domingo, 4 de junho de 2023

IZAÍAS FAZ TESTE DE POPULARIDADE EM GARANHUNS

Deputado Izaías Régis testa popularidade nas ruas de Garanhuns
Passando mais tempo no Recife, por conta do mandato de deputado, Zazá arrastou admiradores por onde passou
Por Blog da Folha
Deputado Izaías Régis em ritmo de campanha nas ruas de Garanhuns - Foto: Divulgação

Era para ser apenas um passeio normal, como o político e cidadão Izaías Régis sempre fez, andando pelas ruas de Garanhuns e conversando com as pessoas. Mas, virou um evento espontâneo de receptividade a ele que governou a cidade por oito anos, e atualmente está no quarto mandato de deputado estadual. 

“Eu fico muito feliz com essa receptividade e calor humano recebido hoje. Sempre que estou em Garanhuns, estou nas ruas. Mas, hoje chegou a ser surpreendente. Sou do povo e o povo entende isso”, comentou Régis, eufórico. 

Com as contas de gestão de 2019 aprovadas pelo TCE-PE, porém rejeitadas pela Câmara Municipal, no início desta semana, o assunto deixou muita gente indignada. “Os opositores políticos dele temem que ele se candidate a prefeito novamente, porque sabem que ele é favorito. No voto, nenhum ganha dele”, comentou uma eleitora. 

Mesmo acompanhado por três dos quatro vereadores que votaram favorável às suas contas – Gersinho Filho (UB) Magda Alves (PP) e Thiago Paes (PL) – o parlamentar preferiu nem mencionar o assunto. Os abraços, apertos de mão, sorrisos e comentários positivos eram o seu foco, receber e retribuir o carinho de quem o encontrava. Quem também esteve no local, junto ao deputado, foi o ex-vereador Zaqueu Lins, e o ex-vice-prefeito, Haroldo Vicente. 

Nem a chuva, que caiu praticamente toda a manhã, impediu os moradores de Garanhuns que estavam na Avenida Santo Antônio, de ir cumprimentar o deputado Izaías Régis. “A imprensa chegou a comentar que foi um teste de popularidade. Nem era essa a intenção, mas acho que passei”, comentou Izaías Régis sorridente. 

O deputado estadual Izaías Régis deve voltar à capital pernambucana neste domingo (4/6). Na segunda, é dia de expediente na Assembleia Legislativa de Pernambuco

5,5 BI PARA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA


Com investimento de R$ 5,5 bilhões, Governo de Pernambuco lança o programa Juntos Pela Educação
Do montante, R$ 3 bilhões serão destinados a obras para a melhoria de infraestrutura e construção de novas unidades escolares

O Governo de Pernambuco lançou o programa Juntos pela Educação, maior programa de investimentos da rede pública de ensino da história do Estado, totalizando R$ 5,5 bilhões. A iniciativa contempla diversas ações que visam garantir o desenvolvimento da educação em todo o Estado, integrando os municípios para colaborar em políticas educacionais; esportes; segurança alimentar e escolar; saúde e inclusão de pessoas com deficiência.

O orçamento será aplicado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) nos próximos quatro anos (2023-2026). Do valor, R$ 3 bilhões serão destinados a obras para a melhoria de infraestrutura e construção de novas unidades escolares. O programa garante a criação de 60 mil vagas de educação infantil em municípios do Litoral ao Sertão. Pernambuco ocupa, atualmente, o 23º lugar no ranking nacional de atendimento de creches públicas, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2019. 

Além disso, até 2025, serão adquiridos 500 novos ônibus para integrar a frota escolar, que atende principalmente os estudantes da zona rural do Estado. Destes, 180 já foram adquiridos e 85 foram entregues pela governadora Raquel Lyra (PSDB), como parte da reformulação do Programa Estadual do Transporte Escolar.

FÁRMACIA POPULAR SERÁ RELANÇADA EM PERNAMBUCO ESSA SEMANA

LULA EM PERNAMBUCO: Ministra da Saúde vem a Pernambuco com Lula para relançar o Farmácia Popular

Lula cumpre agenda em Pernambuco na próxima quarta-feira com a ministra da Saúde; veja como será
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é uma das integrantes da comitiva presidencial que virá a Pernambuco na próxima quarta-feira (7).

Um dos compromissos da ministra no estado é anunciar, junto ao presidente Lula, o relançamento do programa Farmácia Popular a nível nacional.

O anúncio será feito na manhã da quarta-feira durante visita de Lula ao Compaz Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, no Recife.

O programa Farmácia Popular faz parte da política nacional de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, fornecendo medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.

LULA EM PERNAMBUCO AGENDA COMPLETA
Além do relançamento do Farmácia Popular, Lula também tem outro compromisso em Pernambuco na quarta-feira. Ele vai inaugurar o campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
A sede do IFPE Paulista começou a começou a ser construída em 2018, no bairro de Maranguape I, em terreno doado pela prefeitura. A área total do equipamento é de 6.401,95 m².

O IFPE de Paulista constará com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento.

A expectativa é de atender a 1.200 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica.

Um dia antes, na tarde da terça-feira (6), Lula desembarca no Recife e visita a fábrica da Jeep, em Goiana.

FESTEJOS JUNINOS DE GRAVATÁ VEJA A PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, divulgou na sexta-feira (3), a programação oficial do São João 2023, intitulado como “São João da Felicidade”, que este ano conta com 30 dias de muita animação e forró em polos espalhados pela área urbana e rural da cidade, entre eles, o Mercado Cultural.

