domingo, 21 de maio de 2023

A DEZ DIAS DO FIM DA CAMPANHA, VACINA DA GRIPE EM PE ESTÁ DISTANTE DE ATINGIR META DE 90%

A dez dias do fim da campanha, vacinação da gripe em Pernambuco está distante de atingir a meta de 90%
Com menos da metade do público-alvo vacinado contra gripe, Pernambuco totaliza 11 mortes em decorrência da doença

Em Pernambuco, a campanha de vacinação contra gripe alcançou apenas 43,11% do público-alvo, segundo atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Lançada em abril, a mobilização tem como meta obter uma cobertura de 90%. Para isso, mais de 3,5 milhões (3.538.195) de pessoas que fazem parte dos grupos elegíveis para imunização deveriam estar vacinadas no Estado.

A dez dias do fim da campanha, que será encerrada em 31 de maio, 1,4 milhões de doses foram aplicadas em Pernambuco.

Dos casos hospitalizados por síndrome respiratória aguda grave (srag) no Estado este ano, 109 tiveram resultado detectável para influenza (gripe). 

Desse total, ao menos 11 mortes foram confirmadas, em decorrência de complicações causadas pelos vírus da gripe. 

O balanço considera as notificações feitas até a semana epidemiológica de número 19, que terminou no dia 13 de maio.

Segundo apurou a coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC, o público infantil é o com menor adesão em Pernambuco.

Apenas 35,3% das crianças até 5 anos (266.449 doses aplicadas) receberam a vacina contra gripe no Estado. 

Gestantes e idosos também permanecem com baixa cobertura vacinal contra a doença: 43% (41 mil doses) e 45,3% (587 mil doses), respectivamente.

Até mesmo o grupo de profissionais de saúde está bem longe de atingir a meta de 90%. Foram vacinados apenas 46,4% desses trabalhadores - só 120.517 doses aplicadas. 

A vacinação contra gripe é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.

A baixa procura pelo imunizante, em todo o Brasil, fez o governo ampliar, desde o dia 15 deste mês, a vacinação contra gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno (começa oficialmente em 21 de junho), quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

QUAL É A VACINA CONTRA GRIPE?
A vacina trivalente contra gripe é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde. É produzida e entregue pelo Instituto Butantan, seguindo orientações de produção dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria).

O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo. Por isso, há necessidade de a vacina ser tomada anualmente.

"A vacina é segura e composta de vírus não ativado. Como qualquer imunizante, ela estimula o sistema imunológico a produzir defesa. Então, é comum a pessoa ter uma sensação de dor no corpo ou uma eventual febre baixa. Isso nada mais é do que o próprio organismo reagindo contra os antígenos que foram injetados com a vacina", explica o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

PARÓQUIA DE CORRENTES REALIZA LINDA PROCISSÃO DE FÉ


Devotos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Correntes e de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil estiveram estiverem presentes na procissão de fé realizada neste domingo. 

A imagem percorreu as principais ruas e bairros que fazem parte  da Paróquia nossa Senhora da Conceição. A procissão contou com fiéis a cavalo, carros de boi, motos, a pé lotando as ruas numa linda festa de fé.

O festejo foi um momento muito marcante para os devotos correntinos, que aproveitaram a oportunidade para interceder e agradecer as santas padroeiras pelo dom da vida, nosso correspondente Marinho estava presente e captou alguns momentos dessas provas de fé mesmo embaixo de chuva e frio. 

Em meio as preces, um dos pedidos foi  para que a comunidade continue  firme e forte, com a perspectiva de que dias melhores virão. Essa ocasião é muito importante para os fiéis se unirem em oração e demonstrarem sua devoção à Virgem Maria.

Em seguida foi celebrada a Santa Missa com Padre Marcos, que nos fala abaixo, seguido da quermesse feira pela comunidade.

Abaixo videos e fotos desses momentos de fé do povo de Deus de Correntes.












ÓRGÃOS PÚBLICOS SE COMPROMETEM COM O SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

Com o propósito de estabelecer medidas para melhoria do ordenamento e segurança durante as programações artísticas e culturais em Arcoverde (Sertão do Moxotó), sobretudo durante o São João, a prefeitura municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e Eventos – juntamente com Polícias Militar (PMPE) e Civil (PCPE); o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE); o Conselho Tutelar e a Autarquia de Trânsito e Transporte de Arcoverde (Arcotrans) – celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), pela 4ª Promotoria de Justiça local.

