terça-feira, 9 de maio de 2023

"VAMOS CHEGAR A TODAS AS CIDADES DE PERNAMBUCO" PROMETE RAQUEL

Com 126 dias que assumiu o governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB/PE) ainda arruma a casa – o Palácio do Campo das Princesas (sede do governo em Recife) e segundo postagem nas redes sociais neste sábado, 6, ela pretende visitar todas as cidades pernambucanas ao longo do seu mandato. No tocante a Petrolina e demais cidades que integram o eixo sertão do São Francisco, existe uma perspectiva que a Raquel possa mudar a forma de governar e como prometera na campanha promova ação do ‘Sertão ao Litoral’.

Para alguns políticos da base oposicionista da cidade sertaneja e Terra de Ana das Carrancas (Petrolina) a governadora ainda bate cabeça e precisa acelerar o passo no tocante a visita à Terra dos Impossíveis. “Gostaria de saber até quando a Governadora Raquel Lyra vai ficar com o discurso de ‘arrumando a casa’, disse outro dia um vereador ligado ao grupo de Fernando Bezerra Coelho, em discurso na Câmara de vereadores.

Por outro lado, a governadora já teve dois encontros com prefeitos sertanejos neste ano ouviu e anotou as principais demandas de cada município e agora tem de colocar em prática a sua governabilidade de ação.

“Já faz um bom tempo que eu tenho caminhado por todo o estado e conversado com prefeitos, lideranças, pernambucanas e pernambucanos para conhecer mais sobre a realidade e as demandas de cada lugar. Nosso foco está em estruturar ações para todas as regiões, fazendo os investimentos realmente necessários. E posso garantir que, com planejamento e muito trabalho, vamos chegar em cada recanto de Pernambuco e mudar, de verdade, a vida da nossa gente”, escreveu a governadora Raquel Lyra em sua página oficial no Instagram.

URINA PRETA VOLTA A ASSOMBRAR O RECIFE

URINA PRETA - Paciente e outros três vizinhos ingeriram um peixe da espécie budião. Após quatro horas, o homem apresentou rigidez muscular, inchaço e dormência nas pernas, além de outros sintomas. Um homem de 58 anos está internado no Hospital dos Servidores do Estado, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, com suspeita de doença de Haff - popularmente conhecida como doença da urina preta. É uma doença extremamente rara, com cerca de três mil casos no mundo, desde que foi identificada. Alguns casos foram registrados no Brasil nos últimos anos, e o aumento na incidência preocupa especialistas. O sintoma mais comum são dores musculares muito intensas, apesar de a urina preta ser um sinal que mais chama a atenção dos pacientes.
LESÕES - Na doença da urina preta, há lesões musculares que liberam substâncias no sangue. Por sua vez, elas serão excretadas pela urina. Por isso, pode haver lesão renal - e a urina ficar escura.
O paciente que está internado no Hospital dos Servidores do Estado é morador do bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.
RISCOS - Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a notificação desse caso suspeito de doença de Haff foi realizada no dia 24 de abril. O paciente tem histórico de hipertensão e outros fatores de risco associados. "No dia 23 de abril, o paciente e outros três vizinhos ingeriram um peixe da espécie budião, frito em óleo. Após quatro horas, o homem apresentou os primeiros sintomas: rigidez muscular, inchaço e dormência nas pernas, urina escurecida, elevação de CPK (sigla para a creatinofosfoquinase - enzima do corpo humano que está presente nos músculos) e hiperemia de tonsilas", diz a Sesau. A pasta ainda acrescenta que, no dia seguinte, o paciente foi internado no Hospital dos Servidores do Estado e transferido para a UTI (unidade de terapia intensiva) no dia 25 de abril, onde permanece sob cuidados médicos. (Do JC)

ENTERRO DE GIVALDO SERÁ ÀS 10 HORAS

O empresário, advogado e jornalista Givaldo Calado de Freitas está sendo velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns desde o domingo à noite e o seu enterro será hoje terça dia 09 saindo da Casa Raimundo de Moraes por volta das 10 horas. Houve uma extensão da data do enterro para permitir a chegada de suas filhas, genros e netos que residem nos Estados Unidos da América em estados diferentes. Amigos de várias localidades e familiares assim como seu irmão e sua irmã estarão presentes da despedida do homem que se encantou por nossa cidade e fez de nossa terra a sua razão de vida. Givaldo Calado de Freitas será lembrado por muitas décadas por tudo o que fez e pela excelente pessoa que foi em vida. Na Câmara Municipal há uma movimentação de pessoas que tem ido se despedir do advogado. Ele deixa uma legião de amigos muito grande.

