terça-feira, 6 de junho de 2023

LULA PROMETE FAZER A INDÚSTRIA VOLTAR A CRESCER

Em Pernambuco, Lula promete fazer indústria voltar a crescer
Pernambuco
Blog da Folha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso no polo automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, disse, na tarde de hoje, que o Brasil é para ter empresários que tenham coragem para investir e trabalhadores trabalhando satisfeitos com aquilo que estão fazendo e brigando para cada vez ganhar mais e fazer mais. “O estado crescendo, a cidade crescendo e o povo vivendo em um clima de paz e harmonia”, afirmou.

O líder petista lembrou que, quando foi presidente da última vez, o Brasil chegou a ser a sexta economia do mundo, mas hoje voltou a décima segunda colocação. “Tudo isso porque fizemos uma política que colocava o pobre como sujeito da história e não como esquecido nas periferias”, acrescentou. Segundo Lula, o milagre da economia brasileira no governo petista foi colocar o povo pobre no orçamento.

Lula lembrou que quando deixou a Presidência, em 2010, deixou o país com R$ 2,7 trilhões. “Quando eu, em 2010, fiz uma reunião com a indústria, estávamos vendendo 3,8 milhões de carros. Era recorde da indústria automobilística. A previsão era de que em 2015 pudesse chegar a 5 ou 6 milhões de carros produzidos. Hoje, o Brasil produz menos de 2 milhões”, revelou.

Para Lula, esses dados mostram que também não cresceram os empregos, a massa salarial, o poder de consumo e o país só regrediu. “Nós voltamos para recuperar esse país”, prometeu. Lula disse que o Brasil não merecia passar pelo que passou. “Merecia melhor sorte. Este pais era respeitado no mundo. Virou protagonista internacional. “Voltamos para fazer o Brasil voltar a ser protagonista internacional”, avisou.

Segundo Lula, os investimentos que o Brasil precisa devem vir da credibilidade do Governo. “Como vou convencer o empresário a colocar dinheiro nesse país se eu não der para ele garantia?”, indagou. De acordo com ele, não há nenhuma “explicação histórica de o Brasil ter os juros mais altos do mundo, de 13,75%, quando na verdade a inflação está em 4,7%”.

O presidente afirmou que quem perde com isso é não só povo, mas também o empresário, independentemente do porte, que quer investir. “Ele só pode ter acesso ao dinheiro se o dinheiro for barato. Se for caro, as pessoas não tomam dinheiro emprestado porque não podem pagar”.

De acordo com Lula, o Brasil tem hoje 72 milhões de brasileiros na lista do Serasa. “Pessoas que fizeram dívida para comer, que usaram o cartão de crédito para isso e agora não podem pagar, por irresponsabilidade de um governante que não soube entender a índole do povo brasileiro”, disse, prometendo que o Brasil vai voltar a ter crédito barato. .

Lula prometeu tratar o Nordeste da mesma forma que o Sul. “Não é justo o Nordeste ser tratado como se fosse o primo pobre”, afirmou. Antes de finalizar, o presidente lembrou que foi ele, junto com o ex-governador Eduardo Campos, que lançaram a pedra fundamental da Stellantis. “Eu fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer numa cidade do interior. Se depender do nosso governo, essa fábrica, Pernambuco e o Brasil vão continuar crescendo”, explicou.

RAQUEL ACOMPANHARÁ O PRESIDENTE LULA EM TODA AGENDA NO DIA DE AMANHÃ

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | quarta-feira, 07 de junho de 2023

A Governadora Raquel Lyra acompanha o presidente Lula amanhã durante toda sua agenda em Pernambuco, as 09h30 companha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no lançamento do Novo Programa Farmácia Popular
Local: Compaz Escritor Ariano Suassuna (Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro, Recife - PE)

Logo após as 11h30 participa da visita e inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Local: Campus Paulista IFPE (Av. Pref. Geraldo Pinho Alves, 1400 - Jardim Paulista, Paulista -PE)


JANTAR BENEFICENTE APAF

Ed Carlos, Nena Queiroga e Cristina Amaral agitam Jantar Beneficente de São João da APAF
A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF) abre os festejos juninos com um Jantar Beneficente de São João. A festa vai contar com shows de Ed Carlos, Nena Queiroga, Cristina Amaral, Racine Cerqueira e banda, Karla Karolla, Ravel Cerqueira e Rony Faro. O evento será realizado no dia 07 de junho, às 19h, no Country Clube, na Av. Conselheiro Rosa e Silva, nos Aflitos. Os ingressos custam entre R$ 250 (individual) e R$ 1.000 (mesa) e inclui menu completo.

