segunda-feira, 22 de maio de 2023

TEMOR PELA DERROTA FAZ PAI VETAR O FILHO

Temor de derrota faz pai vetar o filho - Além da justificativa de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) terá para organizar o palanque dos candidatos a prefeito do PL nos 92 municípios do Rio de Janeiro nas eleições do ano que vem, outros dois motivos pesaram sobre o veto de sua candidatura a prefeito do Rio por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo aliados próximos do ex-chefe do Palácio do Planalto, Bolsonaro confidenciou a Temer uma possível reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD) com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impondo nova derrota nas urnas à família. Um eventual fracasso de Flávio ainda teria forte simbolismo, já que a capital é o reduto eleitoral dos Bolsonaros — no ano passado, o ex-chefe do Executivo teve mais votos que Lula entre os eleitores do município  nos dois turnos da eleição presidencial. O segundo motivo, ainda segundo aliados próximos a Bolsonaro, é a articulação da pré-candidatura a prefeito do deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL), que tem ganhado força entre os bolsonaristas. Apostando em Pazuello, um de seus homens de confiança, e em sua lealdade, o ex-presidente garantiria o controle da prefeitura numa eventual vitória. Além disso, em um cenário de derrota, o ex-chefe do Planalto não arcaria com o ônus do fracasso nas urnas, que caberia ao candidato

GOVERNO DE PE NOMEIA 2907 PROFESSORES CONCURSADOS, MAIOR CONVOCAÇÃO EM DEZ ANOS

Governo de Pernambuco nomeia 2.907 professores concursados, maior convocação de docentes do Estado dos últimos dez anos
Reflexo do ato na folha de pessoal ultrapassa os R$ 200 milhões por ano. A posse dos docentes vai ocorrer até o dia 21 de junho_

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou, nesta segunda-feira (22), o maior ato de nomeação de candidatos aprovados em concurso público para professores da rede estadual dos últimos dez anos. A publicação do ato nº 4222, da governadora Raquel Lyra, foi feita em edição extra do Diário Oficial do Estado, onde estão divulgados os nomes de 2.907 docentes. A posse dos candidatos aprovados poderá ocorrer até o dia 21 de junho e eles estarão em sala de aula até 20 de julho. 

“É com grande alegria que a gente anuncia, hoje, a nomeação de 2.907 professores e professoras que vão ocupar todas as regiões de Pernambuco na nossa rede estadual de ensino. Não foi fácil chegar até aqui. A gente pegou um Estado desorganizado, o orçamento sequer dava pra cobrir as despesas com o custeio da Educação. Pagamos mais de R$ 1 bilhão em débitos, mas conseguimos fazer agora esse importante anúncio para os pernambucanos”, comemorou Raquel Lyra.

Com essas contratações, o reflexo na folha de pessoal do Estado de Pernambuco, já constando o reajuste do piso salarial de 2023, é de aproximadamente R$ 210 milhões por ano. O reforço de pessoal confirma que a educação é prioridade da nova gestão, ainda que dificuldades de caixa tenham sido encontradas pela governadora Raquel Lyra ao assumir a chefia do Executivo estadual.

Para a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, a nomeação dos novos professores vai possibilitar uma melhora significativa na qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. “Os novos professores chegam para agregar e não temos dúvidas de que irão incrementar o brilhante trabalho que já é realizado por todos os profissionais que atuam na Educação do Estado de Pernambuco”, declarou. 
Em menos de seis meses da nova administração estadual, além da nomeação dos 2.907 docentes, o Governo do Estado já homologou o resultado do concurso para analistas de gestão da Educação, apontando para a nomeação de mais 596 profissionais para a Secretaria de Educação, sendo 500 analistas em Gestão Educacional e 96 Assistentes Administrativos Educacionais. 

Além disso, um aumento de 43% do teto da gratificação das funções técnico-pedagógicas das escolas foi implementado, passando de R$ 2,1 mil para R$ 3 mil para os diretores. A mudança beneficia 3.681 servidores efetivos da educação estadual.

Os avanços estão sendo implementados devido à capacidade da gestão estadual de fazer mais com menos. Isso porque a Lei de Responsabilidade Fiscal determina um limite de gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida de até 44,10% (alerta), mas em 2022, mesmo com os recursos dos precatórios do Fundef, o Estado encerrou o ano comprometendo 43,03% da RCL com essa despesa.
Quantitativo - Dos 2.907 professores nomeados, 608 são para Língua Portuguesa. É a disciplina com maior número de docentes. Em seguida, aparece Matemática, com 478 profissionais. Estão sendo nomeados ainda 344 profissionais para Biologia, 316 para História, 220 para Geografia, 218 para Educação Física, 210 para Química, 122 para Língua Inglesa, 177 para Física, 77 para Filosofia, 59 para Artes, 41 para Língua Espanhola e 38 para Sociologia.

