domingo, 4 de junho de 2023

DÉBORA ALMEIDA VISITA PÓLOS JUNINOS

Ontem foi dia de São João na roça, na vila de Xicuru. Parabéns pela iniciativa de interiorizar as festas juninas de Caruaru, prefeito @rodrigopinheiro . Levando mais entretenimento, cultura e muito forró para as comunidades e sítios do município. Que arretado, né?! @brunolambreta e Rosana, muito obrigada pela acolhida e pelo carinho de sempre. Tudo muito lindo e delicioso.

Estamos juntos!🔥

SÃO JOÃO DE CARUARU CONTA COM MAIOR INVESTIMENTO ESTADUAL DA HISTÓRIA

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Caruaru, que conta em 2023 com o maior investimento estadual da história
A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (03), da abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Agreste do Estado. Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende até o dia 1° de julho, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior. Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 4 milhões, a expectativa da organização do evento é que o município receba mais de quatro milhões de pessoas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento.
“O Governo do Estado está fazendo o maior investimento da história no São João de Caruaru, com um aporte de R$ 4 milhões voltados para as atrações culturais. Além disso, são mais de 600 homens e mulheres da Polícia Militar que, junto com a guarda municipal, vão garantir uma festa muito segura. O São João de Caruaru abre as portas dos festejos juninos de Arcoverde, Carpina, Araripina e Petrolina, cidades que têm tradições importantes e que também iremos apoiar e prestigiar pessoalmente, durante o mês de junho”, destacou Raquel Lyra. 
A chefe do Executivo estadual foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves. O COI é uma central que monitora ocorrências durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. Estão envolvidos no controle forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, além do Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.
“O Governo de Pernambuco também faz parte do time que quer ver um São João maior e melhor, não só em Caruaru, mas em todo Estado. Todos estão empenhados para que realmente a festa aconteça da melhor forma possível, gerando emprego e renda”, enfatizou Rodrigo Pinheiro.
Para garantir a animação das pessoas que vão aproveitar os festejos juninos do município, o policiamento terá reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar. O monitoramento das vias da cidade terá o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.
A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.

De acordo com Silvério Pessoa, secretário de Cultura, Caruaru é um grande portal de abertura da cultura pernambucana, e hoje o São João representa não só uma grande festa municipal ou estadual, mas brasileira. "É uma celebração que tem economia criativa, atração turística e, sobretudo, a cultura popular sendo valorizada", ressaltou.

“O Governo do Estado se empenha não só pela realização da festa, como também com a promoção feita nos demais estados, com publicidade, visitas de agentes de viagem, para que a gente aproveite o máximo dessa festa, gerando emprego e oportunidades para a nossa gente”, acrescentou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. Também estiveram presentes outros secretários estaduais, deputados, vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Fotos 1 a 5: Miva Filho/ Secom
Foto 6 - Yêdo Leonel/ Secom

LULA VAI INAUGURAR IFPE PAULISTA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Pernambuco essa semana. Entre os compromissos, está a inauguração do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município de Paulista, no Grande Recife.

O presidente Lula visitará Pernambuco nos dias 6 e 7 de junho. “Essa atividade está compondo a agenda do presidente Lula em comemoração aos 20 anos do programa que revolucionou o ensino técnico e profissional no Brasil. Estou muito feliz com a celebração ser em terras pernambucanas”, diz a senadora Teresa Leitão, que acompanhará a agenda de visita do presidente Lula a Pernambuco. As informações são do Jornal do Commercio.

“A democratização da educação, com ampliação da oferta de vagas, é uma marca dos governos petistas, assim como o investimento na qualidade do ensino. Entre 2003 e 2014, os governos petistas implantaram 422 unidades de institutos federais por todo o país”, lembra Teresa Leitão.

A sede definitiva do IFPE-Paulista começou a ser construída em 2018, no bairro de Maranguape I, em terreno doado pela prefeitura. Tem área total de 6.401,95 m² com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento.

sábado, 3 de junho de 2023

RAQUEL PRESTIGIA ABERTURA DO SÃO JOÃO DE CARUARU


Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do polo principal do São João de Caruaru
A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na noite deste sábado (03), na abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru. A chefe do Executivo estadual será recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves.

O COI é uma central que monitora ocorrências, durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. Estão envolvidos no controle as forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.

A governadora atenderá a imprensa no COI e seguirá para o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | sábado, 03 de junho de 2023

18h - Abertura do polo principal do São João de Caruaru
Local: Complexo do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga - Rua Agnelo Dias Vidal - Caruaru/PE.


