segunda-feira, 5 de junho de 2023

GARANHUNS ENTREGA MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE REQUALIFICADA

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira (06), às 09h30min, a entrega das obras de requalificação na Unidade Pacs Boa Vista. A unidade conta com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos; além de vacinação, acompanhamento pré-natal e dispensação de medicamentos para os moradores da localidade.

Os PACS desempenham um papel importante na organização e gestão das necessidades médicas, permitindo o acesso rápido e seguro aos dados por profissionais de saúde autorizados. Elas ajudam a melhorar a eficiência do diagnóstico e tratamento, facilitam a colaboração entre os profissionais de saúde e reduzem a necessidade de transporte físico de pacientes, levando o tratamento aos locais mais remotos.
 
Endereço: Pacs Boa Vista, rua Professora Júlia Brasileiro (próximo à Escola João da Mata)
Data: 06 de junho (terça-feira)
Horário: 09h30min

CONFIRA OS COMPROMISSOS DE LULA EM PERNAMBUCO AMANHÃ (06) E QUARTA (7)

Do JC – O presidente Lula (PT) cumpre agenda em Pernambuco nesta terça (6) e quarta-feira (7). Assim como na última visita do mandatário ao estado, em abril, quando ele lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ele também aproveitará a ocasião para reinaugurar um programa de governo.

Lula vai relançar o Programa Farmácia Popular a nível nacional em sua passagem pelo Recife. O programa fornece medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.

Além disso, Lula também vai inaugurar uma nova unidade do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) na Região Metropolitana e visitará a fábrica da Jeep, em Goiana, na Mata Norte.

O presidente desembarca no Recife na tarde da terça-feira, depois de passar pela Bahia, onde participa de um evento de negócios do agro, pela manhã. Confira, a seguir, a agenda completa de Lula em Pernambuco.

Agenda de Lula em Pernambuco
Veja a agenda completa de Lula em Pernambuco, com os compromissos e horários do presidente em sua visita ao estado.

Terça-feira (6)
15h: Visita ao polo da Fiat/Jeep, em Goiana.
Quarta-feira (7)
10h: Relançamento do Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, no Recife;
15h: Inauguração do IFPE Paulista.
Lula em Pernambuco
O primeiro compromisso de Lula é visitar a fábrica da Jeep, em Goiana. A passagem pela indústria automotiva vai de encontro ao anúncio de redução no valor dos carros populares, feito na última semana pelo Ministério da Fazenda.

No dia seguinte, Lula faz acenos ao PSB e ao próprio PT Pernambuco. Ele escolheu o Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, no Recife, para relançar o Programa Farmácia Popular a nível Brasil, fazendo um aceno ao prefeito da capital pernambucana, João Campos.

Além disso, o gesto também abraça o senador Humberto Costa, que criou o programa quando era Ministro da Saúde. A atual gestora da pasta, Nísia Trindade, estará presente.

O último compromisso de Lula em Pernambuco é inaugurar o IFPE de Paulista. Ele escolheu Pernambuco para comemorar os 20 anos da criação do programa de ensino técnico e profissional.

A inauguração também retoma um gesto comum das primeiras gestões de Lula e do governo Dilma Rousseff. Somando todo o período, as gestões PT inauguraram mais de 400 unidades do Instituto

RAQUEL ACOMPANHA LULA AMANHÃ EM VISITA AO POLO AUTOMOTIVO GOIANA

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA 
Amanhã 06/06 as 16h - A Governadora confirmou que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao Polo Automotivo Stellantis

Local: Rodovia BR-101 - Norte - KM 13 a 15, s/n, portaria principal, Goiana - PE.

