segunda-feira, 8 de maio de 2023

CANTOR ASSISÃO SERÁ HOMENAGEADO NA ALEPE POR PROPOSTA DO DEPUTADO LUCIANO DUQUE

 
O artista é um ícone do forró tradicional, com músicas gravadas por Alceu Valença, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Frank Aguiar e Aviões do Forró.
O auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), será tomado pelo forró nesta terça-feira (9), às 18h. O mestre forrozeiro Assisão será homenageado pelos seus 60 anos de carreira e de divulgação desse ritmo originalmente nordestino. A celebração é proposição do deputado estadual serra-talhadense Luciano Duque, conterrâneo do artista.
PRESENÇAS - Um time de peso do forró já confirmou presença no evento, entre os nomes: Santana, o cantador; Petrúcio Amorim; Josildo Sá; Irah Caldeira; Nádia Maia; Terezinha do Arcodeon; Geraldinho Lins, Damião Mota, e muitos outros.
Filho da capital do xaxado, Serra Talhada, município do sertão pernambucano, o cantor faz parte de uma geração de forrozeiros que são considerados ícones do forró tradicional, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. “Nada mais justo, homenagear esse gigante pelo seu trabalho e pela sua contribuição para cultura nordestina ainda em vida”, justificou o deputado.
ÍCONE DO FORRÓ- Assisão é um ícone do forró tradicional, com músicas gravadas por Alceu Valença, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Frank Aguiar e Aviões do Forró. Além de cantor e compositor, é também um inovador. O artista foi um dos precursores do forró moderno ao introduzir, ainda nos anos 70, os sons produzidos pela guitarra, contrabaixo, teclado e bateria nas suas composições, e mesmo com essa nova roupagem, não deixou a essência do gênero. 
FALA LUCIANO DUQUE - “Atualmente, o forró está muito diversificado, onde em sua grande maioria em nada lembra o forró tradicional de sala de reboco, pé de serra, o baião, o xote e o xaxado. A mudança dos tempos e o passar das gerações é inevitável, mas a valorização de suas matrizes é imprescindível para manter a cultura de um povo viva”, destaca o deputado estadual Luciano Duque.
BIOGRAFIA- Francisco de Assis Nogueira, nome de batismo, é natural de Serra Talhada, a capital do xaxado. Ainda jovem fez parte do grupo musical Azes do Baião, onde cantava e assinava suas primeiras composições. Seu primeiro compacto foi gravado na Rozenblit, em 1962, com quatro músicas de sua autoria. 
Em 1975, o Trio Nordestino emplacou dois grandes sucessos do artista: Forró Pesado e Esquenta Moreninha. Sua fama como compositor levou a extinta AMC a lançá-lo nacionalmente em 1976, com o álbum Forró Diferente, com destaque para as faixas Depois do Forró e A Lavadeira. Assisão também teve discos lançados pelas maiores gravadoras do país: a RCA e a EMI. 
MILHARES DE DISCOS - Com o recorde de 300 mil cópias vendidas do LP O Dançador, de 1989, embalado pelo sucesso Pau Nas Coisas. A música Pequenininha possui mais de 250 regravações.
Atualmente, o artista conta com 49 álbuns (incluindo coletâneas) produzidos e mais de 700 composições. Em 2012, foi lançado o CD e DVD Assisão Ao Vivo 50 anos de Forró, reunindo seus maiores sucessos.
Assisão recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo do tempo, com destaque para seus quatro discos de ouro e um disco de prata; recebeu o Troféu Gonzagão 2011 e o Troféu Asa Branca 2009 pela dedicação as tradições culturais. 

DADOS DA SESSÃO - Sessão solene em homenagem aos 60 anos de carreira do mestre forrozeiro AssisãoQuando: Amanhã (9), às 18h
Onde: Auditório Senador Sérgio Guerra, Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na rua da União, 439, Santo Amaro.

PREFEITO ÂNGELO FERREIRA ATACA RAQUEL E É REPUDIADO EM SERTÂNIA

Ângelo Ferreira ataca Raquel e é repudiado em Sertânia
O Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), fez duros ataques a Governadora Raquel Lyra (PSDB), durante entrevista a uma emissora de rádio local. Visivelmente alterado, o gestor, que chegou a ser colega de parlamento de Raquel, chamou a gestora de perseguidora e afirmou que o estado estava "esculhambado". 

