terça-feira, 30 de maio de 2023

GOVERNO DE PERNAMBUCO TRANSFERE FERIADO DE CORPUS CHRISTI PARA VÉSPERA DE SÃO JOÃO

O Governo de Pernambuco transferiu o ponto facultativo de Corpus Christi, comemorado na próxima quinta-feira (8), para a véspera de São João, em 23 de junho.

A medida foi publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Estado e assinada pela secretária de Administração, Ana Maraíza de Souza Silva.

Tradicionalmente, em Pernambuco, o feriado de Corpus Christi é transferido para o dia de São João, celebrado em 24 de junho. No entanto, como a data comemorativa deste ano cai em um sábado, o ponto facultativo foi antecipado para o dia anterior.

A transferência é válida para repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta. A exceção é para serviços de funcionamento indispensável e deliberada pelo chefe do órgão.

UBS VILA DO QUARTEL É O 18° EQUIPAMENTO DE SAÚDE REQUALIFICADO EM GARANHUNS

UBS Vila do Quartel é décimo oitavo equipamento de saúde requalificado, em Garanhuns
Obras da unidade foram entregues à população da localidade nesta segunda (29)
A Prefeitura de Garanhuns entregou nesta segunda-feira (29), por meio da Secretaria de Saúde, as obras de requalificação da Unidade Básica de Saúde Vila do Quartel. Com a ação, já são 18 equipamentos de saúde que receberam ações de intervenção na parte elétrica, hidráulica e estrutural. No local, foram investidos quase de 150 mil reais, com recursos próprios do município.
A entrega da UBS foi realizada pelo prefeito Sivaldo Albino, ao lado da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; e contou ainda com a presença do ex-prefeito Silvino Duarte, além de moradores da localidade, vereadores, secretários e profissionais da saúde. A requalificação também foi solicitada pelo Poder Legislativo, por meio de requerimento do vereador Matheus Martins, que ainda destinou uma emenda impositiva para reforma.
“Além das ações de requalificação, também estamos investindo na conclusão de obras inacabadas pela gestão passada, e na construção de novos equipamentos. Aqui na Vila do Quartel já trouxemos praça, academia, e agora estamos entregando um posto renovado para a população e profissionais", destacou o prefeito Sivaldo Albino.
No local são realizados atendimentos médicos, de enfermagem e odontologia; além de vacinação, acompanhamento pré-natal e outros serviços. A unidade está localizada na rua Caetés, s/nº (próx. ao Bar do Borges); e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Hilton Marques e Thomas Ravelly (PMG)

JÚNIOR UCHOA DISCUTE DESPACHO DE BAGAGEM JUNTO À COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES NA CÂMARA

Guilherme Uchoa Jr discute despacho de bagagem junto à Comissão de Viação e Transportes na Câmara Federal 
Desde 2017 as companhias aéreas estão autorizadas a cobrar pelas malas despachadas, sendo gratuito apenas o transporte de bagagens de mão até 10 quilos. Na época, as empresas alegavam que a cobrança permitiria baratear as passagens.

Por duas vezes, a Câmara e o Senado deliberaram sobre o tema, no sentido de permitir a volta da franquia de bagagem, possibilitando que o passageiro viajasse, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos. Mas a mudança não ocorreu em razão de veto presidencial, sob a alegação de que a volta da franquia mínima de bagagem poderia afastar novas empresas aéreas de investirem no país.

O deputado federal Guilherme Uchoa Jr discutiu nesta terça-feira (30) junto Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados o incidente envolvendo a Gol e a passageira Samantha Vitena Barbosa no aeroporto de Salvador (BA). Samantha, que ia para São Paulo, recusou-se a despachar a mochila com um notebook. Mesmo depois de ter acomodado a bagagem com a ajuda de outros passageiros, o comandante acionou a Polícia Federal para retirar Samantha do avião.

Segundo o deputado a cobrança pelo despacho pode acarretar uma série de consequências, como: a desvalorização do serviço, impacto na economia do passageiro, desestímulo ao setor de turismo, inconveniência e estresse, prejuízo para a imagem das companhias aéreas. 
“Os passageiros sentem-se enganados e explorados por terem que pagar por um serviço que antes era gratuito. Essa prática contribui para a percepção de que as companhias aéreas estão mais preocupadas com seus lucros do que com a satisfação dos clientes”, concluiu o deputado ao sair da audiência.