RAQUEL ENTREGA EM BEZERROS QUINTO PARQUE AMBIENTAL JANELAS PARA O RIO

Em Bezerros, governadora Raquel Lyra entrega quinto Parque Ambiental Janelas para o Rio
Em agenda que integrou as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta segunda-feira (5), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Bezerros, no Agreste do Estado. O projeto foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. A vice-governadora Priscila Krause e a prefeita da cidade, Luciele Laurentino, acompanharam a gestora na solenidade.
"Durante muito tempo as cidades viraram as costas para os rios. Hoje, quase vinte mil metros quadrados de área estão sendo entregues à população e nós também fizemos a soltura de diversos animais silvestres, pássaros e tantos outros que foram devolvidos ao seu habitat natural. Não há crescimento sustentável sem cuidar da natureza. E eu fico muito feliz de poder estar aqui entregando mais um parque. Fizemos isso em Escada, agora em Bezerros e um pouquinho mais para frente vamos entregar o parque de Caruaru", afirmou a governadora Raquel Lyra.
O Parque Ambiental Janelas para o Rio é um equipamento destinado à prática de atividades de lazer e esportes. O valor total do projeto foi de R$ 5,3 milhões, viabilizados através de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com gestão da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento. Com uma área total de 19 mil metros quadrados, o espaço é equipado com quiosque, sanitários, lanchonete, playgrounds, pista de corrida, academia da terceira idade, pórtico, portaria, bloco de educação ambiental e sementeira.
“Os parques foram idealizados logo após as enchentes do ano de 2010, quando o acúmulo de chuvas e o transbordamento dos rios afetaram principalmente os municípios da Zona da Mata Sul do Estado. Surgiu, então, a ideia de revitalizar as áreas ribeirinhas destas cidades, promovendo espaços de conscientização ambiental e lazer para a população que vive nas áreas banhadas pelo Rio Ipojuca”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo.
Este é o quinto Parque Ambiental construído nos municípios banhados pelo Rio Ipojuca e tem a proposta de aliar áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e proteção do rio. Até o momento já foram entregues os parques de Gravatá, São Caetano, Belo Jardim e Escada, sendo dois deles apenas nos primeiros cinco meses de gestão Raquel Lyra. O sexto parque, na cidade de Caruaru, tem previsão de ser entregue ainda neste ano.
Durante a inauguração, 168 animais silvestres que estavam sob os cuidados da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres  (Cetras Tangara), no Recife, foram transportados para Bezerros e devolvidos à natureza. Foram soltas 22 espécies de aves, sendo as patativas a maior quantidade delas. Também foram soltos iguanas, cágados e jacarés-do-papo-amarelo, que passaram a fazer parte do habitat natural do local.
"Este é um dia muito simbólico, principalmente porque o parque foi entregue por um governo que efetivamente tem dado importância à preservação do Meio Ambiente e mostrado isso em atos concretos. Agora, a gente soma isso à conservação da nossa fauna, da nossa flora e essas ações têm um potencial transformador muito grande", comentou a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luiza Ferreira.

Também acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e a presidente da Apac, Suzana Montenegro. O deputado federal Mendonça Filho e os estaduais France Hacker e Joãozinho Tenório também estiveram presentes, além de vereadores e prefeitos de municípios vizinhos.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

GRUPO PERNAMBUCANO E BNB IRÃO INVESTIR 317 MILHÕES EM SUAPE (PE) E ITAQUI (MA)

Grupo pernambucano e Banco do Nordeste irão investir R$ 317 milhões em terminais portuários em Itaqui (MA) e Suape (PE)
O projeto do Maranhão está orçado em cerca de R$ 187 milhões. Em Pernambuco, o investimento deve ficar na ordem de R$ 130 milhões
 
A empresa Terminais Marítimos de Pernambuco S.A (Temape) assinou, no final de maio, contrato de financiamento com o Banco do Nordeste (BNB) no valor de R$ 149,6 milhões para construção de moderno terminal de tancagem de combustíveis no Porto de Itaqui, no Maranhão, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A empresa irá investir, ainda, R$ 37,4 milhões em contrapartida totalizando o projeto de R$ 187 milhões.

Durante a assinatura do contrato, o Banco do Nordeste recebeu da Temape a proposta de expansão do terminal no Porto de Suape, em Pernambuco, no valor de R$ 130 milhões, com financiamento de 80% pelo BNB.

