeto de Lei Complementar. “Após a aprovação da PEC, a Lei Complementar será construída envolvendo especialistas, estudantes, professores, sociedade civil e empresários, para que possamos modelar um financiamento que cumpra com o seu objetivo inicial: garantir a formação superior de nossos estudantes", pontuou Pedro.
O quórum para a proposta seguir em trâmite legislativo é de 1/3 dos parlamentares, necessitando da assinatura de 27 senadores ou 171 deputados federais. A PEC é uma iniciativa do Gabinete Compartilhado, assinada pelas deputadas Camila Jara (PT-MS) e Tabata Amaral (PSB-SP), os deputados Amom Mandel (Cidadania-AM), Duarte (PSB-MA) e Pedro Campos (PSB-PE), e pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

DÉBORA ALMEIDA E IZAÍAS RÉGIS UNIDOS NA DEFESA DO SETOR DE LEITE

TRABALHO CONJUNTO-  Em defesa da “bacia leiteira” do Agreste Meridional na Assembleia Legislativa do Estado, os deputados Izaías Régis e Débora Almeida encampam juntos a defesa do setor de produção de leite na região. Avisados que não há funcionamento do Centro Tecnológico, desde o início da pandemia do Covid-19, apesar de manter uma infra estrutura ampla e moderna, a deputada e seu colega líder do governo na ALEPE querem trabalhar na possibilidade da reativação do referido Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios). Para que essa ação ocorra a voz e defesa do setor foi levantada pelo deputado estadual Izaías Régis (PSDB) na tarde da última quinta-feira (04/04) na tribuna da Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, quando cumpriu uma legislatura anterior naquela casa, esteve em Brasília com a intenção de buscar recursos para a implantação do referido Instituto e agora volta a lutar pela reabertura da mesma. 
UNIÃO DOS DEPUTADOS- Na sua fala o parlamentar reforçou que a deputada estadual Débora Almeida está encarregada de contribuir com essa reativação, tarefa que terá a fundamental participação da Governadora Raquel Lyra. Segundo Izaias Régis, o trabalho em conjunto de ambos os parlamentares, será decisivo para a retomada das ações do importante segmento no agreste e para o Estado. 
AGENDA DO AGRONEGÓCIO- A deputada Débora Almeida, por sua vez, após participar da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável - CMDRS no município de Bom Conselho, aqui no Agreste Meridional, com a abordagem de temas como distribuição de sementes, vacinação contra aftosa e outras pautas do segmento, esteve em Garanhuns visitando  o citado Instituto de Laticínios do Agreste para ver de perto as condições atuais do equipamento.
VISITA OFICIAL - Na unidade, que é mantida pelo ITEP, localizada à Avenida Bom Pastor, no bairro da Boa Vista - em frente à Clínica de Bovinos da UFRPE – a deputada estadual Débora Almeida foi recebida pela Dra. Vânia Lemos, que após apresentar as instalações da Unidade e ofertar a degustação de alguns queijos produzidos no local, colocou a parlamentar por dentro das demandas do Laticínio. 
DERIVADOS DO LEITE - Débora, que vem se notabilizando como uma forte voz em favor do agronegócio conheceu ainda o ‘Museu do Queijo de Coalho’, instalado em um criativo espaço anexo ao laticínio. O Museu foi inaugurado em 2019 e através de diversas peças históricas utilizadas na produção dos derivados do leite, o visitante conhece de forma lúdica a história, distribuição geográfica, processo de fabricação e, melhor ainda, pode provar dessa iguaria que é amplamente consumida pelo povo brasileiro.
ENCAMPOU A LUTA - Encerrando a visita, a deputada estadual Débora Almeida se colocou à disposição da direção do Instituto para que haja, com apoio do Governo do Estado, a retomada das atividades no local, dentre estas a formação de jovens que levarão adiante a manufatura dos derivados do leite em Pernambuco e em outros estados.  
VISITA A POLIAC - A deputada estadual esteve ainda, ao lado de membros dos seu gabinete, na Fábrica da Polilac em Garanhuns, onde foi recebida pelo gestor Waldemir Miranda com um almoço. Após conhecer a infraestrutura da empresa que tornou-se espaço turístico, gastronômico e ponto de distribuição de produtos artesanais da região, Débora Almeida seguiu para o  Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una. Com o objetivo de atender a demanda dos produtores rurais das principais bacias leiteiras do estado, o centro serve como local de triagem, avaliação e seleção de tourinhos, principalmente do rebanho da raça holandesa..  
   