Para o presidente da APAF, Cláudio Lacerda, o Arraiá é uma oportunidade para a sociedade conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição e gerar recursos financeiros para melhor atender aos pacientes com complicações hepáticas. “Nós reunimos cantores tradicionais da música pernambucana em um evento feito com muito carinho. Será um momento de confraternização, mas também de solidariedade em prol dos pacientes e assistidos pela nossa Associação”, explicou Lacerda.

Os últimos ingressos do Jantar Beneficente de São João estão à venda na sede da APAF, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife e no local do evento. Mais informações no telefone 81 9 9649-0114.

Sobre a APAF

Há mais de anos a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf), funciona dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). A instituição assiste pacientes de vários estados do Brasil com doenças hepáticas, transplantados e suas famílias. Em média, são 16 mil atendimentos por ano, com 149 transplantes realizados em 2020 e 2021, na Unidade de Transplante de Fígado (UTF/HUOC), um dos maiores programas de transplante de órgãos do país.

Serviço
Jantar Beneficente da Apaf
Data: 7 de junho;
Local: Country Club - Av. Conselheiro Rosa e Silva, nos Aflitos;
Horário: Início às 19h;
Ingressos: a entrada para o evento é comercializada no valor de R$ 1.000 (mesa) e R$ 250 (individual).


ATENÇÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE GRIPE AVIÁRIA

Audiência Pública sobre a Gripe Aviária adiada 
Informo que a Audiência Pública sobre a Gripe Aviária, prevista para o dia 07/06 foi adiada para 09/08.

A mudança de data permitirá uma reunião ainda mais informativa e participativa, com a presença de especialistas e autoridades do setor avícola. Vamos abordar medidas preventivas e planos de contingência para enfrentar a gripe aviária.

Agradeço a compreensão de todos e reitero o convite para um novo encontro no dia 09/08, às 10h no auditório Sérgio Guerra.

Atenciosamente,
Débora Almeida.

LULA CHEGA A PERNAMBUCO E SEGUE PARA GOIANA

Na chegada ao Estado, há pouco, para cumprir agenda entre hoje e amanhã, o presidente Lula (PT) foi recepcionado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). Integram a comitiva de Lula o ministro da Pesca, André de Paula, o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Túlio Gadelha (Rede). As imagens são do Instagram do senador Humberto.

GOIANA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de chegar ao polo automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, para a primeira das três agendas oficiais que cumpre em Pernambuco hoje e amanhã. O líder petista, que veio acompanhado de esposa, Janja, acabou de fazer um tour em carro aberto pela fábrica com ela e a comitiva que o acompanha para conhecer todas as instalações. As informações são do Blog da Folha.

ÁLVARO PORTO APRESENTA PROJETO PARA CONTROLE E ERRADICAÇÃO DO PEIXE-LEÃO

Álvaro Porto apresenta projeto para controle e erradicação do peixe-leão
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), apresentou projeto de lei destinado à prevenção, monitoramento, controle e erradicação do peixe-leão (_Pterois volitans_) em Pernambuco. O animal, cujos primeiros registros de presença no Estado foram verificados em 2020, em Fernando de Noronha e, em fevereiro deste ano, em Itamarácá, traz impactos negativos à biodiversidade, uma vez que seu comportamento predatório pode desequilibrar as cadeias alimentares, causar o declínio das populações nativas e levar espécies endêmicas à extinção.

Protocolado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), o projeto foi publicado no Diario Oficial desta terça-feira (06.06) e segue para tramitação na Alepe. Na justificativa, o deputado detalha que essa espécie invasora representa também um risco à saúde humana devido aos seus espinhos venenosos. “Este aspecto pode implicar no comprometimento das atividades de turismo e pesca, tão relevantes à economia do Estado”, diz.

