quinta-feira, 18 de maio de 2023

EM ESCADA, GOVERNADORA INAUGURA PARQUE DE LAZER E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Em Escada, governadora Raquel Lyra inaugura parque de lazer e preservação ambiental
Em agenda na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta quinta-feira (18), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Escada. O espaço é destinado à prática de atividades de lazer, esportes e brincadeiras, aliando áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e à proteção do Rio Ipojuca. O valor total investido na obra do Parque foi de R$ 8.515.666,61. A vice-governadora Priscila Krause também participou da inauguração.

A governadora ressaltou que tem dialogado com os municípios para eleger as prioridades e interiorizar os investimentos do Governo do Estado. “Que esse parque possa trazer mais qualidade de vida e simbolize o início de muitas obras que queremos trazer para essa região. Transformar Pernambuco carece de muita união e trabalho. É assim que vamos superar os desafios do nosso povo, e isso passa pela geração de emprego e renda, requalificação de estradas, construção de moradia popular e água para todos. Nada se faz da noite para o dia, mas nosso time de secretários está trabalhando para fazer as entregas dos nossos compromissos de governo”, destacou Raquel Lyra.

O parque linear foi construído em uma área de 104.874,98 m² e concluído em abril deste ano, após 19 meses de execução da obra. No equipamento há áreas e edificações voltadas a atividades coletivas, como anfiteatro, viveiro de mudas, pista de skate, campos de futebol e academia requalificada. 
O Janelas para o Rio de Escada também conta com um bloco destinado à educação ambiental, voltado para ações e aulas de sustentabilidade ambiental, econômica e social, com vista panorâmica para a área de reposição florestal e do Rio Ipojuca. Esse espaço, aliado ao viveiro de mudas e ao anfiteatro, atenderá alunos de escolas da cidade e demais visitantes.

Perto da entrada principal do parque ficam o bloco administrativo, quiosque, sanitários e os reservatórios superior e inferior. “Esse parque é um orgulho para nossa cidade, que completa 150 anos nos próximos dias. Todos devem preservá-lo e aproveitar com o orgulho de ter o maior equipamento de lazer da região”, ressaltou a prefeita de Escada, Mary Gouveia.

A inauguração faz parte do projeto Janelas para o Rio, elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A execução das intervenções ficou a cargo da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento.

"O Janelas para o Rio representa o primeiro passo de redenção do olhar do povo para os corpos d'água, criando espaços de convivência das pessoas com os rios”, registrou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
Acompanharam a inauguração do parque a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede, os deputados estaduais France Hacker e Sileno Guedes, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, além de prefeitos e vereadores da região. 

Fotos: Miva Filho/Secom.

CORONEL MEIRA E GRUPO DE DEPUTADOS ACIONAM A JUSTIÇA POR IGUALDADE NA IMPRENSA

Isonomia: Coronel Meira e outros deputados acionam Justiça para que Globo e Folha recebam tratamento dado à Google e Telegram
O deputado federal Coronel Meira (PL/PE), em conjunto com 19 parlamentares, protocolou nesta quarta-feira (17), junto ao Superior Tribunal Federal - STF, o pedido de inclusão no inquérito das Fake News (INQ 4.781/DF), do Grupo Globo de Comunicações S/A e a empresa Folha de São Paulo sob a alegação de fortes indícios da existência de abuso de poder econômico por parte destas empresas.

Segundo os parlamentares, os grupos Globo e Folha de São Paulo, têm reiteradamente, tentado manipular a opinião pública e impactar o voto dos parlamentares, ao veicularem textos que criam um cenário de terror para justificar a aprovação do Projeto de Lei nº 2.630/2020 (Projeto das Fake News), utilizando inclusive, casos não abrangidos pelo projeto, causando confusão, flagrante ilegalidade e imoralidade sobre o tema.

"Em nosso pedido, solicitamos ao STF a apuração (o quanto antes), da utilização destes mecanismos que configuram abuso do poder para manipular a opinião pública e impactar o voto dos parlamentares na apreciação do PL nº 2.630 (Projeto das Fake News); Também solicitamos que seja definida a proibição de qualquer veiculação, texto, anúncios e informações que influenciem a opinião pública sobre o mesmo projeto; além disso, pedimos ao STF que determine a oitiva dos representantes legais das referidas empresas diante a Polícia Federal para esclarecimentos." Informou o Coronel Meira.

