quarta-feira, 17 de maio de 2023

CORONEL MEIRA REAPRESENTA PL DAS FAIXAS SALARIAIS

Coronel Meira reapresenta PL das Faixas Salariais
Após reunião com o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), nessa terça-feira, 16, onde foi discutida a necessidade de acabar com as "faixas salariais" para a Polícia Militar e Bombeiro Militar, o Deputado Coronel Meira (PL/PE) irá reapresentar na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1264 de sua autoria, com os ajustes sugeridos por Lira. 

“Não é aceitável que policiais que cumprem a mesma função, possuem a mesma patente e correm o mesmo risco, sejam classificados na categoria A, B, C, D, e recebam salários diferentes. Já apresentei Projeto de Lei que trata desse assunto e em breve, iremos acabar com essa covardia.” Afirma Meira.

O PL 1264/2023 estabelece a equiparação salarial entre determinados servidores das forças de segurança pública que ocupam os mesmos postos, graduações e classes funcionais, dentro de um mesmo ente federativo.

LULA DA FONTE E CLAUDIANO LUTAM POR PAVIMENTAÇÃO ITAÍBA - TRAPICHE

Lula da Fonte e Claudiano Filho solicitam pavimentação asfáltica de rodovia que liga Itaíba ao povoado Trapiche
O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) solicitou o projeto e execução de pavimentação asfáltica em rodovia que liga o município de Itaíba, Agreste Meridional de Pernambuco, ao povoado Trapiche, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, através do ofício nº 032. 

De acordo com o parlamentar, a obra, com extensão de seis quilômetros, é de extrema importância econômica e social para a cidade. O município sobrevive dos recursos provenientes da cadeia produtiva leiteira e tanto o transporte do alimento para o animal quanto o transporte do produto final, são feitos por esta rodovia. 

“Além da importância econômica da execução da obra, existem fatores de ordem de saúde e educação que são importantes, tanto para a comunidade, como para os municípios interligados, Itaíba e Ouro Branco, em Alagoas. O povoado Trapiche recentemente concluiu a ligação asfáltica a cidade alagoana. O que favoreceu, e muito, os moradores da localidade. Entretanto, ainda é necessário fazer o trecho que liga o povoado e Ouro Branco, a Itaíba”, explicou o deputado federal Lula da Fonte. 

A obra é uma das solicitação atendidas também pelo deputado estadual do município, Claudiano Filho. O parlamentar tem um grande e notório trabalho em prol do desenvolvimento de Itaíba.

LUCAS RAMOS ELEITO VICE PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DA CÂMARA

Lucas Ramos é eleito vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados
O deputado federal Lucas Ramos foi eleito, por unanimidade, 1° vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, na Câmara dos Deputados. O parlamentar defendeu que o colegiado, criado neste ano, mas que já é um dos mais importantes para a Casa, tem papel estratégico na elevação do nível de industrialização da Economia e na ampliação da competitividade dos principais setores econômicos que sustentam a geração de riquezas no Brasil.

"Orgulho enorme de ter sido escolhido por meus pares e extremamente entusiasmado com essa nova missão. A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços é o o espaço ideal para promovermos a construção coletiva das políticas públicas que vão ser decisivas para a retomada da geração de novas oportunidades de emprego e renda para os brasileiros", destacou o parlamentar.

Lucas Ramos frisou que a Comissão é responsável por analisar matérias legislativas com impacto direto nos setores que representam 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. "A Câmara dos Deputados é imprescindível no fortalecimento e modernização da legislação para tornar mais favorável o ambiente para desenvolvimentos de novos negócios", reforçou.

O parlamentar enfatizou também a importância de aprofundar no colegiado as discussões sobre o avanço da transformação digital nos segmentos produtivos e maior acesso às novas tecnologias e pesquisas científicas.

DELEGADO ROSSINE DEU ENTREVISTA A URUBÁ FM PESQUEIRA


Agora há pouco em Pesqueira, foi entrevistado pelo blogueiro e radialista Paulinho Muniz, na rádio Urubá FM, o Suplente de Deputado Majoritário naquela cidade e Delegado Rossine falou das suas experiências como prefeito dificuldades dos problemas de Pesqueira. Na Rádio Urubá FM, Rossine esteve acompanhado dos vereadores Matheus Leite, Zé Maria Campos, empresário Luiz Henrique, Cacá do Detran, Fifi, Geraldo e comissário Rivaldo
Entre os assuntos relacionados na sabatina esteve os mototáxis e barracas desordenadas, que segundo o entrevistador dobraram em Pesqueira. Segundo Rossine "é possível inferir que esses são desafios específicos de mobilidade e ordenamento urbano. Os mototáxis, por exemplo, podem ser uma alternativa de transporte popular em alguns locais, mas podem gerar preocupações relacionadas à segurança e à organização do trânsito, em sua época diversas capacitações educativas foram feitas em Lajedo. Já as barracas desordenadas podem afetar a estética da cidade, obstruir calçadas e causar problemas de circulação, porém com uma discussão com CDLs locais se chega a um denominador. Mais em ambos os casos não se pode mexer com essas pessoas sem uma solução imediata a vida deles".