Fotos: Miva Filho/Secom

DÉBORA PARTE EM DEFESA DE TODAS AS CATEGORIAS DE PROFESSORES

Apesar do secretário da Fazenda,Wilson José de Paula, afirmar que seja inviável o reajuste de 14,95% para toda a categoria dos professores da rede pública municipal de ensino, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB), líder do partido da governadora Raquel Lyra na Alepe, disse em entrevista ao Blog Ponto de Vista que reconhece a importância dos professores ao pedir que o governo mantenha as negociações, ao passo em que envia um novo projeto, que contemple toda a categoria.

“A gente sabe que o profissional professor tem muita importância. O que a gente propôs ao governo na audiência é que venha um projeto com reajuste do piso, mas também na carreira. Que continue as negociações, mas venha já um projeto contemplando toda a carreira, não apenas uma parte dela”, disse a parlamentar.

Nesta segunda-feira (22), a Alepe realizou uma audiência pública para tratar do reajuste salarial dos professores, tema que causa dor de cabeça para o governo de Raquel Lyra (PSDB), cuja proposta desagrada à categoria por não alcançar a todos os docentes do Estado.

PMs DE PERNAMBUCO INVESTIGADOS POR SEQUESTRAR DROGAS E PEDIR RESGATE

A Polícia Civil (PC) investiga quatro policiais militares que abordaram dois traficantes, ficaram com a droga que estava com eles e cobraram R$ 6 mil para liberá-los. Os agentes foram alvo de uma Operação Militia deflagrada contra uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas e corrupção.

Na última sexta-feira (19), a PC cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra os suspeitos, cujos nomes não foram divulgados. De acordo com a polícia, o caso aconteceu em 20 de julho de 2021, quando os PMs abordaram dois homens na BR-101. Eles trabalhavam na região do Ibura, na Zona Sul do Recife.

Os suspeitos abordados estavam com seis quilos de maconha. Os policiais, então, apreenderam a droga e detiveram os criminosos. Os PMs, entretanto, não apresentaram a maconha em nenhuma delegacia, e começaram a cobrar R$ 3 mil de cada um dos suspeitos para liberá-los.

"Os indivíduos detidos permaneceram no xadrez da viatura aproximadamente seis horas, e os PMs passaram a exigir que os detidos entrassem em contato com familiares e exigissem R$ 3 mil, cada, para que eles fossem liberados. Conseguimos comprovar e os criminosos que estavam com a droga delataram”, afirmou o delegado Ivaldo Pereira, do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Ainda segundo o delegado, há indícios de que a prática era recorrente, e que outras pessoas foram extorquidas pelos policiais. "É uma equipe tática, bem preparada, que tem serviços prestados à população. Porém, em algumas ações, desviavam suas condutas. [...]. Nenhum boletim foi registrado, a conduta foi totalmente desviada do que é o padrão da Polícia Militar", afirmou o delegado. As informações são do G1.

LULA CABRAL BATE O MARTELO E VAI PEITAR KEKO DO ARMAZÉM NO CABO

Lula vai enfrentar Keko
O deputado estadual Lula Cabral bateu o martelo e decidiu ser candidato a prefeito do Cabo, enfrentando o atual prefeito, Keko do Armazem, candidato à reeleição. Ele tinha pensado em convencer a filha Fabíola, ex-deputada estadual, a ser candidata do seu grupo político mas ela casou, está grávida e foi morar em Belém, no Pará, onde seu marido reside. Keko, que está bem avaliado, foi vice de Lula e os dois romperam na eleição de 2020. Agora vai chegar a hora do tira-teima.

ARENA GANHA CENTRO DE FORMAÇÃO DE JOVENS TALENTOS DO ESPORTE

Arena Pernambuco ganha centro para formar jovens talentos do esporte
Projeto atenderá estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino de 7 a 17 anos.
A governadora Raquel Lyra lançou, na tarde desta segunda-feira (22), o primeiro Centro de Formação Esportiva (CFE) do Estado, que irá funcionar na Arena de Pernambuco. O início das atividades do projeto foi anunciado durante evento de 10 anos do equipamento, localizado em São Lourenço da Mata. Na ocasião, ao lado da vice-governadora, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual realizou o descerramento da placa do CFE e ainda participou do encerramento do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol.

"Nosso trabalho é garantir a inclusão de todo o entorno da Arena de Pernambuco, permitindo a geração de novos talentos, oferecendo formação, lazer e esporte comunitário. Queremos colocar luz na vida dos estudantes de Pernambuco. E nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Por isso, a importância das secretarias de Esportes, Turismo, Educação e Cultura, para que a gente possa movimentar esse espaço junto com as prefeituras e construir parcerias que sejam duradouras e sustentáveis", afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania. As inscrições já começam nesta terça-feira (23), através do link disponíveis nos perfis do Instagram da Arena (@arenadepernambuco) e da Secretaria Executiva de Esportes (@esportepe). Poderão participar estudantes matriculados em escolas públicas das redes estadual e municipal. A previsão é que as atividades comecem na segunda quinzena de junho.
A iniciativa irá beneficiar 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais, como atletismo, judô, badminton, ginástica artística, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O programa é realizado através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e Turismo e Lazer.
"O Centro de Formação Esportiva tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens maior envolvimento com a cultura esportiva. Então irá promover desde a ampliação do repertório motor, ao conhecimento de diversas modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais. A proposta é que a criança, durante o contraturno escolar, realize atividades de caráter esportivo e educacional", explicou o secretário-executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

O CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos, entre outros. Além da prática esportiva, serão oferecidas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar.
Arena de Pernambuco - Uma solenidade marcou os 10 anos da Arena de Pernambuco, com apresentações culturais e esportivas. A governadora Raquel Lyra realizou o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos do equipamento esportivo, feita em homenagem aos que fizeram parte do estádio na última década.