"Considerando os motivos que levaram o STF a tomar medidas contra as empresas Telegram, Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo, também se faz necessária a apuração destes fatos citados sobre a atuação da Globo e da Folha de São Paulo; Desta forma, portanto, observando o princípio da isonomia (onde todos são iguais perante a lei), não podemos adimitir que as referidas empresas continuem influenciando e fazendo o que lhe convém em detrimento dos outros. Vivemos numa democracia e por isso devemos ser justos: 'Pau que dá em Chico também tem que dá em Francisco'," concluiu Meira.

PAUTA DO DESENVOLVIMENTO DO CABO E DO PORTO DE SUAPE É LEVADA POR LULA DA FONTE AO MINISTRO MARCIO FRANÇA


Mais empregos: Lula da Fonte leva pauta do Porto de Suape e desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho ao ministro Márcio França
 
O deputado Lula da Fonte (PP/PE) se reuniu com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para discutir a importância do fortalecimento do Porto de Suape, localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, consequentemente, fortalecendo a geração de empregos nos municípios e região.

Durante o encontro, foi abordado a importância da infraestrutura portuária. O deputado ressaltou a necessidade de investimentos em capacitação profissional e educação para a população local, a fim de garantir mão de obra qualificada para o setor portuário. 

A iniciativa foi um conjunto de forças entre o Ministro Márcio França, o deputado federal Lula da Fonte, o deputado estadual Jeferson Timóteo e o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.

"Suape é considerado o Porto mais importante do país, e a sua expansão e modernização são fundamentais para o crescimento econômico do Cabo de Santo Agostinho e de toda região", afirmou o deputado.

CARUARU - RAQUEL VISITA ANDAMENTO DAS OBRAS DO HABITACIONAL SEVERINO QUIRINO

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra visita andamento das obras do habitacional Severino Quirino
O residencial, localizado em Caruaru, vai beneficiar 192 famílias, somando 800 pessoas.
Finalizando sua agenda em Caruaru, nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra visitou as obras do habitacional Severino Quirino, localizado no bairro do Vassoural. O empreendimento apresenta valor total de R$ 16 milhões, financiado através do Programa Federal Minha Casa Minha Vida - Entidades, com uma contrapartida de R$ 600 mil do Governo do Estado. Quando entregue, o residencial vai beneficiar 192 famílias, somando 800 pessoas com acesso à moradia digna. Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual acompanhou as obras, que estão em fase de conclusão.
“A obra vai poder ser entregue oficialmente em breve. Eu vim aqui ver como está o andamento para o sonho da casa própria virar realidade para muitas famílias”, destacou a governadora. Essa será mais uma entrega do compromisso com o programa Morar Bem PE. Através do programa, a meta do Governo do Estado é beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas.
A previsão de entrega do habitacional é para o início do mês de junho. Parte dos beneficiários são pessoas que moraram por muitos anos na antiga ocupação onde hoje os apartamentos estão sendo construídos. Até receberem as chaves e a propriedade das novas habitações, as famílias recebem auxílio-moradia pago pelo município. Para atender à demanda dos novos moradores, foi construída, pela Compesa, uma Estação Elevatória de Emissário de Esgoto.
Estiveram presentes ainda os secretários estaduais Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar).

Fotos: Miva Filho/Secom.


CODEVASF FATIADA COM PT, REPUBLICANOS E PSB NO COMANDO

Em comum acordo com o ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, o PT, Republicanos e PSB vão indicar os novos dirigentes da Codevasf em Pernambuco. Os partidos chegaram a um entendimento e construíram juntos as indicações depois da decisão do Governo Federal de dividir o órgão em dois eixos no Estado para contemplar os aliados.

Uma parte da estatal ficará responsável pelo Sertão e a outra parte o restante do Estado, contemplando, assim, as três legendas. Com o acordo selado, serão anunciados em breve, o novo presidente do órgão em Pernambuco, que fará a transição e o desmembramento da estatal; e executivos que vão ajudar nessa construção.

Pelo planejamento, o desmembramento e divisão serão feitos nos próximos 30 dias. O intuito do Governo é fortalecer a Codevasf e ampliar as ações e os serviços que são prestados nos municípios de Pernambuco, fortalecendo também o governo do presidente Lula e as políticas públicas em todo estado priorizando aqueles que mais precisam.Em comum acordo com o ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, o PT, Republicanos e PSB vão indicar os novos dirigentes da Codevasf em Pernambuco. Os partidos chegaram a um entendimento e construíram juntos as indicações depois da decisão do Governo Federal de dividir o órgão em dois eixos no Estado para contemplar os aliados.

