terça-feira, 6 de junho de 2023

MARIA AUGUSTA MOSTRA FORÇA PARA DISPUTA EM IATI

Maria Augusta segue firme para a disputa eleitoral de 2024 e as vitórias em enquetes do blog Giro Regional, liderado por Cledilson Lima consolidam o seu nome e ampliam às chances de vitória do grupo azul no pleito municipal do próximo ano.

Se em 2020 Maria Augusta demonstrou coragem ao entrar no final da disputa pela prefeitura de Iati; em 2022, a líder do grupo azul se consolidou como a principal figura politica de oposição no cenário eleitoral do seu municipio
ao conquistar expressiva votação para seus deputados e vencer, com Marília Arraes o prefeito Tonho de Lula que apoiou Danilo Cabral no primeiro turno.

O atual prefeito de Iati Tonho de Lula já escolheu Ramon Miranda como seu preferido e pré-candidato do grupo amarelo para a disputa de 2024. Com essa imposição, Tonho de Lula deve perder apoio de eleitores, correligionários e vereadores, assim, o seu grupo entra enfraquecido na disputa. Na enquete onde Maria Augusta enfrentou Ramon Miranda o resultado foi de 68% para a lider do grupo azul e 13% para o nome preferido do atual prefeito

TSE MARCA PARA O DIA 22 JULGAMENTO QUE PODE DEIXAR BOLSONARO INELEGÍVEL

TSE marca para o dia 22 julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a data de 22 de junho para o julgamento da ação que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação foi apresentada pelo PDT e questiona a conduta de Bolsonaro durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

Na ocasião, Bolsonaro, então presidente e pré-candidato, fez declarações sem apresentar provas que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral. O Ministério Público Eleitoral defendeu a inelegibilidade do ex-presidente, alegando abuso de poder, pois Bolsonaro não deveria ter utilizado recursos do Estado para disseminar informações falsas sobre as eleições.

Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, a busca por benefício pessoal ficou evidente, uma vez que recursos estatais foram utilizados para promover a atividade. A reunião foi organizada de forma a se apresentar como uma manifestação do Presidente da República, chefe de Estado, com a presença de embaixadores estrangeiros e em ambiente oficial. O procurador ressaltou que o abuso do poder político está documentado nos autos do processo.

Com o julgamento marcado, a decisão do TSE terá impacto direto nas pretensões políticas de Jair Bolsonaro, podendo torná-lo inelegível para futuros pleitos. O desfecho dessa ação será aguardado com grande expectativa no cenário político brasileiro

Na Lupa 🔎 Terça 06/06/23, Blog do Edney

NA LUPA 🔎

Por Edney Souto 


A BR 232 DE RECIFE A SÃO CAETANO SERÁ DEVOLVIDA AO GOVERNO FEDERAL

DEVOLVER A BR 232-Será o passo mais acertado de todos os tempos no quesito transportes e estradas. O governo Raquel Lyra(PSDB)  bateu o martelo e adotou uma medida acertada: sem recursos para cuidar adequadamente da BR 232, estadualizada pelo governo Jarbas Vasconcelos(MDB) após a duplicação com o dinheiro da venda da Celpe, a nova gestão já entrou em entendimentos com o Governo Federal e acertou a devolução da via. O ministro dos Transportes, Renan Filho, que indicou dois secretários no governo estadual, topou na hora, prometendo recursos. Raquel toma uma medida acertada pois todo mundo sabe que o governo estadual não tem condições de promover a manutenção dessa importante via de acesso a Capital. É de fato o caminho mais sensato e adequado. Ponto para Raquel Lyra. 

ESTRATÉGICO - E não vai ficar só nisso não, caro leitor aqui NA LUPA, Além da BR 232, deve ser devolvida também a estrada pertencente ao governo federal BR 235, que estava sob a guarda do governo estadual e que fica na região de Petrolina. O projeto de lei que oficializa a devolução ao governo federal está na Assembleia Legislativa de Pernambuco pra votação e aprovação. Ao voltar os investimentos no que realmente interessa ao povo pernambucano que todos os dias usa a malha viária para se deslocar pelas inúmeras regiões de nosso estado, a governadora vai no ponto chave de forma cirúrgica. Ponto para ela. 

CUIDAR DAS ESTRADAS - A governadora Raquel Lyra numa medida acertada vai focar na recuperação das estradas estaduais, que todo mundo sabe e tá careca de saber que estão um caos. Sobretudo nas vias de acesso em vários municípios, de médio e pequeno porte. Isso é reclamação geral da população. A fonte de recursos será o tesouro estadual e o empréstimo de R$ 3,8 bilhões aprovados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco através de bancos internacionais, cuja autorização foi dada pelos deputados estaduais na ALEPE. 