O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, ressaltou que a Arena Pernambuco terá uso social envolvendo a comunidade do entorno, beneficiando municípios vizinhos. "Além de utilizarmos na plenitude o conceito de multiuso, a Arena Pernambuco vai ser um espaço de alto rendimento para as escolas públicas da região, de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paudalho, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, da Zona Oeste do Recife, em que teremos não só a prática do futebol, mas também atletismo, handebol, basquete, vôlei, esporte de quadra, judô, sendo praticados nesse espaço da Arena", apontou.
Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Militar, Hercílio Mamede, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Lula da Fonte e o estadual Eriberto Filho. O secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, vereador do Recife, Alcides Cardoso e os prefeitos de Moreno, Edmilson Cupertino, Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, e o diretor da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes, também acompanharam a agenda.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom.


GARANHUNS AMPLIA EM 100% OFERTA DE VAGAS EM CRECHES PARA CRIANÇAS ATÉ 3 ANOS

Garanhuns amplia em 100% a oferta de vagas em creches para crianças de até 3 anos
A Prefeitura de Garanhuns tem dedicado recursos à educação e ao bem-estar das crianças, resultando no significativo aumento na oferta de vagas. Em dois anos, o município conseguiu dobrar o número de vagas disponíveis para criança de até três anos.  Um dos fatores que fez com que isso acontecesse foi a conclusão das obras de creches que estavam fechadas há mais de 10 anos e abertura de novos Centros de Educação Infantil. 

Em 2021, a cidade contava com 55 turmas disponíveis para esta idade. Essa quantidade ainda não era suficiente para atender à demanda da população. De acordo com os dados de maio de 2023, o número de turmas foi dobrado. Agora, Garanhuns oferece 110 turmas para atender as necessidades das famílias com crianças de até 3 anos. Essa expansão representa um aumento de 100% na oferta em apenas dois anos.
“A ampliação da oferta de vagas em creches traz inúmeros benefícios para as famílias e para a sociedade como um todo. As crianças têm a oportunidade de receber uma educação de qualidade desde cedo, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Além disso, os pais podem se dedicar ao trabalho com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e propício ao aprendizado”, afirma Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns. 
A Prefeitura entregou nos últimos meses três novas creches para as comunidades Massaranduba, Vale do Mundaú e Cohab 3. Até o fim do ano o Manoel Cheu e a Cohab 2 também terão unidades novas para receber as crianças, oferecendo ainda mais vagas desde o berçário até as crianças com 5 anos de idade. A abertura de novos Centros de Educação Infantil (CMEIs) também foi fundamental para o alcance da quantidade de turmas. 

Luiz Guilherme de Aquino veio de São Paulo para Garanhuns e matriculou a filha na Creche da comunidade Massaranduba. “Muito boa a estrutura, maravilhosa. A recepção também foi muito boa. Garanhuns nos adotou e nos deu uma estrutura maravilhosa pra gente educar nossa criança”, afirmou o pai.

Fotos: Hilton Marques

"ELAS POR ELAS" DIZ PM QUE MATOU COLEGAS

O sargento Claudio Henrique Frare Gouveia, 53, que na última segunda (15) matou dois colegas com tiros de fuzil em um batalhão da Polícia Militar em Salto (102 km de São Paulo), disse que cometeu o crime porque teve a vida destruída.

Gouveia matou o sargento Roberto da Silva e o capitão Josias Justi, superior de Gouveia e seu alvo principal, segundo testemunhas. Ele se entregou após o crime, e as declarações foram gravadas em vídeo feito na sequência. As imagens foram divulgadas na noite deste domingo (21) pelo Fantástico, da TV Globo.

"Não aguento mais. Não estou dormindo. Meu casamento acabou", diz Gouveia no vídeo, já algemado. "Ele não devia ter destruído a minha vida, ele destruiu a minha vida. Então é isso aí, elas por elas. Esse é o motivo pelo qual aconteceu. Porque em nenhum momento ele voltou atrás e ninguém transferiu esse cara daqui. Então, eu não tenho o que fazer. Acabou. Se alguém quiser ouvir é isso aí, esse é o depoimento, tá bom? Muito obrigado."

Segundo o Fantástico, 15 testemunhas ouvidas na investigação relataram que Gouveia vinha reclamando das escalas de trabalho e se sentia perseguido por Justi.

Antes do episódio, contudo, Gouveia era conhecido por seu comportamento gentil. Ele também costumava jogar hóquei e era instrutor de patinação. Segundo a reportagem, Gouveia pode pegar até 60 anos de prisão se for condenado. A PM não comentou o crime.