Na sequência, Ferreira disse que Sertânia parou e culpou o governo da tucana pelas dificuldades que o município tem enfrentado. A fala do Prefeito causou revolta em diversos seguimentos de Sertânia, especialmente, na base de oposição, que classificou os ataques de Ângelo como "machistas e desrespeitosos". 

Nas redes sociais, o gestor também foi criticado, especialmente por ter atacado uma a primeira Governadora da história do estado, que está trabalhando para recuperar as finanças e a capacidade de entregas da gestão estadual. Ângelo, que é um veterano da política pernambucana, se posiciona no ataque a Governadora, que durante recente visita ao município, realizou a entrega do novo sistema de abastecimento de água do Rio da Barra, distrito de Sertânia. 

Segundo relatos, a posição excessivamente ácida de Ângelo, se dá pelo crescimento de uma possível candidatura do grupo de oposição, liderado pelo PSDB municipal, à Prefeitura da cidade, no próximo ano, que contaria com a torcida e o apoio de Raquel, como uma opção promissora para quebrar a hegemonia do PSB no município.

EDUARDO PORTO RECEBE APOIO DO DEPUTADO ABIMAEL SANTOS

Na tarde desta segunda-feira (08), o deputado estadual Abimael Santos declarou que apoia Eduardo Porto para a tão concorrida vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Nas palavras do parlamentar, Eduardo tem as capacidades técnicas para desempenhar a função com maestria. Além disso, possui experiência política e conhece muito bem os caminhos para conduzir o TCE que é uma das instituições mais importantes na esfera pública. O tribunal de contas é responsável por fiscalizar as aplicações dos recursos públicos no Estado, garantindo transparência e a eficiência na gestão dos recursos. A eleição de Eduardo Porto é tida como favas contadas por todo o meio jurídico e político de Pernambuco.

EUDSON CATÃO RELEMBRA BONS MOMENTOS COM SEU AMIGO GIVALDO CALADO




Foi um dia maravilhoso! 
Levei meu querido amigo, Givaldo Calado, para fazer uma escova nesses lindos cabelos. Depois, tiramos várias fotos e almoçamos juntos. 
Sempre tive uma relação muito boa com meu querido Givaldo Calado. Um homem inteligente e um apaixonado por Garanhuns. Sonhava com que Garanhuns a cada dia se tornasse uma cidade como Gramado, cheia de visitantes. Antes dele se recolher, tivemos uma conversa muito boa no consultório de Dr. Michel, oftalmologista. 
Hoje com saudades do amigo Givaldo Calado e de seus projetos e sonhos para seu mundo empresarial e Garanhuns.  
Meus sentimentos a todos seus familiares e amigos.

Eudson Catão
Ex-Prefeito de Palmerina 

ZÉ QUEIROZ QUER SER PREFEITO PELA 5ª VEZ

O ex-deputado estadual Zé Queiroz(PDT) anunciou na Rádio Jornal de Caruaru que vai mesmo disputar a prefeitura de Caruaru para tentar se eleger ao que seria o 5º mandato no executivo municipal. Zé Queiroz é um gestor reconhecido na cidade e possui muito carinho e respeito por parte da população. A eleição não será fácil pois o atual prefeito Rodrigo Pinheiro está bem na fita e com alta aprovação popular em Caruaru. Importante dizer que o ex-prefeito Zé Queiroz é um forte pré-candidato e vai dar trabalho ao seu afilhado. Em tempo Zé Queiroz é padrinho de batismo de Rodrigo atual prefeito de Caruaru.

MISTÉRIO - 2 MÉDICOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS NO MESMO DIA E CIDADE

Dois médicos foram encontrados mortos na tarde do último sábado (6) em seus respectivos apartamentos na cidade de Campina Grande, na Paraíba. As vítimas foram identificadas como Diego Henrique Silva, de 29 anos, e José Roberto de Souza Bezerra, de 32.

Diego Henrique teria colocado carvão em uma panela de inox, queimado o combustível fóssil e inalado a fumaça tóxica, que afetou suas vias aéreas e pulmões. Peritos encontraram o corpo dele com marcas de queimadura. O jovem era natural da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, interior do Pernambuco, e havia se formado há poucos dias pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A Polícia Civil diz que está ouvindo vizinhos do apartamento do médico, analisando imagens de câmeras de segurança e que apura se alguém esteve na residência antes do corpo da vítima ser encontrado.

