segunda-feira, 15 de maio de 2023

RAQUEL ESTARÁ EM ARCOVERDE HOJE

Segunda-feira, 15 de maio de 2023
15h - Apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão | Arcoverde

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, para a apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão. O projeto tem o objetivo de oferecer apoio técnico aos profissionais que atuam na Atenção Primária e Atenção Especializada para fortalecer o cuidado integral à saúde. O foco do Planifica PE será cuidar da saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes. 

Local: Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) — Rua Av. Gumercindo Cavalcante, 420 - São Cristóvão, Arcoverde - PE.

Na Lupa 🔍 Segunda 15/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


A FORÇA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO SOLIDARIEDADE NA ELEIÇÃO MUNICIPAL 2024

A coluna de hoje retrata uma curiosidade sobre o potencial dos deputados estaduais eleitos em 2022 pelo Partido Solidariedade77. É impressionante e está atestado mas pesquisas de opinião realizadas até o presente momento o favoritismo de nomes que estão na Assembleia Legislativa de Pernambuco e que podem ser alçados ao cargo de prefeitos no próximo ano de 2024 em importantes cidades pernambucanas. Vamos lá:

LULA CABRAL - Pesquisa Simplex/CBN atestou que Lula Cabral lidera corrida eleitoral no Cabo de Santo Agostinho; prefeito Keko do Armazém aparece em segundo. Trata-se de um fenômeno de certa forma impensável até pouco tempo atrás. Isso significa que o mandato de deputado estadual fez muito bem ao empresário Lula Cabral, que é bastante lembrado no Cabo de Santo Agostinho para voltar a comandar os destinos da cidade. O ex-prefeito e atual deputado Lula Cabral lidera com 36,1%, seguido pelo atual prefeito Keko do Armazém com 16,7%. O Delegado Resende aparece com 12%, em empate técnico com Keko. Por último, o Professor Arimatéia obteve 2,9% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 17,4%, enquanto os indecisos totalizaram 14,9%. Uma coisa está bastante clara, o ex-prefeito Lula Cabral está forte e tem grande potencial para voltar a governar mais uma vez a sua cidade. 

LUCIANO DUQUE- O deputado estadual do Solidariedade 77 Luciano Duque, está super bem na fita, na população, em Serra Talhada. Uma pesquisa do Instituto Opinião, publicada e encomendada pelo Blog do Magno, atestou que a população do município sertanejo reconhece as grandes gestões de Luciano Duque a frente da prefeitura, e lhe dariam mais um mandato sem pestanejar, caso o deputado resolva trocar de endereço, deixando a rua da Aurora pela Terra do Xaxado. O levantamento do Instituto Opinião também trouxe um quadro da sucessão municipal interessante em Serra Talhada no ano que vem. Se vier a ser candidato, o ex-prefeito e atual deputado Luciano Duque (SD) ganharia a eleição, hoje, para a prefeita. No confronto direto com Márcia, Duque venceria com 42,7% dos votos contra 31% da petista. Neste cenário, 20% anulariam o voto e 6,3% não souberam ou se recusaram a responder. Como podemos observar caro leitor aqui Na Lupa, esses deputados podem facilmente trocar o legislativo pelo executivo de suas cidades, pois estão muito bem avaliados na opinião pública. 

GUSTAVO GOUVEIA- O deputado estadual Guatavo Gouveia, todo poderoso primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, embora não se tenha divulgado pesquisas sobre a eleição de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, todo mundo sabe no meio político que levantamentos de consumo interno, atestam Gustavo Gouveia com grandes chances de ser o futuro prefeito de Carpina. Além de possuir um grupo fortíssimo, o parlamentar está na fita do povo e as adesões ao seu nome ocorrem a todo instante de forma natural. Majoritário na eleição para deputado estadual na cidade, embora tenha como principal base o vizinho município de Paudalho, Gustavo, que é bastante jovem, encantou o eleitorado campinense e, só não será o prefeito se não quiser. O atual prefeito de Carpina Manoel Botafogo já está reeleito e dificilmente encontrará um candidato natural dentro do seu grupo, pois vários auxiliares e o vice-prefeito atual não se entendem pela indicação de candidato governista. O caminho está de fato pavimentado para Gustavo Gouveia, que poderá trocar a primeira-secretaria da ALEPE pela prefeitura de Carpina. É hoje o favorito não há a mínima dúvida. 

