segunda-feira, 29 de maio de 2023

SALVADOR DA SILVA E BRUNO DA LUZ VÃO ASSUMIR MANDATOS NA CÂMARA DE GARANHUNS

O Cartório da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns foi comunicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nessa sexta-feira, dia 26, quanto a publicação do Acórdão tornando nulos os votos conferidos ao partido PSD e aos seus candidatos a Vereador, eleitos e suplentes, nas eleições proporcionais de 2020, em Garanhuns. A decisão veio após o TRE-PE julgar, por unanimidade, que houve fraude à cota de gênero nas últimas Eleições Municipais.

Diante da notificação, o Cartório Eleitoral vai proceder a retotalização dos votos para chegar ao novo cálculo do quociente eleitoral, reajustando a distribuição das vagas na Câmara de Vereadores do Município e dando posse aos novos Parlamentares Municipais, que substituirão os vereadores Matheus Martins e de Erivan Pita (ambos do PSD), caso não consigam liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para seguir nos mandatos até o julgamento na Corte Máxima Eleitoral.

Em contato com o Cartório Eleitoral de Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio apurou que alguns procedimentos prévios precisam ser adotados até a retotalização e posse dos candidatos a vereador Bruno da Luz, do Cidadania, e Salvador da Silva, do PP (imagem abaixo), que devem ser beneficiados no Processo. “Possivelmente nessa segunda-feira, dia 29, será publicado um edital no Diário de Justiça Eletrônico, marcando para a próxima quinta-feira, dia 1º, a retotalização dos votos pela Juíza da 56ª Zona Eleitoral, Drª Zélia Maria Pereira”, registrou Valter Coutinho, que atua como chefe do Cartório Eleitoral Local.

Ainda segundo Coutinho, com os relatórios de Sistema atualizados, serão conhecidos os dois candidatos a serem empossados como Vereador de Garanhuns nas vagas abertas com a nulidade dos votos PSD, e consequente cassação dos mandatos de Matheus Martins e de Erivan Pita. “A diplomação dos novos Vereadores deve acontecer na sexta-feira, dia 2, ou na segunda, dia 5. Esse fato será comunicado à Câmara de Vereadores, que deve proceder a posse nos novos Vereadores”, complementou Valter Coutinho. Caso os prazos estimados pelo Cartório da 56ª Zona Eleitoral se confirmem, a posse dos novos Parlamentares na Câmara de Garanhuns deve ocorrer até o próximo dia 9.

Informações do Blog do Carlos Eugênio 

EDUARDO DA FONTE É RECONDUZIDO PRESIDENTE DO PP-PE E ANUNCIA FILIAÇÃO DE PREFEITOS

O presidente do Partido Progressistas de Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte e o vice-presidente do PP-PE, o deputado federal Lula da Fonte, anunciaram os prefeitos do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; de Moreno, Edmilson Cupertino e de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora como novos filiados ao PP.

“Hoje é um dia de agradecer imensamente  a recondução e de darmos início a uma nova jornada que tem como objetivo eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições 2024”, comentou Eduardo da Fonte.

Com uma chapa de consenso, os deputados federais, Eduardo e Lula da Fonte, foram reconduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. As deliberações foram anunciadas nesta segunda-feira, 29, durante a Convenção Estadual do partido.

“São prefeitos que vêm demonstrando trabalho, dedicação e resultados importantes para Pernambuco. O PP-PE só tem a crescer e a trazer mais conquistas para o povo pernambucano”, afirmou Lula da Fonte.

PREFEITURA DO RECIFE PROMOVE AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA DA DIGNIDADE MENSTRUAL

Prefeitura do Recife promove ações em alusão ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual
 Instituída pela ONU, data busca conscientizar população sobre tema como direito fundamental e defender o acesso das pessoas a itens básicos de higiene menstrual, além de orientação e sensibilização de que é um processo natural
 
