domingo, 4 de junho de 2023

BRASIL QUASE DOBROU OS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA, DIZ CAGED

Brasil CRIOU 195,2 MIL POSTOS de trabalho em março, diz CAGED; número é quase 100% MAIOR que o mesmo período no ANO PASSADO
Segundo o levantamento, a região Sudeste liderou a abertura de vagas, com 113.374 postos a mais, seguido pelo Sul, com 37.441 postos.

Após dois meses de recuo, a criação de emprego formal subiu em março. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 195.171 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

A criação de empregos cresceu 97,6% maior que a do mesmo mês do ano passado. Em março de 2022, tinham sido criados 98.786 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. A abertura mensal de vagas atingiu o maior nível desde setembro do ano passado.


Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 526.173 vagas. Esse resultado é 15% mais baixo que no mesmo período do ano passado. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores. A mudança da metodologia do Caged não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.


Setores

Na divisão por ramos de atividade, quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em março. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 122.323 postos, seguido pela construção civil, com 33.641 postos a mais.

Em terceiro lugar, vem indústria de transformação, de extração e de outros tipos, com a criação de 20.984 postos de trabalho.

O nível de emprego aumentou no comércio, com a abertura de 18.555 postos. Somente a agropecuária, pressionada pelo fim da safra de vários produtos, extinguiu empregos com carteira assinada no mês passado, com o fechamento de 332 vagas.

Destaques

Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com a abertura de 44.913 postos formais. A categoria de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas abriu 35.467 vagas.

Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 17.876 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou a indústria extrativa, que abriu 1.566 vagas.

As estatísticas do Caged apresentadas a partir 2020 não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio. A série histórica anterior separava os dados do comércio atacadista e varejista.

Regiões

Todas as cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em março. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 113.374 postos a mais, seguido pelo Sul, com 37.441 postos. Em seguida, vem o Centro-Oeste, com 22.435 postos. O Nordeste abriu 14.115 postos de trabalho, e o Norte criou 10.077 vagas formais no mês passado.

Na divisão por unidades da Federação, 22 registraram saldo positivo, e cinco extinguiram vagas. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (50.768 postos), Minas Gerais (38.730) e Rio de Janeiro (19.427). As maiores variações negativas ocorreram em Pernambuco (5.266 postos), Paraíba (815) e Rio Grande do Norte (78).

Agência Brasil

CAGED CONFIRMA GARANHUNS COMO UMA DAS CIDADES COM MAIS GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NE

CAGED: Ministério do Trabalho confirma Garanhuns como uma das cidades que mais geram empregos com carteira assinada em Pernambuco e no Nordeste
No mês de abril, Garanhuns apresentou saldo positivo novamente. No acumulado do ano é destaque nordestino. Brasil tem alta e Pernambuco tem queda
Garanhuns vem registrando crescimento na geração de empregos nos últimos meses, e agora, mais uma vez é destaque no estado e no interior do Nordeste. O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de abril de 2023, que comprovam o bom momento vivido pelo município, repetindo os bons resultados dos anos de 2021 e 2022. 

Em abril, o Brasil registrou saldo positivo de 180.005 postos de trabalho com carteira assinada. O estado de Pernambuco, na contramão, fechou o mês negativo em 2.423 vagas, com mais demissões que admissões. Mas Garanhuns, mais uma vez, contabiliza resultado positivo de 199 novos empregados. No acumulado do ano, Garanhuns apresenta 1.223 novos postos de trabalho. Um número a ser comemorado, pois o coloca na liderança no interior do estado e destaque nordestino. Pernambuco tem saldo negativo de -499 no ano. Números oficiais do MTE, através do CAGED.

Para o prefeito Sivaldo Albino, os bons resultados de Garanhuns refletem a gestão empreendedora de Garanhuns e o trabalho em busca de investimentos. “Criamos um ambiente atrativo para novos negócios no município, destravando a burocracia, e consolidando os segmentos econômicos, com destaque para o setor de serviços, com saúde, educação e turismo, que acaba refletindo em todos os demais, principalmente no comércio.” – explica o gestor.

