quinta-feira, 18 de maio de 2023

CORRIDA DA FOGUEIRA RETORNA COM TODA SUA TRADIÇÃO

Corrida da Fogueira voltará a ser realizada entre os municípios de São João e Garanhuns
Evento acontece no dia 17 de junho com percurso de 15 quilômetros e grande premiação para os corredores
Uma das mais tradicionais corridas de pedestrianismo do interior do Nordeste está retornando. A famosa Corrida da Fogueira, que liga os municípios de Garanhuns e São João, está de volta e de cara nova, com mais investimentos, e prontinha para movimentar atletas profissionais e amadores. Uma grande parceria entre os dois municípios permitiu o retorno deste evento, que não acontecia oficialmente há 23 anos, que tem como objetivo promover a prática esportiva, qualidade de vida e o turismo na região.

De acordo com os organizadores do evento, as inscrições seguem até 14 de junho pelo site oficial: http://www.uptempo.com.br. A inscrição solidária será a doação de 2kg de arroz e 1kg de feijão, que serão destinados a instituições beneficentes das cidades de Garanhuns e São João, os alimentos serão entregues no ato de recebimento do kit da corrida.  Vale ressaltar que as inscrições serão limitadas, garantindo assim a segurança e o conforto dos corredores. Regulamento, mapa do percurso e outras informações estão disponíveis no site oficiais. A retirada dos kits pelos participantes está prevista para os dias 16 e 17 de junho, em local escolhido pelo corredor no ato da inscrição, através do site oficial do evento. A largada da corrida acontece às 15h, com chegada prevista em Garanhuns às 16h e o encerramento do evento contará com uma cerimônia de premiação.

A Corrida da Fogueira será disputada no dia 17 de junho, às 15h, e irá compreender um percurso de 15 quilômetros, com largada em São João e chegada em Garanhuns. Ao todo serão 16 categorias participantes desta corrida. Haverá premiação financeira para os cinco primeiros colocados, além de troféus e medalhas, nas seguintes categorias: geral masculino, geral feminino; nas demais categorias a premiação será de medalhas para os dois mil primeiros inscritos e troféus para os três primeiros por categoria. Os campeões do geral masculino e feminino levam R$ 5mil para casa. Os segundos colocados, R$ 3mil. Os terceiros, R$ 2mil. Os quartos colocados recebem R$ 1mil, e os quintos, levam R$ 500. Agora faça sua inscrição, sendo amador ou profissional, venha participar da XXXIV Corrida da Fogueira, o Resgate da Tradição.

TCE APONTA SUPOSTAS IRREGULARIDADES EM LICITAÇÃO DE 6 MILHÕES NA EDUCAÇÃO DO CABO

TCE aponta supostas irregularidades em licitação de R$ 6 milhões para a educação do Cabo
Licitação era para aquisição de kit escolar para todos os alunos da rede municipal

Via Jamildo Melo
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou, em relatório, as supostas práticas de "indevida restrição à participação de outros licitantes" e "possível direcionamento à marca" em uma licitação da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho.

A licitação questionada, o Pregão Eletrônico 009/PMCSA-SME/2023, tem como objeto a "aquisição de kits de material escolar para distribuição e entrega aos alunos, de todas as modalidades de ensino da Rede Pública Municipal de Ensino".

Segundo o TCE, o valor total da licitação era de R$ 5.950.891,34.

A denúncia ao TCE partiu de uma empresa que se sentiu prejudicada na licitação.

Os auditores do TCE, em parecer nos autos, apontaram várias supostas irregularidades.

"A análise detalhada da composição dos preços acima demonstrada evidencia graves falhas nos preços estimados pela Administração para os itens 01, 13 e 18, em especial em relação às especificações dos produtos que foram consultados no banco de preços, no painel de preços e nos sítios eletrônicos, uma vez que, em todos esses casos, o valor obtido não se refere à descrição do item contida em edital", apontaram os auditores do TCE, no relatório.

Outra conclusão dos auditores é que o edital da Secretaria de Educação do Cabo teria um suposto direcionamento.

"Com isso, entende-se que as especificações dos itens 01, 13 e 18, além de contribuírem para a indevida restrição à participação de outros licitantes, estão direcionadas à marca", afirmam os auditores.

O TCE indeferiu o pedido de medida cautelar da empresa denunciante, pois a Prefeitura do Cabo já tinha suspendido a licitação, após uma impugnação apresentada.

No entanto, o TCE determinou ao prefeito Keko do Armazém (PL) que informe ao TCE "as medidas adotadas para corrigir os vícios apontados nesta decisão, remetendo, inclusive, a nova versão do edital e seus anexos, antes de sua publicação, para análise de seus termos à luz do Parecer Técnico emitido, em 09/05/2023, pela Gerência de Auditoria de Procedimentos Licitatórios - GLIC".