- "Esses problemas são comuns em muitas áreas urbanas e exigem ações efetivas das autoridades municipais para regulamentar e fiscalizar essas atividades. É importante buscar soluções que garantam a segurança dos usuários e pedestres, além de promover a ordenação adequada do espaço urbano. Isso pode envolver a implementação de regulamentações, a definição de áreas específicas para mototáxis e a criação de normas para o comércio ambulante, visando ao equilíbrio entre as necessidades dos negócios locais e o bem-estar da população em geral. É preciso um equilíbrio" frisou ele.

Outro assunto abordado foi a falta de transparência em relação aos recursos que chegam a Prefeitura. "Se os recursos chegam à prefeitura, mas não chegam à população, isso pode indicar problemas de gestão e distribuição dos recursos públicos. Existem várias razões pelas quais isso pode ocorrer, como má administração, corrupção, falta de fiscalização adequada ou falta de planejamento eficiente." Disse Rossine

- "É essencial que os recursos sejam utilizados de maneira transparente e responsável, direcionados para as necessidades da população e para a melhoria dos serviços públicos. Isso inclui investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outros". Complementou o delegado.

Indagado como evitar essa discrepância entre os recursos e a população, ele disse: "Que é necessário que a gestão municipal seja eficiente e transparente. É fundamental que haja um controle rigoroso sobre o uso dos recursos, prestação de contas regular e mecanismos de participação da população na definição das prioridades e no acompanhamento dos gastos públicos".

Além disso, colocou que: "É importante que a população se mantenha informada e engajada, buscando se envolver nas discussões e no acompanhamento das ações da prefeitura. A participação ativa dos cidadãos pode contribuir para uma gestão mais responsável e para a destinação adequada dos recursos em benefício de toda a população". Disse ele.

Ainda no final do programa falou ainda das estradas vicinais que hoje consta diversos desafios como falta de manutenção adequada, falta de pavimentação, problemas de drenagem e acesso limitado durante períodos chuvosos. Esses problemas podem dificultar a mobilidade dos moradores locais, o escoamento da produção agrícola e o acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

É importante que as autoridades municipais e estaduais estejam cientes dessas questões e adotem medidas para melhorar as condições das estradas vicinais. Isso pode envolver investimentos em manutenção regular, pavimentação quando viável, melhorias na drenagem e acesso a recursos para a realização de reparos emergenciais.

Além disso, é fundamental ouvir as demandas e preocupações da população local, envolvê-la no planejamento e na tomada de decisões relacionadas às estradas vicinais, e garantir a transparência no uso dos recursos destinados a essa infraestrutura. Dessa forma, é possível buscar soluções que atendam às necessidades da comunidade e melhorem a qualidade de vida nas áreas rurais. Finalizou o Delegado Rossine.

ARCOVERDE SE PREPARA PARA ENTREGAR 7 MIL FARDAMENTOS

Nas próximas semanas, a Secretaria de Educação de Arcoverde divulga o calendário de entrega do tão esperado fardamento para os alunos da rede municipal de ensino. Em suas redes sociais, o prefeito Wellington Maciel (MDB) anunciou a entrega afirmando que os estudantes voltarão às aulas no segundo semestre já de farda nova. Para ele, garantia de dignidade.

A nossa criançada, que estuda na rede municipal de ensino, voltará às aulas no segundo semestre de farda nova. A farda ficou linda e está sendo produzida para atender aos nossos milhares de alunos, garantindo dignidade para que eles possam estudar e aprender”, disse o prefeito após receber do secretário de Educação, Prof. Antônio Rodrigues, as primeiras fardas já confeccionadas.

“Já vínhamos nos planejando há um bom tempo, apenas no aguardo dos recursos que são dos cofres da própria governo municipal, para podermos finalizar todo o processo de licitação, homologação e, agora, finalmente, a confecção das fardas que serão entregues as nossas crianças na volta do segundo semestre letivo de 2023. Um pedido do prefeito que se concretiza graças aos esforços de toda uma equipe”, disse Rodrigues.

Segundo o Secretário de Educação, serão entregues sete mil fardamentos a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde a creche aos anos finais. O investimento da prefeitura na compra das novas fardas é da ordem de R$ 300 mil e cada aluno vai receber um kit de fardamento.

“Garantimos assim mais um direito de nossas crianças, elas passam a ter uma identificação de onde estudam e os pais vão economizar com a aquisição de roupas para que elas possam ir à escola. Ganha o governo que tem uma melhor identificação de seus alunos, ganham os pais que economizam e ganham as crianças que tem sua autoestima elevada com o novo fardamento”, finaliza o secretário de Educação.

Via Folha das Cidades

PODEMOS EMITE NOTA POR DEPUTADO CASSADO

Nota oficial 
O Brasil e o parlamento nacional perdem com a decisão que o TSE tomou na noite desta terça-feira (16), que alterou o entendimento do TRE-PR, cassando o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol. 

A expressiva votação que o ex-chefe da Operação Lava Jato obteve nas urnas, de mais de 344 mil votos, corresponde à massiva aprovação popular de sua atuação no combate à corrupção e em defesa da sociedade brasileira.