As obras em Itaqui estão em ritmo avançado e têm prazo de 14 meses para conclusão, gerando cerca de 150 empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.

O projeto é dividido em duas etapas: na primeira, serão implantados 11 tanques com capacidade total de 57,2 mil metros cúbicos (m³) de capacidade, num investimento inicial de R$ 187 milhões. Haverá investimentos, também, em outras obras civis, como a construção de plataformas rodoviárias de carga e descarga e um desvio ferroviário com capacidade para 12 vagões, com capacidade de carregamento de 1,8 mil m³ por dia.
Na segunda etapa, que poderá ser objeto de outra contratação de crédito junto ao BNB, serão construídos mais seis tanques, aumentando a capacidade de tancagem para cerca de 95 mil m³.

Já as obras do projeto de ampliação do terminal de Suape deverão começar em 12 meses e têm previsão de duração de oito meses. A intenção é aumentar a atual capacidade de 58 mil m³ para 83 mil m³. Para esse projeto, estima-se a geração de 120 empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.

O contrato de financiamento foi assinado, em Recife, pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, e pelo superintendente estadual do Banco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho. Representaram a Temape o diretor Luiz Antônio de Andrade Bezerra e o superintendente Fernando Guerra Júnior.

Segundo Paulo Câmara, os investimentos realizados em infraestrutura alavancam novos negócios e têm impacto em cadeia. "Esses projetos modernos que financiamos geram empregos tanto durante as obras como na operação. Juntos, seguem outros serviços como transporte, manutenção e distribuição, que também geram seus próprios empregos em decorrência dessa nova estrutura", afirma.
Itaqui
O Porto de Itaqui é um importante equipamento de infraestrutura que tem interligação com modais rodoviário, ferroviário e dutoviário. Nos últimos anos, o referido Porto vem batendo recorde de movimentação com mais de 25,4 milhões de toneladas movimentadas. Com o projeto da Temape, terá um dos mais modernos e automatizados terminais de combustíveis do País, com capacidade de carregamento de até 5,4 mil m³/h (ferroviário e rodoviário), que reduz em até 50% o tempo de abastecimento na comparação com a tecnologia atual.
Sobre a Temape
A Terminais Marítimos de Pernambuco S/A (Temape) é uma empresa fundada em 1998, a partir da união de oito unidades industriais de açúcar, álcool e energia nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, que visaram a construção e operação de um terminal para movimentação de granéis líquidos na zona primária do Porto de Suape, em Ipojuca (PE). A atual capacidade de armazenagem é de 58 mil m³. As usinas produtoras de etanol, energia e açúcar sócias da Temape cultivam, juntas, mais de 90 mil hectares de área própria e geram mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. O grupo também atua no segmento de distribuição de combustível, atendendo mais de 3.200 postos bandeira branca e 120 postos com a Bandeira Petrovia em todo o Nordeste e parte do Centro Oeste.
Sobre o BNB
O Banco do Nordeste é o maior agente de desenvolvimento regional da América Latina e registrou, no último ano, financiamentos da ordem de R$ 49 bilhões. Sua área de atuação abrange 2.074 municípios e possui 4,3 milhões de clientes que utilizam suas 292 agências. Sua atuação compreende os estados nordestinos e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo beneficiando uma área de impacto de mais de 56 milhões de pessoas. Possui em sua carteira de serviços o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina e é o operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

 IMPRENSA - Banco do Nordeste
 


 

 








INTERIORIZAÇÃO: SES-PE VISITA HOSPITAL DOM MOURA

Interiorização: SES-PE visita Hospital Dom Moura
Agenda ocorreu nesta segunda-feira (05)
Equipes das secretarias-executivas de Atenção à Saúde, Regulação em Saúde e de Gestão Estratégica estiveram, nesta segunda-feira (05/06), no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns. A visita técnica, que já vem ocorrendo em outros municípios do estado, tem o objetivo de dar continuidade ao diagnóstico do funcionamento das unidades de saúde regionais para o planejamento de ações que fortaleçam a descentralização e interiorização dos serviços de saúde.

