segunda-feira, 15 de maio de 2023

AO VIVO - JULGAMENTO DE VEREADORES DE GARANHUNS

Tribunal Regional Eleitoral julga Processos relacionados a Vereadores de Garanhuns
 Com informações do Carlos Eugênio 
O julgamento de Processos Eleitorais durante a 39ª Sessão Ordinária Híbrida, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), dessa segunda-feira, dia 15, deverá chamar a atenção dos Garanhuenses. É que cinco Vereadores do Município terão seus futuros políticos julgados em 2ª Instância. 
Thiago Paes (PL); Erivan Pita e Matheus Martins (PSD); Bruno dos Santos (sem partido) e Magda Alves (PP) estão entre os interessados nos julgamento do Processos nº 0600769-07.2020.6.17.0056; 0600766-52.2020.6.17.0056 e 0600001-47.2021.6.17.0056, todos oriundos da 56ª Zona Eleitoral. O Blog do Carlos Eugênio não conseguiu apurar o teor dos processos, que possuem a classe judicial de “Recurso Eleitoral”.
Dentre os julgados, apenas Thiago Paes foi condenado à cassação do Mandato no julgamento em primeira instância (relembre clicando AQUI) e aparece na pauta como recorrente. Os demais estão na qualidade de recorridos já que não sofreram condenação no julgamento dos processos na 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns (1ª Instância do Julgamento). Os candidatos a Vereador nas eleições de 2020, Bruno da Luz, Luiz Leite e Marinho da Estiva, que não conseguiram se eleger, também têm os nomes citados nos processos, podendo, em caso de condenação dos Parlamentares detentores de mandato, assumir os possíveis cargos em aberto na Câmara de Garanhuns.
Os processos possuem a relatoria da Desembargadora Mariana Vargas e revisão da Desembargadora Iasmina Rocha. A 39ª Sessão Ordinária Híbrida do TRE-PE tem início previsto para às 14h e terá transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/@tre_pernambuco.





RAQUEL RECEBE DOCUMENTO ENTREGUE POR LIDERANÇAS DO PL

Governadora Raquel Lyra recebe documento entregue por lideranças do PL
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu nesta segunda-feira, 15, no Palácio do Campo das Princesas, o presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, os deputados federais André Ferreira, Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Coronel Meira e os estaduais Renato Antunes, Nino de Enoque, Abimael Santos e Joel da Harpa. Em pauta no encontro, a entrega de um documento que reúne diversas propostas do partido para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

“Encontros como esse são importantes e reafirmam que a construção e implantação de políticas públicas que interessam ao povo de Pernambuco são urgentes e precisam ser implementadas, ouvindo também os representantes do nosso Estado no parlamento e os partidos. É assim, governando com todos e para todos, que o Estado chegará para quem mais precisa”, destacou a governadora.

O documento destaca que o partido e deputados do PL objetivam contribuir para a melhoria da condição social e econômica, através de discussões sobre as propostas do plano de governo. O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, também participou do encontro.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

VEREADORES MATHEUS MARTINS E ERIVAN PITA SÃO CASSADOS

Acaba de serem cassados por unanimidade os vereadores Erivan Pita e Matheus Martins , com a perda do seus diplomas de Vereadores por fraude nas eleições de 2020 .
A decisão não é definitiva e cabe recurso.

EMPRESÁRIO EXECUTADO NO SERTÃO

No final da manhã desta segunda-feira (15), um homem identificado Neurivaldo Nuclecio Bezerra Ferreira da Silva, de 39 anos,, mais conhecido por Neury Ferreira, foi assassinado a tiros no Centro de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, o crime aconteceu na região dos armazéns da Rua Cirilo Xavier e Joaquim Conrado de Sá. Neury Ferreira ainda foi socorrido por populares para o Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam) mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil investiga o caso.

EDUARDO E LULA DA FONTE REUNEM BANCADA DO PP

Eduardo e Lula da Fonte reúnem bancada do PP

O presidente estadual do Partido Progressistas, o deputado federal Eduardo Da Fonte reuniu, nesta segunda-feira (15), a bancada e deputados do PP. Na pauta, o grupo discute encaminhamentos do partido. 