ARCO METROPOLITANO- Raquel Lyra vai priorizar estradas estaduais e construir o chamado Arco Metropolitano, cujo projeto por sua vez, passaria na frente da área escolhida para a Escola de Sargentos. São, portanto, dois empreendimentos casados. O Arco, promessa desde a gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), tem como objetivo ser uma alternativa para desafogar a BR-101. Embora muitos pernambucanos já não tenham mais paciência para as idas e vindas do polêmico Arco Metropolitano, corredor rodoviário metropolitano discutido desde os anos 1990 como alternativa ao grande volume de veículos pesados que circulam no contorno urbano da BR-101 na Região Metropolitana do Recife, ele parece estar mais perto de finalmente começar a sair do papel com a determinação da governadora Raquel Lyra de tocar o projeto. 

RAQUEL FARÁ O ARCO- Raquel Lyra vai entregar o Arco Metropolitano, promessa do governo Eduardo e que até hoje não se realizou. A governadora sabe da importante ação e dos promissores resultados que essa obra vai gerar na economia do estado. Vai encarar de frente e bancar a sua construção. São cerca de 75 km que vão gerar desenvolvimento e empregos. Está portanto, no caminho certo Raquel Lyra e o seu governo. Desde cedo o blog alerta que a nossa governadora vai apostar no macro e nos projetos de alto impacto que serão estruturados de forma prioritária na gestão. É isso aí.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

VALMIR DO LEITE, PREFEITO DE PARANATAMA, COM SEU GRUPO E SUA FAMÍLIA MIGRAM PARA O PT

Com menos de um ano para as eleições municipais em Paranatama, no agreste do estado, a política já começa a se aquecer.
Dias após Enilda Leonel se filiar ao Republicanos e declarar sua candidatura a prefeita, o prefeito Valmir do Leite, por meio de suas redes sociais, divulgou que irá se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) e afirmou que o próximo candidato a prefeito também sairá do PT. Com isso, o apoio à candidatura de Leonel está descartado. Segundo informações apuradas pelo nosso blog, o prefeito Valmir do Leite foi pego de surpresa com a notícia da candidatura de Enilda Leonel, algo que desagradou a base governista, já que ninguém tinha sido comunicado.

GARANHUNS ENTREGA MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE REQUALIFICADA

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira (06), às 09h30min, a entrega das obras de requalificação na Unidade Pacs Boa Vista. A unidade conta com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos; além de vacinação, acompanhamento pré-natal e dispensação de medicamentos para os moradores da localidade.

Os PACS desempenham um papel importante na organização e gestão das necessidades médicas, permitindo o acesso rápido e seguro aos dados por profissionais de saúde autorizados. Elas ajudam a melhorar a eficiência do diagnóstico e tratamento, facilitam a colaboração entre os profissionais de saúde e reduzem a necessidade de transporte físico de pacientes, levando o tratamento aos locais mais remotos.
 
Endereço: Pacs Boa Vista, rua Professora Júlia Brasileiro (próximo à Escola João da Mata)
Data: 06 de junho (terça-feira)
Horário: 09h30min

CONFIRA OS COMPROMISSOS DE LULA EM PERNAMBUCO AMANHÃ (06) E QUARTA (7)

Do JC – O presidente Lula (PT) cumpre agenda em Pernambuco nesta terça (6) e quarta-feira (7). Assim como na última visita do mandatário ao estado, em abril, quando ele lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ele também aproveitará a ocasião para reinaugurar um programa de governo.

Lula vai relançar o Programa Farmácia Popular a nível nacional em sua passagem pelo Recife. O programa fornece medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.

Além disso, Lula também vai inaugurar uma nova unidade do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) na Região Metropolitana e visitará a fábrica da Jeep, em Goiana, na Mata Norte.

O presidente desembarca no Recife na tarde da terça-feira, depois de passar pela Bahia, onde participa de um evento de negócios do agro, pela manhã. Confira, a seguir, a agenda completa de Lula em Pernambuco.

Agenda de Lula em Pernambuco
Veja a agenda completa de Lula em Pernambuco, com os compromissos e horários do presidente em sua visita ao estado.

Terça-feira (6)
15h: Visita ao polo da Fiat/Jeep, em Goiana.
Quarta-feira (7)
10h: Relançamento do Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, no Recife;
15h: Inauguração do IFPE Paulista.
Lula em Pernambuco
O primeiro compromisso de Lula é visitar a fábrica da Jeep, em Goiana. A passagem pela indústria automotiva vai de encontro ao anúncio de redução no valor dos carros populares, feito na última semana pelo Ministério da Fazenda.