Ou seja, a atual gestão municipal terá que corrigir as supostas irregularidades apontadas pelos auditores do TCE.

A decisão foi do conselheiro Marcos Nóbrega, do TCE.

Fica aberto o espaço à Prefeitura, caso queira prestar mais esclarecimentos.

TELEFONIA 4G NOS 7 DISTRITOS DE BOM CONSELHO É CONQUISTA LULA DA FONTE

Lula da Fonte garante solicitação da telefonia móvel 4G nos distritos de Bom Conselho após reunião com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho
O ministro Juscelino Filho, através de solicitação do deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), garantiu a implementação da telefonia móvel 4G nos 7 distritos do município de Bom Conselho, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco.

“Com essa ação a população terá acesso à internet, o que muitas vezes, ainda é uma realidade distante. Isso sem dúvidas leva desenvolvimento econômico, na educação e inclusão social para o município o que, consequentemente, trará uma melhor qualidade de vida ao povo de Bom Conselho, município de extrema importância para o estado de Pernambuco”, disse o deputado federal Lula da Fonte. 

No encontro, o ministro Juscelino Filho, colocou ainda como pauta prioritária do governo a conectividade nas escolas de ensino público do país. A ação foi realizada em conjunto com o prefeito de Bom Conselho, João Lucas e com o deputado estadual do município, Dannilo Godoy.

AJUDANTE DE BOLSONARO CID DEPÕE HOJE A PF

Cid depõe à PF nesta quinta-feira sobre a suposta fraude no cartão de vacinação
Bolsonaro prestou depoimento na quarta-feira (17/5), quando negou ter conhecimento do esquema para fraudar cartões de vacinação em seu nome e da sua família
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), vai depor na tarde desta quinta-feira (18/5) à Polícia Federal (PF). O depoimento é sobre o inquérito que apura a suposta fraude no cartão de vacinação de integrantes da família dele e do ex-presidente. Bolsonaro realizou seu depoimento na quarta-feira (17/5), quando negou ter conhecimento do esquema para fraudar cartões de vacinação dele e da família.

Cid foi preso há duas semanas no âmbito da Operação Venire por suspeita de inserir informações falsas sobre a vacinação contra a covid-19 nos sistemas entre os meses de novembro de 2021 e dezembro de 2022. Segundo a PF, o objetivo era emitir certificados de vacinação. O depoimento do ex-ajudante de ordens está marcado para as 14h30. A expectativa é de que Cid dê detalhes de como ocorria a fraude.

Em depoimento na tarde de quarta-feira (17/5), na PF, o ex-presidente Jair Bolsonaro negou ter conhecimento do esquema para fraudar cartões de vacinação em seu nome e da sua família. Dessa forma, deixou na conta do ex-ajudante de ordens da Presidência, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, e dos outros presos na Operação Venire, desfechada em 3 de maio, a articulação para a inserção dos dados falsos no sistema do Ministério da Saúde — cujo objetivo seria gerar documento com informações forjadas para uma viagem aos Estados Unidos.

Em uma das perguntas do inquérito que apura a fraude, Bolsonaro foi questionado sobre conversas recolhidas no celular de Cid e dele próprio, apreendidos em uma ação da corporação no Distrito Federal. O ex-presidente negou qualquer envolvimento. Indagado se o esquema poderia ter sido criado à sua revelia, insistiu não saber das irregularidades.


KAIO MANIÇOBA TERIA RETIRADO SEU NOME EM APOIO A JOAQUIM LIRA

Saiu do páreo – Um parlamentar pernambucano, em conversa com este blogueiro ontem (17) direto de Brasília, afirmou que o deputado estadual Kaio Maniçoba -PP (foto), foi convidado pela governadora Raquel Lyra, para uma conversa no Palácio do Campo das Princesas. Após a conversa, segundo o parlamentar,  Kaio retirou seu nome da disputa para Conselheiro do Tribunal de Contas, e vai apoiar o colega Joaquim Lyra o ungido pelo Palácio. Pelo jeito a coisa não será tão fácil.

DESPEDIDA DE TEREZA MARCADA POR EMOÇÃO

A despedida de Teresa Duere do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi marcada por muita emoção dos funcionários da instituição em homenagem à conselheira, que se aposentou na última segunda-feira. Teresa, por sua vez, também se emocionou pelo gesto de quem a acompanhou durante mais de duas décadas integrando o TCE.