Comparativamente com os demais municípios acima de 100 mil habitantes no estado, fica mais claro o excelente resultado de Garanhuns no acumulado do ano, principalmente quando se comparam as populações. Em relação a outros importantes polos do interior do Nordeste, Garanhuns também é destaque. Confira:

Recife (1.494.586 hab): +4.531 
Garanhuns (141.347  hab): +1.223*
Jaboatão (653.793 hab): +803
Petrolina (388.145 hab): -448
Caruaru (378.180 hab): +899
Olinda (349.920 hab): -229
Paulista (336.919 hab): +032
Cabo de Santo Agostinho (210.796 hab): -823
Camaragibe (151.587 hab): +159
Vitória de Santo Antão (140.389 hab): -991
_Arapiraca-AL (235.085 hab): +686_
_Campina Grande-PB (413 830 hab): -742_

Dados: CAGED / Ministério do Trabalho e Emprego - Abril/23

CORPUS CHRISTI SERÁ FERIADO EM GARANHUNS

Nota sobre os feriados municipais de Garanhuns
A prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Município, informa que, conforme Lei Nº 4.752/2021, que revisou a Lei Nº 3946/2013, são considerados feriados municipais as seguintes datas: - Civil: 04 de fevereiro (Elevação de Garanhuns à categoria de Cidade); Religiosos: Sexta-Feira da Paixão (data móvel); Dia de Corpus Christi (data móvel); 13 de junho (Santo Antônio – Padroeiro de Garanhuns); e 24 de junho (São João). Este ano, o Dia de Corpus Christi será em 08 de junho, próxima quinta-feira.

A gestão municipal, respeitando a tradição e a importância religiosa das datas, reitera que não haverá alteração nestes feriados, ficando, portanto, estabelecidos os fechamentos das repartições públicas do município, exceto as consideradas essenciais, a critério das secretarias que disponham de serviços de atendimento à população.

*Prefeitura de Garanhuns*

LUCAS RAMOS COMEMORA ENCONTRO COM BASE DE LULA EM PERNAMBUCO

Nesta sexta-feira, 2 jun. Petrolina foi palco de grande encontro para debater o fortalecimento de uma ampla frente de oposição no município chamado de Terra dos Impossíveis. Segundo o deputado federal e possível pré-candidato a prefeito de Petrolina em 2024, Lucas Ramos (PSB -PE). O município sertanejo sediou um “grande encontro” de um time forte, que representa o presidente Lula no Estado de Pernambuco, e que, diariamente, luta por mais oportunidades para a população.

“A união do nosso mandato na Câmara dos Deputados, do parceiro Carlos Veras, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, dos deputados estaduais João Paulo e Doriel Barros e do ex-deputado e ex-prefeito Odacy Amorim tem uma força gigante para guiar Petrolina rumo à mudança, no caminho do desenvolvimento e colocando os que mais precisam em primeiro lugar! ”, pontua Lucas Ramos.

IZAÍAS FAZ TESTE DE POPULARIDADE EM GARANHUNS

Deputado Izaías Régis testa popularidade nas ruas de Garanhuns
Passando mais tempo no Recife, por conta do mandato de deputado, Zazá arrastou admiradores por onde passou
Por Blog da Folha
Deputado Izaías Régis em ritmo de campanha nas ruas de Garanhuns - Foto: Divulgação

Era para ser apenas um passeio normal, como o político e cidadão Izaías Régis sempre fez, andando pelas ruas de Garanhuns e conversando com as pessoas. Mas, virou um evento espontâneo de receptividade a ele que governou a cidade por oito anos, e atualmente está no quarto mandato de deputado estadual. 

“Eu fico muito feliz com essa receptividade e calor humano recebido hoje. Sempre que estou em Garanhuns, estou nas ruas. Mas, hoje chegou a ser surpreendente. Sou do povo e o povo entende isso”, comentou Régis, eufórico. 

Com as contas de gestão de 2019 aprovadas pelo TCE-PE, porém rejeitadas pela Câmara Municipal, no início desta semana, o assunto deixou muita gente indignada. “Os opositores políticos dele temem que ele se candidate a prefeito novamente, porque sabem que ele é favorito. No voto, nenhum ganha dele”, comentou uma eleitora. 

Mesmo acompanhado por três dos quatro vereadores que votaram favorável às suas contas – Gersinho Filho (UB) Magda Alves (PP) e Thiago Paes (PL) – o parlamentar preferiu nem mencionar o assunto. Os abraços, apertos de mão, sorrisos e comentários positivos eram o seu foco, receber e retribuir o carinho de quem o encontrava. Quem também esteve no local, junto ao deputado, foi o ex-vereador Zaqueu Lins, e o ex-vice-prefeito, Haroldo Vicente. 