O TAC define uma série de medidas para os horários de funcionamento dos bares, restaurantes e camarotes localizados na Praça da Bandeira, pátio principal, e em todos os outros polos de eventos promovidos ou autorizados pela Prefeitura de Arcoverde. As festividades, que ocorrerão entre os dias 16 e 28 de junho, devem ser iniciadas às 20h, com término fixado da seguinte forma: à meia noite e meia, nos dias 19 e 26 de junho; às 2h da manhã nos dias 20, 21, 22, 25 e 27; e às 3h nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 28 de junho.

Conforme o Termo de Ajustamento, a Prefeitura se comprometeu a providenciar uma série de medidas que promovam o cumprimento dos horários determinados no documento. Desse modo, a partir do desligamento do som, os estabelecimentos comerciais localizados na área interna do pátio de eventos terão uma tolerância de 30 minutos para a finalização do atendimento, que será fiscalizado pela Prefeitura.

Além disso, durante os intervalos dos shows, a Prefeitura deve divulgar que, após o fim da programação, não será permitido o uso de som tanto em bares e restaurantes lotados no local do evento como também nos demais estabelecimentos da cidade. Além de divulgar a determinação dos horários de encerramento dos festejos, a Prefeitura deve ainda fiscalizar o seu devido cumprimento, por meio de seus agentes municipais com apoio do policiamento.
Segurança - Em relação às medidas de segurança preventivas durante os eventos, o Município se comprometeu a informar à população, por meio da imprensa local, sobre os mecanismos existentes no pátio principal, divulgar e notificar a população e os proprietários de estabelecimentos instalados nas proximidades dos eventos acerca da proibição do uso de recipientes de vidro ou material similar no local dos festejos, proibir a entrada ou permanência de mesas e cadeira no pátio do evento, providenciar atendimento médico de emergência com os respectivos equipamentos para atendimento de urgência e ambulância de plantão, bem como identificar e providenciar credenciais de segurança para os moradores do entorno do local das festividades.

Com relação às condições sanitárias durante e após os eventos, a prefeitura deve escalar fiscais de vigilância sanitária para atuar em relação à higiene e limpeza dos bens que serão comercializados nos estabelecimentos, além de providenciar banheiros públicos móveis para a população, que deverão estar devidamente sinalizados na proporção de um banheiro masculino e um feminino para cada 500 pessoas. Além disso, a gestão municipal deve providenciar também a limpeza total do local do evento logo após o término dos festejos.

A respeito das demais medidas, a revista pessoal na entrada do pátio principal é de responsabilidade conjunta da Prefeitura de Arcoverde e PMPE. Durante o procedimento, deve ser resguardado o direito de escolha na fila de entrada à população LGBTQIAPN+, conforme sua identidade de gênero. A gestão pública deverá divulgar acerca da proibição da entrada de vendedores não credenciados junto à Prefeitura aos polos de eventos.

Já em relação à atuação das forças policiais, além de fornecer todo apoio necessário à prefeitura para o cumprimento dos horários fixados, a PMPE deve prestar toda a estrutura necessária para promover a segurança nos polos de animação e nos outros pontos de concentração na cidade, mantendo-se após o encerramento das atrações com o policiamento ostensivo comum. A Polícia Militar de Pernambuco deve ainda supervisionar e apoiar efetivo da prefeitura escalado para fazer a revista pessoal nos locais de entrada, bem como adotar medidas necessárias para proibir o uso de equipamentos sonoros em estabelecimentos após o término dos festejos.

A PCPE, da mesma forma que a PMPE, deve providenciar a estrutura necessária para a realização do evento, além de proibir o uso de equipamentos sonoros acima dos níveis permitidos. A Civil também deverá promover desde o planejamento até a execução das ações relacionadas à polícia judiciária, a fim de fornecer as condições necessárias para o acesso do público à delegacia local ou à estrutura montada para o mesmo fim.