Via Blog Edmar Lyra

PROFESSORES ENVIAM NOTA DO CONGELAMENTO DE SALÁRIOS EM PALMEIRINA


URGENTE- O blog recebeu no canal de interação as seguintes informações:  “É importante que todos vejam a realidade do município de Palmeirina. Os servidores da secretaria de educação se encontram com seus vencimentos congelados, no ano de 2022. Os salários dos mais prejudicados no momento são , os auxiliares de serviços educacionais, que são , as merendeiras, porteiros e o pessoal da limpeza da escola, como mostra a tabela vigente da secretaria de educação. Visto que no ano do referido projeto no qual foi aprovado por unanimidade de votos , ano de 2022, esses servidores já ficaram com seus vencimentos inferior ao salário mínimo do referido ano , o que configura a violação dos direitos dos servidores municipais”. Afirma o comunicado. 
SERVIDORES PEDEM - “Pedimos então que a prefeita do município de Palmeirina Thatiane Macêdo use a consciência, valorize e zela pela boa administração pública , cumprindo integralmente o que a nossa constituição Federal nos diz , artigo 37, X. O servidor público municipal, estadual e Federal têm direito a reajuste anual e sempre na mesma data “, completou a nota recebida pela nossa redação.

SAÚDE MONITORA 1° CASO DE GRIPE AVIÁRIA EM HUMANO NO BRASIL

Saúde monitora primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano
Paciente é funcionário de um parque em Vitória
Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou a notificação de um caso suspeito de gripe aviária em humano, em Vitória. O paciente é um homem de 61 anos de idade, funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Ele apresenta sintomas gripais leves, e conforme protocolo de vigilância sanitária está em isolamento e é monitorado por equipes de saúde do município.

Em nota, a pasta informou que amostras do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. Após o processo, as amostras, de acordo com o ministério, serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência para o estado.


“É importante ressaltar que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. De acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”, destacou a pasta.

Casos em aves

Na segunda-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a detecção dos primeiros casos do vírus da influenza aviária em três aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Foram resgatadas duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus (Trinta-réis-de-bando), uma no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória, ambas no litoral do Espírito Santo. 

Foi confirmada também a detecção do vírus em uma terceira ave migratória da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo) que já se encontrava no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), no Espírito Santo. 


“A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de influenza aviária de alta patogenicidade e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais”, informou o ministério.

Ainda de acordo com a pasta, a depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo governo federal e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional

RAQUEL PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 166 ANOS DE CARUARU

Governadora Raquel Lyra participa das comemorações dos 166 anos de Caruaru

Em agenda no município de Caruaru, no Agreste do Estado, a governadora Raquel Lyra participou das comemorações do aniversário da cidade, que completa 166 anos nesta quinta-feira (18). Durante a manhã, a chefe do Executivo estadual esteve presente no hasteamento da bandeira, na missa de celebração, além do tradicional corte do bolo. Recebida pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, a governadora reafirmou seu compromisso com a cidade, da qual foi a prefeita por dois mandatos . A vice-governadora Priscila Krause também prestigiou as celebrações.
“São 166 anos de história. De uma história feita a muitas mãos, sobretudo das pessoas, que, todos os dias, acordam bem cedo e vão dormir bem tarde trabalhando na feira, trabalhando no nosso polo de serviços e fazendo da nossa cidade o polo regional do Agreste pernambucano. Para mim é uma honra poder estar hoje aqui, agora prestigiando como governadora de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra. 
O hasteamento da bandeira ocorreu no pátio da prefeitura da cidade. Em seguida, a governadora seguiu para a missa na Igreja da Catedral de Nossa Senhora das Dores e, depois, participou do corte do bolo na entrada da prefeitura. 
“A comemoração do aniversário de Caruaru é a certeza de que quem faz essa cidade crescer e avançar sempre é a sua população. Então, meus parabéns vão diretamente para a população de Caruaru e todos que fazem a prefeitura municipal da cidade, com seus mais de 10 mil colaboradores diretos”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Estiveram presentes na festividade o ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior; a deputada estadual, Rosa Amorim; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, além de vereadores e lideranças de Caruaru.

Fotos: Miva Filho/ Secom