Na ocasião, o deputado, que vem se destacando cada vez mais em Brasília e no fortalecimento do partido em Pernambuco, reuniu o grupo com foco no crescimento e desenvolvimento de Pernambuco.

Estavam presentes, o vice-presidente do PP de Pernambuco, o deputado federal Lula da Fonte, os deputados estaduais, Kaio Maniçoba, Pastor Cleiton Collins, Pastor Júnior Tércio, Jeferson Timóteo, Claudiano Martins Filho, Adalto Santos, Antônio Moraes e Henrique Queiroz Filho; os ex-deputados, Roberta Arraes e Clóvis Paiva, além dos políticos, Humberto Arraes; o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz e o presidente da Juventude do PP, Alef Collins.

DIÁCOMO RENATO SE ORDENARÁ PADRE

Ordenação acontecerá nos próximos dias paróquia Perpétuo Socorro, Igreja do Cuscuz em Garanhuns

“Amou-os até o fim”. O lema, retirado do Evangelho de São João, serve como inspiração de vida e vocação para o diácono Renato que, nos próximos dias será ordenado padre na paróquia Perpétuo Socorro em Garanhuns.O jovem viu a vocação nascer a partir do envolvimento, desde criança, na comunidade. Agora, depois da dedicação à formação e da vivência junto às comunidades enquanto diácono, Renato se prepara para reafirmar a resposta dada ao chamado divino. E conversou em Correntes com nosso correspondente Marinho.

 
Experiência de amor e entrega
Como indica o lema escolhido, a experiência vocacional do jovem sempre foi guiada pelo amor demonstrado a Jesus Cristo. “Decidi seguir o chamado com alegria e foi crescendo cada vez mais o amor a Cristo e à comunidade eclesial”, conta e acrescenta, ainda, que os diferentes testemunhos que percebeu, em sua caminhada, foram essenciais para ajudar a atender o chamado com perseverança e dedicação. 


Um novo “sim”
Hoje, o diácono acompanha e auxilia o pároco padre Marcos na paróquia de Correntes e aguarda com expectativa o próximo passo na caminhada vocacional. “Diante do mundo contemporâneo em que vivemos, surgem muitos desafios e precisamos perceber a realidade para saber como e onde atuar”, inicia. Ele coloca, ainda, a importância do sacerdote diante das necessidades da comunidade. “Acredito que devemos ter simplicidade e, dentro dela, prudência e muita oração diante do que se vai falar e fazer. O povo espera essa resposta e, acima de tudo, o testemunho de um padre que possa transmitir a pessoa de Jesus – ao mesmo tempo humano e divino. Percebo que as pessoas têm sede de ver no padre e no diácono alguém que possa dar uma esperança para suas vidas”.

 

A prática do amor
E é, justamente, a comunidade que é, para Renato o espaço onde acontece, de fato, a vivência do amor. “É na comunidade onde se percebe, na prática, a experiência do amor - desde os conselhos humanos, com nossas ações. E isso está centrado na figura do Bom Pastor – que alimenta, orienta, busca, acolhe, aconselha e resgata se for preciso. E essa é a missão do padre.”, define. “Quando estamos convictos da missão, o Reino de Deus acontece na nossa vida e na vida das pessoas. A comunidade é uma expressão onde se explode o amor”, complementa. “É uma alegria ao longo do caminho, mesmo apesar das dificuldades, ter encontrado pessoas que me deram a mão, me ajudaram, reconheceram e valorizaram aquilo que tenho dentro de mim: a vocação”, acrescenta.

 

Ser padre
A expectativa pelo “sim” é, também, a expectativa pela caminhada que se apresenta. Para o diácono, o caminho é de enfrentamentos, mas, também, de felicidade pelo que se constrói. “Ser padre, hoje, traz, além dos desafios, contentamento e expectativa pelo que vem. É preciso estar sempre em contato com a realidade da Igreja, com o que o papa Francisco e o arcebispo propõem. Ser padre, hoje, é estar sempre atento aos sinais que Deus dispensa na nossa vida, pela formação integral e permanente, e na vida da paróquia. Estamos revestidos de uma missão que é o próprio Cristo. Os desafios do caminho só fortalecem a nossa vocação. Quando Deus chama, não há como dizer não e não há obstáculo que mude isso”, conclui.