SOLIDARIEDADE 1-  O partido de Marília Arraes elegeu quatro deputados estaduais e uma deputada federal. Lula Cabral, Luciano Duque, Gustavo Gouveia e Fabrizio Ferraz foram eleitos em 2022 e estão na ALEPE e hoje se consolidaram como nomes fortes na política estadual. Fabrizio Ferraz é o único que não tem o nome colocado para a sucessão municipal até o presente momento, embora faça um excelente mandato, foi eleito com uma votação consagradora e sua base está localizada no sertão pernambucano. O Solidariedade de fato começa a surpreender politicamente para as eleições 2024 e pode trazer uma surpresa grande, fazendo ascender à Assembleia Legislativa de Pernambuco novos parlamentares que ocupariam as vagas deixadas pelos atuais deputados, levando a Casa Legislativa Wanderson Florêncio, que como primeiro suplente e teria retorno ao seu mandato e também o Delegado Rossine, ex-prefeito de Lajedo no Agreste Meridional, que teve excelente votação no estado, e por causa da legenda ficou na segunda suplência do Solidariedade. Caso o Solidariedade faça cabelo, barba e bigode, ainda chegaria à Assembleia Legislativa de Pernambuco Júlio Lóssio Filho de Petrolina que obteve 24.349 votos. 

 - Na verdade ninguém imaginaria que os nomes do Solidariedade 77 viessem a se tornar favoritos nas Eleições Municipais que se avizinham. “A política é como nuvem, você olha e o céu está nublado, baixa a cabeça e olha novamente o Sol brilha internamente”. Esta analogia é muito interessante para explicar o fenômeno que é a política enquanto ciência e também nos dar uma uma pista para entender a cabeça do eleitor. Cabo de Santo Agostinho, Serra Talhada e Carpina possuem grandes chances de ser governadas pelos deputados eleitos pelo Solidariedade 77. Além de mostrar a força pessoal de cada parlamentar da sigla, fica evidente que do ponto de vista eleitoral os nomes que caminharam com a ex-deputado federal Marília Arraes(SD) além de fortes estão de fato polivalentes no jogo político, podendo jogar em qualquer posição nessa partida que se avizinha. É caro leitor, a política tem dessas coisas. É isso ai.

sábado, 13 de maio de 2023

EDUARDO PORTO HERDARÁ A VAGA DO PAI NO TCE POIS É CANDIDATO ÚNICO À VAGA

Sem alarde, foi confirmado que o advogado Eduardo Porto será o candidato único à vaga do pai no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Blog já havia adiantado que não iria haver bate-chapa pela vaga do conselheiro Carlos Porto. O acordo foi feito e apenas a Deputada Estadual Débora Almeida não avalizou a inscrição do filho do atual conselheiro Carlos Porto. Coronel Alberto Feitosa não assinou porque estava viajando e ausente na data da assinatura. 


EDUARDO LYRA PORTO DE BARROS- O futuro Conselheiro do TCE é Brasileiro, Casado, Advogado, vem requerer sua inscrição como candidato ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco na vaga recentemente aberta em virtude da aposentadoria do Conselheiro Carlos Porto Barros, tendo em vista o previsto no art. 337 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

BONITO RECEBE ÂMBULANCIA VIA ÁLVARO

Bonito recebe ambulância adquirida com emenda do deputado Álvaro Porto 

O município de Bonito, no Agreste, recebeu, neste sábado (13.05), ambulância viabilizada com recursos de emenda do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB). O valor repassado foi de R$ 200 mil e atendeu solicitação feita pelo vereador Maroja. O veiculo será destinado ao distrito de Bentevi.

Segundo o vereador, a ambulância vai garantir um melhor atendimento aos que necessitam se deslocar em busca de atendimento médico. “Trará grandes benefícios para a saúde da população de Bentivi”, avalia.

Com mandatos sempre mobilizados para assegurar mais eficiência no atendimento médico dos pernambucanos, Porto frisa que a disponibilização de transporte seguro e confortável para pacientes é uma questão de cidadania.

“É importante que aqueles que estejam enfrentando problemas de saúde possam ser levados com conforto e dignidade aos centros para receber o tratamentos devido”, afirma.
Nos últimos anos, o trabalho de Porto viabilizou ambulâncias para municípios de diferentes regiões do Estado. Entre eles, além de Bonito, estão Garanhuns, Quipapá, Canhotinho, São Caetano, Capoeiras, Lajedo, Angelim, Brejão, Calçado, Jurema e São João. Também destinou emendas para a aquisição de veículos em Cabrobó e Panelas.