A Prefeitura do Recife promoveu nesta, segunda-feira (29), no Hall do edifício-sede, ações de conscientização para marcar o Dia Internacional da Dignidade Menstrual. A data foi instituída em 28 de maio de 2014, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece a dignidade menstrual como um direito fundamental, destacando a importância do acesso a itens básicos de higiene menstrual, bem como informações e educação sobre o tema. 
As ações foram lideradas pela vice-prefeita, Isabella de Roldão, e cinco secretarias e órgãos municipais: secretarias da Mulher, de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e o programa Recentro. Recife é a primeira capital do País a realizar ações dessa temática, promovendo o ciclo de cuidado, que, entre outras ações, distribui absorventes às estudantes da rede municipal. Neste ano, até o momento, já são 122 mil itens entregues na rede.
A mobilização contou com uma exposição informativa para despertar a reflexão sobre o tema e desmistificar alguns mitos relacionados à menstruação, além da distribuição de absorventes e folhetos. A iniciativa ocorreu durante todo o dia. Também houve ações na USF Santo Amaro 2 (Santo Amaro), na Policlínica PAM, no centro, e na Estação Central do Metrô, no bairro de São José.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, também participou de um bate-papo sobre o ciclo menstrual com estudantes do 8º e 9º anos da Escola Municipal Dom Bosco, no bairro de Jardim São Paulo. Mais de 200 estudantes participaram da conversa. A visita, que também contou com uma esquete teatral sobre o assunto, foi importante para debater de forma lúdica um tema tão importante para toda a sociedade.

"A ida para a escola foi importante para discutirmos sobre a necessidade do acesso aos artigos de higiene menstrual e de educação sobre o tema, por exemplo. Levar esse assunto para tantas crianças e adolescentes é necessário para quebrar esse tabu sobre a menstruação", afirma a vice-prefeita.
Além disso, a iniciativa visa desenvolver diversas ações com o objetivo de conscientizar e de permitir que todas as pessoas possam vivenciar seu ciclo menstrual de forma natural, com dignidade e sem restrições. Desde 2021, a Prefeitura do Recife promove o Ciclo do Cuidado, que visa promover a dignidade menstrual para estudantes, tendo distribuído naquele ano 17 mil absorventes para estudantes da rede municipal. No ano seguinte, esse volume subiu para 500 mil unidades.

No Brasil, quatro milhões de meninas não têm cuidados menstruais nas escolas do Brasil. Segundo enquete realizada pelo UNICEF com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação.

DIOGO MORAES : "REAFIRMO MEU COMPROMISSO COM OS MAIS DE 43 MIL ELEITORES QUE CONFIARAM EM NOSSO PROJETO "


Deputado tomou posse, nesta segunda-feira, para o quarto mandato parlamentar

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) foi empossado, nesta segunda-feira (29), para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A solenidade de posse ocorreu na presidência do Legislativo estadual e contou com a presença do presidente Álvaro Porto (PSDB). Diogo volta a assumir o mandato em definitivo na Casa de Joaquim Nabuco após a escolha de Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).
A posse contou com a presença de familiares, correligionários e amigos do deputado, que agradeceu o momento vivencia. “Graças a Deus, venci e estou aqui de volta com meu mandato restabelecido. Estou feliz e animado para continuar o trabalho. Venho com muita determinação para manter nossos ideais e nossas lutas. Vivemos hoje um momento distinto, temos uma Casa ativa com vida própria e brilho único. Isso nos dá o suporte necessário para desempenhar nossas funções legislativas. Não vai nos faltar determinação para encarar os problemas da sociedade”, afirmou Diogo.
O presidente Álvaro Porto deu as boas-vindas a Diogo Moraes e falou da alegria em tê-lo em mais uma legislatura. “Além da amizade, Diogo sempre foi um grande deputado. Com sua volta quem ganha é Pernambuco. Diogo será mais um deputado que vai nos ajudar a alavancar a Casa de Joaquim Nabuco”, pontuou.
Na parte da tarde, durante a sessão plenária, Diogo Moraes fez o seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa e foi bastante parabenizado pelos colegas. “Ser deputado não é apenas ocupar uma cadeira neste Parlamento, mas, sim, estar constantemente atento às reais necessidades, anseios e esperanças de nosso povo, e daqueles que depositaram sua confiança em nós através do voto.
Não tenho dúvida de que tenho muito trabalho pela frente. E quem me conhece sabe como me entrego ao trabalho. Reafirmo o nosso compromisso de corresponder à confiança dos 43.117 eleitores que conhecem a nossa história e a seriedade de nosso trabalho, e que confiaram em nosso projeto, depositando seu voto em nós”, afirmou o parlamentar.
Diversos deputados, de várias correntes partidárias, fizeram aparte cumprimentando o deputado. Entre eles: Waldemar Borges, Jarbas Filho, Sileno Guedes, France Hacker , Rodrigo Farias, Aglailson Victor e José Patriota, do PSB, Dani Portela (Psol), Gustavo Gouveia (SD), Renato Antunes (PL), Mário Ricardo (Republicanos), João de Nadegi (PV) e Nino de Enoque (PL). 