ÁLVARO PORTO SE REÚNE COM GOVERNADOR PAULO DANTAS PARA DISCUTIR FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA DE PE E AL

Álvaro Porto se reúne com governador Paulo Dantas para tratar do fortalecimento da pecuária em PE e AL
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), reuniu-se nesta segunda-feira (29.05), em Maceió, com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) para tratar de questões que podem resultar no fortalecimento da pecuária nos dois estados.

Entre outros pontos discutidos está a redução de impostos na compra e venda de gado, visando o incremento dos negócios e a consequente geração de empregos e renda para alagoanos e pernambucanos. Também participaram do encontro o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra; o prefeito de Quipapá (PE), Alvinho Porto (PSDB); a prefeita de Senador Rui Palmeira (AL), Jeane Moura (MDB); e os deputados estaduais alagoanos Gilvan Barros (PP) e Inacio Loiola (MDB). 
A Masterboi, que desde agosto do ano passado opera frigorífico industrial no município de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco – a 230 quilômetros do Recife e a 144 quilômetros de Maceió –, abriu novas fronteiras para a pecuária de corte na região, já abatendo mais de 500 animais por dia.

De olho na demanda da Masterboi, produtores dos dois estados melhoraram e ampliaram rebanhos. Agora, tanto a empresa quanto os criadores buscam alternativas para estimular os negócios. Álvaro Porto destaca que é importante buscar caminhos para aproveitar todo o potencial do mercado gerado pelo frigorífico, tanto em Pernambuco quanto em Alagoas.
“A conversa com o governador Paulo Dantas foi bastante produtiva. Vamos continuar dialogando para encontrar soluções para explorar todas as possibilidades de ampliar os negócios nos dois estados”, disse. De acordo com o deputado, o empreendimento está impactando a economia de vários estados e mudando a vida de pernambucanos e de regiões vizinhas.
“A Masterboi provocou a expansão do agronegócio, o melhoramento da genética dos rebanhos e está beneficiando social e economicamente todo o Agreste, com repercussão em todo o estado de Pernambuco e em estados vizinhos”, ressalta. 

Atualmente, a unidade já recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão. No total foram gerados 470 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos. Quando estiver em pleno funcionamento, o frigorífico vai gerar 800 empregos diretos.

Fotos: @edvanfotos 

Josué Nogueira, assessor de imprensa

DÉBORA ALMEIDA TEVE UMA VASTA AGENDA NO SERTÃO

Em Petrolina até o último domingo (28), participando de uma agenda plural, a parlamentar tucana visitou órgãos federais, produção de fruticultura e vinícola e encerrou viagem prestigiando evento em Verdejante. Segundo direção do EMBARAPA e CODEVASF, é a primeira parlamentar a visitar estes órgãos neste ano de 2023.

Uma agenda produtiva. Assim pode ser definida a viagem da deputada estadual Débora Almeida (PSDB) iniciada na última quarta-feira (24) com destino ao Sertão do São Francisco. A parlamentar participou na manhã da quinta-feira (25) da abertura da Conferência Estadual de Advocacia de Pernambuco, o maior evento jurídico do estado, organizado pela OAB.
No dia seguinte, Débora esteve visitando os novos gestores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O ex-presidente da CEASA, empresário Gustavo Melo assumiu a superintendência daquela Companhia, enquanto Samuel Andrade, assessor no órgão, conduz as relações políticas da Instituição.

Perante ambos, Débora detalhou as necessidades dos municípios aos quais representa, recebendo da gestão o compromisso na liberação de equipamentos e assistência para suprir as demandas de infraestrutura.
EMBRAPA – Já na sexta (26), ela esteve visitando a sede da Embrapa Semiárido. No local, funcionando há 48 anos a 10 quilômetros de Petrolina, ela conheceu os detalhes do funcionamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, instituição pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Recepcionada pela gestora, Maria Auxiliadora Coelho e pesquisadores, a deputada colocou seu gabinete e mandato à disposição do órgão, para o implemento de melhorias nas suas atividades.

FARINHA – Nas duas agendas, a parlamentar que administrou duas vezes o município de São Bento do Una e é conhecedora das demandas do agro, também destacou as dificuldades vivenciadas por produtores de farinha de mandioca, mais especificamente das casas de farinha localizadas no agreste meridional do estado. Débora se mostrou sensibilizada com as necessidades desse importante setor agrícola e produtivo, que tem com a mão de obra e ausência de tecnologia para eficácia de produção e distribuição, assim como a falta de incentivo para plantio e desenvolvimento da mandioca na própria região.