Já o médico cirurgião José Roberto, que trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi encontrado morto por colegas de trabalho que estavam de plantão e que foram acionados para atender a ocorrência. A causa da morte dele não foi divulgada.

QUADROS COM ALUSÕES A RELIGIÕES AFRICANAS FORAM ESCONDIDOS SOB BOLSONARO

Quadros com alusões a religiões africanas foram escondidos no MEC sob Bolsonaro - Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dois quadros do artista baiano Rubem Valentim com alusão à cultura afro-brasileira e às religiões de matrizes africanas foram retirados do gabinete do ministro da Educação.
A ausência foi notada pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que foi ao ministério pela primeira vez desde que o chefiou para se reunir com o atual ministro, Camilo Santana. As obras ficavam no gabinete quando o ex-ministro despachava de lá. Camilo e Mercadante conversaram sobre instrumentos do banco para impulsionar a conectividade das escolas e estruturar projetos para ampliação do número de creches e escolas em tempo integral. Os quadros foram localizados armazenados em uma sala da Secretaria Executiva da pasta. Eles serão restaurados e devem ser expostos novamente no gabinete, ou na galeria de ministros. No último governo, o MEC sofreu forte influência evangélica. O ex-ministro Ricardo Vélez, por exemplo, extinguiu a Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), responsável por ações de diversidade, como direitos humanos e relações étnico-raciais. Nascido em 1922 em Salvador, Valentim cursou jornalismo e aprendeu a pintar de maneira autodidata. Passou por uma fase figurativa e, no meio da década de 1950, voltou-se para seus ancestrais africanos, cultura na qual encontraria as características que norteariam suas pinceladas até o final da vida, em 1991

RAQUEL ENTREGA LEITOS PEDIÁTRICOS NO HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS

Governo de Pernambuco entrega leitos pediátricos no Hospital Otávio de Freitas
Governadora Raquel Lyra inaugurou novos leitos pediátricos na unidade hospitalar, ofertando à população pernambucana um serviço de maior qualidade
O Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado no bairro de Tejipió, no Recife, uma das mais importantes unidades da rede hospitalar pública do Estado, reforçou o serviço para o atendimento pediátrico. A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta segunda-feira (08), 15 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de desafogar a rede e ofertar à população um serviço de maior qualidade. Com o novo espaço, o hospital ganha mais um reforço na sua estrutura de atendimento às crianças. A unidade já oferta 30 leitos de ortopedia, 18 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria para os pequenos.
“São 15 leitos de UCI pediátrica que vão nos ajudar a fazer o atendimento das crianças e adolescentes nesse momento da sazonalidade da gripe, onde todos os anos muitas crianças são afetadas e carecem de espaço e cuidado intensivo. Vamos atender melhor a nossa população e, garantir que depois da sazonalidade da gripe, a gente já tenha mais leitos disponíveis para atendimento intensivo à saúde do povo”, destacou Raquel Lyra.
De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, os leitos já estarão disponíveis para uso a partir desta terça-feira (09). “A inauguração da UCI pediátrica acontece em um momento oportuno. Com a aproximação do inverno, nesta época do ano é observado um aumento dos casos de doenças respiratórias em crianças. Assim, o HOF vai estar preparado para dar um suporte maior à rede estadual de saúde”, frisou.
Dalvinisa Maria Esmeraldo, de 65 anos, é coordenadora de enfermagem da UTI e UCI pediátrica, e já atua na unidade há 32. Ela ressaltou a importância da abertura dos leitos. “Foi uma iniciativa extremamente importante. Agora poderemos acomodar nossas crianças e abrir leitos para os pacientes agudos, melhorando cada vez mais o atendimento”, afirmou a profissional.
O Hospital Otávio de Freitas é referência para o tratamento de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria. É, ainda, o único hospital de Pernambuco a tratar de pacientes com tuberculose multidrogas resistentes, forma clínica da doença que não responde às principais medicações que combatem a tuberculose comum.

Também estiveram presentes os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), Regina Célia (Mulher) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), além do diretor do hospital, o médico Antônio Almeida.

Fotos: Hesíodo Góes/ Secom

--
Aurélio Camilo