Nem a chuva, que caiu praticamente toda a manhã, impediu os moradores de Garanhuns que estavam na Avenida Santo Antônio, de ir cumprimentar o deputado Izaías Régis. “A imprensa chegou a comentar que foi um teste de popularidade. Nem era essa a intenção, mas acho que passei”, comentou Izaías Régis sorridente. 

O deputado estadual Izaías Régis deve voltar à capital pernambucana neste domingo (4/6). Na segunda, é dia de expediente na Assembleia Legislativa de Pernambuco

5,5 BI PARA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA


Com investimento de R$ 5,5 bilhões, Governo de Pernambuco lança o programa Juntos Pela Educação
Do montante, R$ 3 bilhões serão destinados a obras para a melhoria de infraestrutura e construção de novas unidades escolares

O Governo de Pernambuco lançou o programa Juntos pela Educação, maior programa de investimentos da rede pública de ensino da história do Estado, totalizando R$ 5,5 bilhões. A iniciativa contempla diversas ações que visam garantir o desenvolvimento da educação em todo o Estado, integrando os municípios para colaborar em políticas educacionais; esportes; segurança alimentar e escolar; saúde e inclusão de pessoas com deficiência.

O orçamento será aplicado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) nos próximos quatro anos (2023-2026). Do valor, R$ 3 bilhões serão destinados a obras para a melhoria de infraestrutura e construção de novas unidades escolares. O programa garante a criação de 60 mil vagas de educação infantil em municípios do Litoral ao Sertão. Pernambuco ocupa, atualmente, o 23º lugar no ranking nacional de atendimento de creches públicas, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2019. 

Além disso, até 2025, serão adquiridos 500 novos ônibus para integrar a frota escolar, que atende principalmente os estudantes da zona rural do Estado. Destes, 180 já foram adquiridos e 85 foram entregues pela governadora Raquel Lyra (PSDB), como parte da reformulação do Programa Estadual do Transporte Escolar.

FÁRMACIA POPULAR SERÁ RELANÇADA EM PERNAMBUCO ESSA SEMANA

LULA EM PERNAMBUCO: Ministra da Saúde vem a Pernambuco com Lula para relançar o Farmácia Popular

Lula cumpre agenda em Pernambuco na próxima quarta-feira com a ministra da Saúde; veja como será
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é uma das integrantes da comitiva presidencial que virá a Pernambuco na próxima quarta-feira (7).

Um dos compromissos da ministra no estado é anunciar, junto ao presidente Lula, o relançamento do programa Farmácia Popular a nível nacional.

O anúncio será feito na manhã da quarta-feira durante visita de Lula ao Compaz Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, no Recife.

O programa Farmácia Popular faz parte da política nacional de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, fornecendo medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.

LULA EM PERNAMBUCO AGENDA COMPLETA
Além do relançamento do Farmácia Popular, Lula também tem outro compromisso em Pernambuco na quarta-feira. Ele vai inaugurar o campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
A sede do IFPE Paulista começou a começou a ser construída em 2018, no bairro de Maranguape I, em terreno doado pela prefeitura. A área total do equipamento é de 6.401,95 m².

O IFPE de Paulista constará com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento.

A expectativa é de atender a 1.200 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica.

Um dia antes, na tarde da terça-feira (6), Lula desembarca no Recife e visita a fábrica da Jeep, em Goiana.

FESTEJOS JUNINOS DE GRAVATÁ VEJA A PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, divulgou na sexta-feira (3), a programação oficial do São João 2023, intitulado como “São João da Felicidade”, que este ano conta com 30 dias de muita animação e forró em polos espalhados pela área urbana e rural da cidade, entre eles, o Mercado Cultural.

No Polo principal da festa, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, a programação tem início no dia 16 de junho com atrações nacionais, entre eles, Gustavo Mioto, Mary Fernandes e Tarcísio do Acordeon.

Confira a programação:
 

16/06 – Sexta-feira

Renato Souza
Dany Myller
Lipe Lucena
Tarcísio do Acordeon

17/06 – Sábado

João Lucas e Pedrinho
Iguinho e Lulinha
Geraldinho Lins
Mari Fernandez

22/06 – Quinta-feira

Rafaela Santos
Toca do Vale
Walquíria Santos

23/06 – Sexta-feira

Danilo Henrique
Eric Land
Berg Rabelo
Irah Caldeira

24/06 – Sábado

Gustavo Mioto
Cydia Lima
Myllena Dantos
Anjo Azul