Os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) circularam por toda unidade de saúde, conhecendo os setores, a infraestrutura e o fluxo de atendimentos do HRDM, que é referência para mais de 20 municípios da região Agreste Meridional de Pernambuco. A diretora-geral do hospital, Jaqueline Calado; o diretor-médico, Daniel Lima; e a gestora administrativa da unidade, Edilza das Mercês, conduziram o grupo na visita.
 A diretora de Assistência Integral à Saúde da SES-PE, Roberta Farias, comentou sobre a importância de conhecer de perto a realidade do hospital. “Nosso intuito é fortalecer os serviços à população, ter maior qualidade na assistência. A visita de hoje é mais um passo no processo de descentralização e interiorização da assistência. Viemos entender o funcionamento para melhor planejar ações locais”, completou.

A regulação de exames e consultas também estiveram em pauta. “Estamos observando a questão da regulação dos exames, das consultas e a infraestrutura do hospital para que, com essas demandas, consigamos direcionar e atender as necessidades da unidade”, ressaltou a diretora-geral de Fluxos Assistenciais da Regulação da SES-PE, Noemy Gomes.

(Fotos: Imprensa/HRDM)
Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Dom Moura (HRDM)
Secretaria Estadual de Saúde (SES)

DÉBORA ALMEIDA CONVOCA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE GRIPE AVIÁRIA

Dia 07/06 - Quarta-feira

Às 10h no Auditório Sérgio Guerra

Audiência Pública sobre Gripe Aviária

É com grande satisfação que convidamos todos vocês para participarem da Audiência Pública sobre o tema "GRIPE AVIÁRIA". Este evento essencial será realizado no dia 07 de junho, uma quarta-feira, às 10: 00 no Auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A GRIPE AVIÁRIA é uma questão de grande relevância para nossa comunidade, e é de extrema importância que todos estejam informados e engajados. Por isso, contamos com a sua presença nessa ocasião tão importante.

Contamos com você!

Débora Almeida
Deputada Estadual

NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE GOVERNO DE PE DESTINA R$ 1,5 MILHÃO PARA CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Semana do Meio Ambiente: Governo de Pernambuco destina R$ 1,5 milhão para centro de reabilitação de animais silvestres
Governadora Raquel Lyra realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, no Cetras Tangará. Na ocasião, houve a entrega do mico-leão-dourado ao ICMBio
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), a governadora Raquel Lyra destinou R$ 1,5 milhão para recuperação física das instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), localizado na Zona Norte do Recife. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, que segue com extensa programação até o próximo domingo (11). A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento.
Ainda durante a solenidade, a governadora entregou um mico-leão-dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O animal, que consta na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina. Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre (Cemafauna), em Petrolina, e de lá foi transferido para o Cetras Tangará.
“Estamos liberando esse investimento para que os profissionais e animais que vivem aqui possam viver em melhores condições. O nosso governo quer deixar como legado um Pernambuco mais sustentável, com diretrizes claras e com estruturação de uma política pública transversal que permita que possamos cuidar melhor do nosso Estado”, destacou Raquel Lyra. 
Tendo como tema central “Pernambuco Impulsionando Soluções”, a Semana de Meio Ambiente inclui atividades que vão desde seminários, apresentações culturais, exposições, palestras e trilhas, até interações com os animais do Parque de Dois Irmãos, mutirões de limpeza, plantio de mudas, soltura dos animais, oficinas e capacitações.
De acordo com Ana Luiza Ferreira, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, o principal objetivo da programação é fazer com que a população se conscientize sobre a preservação da natureza. “Por muito tempo, a gente viveu como se os recursos humanos tivessem uma fonte inesgotável. E já está claro para todo mundo que não é bem assim. Precisamos ter muita consciência e responsabilidade no trato com o meio ambiente”, enfatizou.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); os presidentes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta dos Santos; da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Suzana Montenegro; e o gerente Nordeste do ICMBio, Rafael Laia.

Fotos: Miva Filho/Secom