 Abaixo videos com entrevista:







ÍZAIAS SOLICITA LEITOS DE UTI PEDIÁTRICA EM GARANHUNS

Deputado Izaias Régis solicita instalação de leitos de UTI pediátrica em Garanhuns
A indicação Nº 002119/2023 foi publicada no Diário Oficial da quinta-feira (11)
O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) tem acompanhado com preocupação o número de casos de doenças respiratórias infantis que têm lotado a pediatria do Hospital Regional Dom Moura. 

A unidade hospitalar dispõe atualmente de 22 leitos de Pediatria, sendo 18 para internamentos, 2 para casos de Covid-19 e 2 para neonatologia, todos estão ocupados no momento. Os principais diagnósticos têm sido bronquiolite, bronquite e pneumonia. No caso de agravamentos, as crianças precisam ser transferidas para unidades de saúde que disponham de UTI pediátrica.  

Diante dessa situação, o deputado estadual Izaías Régis apresentou a Indicação de Nº 002119/2023, ao Governo do Estado de Pernambuco, solicitando a implantação de leitos de UTI pediátrica para o Hospital Regional Dom Moura. 

“Na semana passada tivemos a triste notícia de dois óbitos de crianças em situação de agravamento de doenças respiratórias. Acompanhei a situação mais de perto da criança de três anos, na busca por leitos para a transferência. É uma situação muito triste. Por isso fizemos essa indicação para que a Secretaria de Saúde possa buscar esse incremento no atendimento pediátrico de Garanhuns e região” comentou o deputado. 

Régis também vem buscando junto à Governadora Raquel Lyra, a construção de um novo hospital regional em Garanhuns para reforçar a rede pública de saúde do município e da região. “Em diversos momentos que a governadora falou em investimentos em saúde no Estado, ela sempre cita a construção do hospital de Garanhuns. Estamos confiantes que essa obra está entre as prioridades de investimento em saúde do Governo de Pernambuco.”


TERESA SE APOSENTA E ABRE MAIS UMA VAGA NO TCE

A conselheira do Tribunal de contas de Pernambuco (TCE), Teresa Dueire, antecipou em dois meses sua aposentadoria, apresentando seu desligamento hoje.  Discreta, fez história em ser a primeira e única mulher a ocupar uma das sete vagas do conselho do TCE. Foi exilada política durante o período da ditadura militar, inclusive presa nos chamados anos de chumbo, por ser auxiliar direta de Dom Helder Câmara em seus trabalhos sociais. Teresa Dueire, depois da redemocratização, teve três mandatos de Deputada Estadual, sendo líder do governo Jarbas Vasconcelos na ALEPE.


Hoje, o seu pedido de aposentadoria foi testemunhado por seu irmão, o Senador Fernando Dueire (MDB), pelo presidente do TCE, Ranilson Ramos, e pelo Deputado estadual Jarbas Filho (PSB). Na ocasião, também estiveram presentes os conselheiros Carlos Neves, Valdecir Pascoal e Dirceu Rodolfo, além do Procurador-Jurídico do tribunal, Aquiles Viana Bezerra.


 “Teresa deixa o tribunal depois de vinte anos de mandato, tendo construído uma história de justos e preciosos exemplos. Sua conduta firmou um padrão diferenciado, tornando-se um referencial por suas boas práticas de julgamento e seriedade, conquistando admiração de cortes de contas em todo o país. Espero que seja sucedida por um nome à altura do conceito que formou”, afirmou o senador pernambucano.


Para o deputado Jarbas Filho “Teresa tem uma vida marcada por atos de coragem. Sempre teve o diálogo como sua marca. Vai fazer falta ao colegiado do TCE, mas tenho certeza que logo estará engajada em outras missões e novos desafios”, disse o deputado. Vale lembrar que a indicação de Teresa ao TCE foi por indicação do então governador Jarbas Vasconcelos (MDB).


O Presidente do TCE, Ranilson Ramos, já informou que irá oferecer a ela a medalha Nilo Coelho em uma sessão de despedida que está sendo agendada. “Teresa foi a primeira mulher da nossa corte e a segunda do País. Seu empenho e dedicação estiveram marcados em cada parecer, em cada voto e posicionamento dado aqui. Ela só construiu pontes entre todos nós. Sentiremos muita falta”, disse