Fotos: Ivaldo Regis 

BOLSONARO DÁ PREJUIZO BILIONÁRIO A CAIXA NA TENTATIVA DE REELEIÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou a todo custo seguir na Presidência da República e a tentativa deixou um rombo bilionário na Caixa Econômica Federal. É o que diz uma reportagem do portal UOL, que teve acesso a informações sigilosas do banco. 

De acordo com a publicação, o banco foi usado como ferramenta de campanha de Bolsonaro. A primeira ação ocorreu em 2022 quando o então presidente decidiu criar o Auxilio Brasil, programa criado para tentar atrair o votos dos mais pobres. No entanto, a medida não teve o resultado esperado, o que levou Bolsonaro a recrutar a Caixa. 

O governo Bolsonaro elaborou uma medida provisória para criar duas linhas de crédito no banco para essa parcela do eleitorado. Até a eleição, a Caixa já havia liberado R$ 10,6 bilhões para 6,8 milhões de pessoas.

Desse total, R$ 3 bilhões foram para o programa SIM Digital. No entanto, o índice de inadimplência surpreende: 80% neste ano, segundo a atual presidente do banco. A outra parte foi para empréstimos consignados ao Auxílio Brasil. Entre o primeiro e o segundo turno das eleições, a Caixa liberou R$ 7,6 bilhões. A medida foi criticada por diminuir o valor do beneficio para pagar o empréstimo. Este ano, mais de 100 mil devedores foram retirados do Bolsa Família e o pagamento do crédito é incerto.

A tentativa de Bolsonaro em se reeleger também torrou as reservas da Caixa. No último trimestre do ano passado, o índice de liquidez de curto prazo “chegou ao menor nível já registrado pelo banco”.

Em nota, a assessoria da Caixa confirma os números obtidos pelo UOL. O portal tentou entrar o advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que não respondeu.

PASTOR RESPONSÁVEL POR AVIÃO COM 290 KG DE DROGAS É TIO DE DAMARES

O secretário executivo da Igreja Quadrangular da Pará, o ex-deputado e pastor Josué Bengtson, tio e padrinho político da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), é o responsável pelo avião preso pela Polícia Federal (PF) com 290 quilos de skunk, forma concentrada de maconha. As informações são da revista Fórum. 

A aeronave foi flagrada com a droga no último sábado (27) e um suspeito foi detido no aeroporto de Belém. Em nota, a Igreja Quadrangular-PA admitiu ser proprietária do avião. A instituição disse ter acionado a Polícia Federal assim que soube do conteúdo transportado no veículo. Ao serem informados sobre o carregamento, que iria para a cidade de Petrolina, os agentes da PF prenderam o suspeito antes da decolagem.

Segundo a PF, a aeronave estava sendo utilizada por Bengtson e seu filho, Paulo Bengtson, que também foi deputado federal e atualmente é membro do governo do Pará. O pastor é líder espiritual na igreja e também é tio e padrinho político de Damares.
Damares Alves teve a carreira impulsionada por Bengtson nos anos 1980, quando foi ordenada pastora da Quadrangular. Na década seguinte, ela foi trabalhar em seu gabinete na Câmara dos Deputados, quando era parlamentar pelo PTB.

RELEMBRE - A Polícia Federal prendeu, na manhã do ultimo sábado (27/05), um suspeito (tem 25 anos, sem ocupação, natural e residente em Imperatriz/MA) que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada. A droga seria levada de avião monomotor para fora do Estado, mas antes da decolagem foi feito o flagrante, em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém, no Estado do Pará.

A partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF, soube-se que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo a Petrolina, no Sertão pernambucano. Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava no pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado.

A droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. O forte odor indicava que o avião já estava carregado havia horas, no aguardo da decolagem. Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto.

O homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas cujas penas variam de 5 a 15 anos de reclusão. O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do preso.

"LULA QUER MAIS CRÉDITO PARA O POVÃO, E NÓS VAMOS CHEGAR JUNTO" DIZ PAULO SOBRE O BNB

O novo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco, concedeu sua primeira entrevista ao Blog de Jamildo, nesta segunda-feira. Na conversa informal, na sede do banco regional na avenida Conde da Boa Vista, Paulo Câmara revelou que o presidente Lula chamou os quatro bancos públicos nacionais para uma conversa no Palácio do Planalto, há 15 dias. O mote do encontro era ajustar a ação das instituições, especialmente no que toca ao Nordeste.

"Com o orçamento engessado, Lula vê os bancos públicos como uma alternativa importante. Ele quer mais crédito para o povão. 60% do microcrédito no Brasil é com o BNB. Lula quer a ampliação do crédito em todo o Brasil... para o grande, para o médio e para que até o pipoqueiro também crescer", explicou Paulo Câmara.