TERESA DUERE VAI INTEGRAR GOVERNO RAQUEL LYRA, MAS EXISTE RESSALVAS

A ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, deve integrar a equipe da governadora Raquel Lyra (PSDB). Tereza foi muito homenageada é bastante reconhecida pela imprensa e alguns políticos. Porém está anos luz de distância, de ser reconhecida por centenas de prefeitos e ex-prefeitos. Tereza Duere foi em todo o seu período no TCE, segundo vários prefeitos relataram aos blog, a mais dura conselheira e ainda teria sido insensível a situação de muitos gestores, reprovando contas em todo o estado. Logo se percebe que Tereza pode ter qualquer função, e até possui capacidade e curriculum pra isso, porém sua atuação no TCE não foi unanimidade no meio político. Segundo o jornalista Magno Martins, no seu blog, a 
 função ainda não está definida, mas sua missão sim: reforçar a articulação política do Governo, que está capenga. Porém é bom que se observe o que narramos acima, pois a ex-conselheira tem ampla capacidade, porém não tem a confiança no meio político. Cinta a seu favor ter um irmão Senador da República: Fernando Duere(MDB) que herdou a vaga de Jarbas Vasconcelos. Em tempo, ontem ela ganhou homenagem pelo seu trabalho no TCE com uma festinha em ritmo de forró pé de serra, na Academia Pernambucana de Letras, iniciativa da presidente Margarida Cantarelli. Entre os presentes, a vice-governadora Priscila Krause e o senador Fernando Duere (MDB).

BLOG PARABENIZA PROFESSOR ALBERICO EX-DIRETOR DO COLÉGIO DIOCESANO

 
Todos nós que fazemos o Blog do edney queremos parabenizar o professor e biólogo Alberico Luiz Fernandes Vilela, que foi diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, por mais de três décadas. Prof. Alberico, Ajudou a formar gerações de pessoas que estão espalhadas nos mais variados campos da iniciativa privada e pública, profissionais liberais, agentes públicos, pessoas do meio jurídico e políticos e ainda muita gente do meio empresarial, que passaram pelos corredores do colégio tradicional que tem muita história em Garanhuns e no Brasil. São diversas gerações, que sob a supervisão e direção do professor Alberico Fernandes, através da educação, construíram suas vidas e estão inseridos na sociedade e na comunidade. Atualmente ele dirige a Universidade da Criança, no bairro da Brahma, excelente escola do ensino fundamental. Que o Criador ilumine a vida do nosso querido professor e toda a sua Familia são os votos do Blog do Edney.

AGRADECIMENTO A TODOS

Quero agradecer a todos os amigos e leitores que encheram os canais do Blog na última quinta-feira com inúmeros cumprimentos e também encheram os WhatsApp com votos de felicitações. Aos que ligaram e fizeram questão de expressar as suas mensagens pela passagem do meu aniversário. A todos o meu muito obrigado e que o Criador nos abençoe sempre. Ter amigos é uma dádiva de Deus. Obrigado de coração. “O amigo: um ser que a vida não explica, que só se vai ao ver outro nascer e o espelho de minha alma multiplica”, Vinicius de Moraes.

Na Lupa 🔎 Sábado 03/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 

Por Edney Souto.

LULA VEM A PERNAMBUCO PARA LANÇAR O FARMÁCIA POPULAR CRIADO POR HUMBERTO COSTA 
Humberto Costa em sua passagem pelo Ministério da Saúde criou e temos que reconhecer importantes programas que beneficiaram a população brasileira. Jamais poderíamos pensar em farmácia popular, SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e tantos outros sem dar o crédito ao senador Humberto Costa. Temos observado algumas distorções na política local a nível de PT na história de Humberto Costa, mas isso é outro assunto. A verdade é a verdade: Humberto foi sem dúvida um dia melhores ministros da Saúde desse país. A vinda de Lula a Pernambuco para lançar o programa Farmácia Popular não deu a de ser uma homenagem ao seu criador, o senador pernambucano petista. Vamos lá: 
LULA EM PERNAMBUCO- O presidente Lula vai relançar oficialmente o programa Farmácia Popular a nível nacional durante visita ao estado de Pernambuco, na próxima quarta-feira dia 07/06. Importante lembrar que o programa de farmácia popular foi criado pelo então ministro da Saúde e hoje atual senador da república Humberto Costa. O programa é de fato revolucionário pois acima de tudo dar dignidade as pessoas que não possuem condições financeiras para ter acesso aos medicamentos básicos importantes para manutenção da saúde e da vida. 
JOÃO CAMPOS - O anúncio será feito durante visita do presidente ao Compaz Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, no Recife, no período da manhã. Será um evento carregado de simbolismo e mais uma vez haverá uma demonstração de força política do prefeito da cidade do Recife João Campos. Mas sabe-se que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realmente esta envolvido no projeto de reeleição do filho duas governador de Pernambuco Eduardo Campos, de saudosa memória. 
PROGRAMA APROVADO - A expectativa, segundo a equipe do petista, é que Lula também visite as estruturas de uma unidade da Farmácia Popular durante a permanência no estado. Muita gente tem colocado que o Lula não tem criado novos projetos e sim, relançado todos os que fizeram parte do seu governo. Ora caro leitor aqui NA LUPA, se esses programas chegaram a beneficiar milhares de brasileiros e são políticas públicas de alta eficiência já testados e com alta aprovação popular, então está correto a linha de atuação de Lula em reeditar os mesmos programas que deram qualidade de vida a população do nosso Brasil. 
EM TEMPO - O programa Farmácia Popular faz parte da política nacional de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, fornecendo medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.