ITEP 80 ANOS – Prestes a completar 80 anos de fundação, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) é uma Organização Social que oferece soluções tecnológicas e multidisciplinares para os mais diversos setores produtivos, contribuindo para o crescimento econômico e social de Pernambuco. O instituto também desenvolve cursos, programas e atividades de ensino em diferentes níveis e apoia a gestão de arranjos e cadeias produtivas locais em diferentes municípios do Estado.

NA CÂMARA DE GARANHUNS, EMPRESÁRIO WILLIAN TAVEIRA RECEBE MEDALHA

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (05), o empresário garanhuense, Willian Taveira, foi homenageado na Câmara Municipal com a medalha Luiz Souto Dourado, de mérito empresarial. 

Proprietário da Taveira Multimarcas, Willian há 5 anos vem gerando emprego e renda na cidade, além de contribuir com o desenvolvimento econômico do município.

"Uma noite de muitas emoções para e mim e toda minha família. Receber essa homenagem é muito gratificante ao olhar para trás e ver todo o caminho percorrido para chegar até aqui. Agradeço muito", relatou o empresário. 

O projeto de resolução para conceder a honraria e de autoria do vereador Matheus Martins, do PSD.
TRAJETÓRIA - De família tradicional no distrito de Miracica, Willian Taveira começou a trabalhar muito cedo, aos 9 anos, montando bicicleta e as levando para a feira para vender. A partir daí já se via naquele pequeno garoto, o espírito empreendedor. Aos 11 anos, mudou de ramo e iniciou a venda de feijão na feira livre, exercendo a atividade até os 18 anos. 

Em seguida, Willian prestou serviços aos Correios durante 10 anos, atendendo as cidades do Agreste Meridional. 

Com seu jeito humilde e de boa relação com todos, tendo a sua principal característica a humildade, hoje, Willian Taveira é proprietário da Taveira Multimarcas, uma loja de veículo que se tornou referência no mercado ao longo do tempo, e há 5 anos gera emprego, renda e oportunidades.

Além disto, Willian também vem atuando forte na área da construção civil, realizando investimentos em vários bairros do município, gerando mais emprego e renda

"Cheguei até aqui dando um passo de cada vez. Me esforçando, estudando e sempre contando com a força do nosso bom Deus. Não foi fácil, mas consegui vencer", relatou o empresário.
POLÍTICA - O empreendedorismo não é a única vocação de Willian Taveira, a política também corre em seu sangue.

Conhecido pela sua boa popularidade e boa relação com todos, em especial, com a população do município, principalmente na Cohab 1, Willian Taveiro tem seu nome cotado para disputar o mandato de vereador nas eleições do próximo ano.

Carismático, Willian Taveira, segundo o que se escuta nas rodas políticas da cidade, é um nome forte que poderá surpreender a todos, caso se concretize a sua candidatura.

"Estou pronto e preparado para representar o meu povo  na Câmara Municipal. Vamos reunir os amigos. Se o povo me chamar, eu vou!", afirmou Willian.

Texto: Blog Falando de Politica

SÓ ESTE ANO, PERNAMBUCO REGISTROU MAIS DE 6,2 MIL CASOS DE DENGUE

Pernambuco registrou mais de 6,2 mil casos prováveis de dengue este ano
Devido ao aumento de casos das arboviroses no país, o Ministério da Saúde lançou campanha nacional para o combate e prevenção das doenças
Até o mês de abril deste ano, o estado de Pernambuco notificou mais de 6,2 mil novos casos prováveis de dengue. O índice apresenta um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, o crescimento não se restringe à dengue. Levantamento do Ministério da Saúde aponta que os casos prováveis de Zika, também até abril de 2023, chegaram a 67. Em 2022, os números eram 4,7 mil e 49, respectivamente.

Por conta desse aumento de casos, o Ministério da Saúde lança campanha nacional para o combate das arboviroses. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chukungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti. A campanha será veiculada a partir desta quinta-feira (4), na TV aberta e segmentada, rádio, internet, carros de som e em locais de grande circulação de pessoas em todas as regiões do país.