Recursos para Pernambuco

"Neste momento, estamos para assinar um acordo com o BID de US$ 300 milhões para infraestrutura no Nordeste, cerca de R$ 1,8 bilhões. O Estado de Pernambuco (Raquel Lyra) deve receber cerca de R$ 300 milhões, com indicações de gastos em estradas", revelou.

Busca de mais eficiência

"Lula nos orientou a trabalhar juntos e sem sobreposição de funções. A meta é não ter gasto público sem sinergia. Hoje, 70% de todos os empréstimos tem o carimbo do BNB na região, seja capital de giro, seja compra de maquinário. Agora, tudo vai passar de alguma forma pelo BNB", disse.

Mais apoio ao agronegócio

"Quando lançou o Agroamigo, o banco não acreditava que fosse dar certo (no Nordeste o agro não é tão forte), mas foi um sucesso. Vamos reforçar e ampliar. Hoje, as operações tem limite de R$ 6 mil. Queremos aumentar e chegar até R$ 21 mil até o final del 2026".

Ajuda na Transnordestina

"Assim que o governo Federal decidir o modelo, vamos financiar... como o banco já financiou no passado o grupo do Benjamim (CSN, que controla a operadora da Transnordestina). Caso seja um ente privado, podemos fazer uma operação direta. Caso sejam entes federados, podemos emprestar com recursos das agências de fomento, como estamos fazendo agora com o BID e Pernambuco. O que gerar empregos vamos dar prioridade"

Participação no Programa Desenrola

"Estamos aguardando a definição das regras do programa Desenrola (promessa de campanha de Lula para os endividados) pelo Ministério da Fazenda para ver como podemos participar. Podemos comprar dívidas das pessoas, por exemplo, podemos participar assim. Até o meio do ano as regras estarão definidas. Em uma reunião há 15 dias, o presidente Lula cobrou ao pessoal do Haddad (ministro da Economia)...'tem que desenrolar o desenrola'

Campanha de sustentabilidade

Paulo Câmara revelou que, na semana que vem, o BNB vai começar uma campanha para valorizar as ações de sustentabilidade. A ideia é tornar o banco conhecido pelos projetos verdes de energia. "No Brasil, temos 50% dos financiamentos da energia limpa. Só não emprestamos mais porque não temos mais funding (recursos). É algo bastante atrativo para o mercado", declarou. Em Pernambuco, por exemplo, na cidade de Belmonte, está localizado um dos maiores projetos de energia solar, coincidentemente inaugurado no governo do PSB.

Dinheiro internacional

"Como precisamos diversificar nossas fontes de financiamento, além do FNE, vamos atras das agências de fomento internacional, como o Bid (banco interamericano), o Bird (banco Mundial), em julho com o banco dos Bricks e a Caf, além da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento)

SIVALDO E CAYO PRESTIGIAM ALMOÇO COM PAULO CÂMARA

Almoço na capital nesta segunda-feira reuniu lideranças políticas do estado em torno do presidente do BNB. Cayo Albino também esteve presente
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, recebeu uma mostra de que sua passagem pelo Governo do Estado deixou um legado grandioso. Esta é a impressão com a qual o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, saiu do almoço realizado nesta segunda-feira (29) na capital pernambucana, organizado para homenagear a posse do ex-governador no BNB. “Não foi um encontro partidário, foi uma demonstração político-administrativa, um reconhecimento ao gestor dedicado, competente e que deixou um legado no Governo de Pernambuco”, registra o prefeito, que esteve acompanhado de Cayo Albino, secretário parlamentar do deputado federal Felipe Carreras.
O almoço reuniu grandes lideranças, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), os senadores do PT Humberto Costa e Teresa Leitão, além diversos deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e sociais. Pode-se dizer também como um encontro entre amigos para atualizar os assuntos, a exemplo do deputado Eriberto Medeiros e Danilo Cabral, anunciado como futuro presidente da Sudene.
Bem ao seu estilo, Sivaldo Albino aproveitou o momento para buscar recursos para o município, e já conversou com Paulo Câmara sobre a possibilidade de realização de convênios com o BNB, e a resposta foi positiva. Em breve uma agenda do prefeito com o Banco do Nordeste será informada. Paulo no Governo do Estado e Sivaldo na prefeitura foi uma mostra muito clara que quando os governos caminham juntos, quem ganha é a população.

“Deixamos o encontro com a certeza do prestígio intocável do nosso amigo Paulo, e o acerto do Governo Lula na escolha do presidente do Banco dos Nordestinos” – finalizou Albino.

Via Blog Sérgio Xavier SX