Na Lupa 🔍 Terça 09/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


MARÍLIA ARRAES VAI APOIAR JOÃO CAMPOS DE OLHO EM 2026

Marília Arraes possui um capital eleitoral de mais de 2 milhões de votos e ainda carrega consigo uma imagem que lhe garante muito recall, pois está sempre na mídia e sabe gerar fatos que somam a manutenção na dia imagem. É bem verdade que a vaga do senado passou entre as suas mãos quando o PT sinalizou para que ela fosse a candidata a vaga majoritária na chapa de Danilo Cabral(PSB). Porém Marília Arraes fez o certo ela tinha que disputar o governo de Pernambuco, pois como todos sabem que aquela eleição de 2022 era a única que por vários anos não teria um “Campos” na busca pelo governo do estado.

MUDANÇA NO PSB- Marília Arraes sabe muito bem que o futuro depende das ações atuais. Agora já não vale mais fazer oposição a João Campos e o PSB do passado está literalmente acabado. Um novo PSB surgirá das urnas de 2024, porém João Campos precisa aposentar algumas figuras que ainda fazem parte do passado e se afastar de alguns socialistas que hoje ocupam mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com sabedoria e habilidade João Campos precisa tomar as rédeas afastando o deputado Sileno Guedes, famoso por não atender telefone de ninguém na face da Terra. Mas de que isso, João Campos precisa dar caras novas ao seu entorno e essas figuras do passado precisam sair de cena pois se perderam na falta de atenção as lideranças e as pessoas que construíram a história ao lado de Eduardo Campos, sobretudo no interior do estado. 

FUTURO- Então as opções para 2026  Marília Arraes possui muita capilaridade para ser candidata a senadora uma vez que serão duas vagas para o Salão Azul de Brasília. Marília Arraes vai chegar fortalecida em 2026 sobretudo porque vai participar ativamente da reeleição do prefeito da cidade do Recife João Campos. Essa retomada de laços é muito mais política do que familiar onde há uma relação em que cada membro da família Arraes e da família Campos possui caminhos políticos independentes entre si. É muito importante que você caro leitor entenda que Marília tinha o dever para com sua própria história de disputar o governo de Pernambuco nas eleições 2022. 

UNIÃO DE RESULTADOS- Nas recentes pesquisas divulgadas pelo Instituto Paraná e também pelo simplex ficou nitidamente claro que é uma força importante a junção de Marília Arraes e João Campos e que essa união ajuda bastante a consolidar uma vitória do prefeito logo no primeiro turno garantindo a reeleição e liquidando a disputa antecipadamente logo no primeiro turno. 

CAMPOS COMUNS - Se faz importante colocar aqui na coluna Na Lupa de hoje que ambos os primos João Campos e a ex-deputada federal Marília Arraes militam no mesmo grupo político e uma vez que defendem as esquerdas pernambucanas nada mais natural do que unir os meios de atuação de ambos, pois a esta altura essa unidade só terá ganhos políticos para os dois atores da cena política pernambucana. É a velha lição de que em política não existe não, nunca e jamais. O adversário de hoje poderá ser prontamente o aliado de amanhã, pois política é um jogo de xadrez em que apesar das estratégias, ganha quem errar menos. É isso aí.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

PLANALTO RESISTE A MUDAR COORDENAÇÃO POLÍTICA

Planalto resiste em mudar articulação política - O Palácio do Planalto dá sinais de que manterá sua forma de articulação política com o Congresso Nacional mesmo após a primeira derrota expressiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados e diante da crescente pressão por celeridade na liberação de emendas e nomeações de indicações políticas em cargos do Executivo. As emendas parlamentares são recursos para deputados e senadores enviarem para obras e projetos em suas bases, com ganho de capital político eleitoral —e, por isso, são usadas como moeda de troca nas negociações. Sob Lula, o Planalto concentrou em suas mãos a liberação desses recursos, diferentemente do que ocorreu no governo Jair Bolsonaro (PL), quando a gerência ficou a cargo da cúpula do Congresso e dos líderes das bancadas partidárias.