O alerta por meio da campanha é complementar às medidas de reforço que vêm sendo adotadas pelo Ministério da Saúde para prevenção e controle das doenças, bem como para garantia da assistência à população. Foi instalado, em março deste ano, o Centro de Operações de Emergência (COE Arboviroses) para maior monitoramento do cenário epidemiológico e das diferentes realidades em cada estado.

Desde então, oito estados já receberam visitas de campo da equipe do COE – Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Bahia – para auxiliar na estratégia local. O Ministério da Saúde atuou, ainda, na distribuição de larvicidas e envio de mais de 300 mil kits laboratoriais para o diagnóstico da doença.

Atualmente a Pasta disponibiliza quatro tipos de insumos para o controle vetorial do Aedes. Em 2023, foram investidos mais de R$ 84 milhões na compra desses produtos. Popularmente conhecido como fumacê – um dos inseticidas usado no controle do mosquito na forma adulta - será distribuído nas próximas semanas após atraso no fornecimento causado por problemas na aquisição pela gestão passada. A expectativa é que o Ministério da Saúde receba cerca de 275 mil litros do produto neste mês, normalizando o envio aos estados e Distrito Federal.

O COE é composto por técnicos de secretarias do Ministério da Saúde, além da Anvisa, Fiocruz, IEC, Organização Pan-Americana de Saúde, CONASS e Conasems. ​A medida permitiu análise minuciosa dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o apoio aos estados e municípios para o enfrentamento dos casos.

Situação epidemiológica
Em 2023, até o final de abril, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022 em todo Brasil. As ocorrências passaram de 690,8 mil casos, no ano passado, para 899,5 mil neste ano, com 333 óbitos confirmados. Fatores como a variação climática e aumento das chuvas no período em todo o país, o grande número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento. Os estados com maior incidência de dengue são: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

Já em relação à chikungunya, no mesmo período, foram notificados 86,9 mil casos da doença, com taxa de incidência de 40,7 casos por 100 mil habitantes no país. Quando comparado com o mesmo período de 2022, ocorreu um aumento de 40%. Neste ano, foram 19 óbitos confirmados. As maiores incidências da doença estão no Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Em relação aos dados de Zika, até o final de abril, foram notificados 6,2 mil casos da doença, com taxa de incidência de 3 casos por 100 mil habitantes no país. Houve um aumento de 289% quando comparado ao mesmo período de 2022, quando 1,6 mil ocorrências da doença foram notificadas. Até o momento, não houve óbito por Zika.

Sintomas e prevenção
Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde, são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.

Painel com cenário atualizado
A partir desta quinta (4), o Ministério da Saúde disponibiliza um painel atualizado regularmente com os principais dados das arboviroses e a situação epidemiológica do país. Na ferramenta, é possível filtrar as informações por estado e por tipo de doença, além de recomendações sobre sintomas e formas de prevenção. O painel está disponível no portal do Ministério da Saúde, no endereço: gov.br/saude.

Ministério da Saúde

"SOU CANDIDATO COM OU SEM APOIO DO BOTAFOGO", DIZ VICE DE CARPINA

“Sou candidato independente do apoio do prefeito Botafogo. Sou candidato de Carpina” Afirma Marcelo Pascoal
“Sou candidato independente do apoio do prefeito Botafogo. Sou candidato de Carpina” Afirma Marcelo Pascoal
O vice prefeito de Carpina Marcelo Pascoal (PSDB), confirmou em entrevista ao Programa Francisco Jr da rádio Carpina FM, na tarde desta sexta-feira (5), que irá disputar a eleição para prefeito de Carpina no pleito de 2024. Ele afirmou que não tem possibilidade de desistência de sua candidatura e que já tem um partido montado com cinco mulheres e 13 homens confirmados para a disputa.

Ainda na entrevista, ele afirmou que ainda irá mudar de partido, deixando o PSDB para integrar o PSB. Empresário do ramo de seguro DPVAT, Marcelo Pascoal acumula no seu histórico a maior votação para vereador da história de Carpina com 1.874 votos em 2012 e vêm há dois mandatos como vice prefeito do atual gestor Manuel Botafogo (Sem Partido), onde no decorrer da gestão ocupou por um período a subprefeitura do Bairro Santo Antônio.