O Podemos se solidariza com o parlamentar e não poupará esforços na avaliação de medidas que ainda podem ser tomadas pela defesa de Dallagnol.

Podemos

CAMPANHA MAIO AMARELO INTENSIFICADA EM GARANHUNS

Campanha Maio Amarelo é intensificada em Garanhuns
Ações contam com blitzes educativas, orientações aos condutores de veículos e visita às escolas
Durante esse mês de maio, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) vem realizando uma série de ações alusivas à campanha Maio Amarelo. A mesma, tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, nesta edição de 2023, e visa sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Durante essa terça-feira (16) equipes da Guarda Civil Municipal e membros da AMSTT estiveram realizando uma blitz educativa na Avenida Rui Barbosa, próximo ao Seminário São José. O grande intuito da ação, foi orientar os condutores de veículos, visando a prevenção de acidentes e conscientizando sobre as leis de trânsito. 
Ao longo do mês, a programação também conta com visita às escolas das redes municipal e particular, com realização de palestras e diálogos com os estudantes. Por outro lado, ainda haverá palestras para o grupo da terceira idade do Serviço Social do Comércio (SESC). 
Além disso, a campanha ainda conta com entrega de kits informativos em cartilhas e laços na cor amarela, que representa a atenção e a própria sinalização no trânsito. De acordo com a AMSTT, a campanha deve atingir um público de 2.500 pessoas através das palestras, e, por volta de 1.000 pessoas nas blitzes e abordagens nas escolas com a panfletagem.

Fotos: Sérgio Neves

VEREADORES DE CONDADO FORAM CASSADOS POR FRAUDE A COTA DE GÊNERO

O TRE Pernambuco, por unanimidade, em julgamento na tarde desta terça-feira (16), cassou por fraude à cota de gênero toda a chapa de candidatos a vereador do PDT de Condado (Zona da Mata Norte) nas Eleições de 2020. Com a decisão, dois vereadores eleitos pelo partido perdem os mandatos: Edinaldo do Nascimento da Silva Filho popular "Neném de Naldinho" e Rivaldo Custódio da Silva o "Rivaldo de Célio". Da decisão cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator da ação foi o desembargador eleitoral Rodrigo Cahu Beltrão.

O caso foi tratado em primeira instância em duas ações: uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). Ambas haviam sido julgadas improcedentes em primeiro grau. Mas o tribunal acolheu o recurso apresentado por Silvano Mendonça de Souza, candidato a vereador não eleito pelo MDB, para modificar as decisões e reconhecer como fictícias três candidaturas à vereança pelo PDT, as de Luciana Alexandre da Silva, Soraya Mayara Farias da Silva e Amara Silva de Oliveira. Ao reconhecer as candidaturas como fictícias, o PDT passou a não cumprir o mínimo legal de 30% da cota de gênero nas candidaturas proporcionais, fato que leva à cassação de toda a chapa.

O relator, Rodrigo Cahu Beltrão, levou em conta a reunião dos seguintes fatos para considerar as candidaturas como fictícias: ausência de campanha das candidatas no período eleitoral, chegando a pedir votos a outros candidatos, e uma delas sequer tinha ciência de que estava inscrita como candidata; não foram encontradas despesas de campanha; não foi realizada propaganda eleitoral, nem mesmo nas redes sociais; as candidatas ou tiveram votação ínfima ou zerada, e; prestações de contas de campanha eleitoral com movimentação financeira zerada.

Na avaliação do relator, esses elementos, conjugados, levam à conclusão que o partido apenas inscreveu as candidatas para cumprir a cota numérica prevista em lei, de 30% de candidaturas proporcionais reservada a um gênero, mas sem a intenção objetiva delas concorrerem ao cargo.

“Desta feita, restaram configuradas ao menos 4 (quatro) elementos indiciários que somados e em conjunto com as especificações do caso concreto, fazem surgir a prova robusta de fraude quanto à caracterização das ditas candidaturas fictícias. Não houve, no caso, propósito das candidatas, ainda que tímido, de efetivamente participar da disputa eleitoral, tendo sido utilizadas, tão somente, para o cumprimento matemático e formal da disposição contida no §3º, do artigo 10, da Lei 9.504/1997”, afirmou o desembargador.

Na decisão, o tribunal declarou nulos todos os votos conferidos ao PDT em Condado e aos seus candidatos a vereador, eleitos e suplentes, nas eleições proporcionais de 2020, e determinou ao Cartório Eleitoral da 125ª Zona Eleitoral (Condado) que proceda a uma nova totalização dos votos, com recálculo do quociente eleitoral, a fim de se reajustar a distribuição das vagas na Câmara de Vereadores.

O TRE também aplicou a pena de inelegibilidade às candidatas fictícias Soraya Mayara Farias da Silva e Luciana Alexandre da Silva, por um período de oito anos a contar das eleições municipais de 2020, deixando de estender a punição a Amara Silva de Oliveira em virtude de seu falecimento.

O processo que tratou do caso é o de nº 0600775-98.2020.6.17.0125.

ASSESSORIA TRE-PE