MAIS UM CASAMENTO CIVIL COMUNITÁRIO REALIZADO EM GARANHUNS

Garanhuns realiza mais um casamento civil comunitário
A cerimônia aconteceu em um dos mais belos atrativos turísticos de Garanhuns: o Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo)
37 casais disseram o “sim” na tarde desta quinta-feira (11), em uma cerimônia de Casamento Civil Comunitário. O momento foi uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), além dos Cartórios de Registro Civil, 1ª e 2ª zonas. A cerimônia aconteceu em um dos mais belos atrativos turísticos de Garanhuns: o Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo).
Com a condução das Juízas, Maria Betânia Duarte Rolim (coordenadora do Cejusc) e Zélia Maria Melo, juíza da 2ª Vara de Família de Garanhuns, os casais tiveram a oportunidade de realizar o sonho de oficializar o matrimônio: “Muitos casais aqui, talvez a maioria, já vivem juntos há um bom tempo, porém não tiveram a oportunidade de concretizar a união. Este evento é também uma ação social de grande relevância para o município”, frisou Rolim. 
O Prefeito Sivaldo Albino e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, marcaram presença na ocasião. Albino aproveitou o momento para parabenizar os casais e reforçar a importância das parcerias na realização de projetos como o Casamento Comunitário: “É de grande alegria para nós poder realizar este evento ao lado do Cejusc e dos Cartórios de Registro Civil, pois sabemos que muitos, por questões financeiras, não conseguiram ao longo de suas vidas realizar o sonho do matrimônio. Que bom que hoje quase 40 casais vão poder iniciar um novo ciclo”, destacou.
Um exemplo de anos de convivência, mas sem a formalização é o do casal Quitéria Marques, 63 anos e Cícero Alves de 71 anos. “Nós já moramos juntos há 26 anos e sempre tivemos o sonho de casar. Fizemos a inscrição pra começar agora uma vida nova, no papel, e se Deus quiser vamos ficar juntos por muito mais tempo”, comemorou emocionado o senhor Cícero. Além de todo o apoio das inscrições nos CRAS, a SASDH também organizou toda a estrutura no Pau Pombo, lembranças, bolo e decoração.

Fotos: Hilton Marques (5 primeiras fotos) e Thomas Ravelly

Na Lupa 🔍 Sábado 13/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
Na LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


A RETÓRICA DA CAMPANHA NÃO SOBREVIVE A CHEGADA AO PODER NA POLÍTICA 

Na política existem várias fazes no período de pré-campanha oficial e no “oficioso”. Há ainda as fazes da campanha propriamente dita, em que os abraços lágrimas e sorrisos e as juras de “amor eterno” encantam não só as multidões, mas também os correligionários e adeptos das candidaturas em jogo. Tudo isso caro leitor aqui Na Lupa, não passa de uma retórica (conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória). E pasmem tudo fica dentro desse quadrante e os envolvidos acham que serão reconhecidos e terão eterno carinho e atenção daqueles que elegeram. Engano certo para a grande maioria dos navegantes nessa “nau política”. 
REVOLTA DE ALIADOS- Quem testemunhou de perto a dedicação de Marília Arraes ao projeto de Luiz Inácio Lula da Silva está incrédulo aqui em Pernambuco. Nos grupos de WhatsApp que esse colunista acompanha a reclamação e geral. Essa base que foi às ruas, lutou e fez campanha para Lula(PT) esta decepcionada com a falta de definição do Presidente da República para aquela que simbolizou o verdadeiro palanque de Lula nas eleições de 2022. É importante salientar que a ex-deputada federal desde a sua adolescência sempre votou, lutou e fez campanha para o atual presidente. 
O JOGO DE HUMBERTO- É muito desapontamento e reclamações dos políticos do Agreste Meridional que estavam com Marília e Lula mas última eleições. Todos eles são unânimes ao dizer que não possuem nada contra Luciana Santos, Tadeu Alencar e Danilo Cabral, este último indicado pelo senador e “dono do PT” em nosso estado para a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) com sede em Recife na Avenida Domingos Ferreira. Na sua coluna na folhape a jornalista Carol Brito colocou de forma brilhante a indicação de Humberto Costa: “Juntando a fome e a vontade de comer, o PT abre as portas da Sudene para Danilo Cabral”.  A SUDENE é um órgão estratégico e no orçamento de 2023, cabe à Sudene uma fatia de R$ 78 milhões. É ela quem define os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), algo em torno de R$ 35 bilhões para este ano.
TANCREDO NEVES - Mas a nossa análise vai muito além da questão de Marília Arraes. Na política sempre há os que após lutarem e dar o sangue a campanhas serão ignorados e esquecidos. Faz parte do jogo político e todo mundo que conhece de perto o meio sabe que “não se faz política sem vítimas”. É isso mesmo que você leu caro leitor. A frase e de ninguém menos do que Tancredo Neves (1910-1985), político mineiro e presidente do Brasil eleito pelo colégio eleitoral no congresso, mas que morreu antes de assumir dando o cargo a José Sarney. Por aí dar para se ter uma ideia do que essa frase representa. 