No dia seguinte, Lula faz acenos ao PSB e ao próprio PT Pernambuco. Ele escolheu o Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, no Recife, para relançar o Programa Farmácia Popular a nível Brasil, fazendo um aceno ao prefeito da capital pernambucana, João Campos.

Além disso, o gesto também abraça o senador Humberto Costa, que criou o programa quando era Ministro da Saúde. A atual gestora da pasta, Nísia Trindade, estará presente.

O último compromisso de Lula em Pernambuco é inaugurar o IFPE de Paulista. Ele escolheu Pernambuco para comemorar os 20 anos da criação do programa de ensino técnico e profissional.

A inauguração também retoma um gesto comum das primeiras gestões de Lula e do governo Dilma Rousseff. Somando todo o período, as gestões PT inauguraram mais de 400 unidades do Instituto

RAQUEL ACOMPANHA LULA AMANHÃ EM VISITA AO POLO AUTOMOTIVO GOIANA

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA 
Amanhã 06/06 as 16h - A Governadora confirmou que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao Polo Automotivo Stellantis

Local: Rodovia BR-101 - Norte - KM 13 a 15, s/n, portaria principal, Goiana - PE.

RAQUEL ENTREGA EM BEZERROS QUINTO PARQUE AMBIENTAL JANELAS PARA O RIO

Em Bezerros, governadora Raquel Lyra entrega quinto Parque Ambiental Janelas para o Rio
Em agenda que integrou as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta segunda-feira (5), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Bezerros, no Agreste do Estado. O projeto foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. A vice-governadora Priscila Krause e a prefeita da cidade, Luciele Laurentino, acompanharam a gestora na solenidade.
"Durante muito tempo as cidades viraram as costas para os rios. Hoje, quase vinte mil metros quadrados de área estão sendo entregues à população e nós também fizemos a soltura de diversos animais silvestres, pássaros e tantos outros que foram devolvidos ao seu habitat natural. Não há crescimento sustentável sem cuidar da natureza. E eu fico muito feliz de poder estar aqui entregando mais um parque. Fizemos isso em Escada, agora em Bezerros e um pouquinho mais para frente vamos entregar o parque de Caruaru", afirmou a governadora Raquel Lyra.
O Parque Ambiental Janelas para o Rio é um equipamento destinado à prática de atividades de lazer e esportes. O valor total do projeto foi de R$ 5,3 milhões, viabilizados através de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com gestão da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento. Com uma área total de 19 mil metros quadrados, o espaço é equipado com quiosque, sanitários, lanchonete, playgrounds, pista de corrida, academia da terceira idade, pórtico, portaria, bloco de educação ambiental e sementeira.
“Os parques foram idealizados logo após as enchentes do ano de 2010, quando o acúmulo de chuvas e o transbordamento dos rios afetaram principalmente os municípios da Zona da Mata Sul do Estado. Surgiu, então, a ideia de revitalizar as áreas ribeirinhas destas cidades, promovendo espaços de conscientização ambiental e lazer para a população que vive nas áreas banhadas pelo Rio Ipojuca”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo.
Este é o quinto Parque Ambiental construído nos municípios banhados pelo Rio Ipojuca e tem a proposta de aliar áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e proteção do rio. Até o momento já foram entregues os parques de Gravatá, São Caetano, Belo Jardim e Escada, sendo dois deles apenas nos primeiros cinco meses de gestão Raquel Lyra. O sexto parque, na cidade de Caruaru, tem previsão de ser entregue ainda neste ano.
Durante a inauguração, 168 animais silvestres que estavam sob os cuidados da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres  (Cetras Tangara), no Recife, foram transportados para Bezerros e devolvidos à natureza. Foram soltas 22 espécies de aves, sendo as patativas a maior quantidade delas. Também foram soltos iguanas, cágados e jacarés-do-papo-amarelo, que passaram a fazer parte do habitat natural do local.
"Este é um dia muito simbólico, principalmente porque o parque foi entregue por um governo que efetivamente tem dado importância à preservação do Meio Ambiente e mostrado isso em atos concretos. Agora, a gente soma isso à conservação da nossa fauna, da nossa flora e essas ações têm um potencial transformador muito grande", comentou a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luiza Ferreira.

Também acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e a presidente da Apac, Suzana Montenegro. O deputado federal Mendonça Filho e os estaduais France Hacker e Joãozinho Tenório também estiveram presentes, além de vereadores e prefeitos de municípios vizinhos.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom