segunda-feira, 5 de junho de 2023

GRUPO PERNAMBUCANO E BNB IRÃO INVESTIR 317 MILHÕES EM SUAPE (PE) E ITAQUI (MA)

Grupo pernambucano e Banco do Nordeste irão investir R$ 317 milhões em terminais portuários em Itaqui (MA) e Suape (PE)
O projeto do Maranhão está orçado em cerca de R$ 187 milhões. Em Pernambuco, o investimento deve ficar na ordem de R$ 130 milhões
 
A empresa Terminais Marítimos de Pernambuco S.A (Temape) assinou, no final de maio, contrato de financiamento com o Banco do Nordeste (BNB) no valor de R$ 149,6 milhões para construção de moderno terminal de tancagem de combustíveis no Porto de Itaqui, no Maranhão, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A empresa irá investir, ainda, R$ 37,4 milhões em contrapartida totalizando o projeto de R$ 187 milhões.

Durante a assinatura do contrato, o Banco do Nordeste recebeu da Temape a proposta de expansão do terminal no Porto de Suape, em Pernambuco, no valor de R$ 130 milhões, com financiamento de 80% pelo BNB.

As obras em Itaqui estão em ritmo avançado e têm prazo de 14 meses para conclusão, gerando cerca de 150 empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.

O projeto é dividido em duas etapas: na primeira, serão implantados 11 tanques com capacidade total de 57,2 mil metros cúbicos (m³) de capacidade, num investimento inicial de R$ 187 milhões. Haverá investimentos, também, em outras obras civis, como a construção de plataformas rodoviárias de carga e descarga e um desvio ferroviário com capacidade para 12 vagões, com capacidade de carregamento de 1,8 mil m³ por dia.
Na segunda etapa, que poderá ser objeto de outra contratação de crédito junto ao BNB, serão construídos mais seis tanques, aumentando a capacidade de tancagem para cerca de 95 mil m³.

Já as obras do projeto de ampliação do terminal de Suape deverão começar em 12 meses e têm previsão de duração de oito meses. A intenção é aumentar a atual capacidade de 58 mil m³ para 83 mil m³. Para esse projeto, estima-se a geração de 120 empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.

O contrato de financiamento foi assinado, em Recife, pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, e pelo superintendente estadual do Banco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho. Representaram a Temape o diretor Luiz Antônio de Andrade Bezerra e o superintendente Fernando Guerra Júnior.

Segundo Paulo Câmara, os investimentos realizados em infraestrutura alavancam novos negócios e têm impacto em cadeia. "Esses projetos modernos que financiamos geram empregos tanto durante as obras como na operação. Juntos, seguem outros serviços como transporte, manutenção e distribuição, que também geram seus próprios empregos em decorrência dessa nova estrutura", afirma.
Itaqui
O Porto de Itaqui é um importante equipamento de infraestrutura que tem interligação com modais rodoviário, ferroviário e dutoviário. Nos últimos anos, o referido Porto vem batendo recorde de movimentação com mais de 25,4 milhões de toneladas movimentadas. Com o projeto da Temape, terá um dos mais modernos e automatizados terminais de combustíveis do País, com capacidade de carregamento de até 5,4 mil m³/h (ferroviário e rodoviário), que reduz em até 50% o tempo de abastecimento na comparação com a tecnologia atual.
Sobre a Temape
A Terminais Marítimos de Pernambuco S/A (Temape) é uma empresa fundada em 1998, a partir da união de oito unidades industriais de açúcar, álcool e energia nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, que visaram a construção e operação de um terminal para movimentação de granéis líquidos na zona primária do Porto de Suape, em Ipojuca (PE). A atual capacidade de armazenagem é de 58 mil m³. As usinas produtoras de etanol, energia e açúcar sócias da Temape cultivam, juntas, mais de 90 mil hectares de área própria e geram mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. O grupo também atua no segmento de distribuição de combustível, atendendo mais de 3.200 postos bandeira branca e 120 postos com a Bandeira Petrovia em todo o Nordeste e parte do Centro Oeste.
Sobre o BNB
O Banco do Nordeste é o maior agente de desenvolvimento regional da América Latina e registrou, no último ano, financiamentos da ordem de R$ 49 bilhões. Sua área de atuação abrange 2.074 municípios e possui 4,3 milhões de clientes que utilizam suas 292 agências. Sua atuação compreende os estados nordestinos e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo beneficiando uma área de impacto de mais de 56 milhões de pessoas. Possui em sua carteira de serviços o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina e é o operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

 IMPRENSA - Banco do Nordeste
 


 

 








INTERIORIZAÇÃO: SES-PE VISITA HOSPITAL DOM MOURA

Interiorização: SES-PE visita Hospital Dom Moura
Agenda ocorreu nesta segunda-feira (05)
Equipes das secretarias-executivas de Atenção à Saúde, Regulação em Saúde e de Gestão Estratégica estiveram, nesta segunda-feira (05/06), no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns. A visita técnica, que já vem ocorrendo em outros municípios do estado, tem o objetivo de dar continuidade ao diagnóstico do funcionamento das unidades de saúde regionais para o planejamento de ações que fortaleçam a descentralização e interiorização dos serviços de saúde.

Os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) circularam por toda unidade de saúde, conhecendo os setores, a infraestrutura e o fluxo de atendimentos do HRDM, que é referência para mais de 20 municípios da região Agreste Meridional de Pernambuco. A diretora-geral do hospital, Jaqueline Calado; o diretor-médico, Daniel Lima; e a gestora administrativa da unidade, Edilza das Mercês, conduziram o grupo na visita.
 A diretora de Assistência Integral à Saúde da SES-PE, Roberta Farias, comentou sobre a importância de conhecer de perto a realidade do hospital. “Nosso intuito é fortalecer os serviços à população, ter maior qualidade na assistência. A visita de hoje é mais um passo no processo de descentralização e interiorização da assistência. Viemos entender o funcionamento para melhor planejar ações locais”, completou.

A regulação de exames e consultas também estiveram em pauta. “Estamos observando a questão da regulação dos exames, das consultas e a infraestrutura do hospital para que, com essas demandas, consigamos direcionar e atender as necessidades da unidade”, ressaltou a diretora-geral de Fluxos Assistenciais da Regulação da SES-PE, Noemy Gomes.

(Fotos: Imprensa/HRDM)
Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Dom Moura (HRDM)
Secretaria Estadual de Saúde (SES)

DÉBORA ALMEIDA CONVOCA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE GRIPE AVIÁRIA

Dia 07/06 - Quarta-feira

Às 10h no Auditório Sérgio Guerra

Audiência Pública sobre Gripe Aviária

É com grande satisfação que convidamos todos vocês para participarem da Audiência Pública sobre o tema "GRIPE AVIÁRIA". Este evento essencial será realizado no dia 07 de junho, uma quarta-feira, às 10: 00 no Auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A GRIPE AVIÁRIA é uma questão de grande relevância para nossa comunidade, e é de extrema importância que todos estejam informados e engajados. Por isso, contamos com a sua presença nessa ocasião tão importante.

Contamos com você!

Débora Almeida
Deputada Estadual

NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE GOVERNO DE PE DESTINA R$ 1,5 MILHÃO PARA CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Semana do Meio Ambiente: Governo de Pernambuco destina R$ 1,5 milhão para centro de reabilitação de animais silvestres
Governadora Raquel Lyra realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, no Cetras Tangará. Na ocasião, houve a entrega do mico-leão-dourado ao ICMBio
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), a governadora Raquel Lyra destinou R$ 1,5 milhão para recuperação física das instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), localizado na Zona Norte do Recife. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, que segue com extensa programação até o próximo domingo (11). A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento.
Ainda durante a solenidade, a governadora entregou um mico-leão-dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O animal, que consta na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina. Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre (Cemafauna), em Petrolina, e de lá foi transferido para o Cetras Tangará.
“Estamos liberando esse investimento para que os profissionais e animais que vivem aqui possam viver em melhores condições. O nosso governo quer deixar como legado um Pernambuco mais sustentável, com diretrizes claras e com estruturação de uma política pública transversal que permita que possamos cuidar melhor do nosso Estado”, destacou Raquel Lyra. 
Tendo como tema central “Pernambuco Impulsionando Soluções”, a Semana de Meio Ambiente inclui atividades que vão desde seminários, apresentações culturais, exposições, palestras e trilhas, até interações com os animais do Parque de Dois Irmãos, mutirões de limpeza, plantio de mudas, soltura dos animais, oficinas e capacitações.
De acordo com Ana Luiza Ferreira, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, o principal objetivo da programação é fazer com que a população se conscientize sobre a preservação da natureza. “Por muito tempo, a gente viveu como se os recursos humanos tivessem uma fonte inesgotável. E já está claro para todo mundo que não é bem assim. Precisamos ter muita consciência e responsabilidade no trato com o meio ambiente”, enfatizou.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); os presidentes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta dos Santos; da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Suzana Montenegro; e o gerente Nordeste do ICMBio, Rafael Laia.

Fotos: Miva Filho/Secom


PREFEITURA ATENTA A SAÚDE DE GONZAGA DE GARANHUNS

Nosso menestrel Gonzaga de Garanhuns, Patrimônio da nossa Cultura, está passando por um momento difícil, após sofrer um AVC, encontra-se internado no Hospital Dom Moura, sob cuidados médicos, e devido o quadro, a família optou pela não transferência para um hospital na capital. A Prefeitura de Garanhuns tem prestado assistência e acompanhado de perto, e neste momento, estamos todos em oração pela sua recuperação. Garanhuns está orando por Gonzaga. Força e fé, Mestre.

Arte sobre foto do jornalista Caio Pessoa

LULA MUDA AGENDA DE PERNAMBUCO

A partir de amanhã, o presidente Lula (PT) realiza agenda no Recife e na Região Metropolitana. A sua chegada está prevista para as 15h na capital pernambucana. Em seguida, às 16h, ele segue para uma visita à fábrica da Jeep, no município de Goiana.

Na quarta-feira, Lula visita à Farmácia Popular, no Recife, e às 11h, o presidente inaugura um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Paulista

EM ITAMARACÁ VICE ROMPE E REFORÇA OPOSIÇÃO

VICE-PREFEITO DE ITAMARACÁ ROMPE COM PAULO BATISTA E REFORÇA A OPOSIÇÃO 

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura da Ilha de Itamaracá, George Baiá que entregou nesta segunda-feira (5), a carta de exoneração da Secretaria e anunciou o rompimento com a atual gestão do prefeito Paulo Batista, também exerceu o cargo de vice-prefeito de Tato(PSB) que governou a Ilha de 2017-2020. George Baiá não pode ser mais vice, pois já foi reeleito vice, embora em outra chapa. A ele só existem dois caminhos, disputar a prefeitura ou o mandato de vereador. Até agora ele não expressou o caminho que adotará, porém uma coisa é certa, vai reforçar o time oposicionista na cidade que já é enorme e agora cresce cada vez mais. 
Em conversa com o blog do Elielson George falou : “Já faz um tempo que meu trabalho vinha sido suprimindo. Conseguimos imprimir um ritmo de gestão que vinha repercutindo na cidade e gerando uma boa aprovação e de repente começou um caça às bruxas”, disse George. 
Com esse rompimento o grupo da oposição cresce e já conta com os ex- prefeitos Tato(PSB) e Paulo Galvão, além do União Brasil de Bruno Reis e seu grupo. Paulo Batista que enfrentou problemas na eleição a nível de questionamento da sua inelegibilidade, agora arrumou mais uma situação para resolver. A oposição só cresceu e muito, porém precisa se unir, para recuperar a prefeitura.

EM BRASÍLIA, PREFEITO WELLINGTON MACIEL GARANTE R$ 8 MILHÕES PARA ARCOVERDE

Em Brasília, Prefeito Wellington Maciel garante R$ 8 milhões em recursos para Arcoverde
Na última semana, o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), cumpriu uma intensa agenda em Brasília, acompanhado pelo Secretário de Educação, Professor Antônio Rodrigues, cumprindo uma peregrinação a Ministérios e gabinetes na Câmara dos Deputados e no Senado. 

O gestor arcoverdense, que foi recebido por diversos membros do Governo Federal, por Deputados, como Iza Arruda (MDB), Coronel Meira (PL) e Túlio Gadelha (REDE), e Senadores, como Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), garantiu R$ 8 milhões de reais em emendas e investimentos, dos quais R$ 4,5 milhões foram destinados pelo Deputado Federal Fernando Monteiro (Progressistas), em emendas de custeio. 

Wellington celebrou o saldo positivo da viagem, em vídeo postado na redes sociais, no fim de semana. O emedebista reforçou que a conquistas desses recursos, se refletem na garantia de ações estratégicas e obras importantes para o município, como o calçamento de vias e reformas em escolas e unidades de saúde.