Ainda de acordo com TAC, caberá ao Corpo de Bombeiro encerrar a entrada de pessoas no pátio principal, caso seja identificada superlotação ou outra circunstância que proporcione risco à integridade das pessoas que ali estão. Além disso, o CBMPE deve disponibilizar uma viatura de combate de incêndio, uma de resgate e duas plataformas de observação, que devem ser montadas no pátio principal.

Das obrigações do Conselho Tutelar de Arcoverde, o órgão deve atuar em regime de plantão e dentro de suas atribuições legais, através da escalação de três conselheiros por dia no evento, até o término dos eventos. Já a Arcotrans se comprometeu a providenciar o balizamento e fiscalização do trânsito no entorno do evento e identificar todas as pessoas que irão trabalhar na função de flanelinha nas vias públicas do entorno, além de fazer as mudanças necessárias no trânsito para evitar os engarrafamentos.
Multa - O não cumprimento das obrigações acordadas pelos órgãos ao TAC implicará no pagamento de multa de R$ 70 mil. Já em relação às medidas do uso de som, a multa será de R$ 50 mil, a cada 10 minutos de descumprimento. O TAC de autoria do Promotor de Justiça Edson de Miranda Cunha Filho foi publicado integralmente no Diário Oficial do MPPE do dia 11 de maio de 2023.

MEIRA EMPLACA ALIADO NO PRORURAL

Raquel Lyra nomeia aliado de Coronel Meira para assumir o ProRural
O engenheiro agrônomo Mychel Ferraz assumirá o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - ProRural. A indicação, segundo interlocutores do governo, teria sido realizada após uma reunião entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), nessa sexta-feira (19) e o deputado federal Coronel Meira (PL/PE) que faz parte da Frente Parlamentar da Agricultura e é membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. 

O ProRural é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca - SDA, sendo responsável pelo fomento às atividades socioeconômicos e produtivas das mulheres e homens do campo. Mychel Ferraz é nascido na cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, tem vasta experiência e trânsito na Administração Pública em Brasília/DF, onde atou como diretor e coordenador no Ministério da Agricultura, além de ter sido Coordenador na Embratur. 

“Foram muitos anos de abandono do nosso pequeno produtor rural, a missão é grande, mas estou pronto para ela. Vamos cuidar do nosso povo, garantir a eles o direito de produzir e prosperar, afirma Mychel.

Perguntado sobre a nomeação, o deputado federal Coronel Meira afirmou que Mychel Ferraz é o nome mais qualificado em Pernambuco para assumir o cargo. “Sou amigo pessoal de Mychel e tenho certeza de que suas experiências e conhecimentos técnicos serão essenciais para o sucesso da missão institucional do ProRural e da sustentabilidade rural; é o homem certo para nos ajudar a mudar a situação da agricultura em nosso Estado, alinhado com o Secretário de Agricultura Aluízio Ferraz, ” concluiu.

ASSIM COMO FEZ COM PAULO, PSB JOGOU DANILO PARA ESCANTEIO, PT O RESGATA

É impressionante como o PSB usa e descarta pessoas como quem folheia um livro e vira a página. Danilo que era vereador do Recife, coordenou a campanha de Eduardo Campos em 2006. Em 2008 Danilo não disputou. Reeleição e esperou ser o candidato a prefeito do Recife e não foi. Quis ser vice de João da Costa, deram a vaga ao “ruim de voto” Milton Coelho. Depois disso tudo Danilo Cabral esperou ser governador em 2010 e lhe foi negado à oportunidade. Foi pra Brasília, fazia um bom mandato e possuía bases suficientes pra se reeleger quando foi alçado, por exclusiva vontade de Paulo Câmara, porém após ser induzido por setores do partido e sem perceber jogou Danilo as feras. Há dois PSB, como no passado também haviam dois. Um era o de Miguel Arraes e o outro era o de Eduardo Campos. Agora há o PSB de João Campos e o “PSB de Eduardo” que está sendo pouco a pouco descartado para dar lugar a novos atores políticos ligados ao filho e herdeiro do próprio Eduardo Campos. 
Nessa seara cantaram aqui no blog que Danilo Cabral foi colocado para vencer, por Paulo Câmara, que também foi escanteado, mas foi apoiado para perder, pelo PSB de João Campos. Haviam temores que uma vez Danilo Cabral eleito não daria a cadeira para João Campos como retribuição por tudo que passou e por todas as vezes que foi vetado para disputas majoritárias. A verdade é que Danilo Cabral ficou no sereno e agora tem como padrinho Humberto Costa, que vai lhe dar o resgate de ver o seu celular tocar. Depois que perdeu a eleição Danilo Cabral achou que o celular tava quebrado, pois os bajuladores que viviam ligando manhã, tarde e noite, sumiram. Humberto Costa garante Danilo Cabral como superintendente da SUDENE. É assim a política.