FRUTICULTURA IRRIGADA  – Mas foi na Fazenda Santa Felicidade que Débora teve um contato mais direto com a riqueza da produção agrícola do São Francisco. Recebida na manhã do sábado (27) pelo empresário e presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, a tucana e membros da sua comitiva conheceram o processo  meticuloso utilizado na produção da uva de mesa e também a tecnologia empregada e cuidadosa preparação  para envio daquela fruta aos consumidores no Brasil, Estados Unidos e parte da Europa. No domingo, a deputada conhecida como representante do agro no estado, ainda fez uma rápida visita à vinícola RIO SOL, na zona rural de Lagoa Grande.

VERDEJANTE –   Antes de retornar ao agreste e na sequência ao Recife, Débora Almeida reservou um tempo para prestigiar o  evento de anúncio da construção de uma Unidade de Saúde na localidade ‘Angico Torto’, zona rural do município de Verdejante. Falando para uma plateia local ao lado do prefeito Haroldo Tavares (PSB) e do Deputado Federal Augusto Coutinho (Republicanos), a deputada fez questão de enfatizar o compromisso dos aliados locais nas melhorias que vem fazendo a diferença naquela charmosa cidade sertaneja.
No seu retorno, Débora se comprometeu a debruçar-se sobre as demandas colhidas durante a sua proveitosa passagem na região, à qual também representa na ALEPE.

Fotos: Matheus Augusto

MINISTRO LUPI TERÁ AGENDAS EM PERNAMBUCO A PARTIR DE AMANHÃ

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT) irá desembarcar nesta quarta-feira (31) na capital pernambucana para se reunir com os superintendentes do INSS de todo o Nordeste. 

Além disso, o ministro terá um almoço com o prefeito 
do Recife, João Campos (PSB), sem seguida um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB). 

Ainda na quinta-feira, Lupi segue para Caruaru onde terá uma recepção junina promovida por Wolney e Zé Queiroz. Para finalizar sua passagem por Pernambuco, na sexta-feira pela manhã ele terá uma agenda na central 135, em Caruaru.

CAMPANHA CONTRA A GRIPE IMUNIZA 40% DO PÚBLICO ALVO NO PAÍS

Campanha contra gripe imuniza 40% do público alvo no país
A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) imunizou apenas 40,69% do público alvo. A mobilização - iniciada em 10 de abril - termina nesta quarta-feira (31), mas o Ministério da Saúde divulgou uma orientação para que estados e municípios ampliem o calendário e continuem com as imunizações, enquanto durarem os estoques de vacinas. 

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divulgada à imprensa na noite de segunda-feira (29). 

Casos graves
 
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização ajuda a evitar casos graves da doença. Os últimos dados do governo mostram que foram aplicadas 35,2 milhões de doses, o que atingiu 40,69% do público formado por grupos de idosos, crianças com seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros. 

O Amapá conseguiu a melhor cobertura, atingindo 85,2% do público alvo, e o único a superar 75%. Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados a atingir menos de 25% de cobertura.  

A cidade do Rio de Janeiro anunciou que vai prorrogar a vacinação para além do dia 31. Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode ser imunizada. Na cidade, a vacina contra a gripe está disponível nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

SECRETÁRIO PEDRO BRANDÃO DE ARCOVERDE ASSUME DIRETORIA DA ASTUR E CIDADE SEDIARÁ ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DE TURISMO

Secretário Pedro Brandão, de Arcoverde, assume diretoria da ASTUR e cidade sediará encontro de gestores municipais do turismo
Na última sexta-feira (26/05), durante a programação do 1º Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco, realizado em Vitória de Santo Antão, a ASTUR/PE anunciou que Arcoverde é a cidade escolhida para sediar a 2ª edição do evento, prevista para acontecer entre os dias 24 e 26 de agosto.

“Será uma grande honra para Arcoverde receber este importante encontro estadual promovido pela ASTUR/PE. Através da atenção dada pelo Prefeito Wellington Maciel às ações de Turismo, o nosso município tem evidenciado a valorização e o devido fortalecimento do setor, o qual é estratégico para a geração de empregos e renda, possibilitando que hoje Arcoverde seja uma cidade protagonista na discussão envolvendo a consolidação de políticas públicas voltadas ao segmento”, enfatizou o Secretário de Turismo e Eventos, Pedro Brandão.

Na programação, Pedro Brandão também assumiu a Diretoria do Sertão do Moxotó da ASTUR/PE, juntamente com os novos membros para a gestão do Biênio 2023-2025. O evento, realizado em Vitória de Santo Antão, aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio, contando com palestras, mostras e outras atividades para os participantes.