“Nesse cenário, é fundamental a atuação do Poder Público estadual, por meio dos órgãos e entidades ambientais competentes, no sentido de implementar ações coordenadas para prevenir, monitorar, controlar e erradicar o peixe-leão em Pernambuco”, completa.
O projeto destaca, na sua justificativa, que, a despeito das medidas já adotadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS) e pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para o combate ao peixe-leão e seus prejuízos, é oportuno que a Assembleia, como legítima representante do povo pernambucano, possa assumir o compromisso institucional de promover medidas legislativas contra a ameaça do animal exótico.

“O projeto traça diretrizes de atuação para os órgãos ambientais estaduais e incorpora preceitos que estavam previstos em atos normativos infralegais”, enfatiza a justificativa. 

No texto, são detalhados procedimentos que podem culminar com a erradicação e também são elencados os passos a serem seguidos pelos órgãos: desde plano de ação e adoção de políticas de comunicação e educação ambiental até a capacitação de servidores, entre outras medidas.

Josué Nogueira, assessor de imprensa 

CRIANÇA MORRE DE CHOQUE AO PEGAR TOMADA DE CELULAR

Uma criança de 7 anos morreu após sofrer um choque elétrico ao pegar um celular que estava carregando na tomada em uma casa localizada no Centro de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado como “morte a esclarecer”.

A vítima foi Thaiara Letícia da Silva. A morte dela aconteceu na tarde do domingo (4). A criança ainda foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Paudalho, mas não resistiu ao choque elétrico.

Thaiara era estudante do 2º ano do ensino fundamental no Colégio Municipal Tancredo Neves. O sepultamento é realizado na manhã desta terça (6).

Nas redes sociais, a prefeitura de Paudalho lamentou a morte da menina. “Enviamos nossas condolências para a família e nossos mais sinceros sentimentos nesse momento de luto“, disse a administração municipal na postagem.

A Polícia Civil afirmou que: “O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Goiana na segunda-feira (5); As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do ocorrido.“

COM OS DESCONTOS, CARRO MAIS BARATO DO BRASIL SAI POR R$ 58,9 MIL

Montadoras anunciam descontos; carro mais barato sai por R$ 58,9 mil
O carro mais barato divulgado até o momento é o Kwid, da Renault, que sai por R$ 58.990,00, uma redução de R$ 10 mil

Algumas das principais montadoras que atuam no Brasil começaram a divulgar suas tabelas de preços de carros com descontos, um dia depois de o governo anunciar um pacote de incentivo ao setor automotivo.

O modelo mais barato divulgado até o momento é o Kwid, da Renault, que sai por R$ 58.990,00. O valor representa uma redução de R$ 10 mil em relação ao preço praticado antes das medidas anunciadas na segunda-feira (5/6).

A Hyundai baixou o preço do HB20 1.0 Sense de R$ 82.290,00 para R$ 74.290,00. A promoção foi anunciada pouco antes do anúncio das medidas.

Montadoras como Fiat e Volkswagen decidiram retirar as tabelas de preços de seus sites e publicaram um anúncio de que, em breve, haverá preços reduzidos.

Na Fiat, a expectativa é a de que alguns modelos passem a custar menos de R$ 60 mil – o Mobi era vendido por R$ 68.990,00 antes do pacote do governo. A Volks, por sua vez, informa que “vai expandir a oferta e oferecerá bônus de até R$ 5 mil reais ou taxa zero aos seus clientes”.

O pacote
O programa prevê desconto no preço final de carros, além de subsídios para a redução do valor de caminhões. O governo pretende gastar cerca de R$ 1,5 bilhão com o pacote: R$ 500 milhões para carros, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus.

No caso dos carros, o governo adotou a proposta de descontos escalonados a partir de um índice resultante do desempenho do veículo em três fatores:

maior eficiência energética (nível de emissão de carbono)
maior densidade industrial (capacidade de gerar emprego e crescimento no entorno)
menor preço (ampliação do acesso)
Carros com o valor de mercado de até R$ 120 mil terão desconto de até 11,6%. De acordo com o governo, o limite alcança cerca de 45% dos modelos disponíveis no país.

Os descontos vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil para os carros novos. Montadoras e concessionárias poderão adotar outros descontos, se assim desejarem.

Outro ponto anunciado é que as vendas de carros com desconto serão exclusivas para pessoas físicas nos primeiros 15 dias, prazo que pode ser prorrogado por até 60 dias, a depender da resposta do mercado. Depois disso, as empresas também poderão se beneficiar do programa.