ADOLESCENTE GRAVA ABUSOS E PROVA EXPLORAÇÃO SEXUAL DA PRÓPRIA MÃE

Dois crimes foram endereçados a uma mãe, de 37 anos, que não teve a identidade divulgada, presa nesta quinta-feira (18). Segundo relatos de uma adolescente, de 15 anos, a mulher a explorava sexualmente com objetivo de ceder a filha, estuprada várias vezes, em troca de favores. O caso ocorreu na Zona Norte de Manaus, situada no estado do Amazonas. 

A trajetória de amargura começou aos 6 anos da vítima. A adolescente, de acordo com informações divulgadas pelo portal g1, era abusada desde os 6 anos de idade. Segundo a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a detenção ocorreu pela “Operação Medéia”.

Integrante da Operação Caminhos Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve como propósito o cumprimento de dois mandados de prisão contra a suspeita. Além dela, um estrangeiro, que está foragido, também foi capturado. 

“O caso trata-se de uma exploração de comércio onde há uma troca da parte de quem oferece e da pessoa que comete o delito. Além da mãe da vítima, outros membros da família também tiravam vantagem da situação”, comunicou Joyce.

Acima de tudo, a mãe explorava sexualmente a filha em troca de questões que sempre envolviam dinheiro, presentes e outros bens materiais.

RAQUEL NÃO ESTÁ INERTE AO TCE, E ATÉ 2026 TEM A CANETA, DIZ FONTE

Uma fonte ligada à governadora Raquel Lyra disse que o Palácio está longe de estar inerte ao processo da eleição no TCE, e que está havendo uma movimentação intensa desde quinta-feira que já surtiu efeitos práticos para mudança de voto de alguns parlamentares em favor de Joaquim Lira na disputa contra Rodrigo Novaes.

“Quem tem obra para oferecer aos municípios dos parlamentares? Quem tem a caneta até 31 de dezembro de 2026? Quem é que pode resolver a vida dos deputados em relação as suas bases? As questões de ordem pessoal do parlamentar já estão resolvidas pela Alepe, mas a chegada dos recursos nas bases dos parlamentares demanda a forte atuação do Palácio, que está com a caneta cheia de tinta para resolver daqui por diante, aguarde e confira”, finalizou um aliado da governadora Raquel Lyra.

HOSPITAL DOM MOURA PROMOVE MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE LAQUEADURA

HRDM promove mutirão de cirurgias de laqueadura
Ação ocorreu neste sábado (20)
O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) promoveu, neste sábado (20/05), em Garanhuns, o terceiro mutirão de procedimentos incluídos no programa Cuida PE, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Desta vez, foram realizadas cirurgias de laqueadura tubária – procedimento de esterilização feminina –, em seis pacientes. 

As mulheres beneficiadas fazem parte da área de abrangência da V Gerência Regional de Saúde (Geres), que regula os encaminhamentos. A ação foi coordenada pela médica ginecologista e coordenadora da Maternidade do HRDM, Luciana Santos, e teve ainda na equipe de bloco o médico intensivista e diretor-médico do hospital, Daniel Lima; além de um médico anestesista, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.

Cuida PE – O objetivo do programa, lançado no mês de março deste ano pela governadora Raquel Lyra, e a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, é atender as demandas que estão em fila de espera, ofertando procedimentos e tratamentos cirúrgicos na rede de saúde pública de Pernambuco, além de consultas especializadas e exames.

(Foto: Imprensa/HRDM)
Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Dom Moura (HRDM)
Secretaria Estadual de Saúde (SES)



-