Ela deixa a instituição como a primeira e única mulher a integrar a corte em seus quase sessenta anos de fundação. Mas também se destacou no exercício da função por ser uma conselheira altiva, correta e vigilante com a correta aplicação dos recursos públicos em todo o estado.

Teresa deixa a instituição com um importante sentimento de dever cumprido e um legado de elevado espírito público durante o período em que integrou o TCE.

ARCOVERDE INTENSIFICA AÇÕES DO MAIO AMARELO

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Autarquia de Trânsito, Transporte e Segurança – ARCOTTRANS, está promovendo a conscientização em prol de um trânsito mais seguro para estudantes que constituem a rede municipal de ensino. 

A iniciativa integra as ações da Campanha Maio Amarelo e já foi promovida nesta semana, juntamente com a Escolinha de Trânsito da autarquia, na Escola Municipal Marieta de Brito Freire, localizada no Povoado de Caraíbas, e no Centro de Ensino Integral (CEI) Ivany Rodrigues Bradley, no bairro do Tamboril.

As atividades objetivam repassar de maneira lúdica para os estudantes, informações para uma melhor prática da educação no trânsito da cidade, abordando o respeito às leis do segmento, assim como sinalizações indicativas em vias públicas, para o entendimento básico de futuros motoristas.

GOVERNO TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NOS 10 ANOS DA ARENA PERNAMBUCO

Governo do Estado comemora 10 anos da Arena de Pernambuco com programação especial
 
A Arena de Pernambuco, um dos principais equipamentos esportivos e turísticos do estado, completa 10 anos de existência no dia 22 de maio de 2023. Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo e Lazer e de Educação e Esportes, promove um evento especial, que contará com a presença da governadora Raquel Lyra, autoridades, convidados e imprensa.
 
A programação terá início às 13h, com a abertura dos portões. Às 14h, será realizada uma solenidade com a participação da governadora e dos secretários de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, de Educação, Ivaneide Dantas, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo. Em seguida, será apresentado o projeto do Centro de Formação Esportiva (CFE), uma iniciativa pioneira e inovadora que visa fomentar a prática de modalidades esportivas coletivas e individuais para crianças e adolescentes, oferecendo também educação, saúde e cidadania. É a primeira iniciativa dessa natureza em Pernambuco.

“São 10 anos da Arena de Pernambuco. Um equipamento comparável com os melhores estádios do primeiro mundo. O Governo do Estado tem se esforçado para que a Arena não seja apenas um palco de grandes espetáculos de futebol e grandes eventos, mas também um espaço com ocupação. Com uso para esportes de rendimento para a nossa juventude, nossos estudantes, e a compreensão desse equipamento multiuso como pertencente ao povo pernambucano”, disse Daniel Coelho.

“É uma alegria participar da festa em comemoração aos 10 anos da Arena Pernambuco. Nossa felicidade se torna ainda maior por anunciarmos o projeto do Centro de Formação Esportiva, iniciativa que vai transformar as realidades de crianças e jovens, promovendo, através da prática de esportes, a interação social e o cuidado com a saúde. A parceria com a Secretaria de Turismo nos proporciona a oportunidade de oferecermos um espaço extraordinário para os estudantes. Estamos no caminho certo: investindo nas crianças e jovens do nosso Estado e garantindo um futuro mais inclusivo e promissor para todos”, afirmou Ivaneide Dantas.

“Tenho certeza que o CFE vai fazer a diferença na vida desses alunos e alunas, que vão poder aprender, se divertir, se expressar e se preparar para o futuro através do esporte. O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, que estimula valores como disciplina, respeito, cooperação, superação e saúde”, declarou Eduardo Loyo. 
Às 15h, será assinado o acordo de cooperação e haverá apresentações culturais e esportivas. Logo depois, será feito o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos da Arena e da placa de lançamento do CFE. O evento será encerrado com um coquetel e entrega de brindes para os convidados.
 
Além da solenidade, o evento também terá uma programação esportiva, com as finais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de futebol. A primeira partida será às 14h30. A segunda partida será às 16h30. Os jogos contarão com a presença de torcedores.
 
CFE
 
O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando também educação, saúde e cidadania. A iniciativa beneficiará 300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais. Além disso, o CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos entre outros. 
 
Além disso, também serão ofertadas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar. Uma das condições para participar do CFE é estar matriculado na escola regularmente, assegurando assim o desenvolvimento integral dos beneficiados. O projeto também buscará a aceitação e a participação da comunidade do entorno, estimulando a integração social e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

Serviço

Evento: Aniversário de 10 anos da Arena de Pernambuco
Data: 22/05/2023
Horário: A partir das 13h
Local: Arena de Pernambuco - Avenida Deus É Fiel, s/n - São Lourenço da Mata - PE