AULA DE MAQUIAVEL- Nicolau Maquiavel foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são, e não como deveriam ser. Portanto se faz necessário entender essa frase retirada do livro famoso que é um dos mais lidos no mundo pela políticos do cientista político Maquiavel: “Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha. Maquiavel - O príncipe (1532).

ANALISANDO- Traduzindo a aula acima de Nicolau Maquiavel para o hoje. Melhor descartar tantos aliados sem
Mandato na atualidade do que ficar a mercê dos “inimigos” que até bem pouco tempo queriam destruir a candidatura de Lula e sua volta à Presidência da República. Por esse motivo é melhor aliar-se ao PSB e aos seus amigos que ajudaram a tirar Dilma Rousseff e o PT do governo do que dar espaço a combatentes de honra que lutaram ao seu lado para você ser alçado ao poder. Aí está a explicação lógica e objetivo não só para a questão de Marília Arraes, mas de todos em todo o país que apoiaram Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Meus amigos, o Brasil não é para amadores. Tenho dito!

sexta-feira, 12 de maio de 2023

ISABELLA DE ROLDÃO PARTICIPA COMO PREFEITA EM EXERCÍCIO DE PLENÁRIA PPA NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Representando a Prefeitura do Recife, Isabella compôs a mesa de abertura do evento realizado no Teatro Guararapes 

AGENDA -  sua primeira agenda oficial como prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão participou, na tarde desta sexta-feira (12), da plenária para elaboração do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 do Governo Federal, realizado no Teatro Guararapes, em Olinda. Comandada pela ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o PPA apontará as prioridades do Governo Federal para os próximos quatro anos. Também participaram da solenidade a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e demais autoridades. 
PERNAMBUCO- Depois de Bahia e Alagoas, Pernambuco é o terceiro Estado a receber as plenárias estaduais do PPA Participativo, que passará por todas as 27 Unidades da Federação e se encerra no dia 10 de julho. Para Isabella, a participação popular na construção e definição dos programas e propostas para o futuro do país demonstra a importância da escuta social para as decisões do Governo Federal. 
FALA ISABELLA - "Política pública se faz com a escuta atenta e os pés no chão, junto das pessoas. Foi assim que fizemos, por exemplo, com o Todos Pelo Recife, quando recebemos mais de 12 mil propostas e sugestões encaminhadas pela população. Foi graças a essa escuta, por exemplo, que o Recife revisitou o seu PPA para incluir políticas públicas voltadas para a primeira infância", destaca a prefeita em exercício. 

DEBATE DE NÍVEL - Isabella aproveitou o momento para elencar algumas das iniciativas da Prefeitura do Recife que se concretizaram com a participação social e popular. "Fomos pioneiros com o Cedes, o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife; com a Praça da Infância, projeto que é concebido junto com a comunidade, além do nosso Compaz. E é isso que esperamos para o Brasil a partir do PPA Participativo", finaliza.

OPOSIÇÃO DE SALOÁ TEM O APOIO DO DELEGADO ROSSINE


O ex-prefeito de Lajedo e suplente de deputado estadual Delegado Rossine esteve nesta manhã de hoje e no começo da tarde em um encontro com as oposições do município de Saloá. O evento teve como característica principal discutir propostas importantes para as eleições de 2024 e ao mesmo tempo foi traçado um roteiro que possa garantir a união das oposições para chegar no próximo ano que se avizinha, com muita força política para chegarem a prefeitura do município.
ARTICULAÇÃO  - Varias lideranças estiveram em conversas e após muitos temas discutidos, alguns dos presentes participaram de um almoço promovido pelas oposições. Entre eles, estavam presentes o vice-prefeito Ronaldinho Birunda e o empresário Bidé, além de diversas lideranças da cidade do Saloá. O suplente de deputado Delegado Rossine tem dado força as oposições na busca de dias melhores para essa importante cidade do Agreste Meridional. 
AMPLIAR- No encontro os presentes decidiram que vão ampliar cada vez mais o número de participantes de maneira que haja um espaço aberto para todos aqueles que querem buscar as transformações e o desenvolvimento verdadeiro da cidade bem como promover acima de tudo uma política sadia e democrática para as pessoas que mais precisam do apoio do poder público municipal.