No Polo principal da festa, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, a programação tem início no dia 16 de junho com atrações nacionais, entre eles, Gustavo Mioto, Mary Fernandes e Tarcísio do Acordeon.

Confira a programação:
 

16/06 – Sexta-feira

Renato Souza
Dany Myller
Lipe Lucena
Tarcísio do Acordeon

17/06 – Sábado

João Lucas e Pedrinho
Iguinho e Lulinha
Geraldinho Lins
Mari Fernandez

22/06 – Quinta-feira

Rafaela Santos
Toca do Vale
Walquíria Santos

23/06 – Sexta-feira

Danilo Henrique
Eric Land
Berg Rabelo
Irah Caldeira

24/06 – Sábado

Gustavo Mioto
Cydia Lima
Myllena Dantos
Anjo Azul

DÉBORA ALMEIDA VISITA PÓLOS JUNINOS

Ontem foi dia de São João na roça, na vila de Xicuru. Parabéns pela iniciativa de interiorizar as festas juninas de Caruaru, prefeito @rodrigopinheiro . Levando mais entretenimento, cultura e muito forró para as comunidades e sítios do município. Que arretado, né?! @brunolambreta e Rosana, muito obrigada pela acolhida e pelo carinho de sempre. Tudo muito lindo e delicioso.

Estamos juntos!🔥

SÃO JOÃO DE CARUARU CONTA COM MAIOR INVESTIMENTO ESTADUAL DA HISTÓRIA

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Caruaru, que conta em 2023 com o maior investimento estadual da história
A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (03), da abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Agreste do Estado. Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende até o dia 1° de julho, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior. Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 4 milhões, a expectativa da organização do evento é que o município receba mais de quatro milhões de pessoas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento.
“O Governo do Estado está fazendo o maior investimento da história no São João de Caruaru, com um aporte de R$ 4 milhões voltados para as atrações culturais. Além disso, são mais de 600 homens e mulheres da Polícia Militar que, junto com a guarda municipal, vão garantir uma festa muito segura. O São João de Caruaru abre as portas dos festejos juninos de Arcoverde, Carpina, Araripina e Petrolina, cidades que têm tradições importantes e que também iremos apoiar e prestigiar pessoalmente, durante o mês de junho”, destacou Raquel Lyra. 
A chefe do Executivo estadual foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves. O COI é uma central que monitora ocorrências durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. Estão envolvidos no controle forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, além do Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.
“O Governo de Pernambuco também faz parte do time que quer ver um São João maior e melhor, não só em Caruaru, mas em todo Estado. Todos estão empenhados para que realmente a festa aconteça da melhor forma possível, gerando emprego e renda”, enfatizou Rodrigo Pinheiro.
Para garantir a animação das pessoas que vão aproveitar os festejos juninos do município, o policiamento terá reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar. O monitoramento das vias da cidade terá o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.
A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.

De acordo com Silvério Pessoa, secretário de Cultura, Caruaru é um grande portal de abertura da cultura pernambucana, e hoje o São João representa não só uma grande festa municipal ou estadual, mas brasileira. "É uma celebração que tem economia criativa, atração turística e, sobretudo, a cultura popular sendo valorizada", ressaltou.

“O Governo do Estado se empenha não só pela realização da festa, como também com a promoção feita nos demais estados, com publicidade, visitas de agentes de viagem, para que a gente aproveite o máximo dessa festa, gerando emprego e oportunidades para a nossa gente”, acrescentou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. Também estiveram presentes outros secretários estaduais, deputados, vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Fotos 1 a 5: Miva Filho/ Secom
Foto 6 - Yêdo Leonel/ Secom

LULA VAI INAUGURAR IFPE PAULISTA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Pernambuco essa semana. Entre os compromissos, está a inauguração do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município de Paulista, no Grande Recife.

O presidente Lula visitará Pernambuco nos dias 6 e 7 de junho. “Essa atividade está compondo a agenda do presidente Lula em comemoração aos 20 anos do programa que revolucionou o ensino técnico e profissional no Brasil. Estou muito feliz com a celebração ser em terras pernambucanas”, diz a senadora Teresa Leitão, que acompanhará a agenda de visita do presidente Lula a Pernambuco. As informações são do Jornal do Commercio.

“A democratização da educação, com ampliação da oferta de vagas, é uma marca dos governos petistas, assim como o investimento na qualidade do ensino. Entre 2003 e 2014, os governos petistas implantaram 422 unidades de institutos federais por todo o país”, lembra Teresa Leitão.

A sede definitiva do IFPE-Paulista começou a ser construída em 2018, no bairro de Maranguape I, em terreno doado pela prefeitura. Tem área total de 6.401,95 m² com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento.

sábado, 3 de junho de 2023

RAQUEL PRESTIGIA ABERTURA DO SÃO JOÃO DE CARUARU


Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do polo principal do São João de Caruaru
A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na noite deste sábado (03), na abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru. A chefe do Executivo estadual será recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves.

O COI é uma central que monitora ocorrências, durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. Estão envolvidos no controle as forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.

A governadora atenderá a imprensa no COI e seguirá para o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | sábado, 03 de junho de 2023

18h - Abertura do polo principal do São João de Caruaru
Local: Complexo do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga - Rua Agnelo Dias Vidal - Caruaru/PE.