GOVERNADORA RECEBE LIDERANÇAS ÍNDIGENAS DE PERNAMBUCO E ACOLHE DEMANDAS DE EDUCAÇÃO

Governadora Raquel Lyra recebe lideranças de povos indígenas pernambucanos e acolhe suas demandas voltadas à educação
A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, representantes de diversos povos indígenas para dialogar sobre as necessidades das comunidades nas quais esses grupos vivem. Na ocasião, a gestora ouviu os pedidos das lideranças, focados na pauta da educação, e conversou sobre possíveis caminhos para solucionar os problemas apresentados. O deputado federal Túlio Gadêlha também esteve presente na reunião.
“Das demandas apresentadas hoje, algumas são simples de se resolver e outras nem tanto, mas uma coisa eu garanto, aqui os povos indígenas de Pernambuco vão ter voz. A gente vai andar pelas escolas indígenas e não vai deixar nenhuma para trás. Vamos buscar cada estudante com dificuldade de chegar à sala de aula. Vamos construir as soluções de cada área, planejando a educação como um todo e especialmente a educação indígena”, afirmou a governadora.
Entre as reivindicações feitas pelo grupo estão a criação de uma política específica para transporte escolar indígena, a formação da categoria de professor escolar indígena, melhorias na estrutura da rede escolar e recuperação das estradas para deslocamento das populações. 
“Fico muito satisfeito em estar aqui no Palácio com os povos indígenas, pois eu nunca vi uma governadora receber esse grupo tão importante para o nosso País e para Pernambuco no começo de uma gestão”, ressaltou Túlio Gadêlha, que entregou um documento elencando outros temas relevantes para a população originária.

Neguinho Truká, que esteve na reunião, comentou a importância dos pedidos feitos à Raquel, que podem vir a beneficiar todos os povos indígenas de Pernambuco. “A gente defende a criação de uma política de educação indígena no Estado que atenda ao nosso desenvolvimento. Esperamos a compreensão da sociedade pernambucana em relação aos nossos povos”, ressaltou. O secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, também acompanhou o evento.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

SILVIO SANTOS ESTÁ VIVO E TUDO NÃO PASSOU DE FAKE NEWS


Um burburinho tomou conta da web nesta segunda-feira (08). Internautas comentaram sobre o suposto falecimento do apresentador Silvio Santos, que está com 92 anos e segue afastado das telas do SBT.

Procurada pelo portal 'Metrópoles', a assessoria da emissora negou a notícia da morte do comunicador e alertou que o compartilhamento de notícias falsas é crime previsto por lei. “Silvio Santos está bem graças a Deus, curtindo os netos, filhas, genros e esposa. Fake news é crime, pessoal”, informaram. 
Vale lembrar que Silvia Abravanel, uma das filhas do apresentador, comentou recentemente sobre o possível retorno de Silvio Santos para as telinhas do SBT, ressaltando que ele faz o que quer, na hora que quer. É isso aí.

ATAQUE EM ESCOLA OCORREU EM MANAUS

Um estudante adolescente, de 14 anos, usou uma caneta para furar uma colega, de 14 anos, na manhã desta segunda-feira (8), na Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, na rua Verbena, no conjunto Valparaíso, zona Leste de Manaus. O caso ocorreu durante uma apresentação em sala de aula. De acordo com informações, um grupo de alunos estava apresentando um trabalho de Ciências, quando, de repente, um dos menores de idade desferiu os golpes contra a menina. Ela teve ferimentos no rosto e nas costas.
Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), o depoimento do agressor ainda deverá ser colhido, já que os agentes estavam acolhendo a vítima. Ainda conforme a autoridade, as ações dos outros alunos em intervir no ataque cooperou para a salvação da garota.

(Com informações do MSKTV)